terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Logo oficial da JMJ Rio2013 será lançado dia 7 de fevereiro

Confirmada a nova data do lançamento da Logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013: dia 7 de fevereiro de 2012. A cerimônia será às 20h no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê, e contará com a presença de mais de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da sociedade.

Na ocasião, o presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.

A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Para aumentar a ansiedade e curiosidade, na véspera do evento, dia 6, o Cristo Redentor será iluminado com as cores de 150 países que deverão participar da jornada. Com isso, o próprio “embaixador” da JMJ Rio2013 fará o convite aos jovens do mundo inteiro para conhecerem a logomarca.

O lançamento, previsto anteriormente para o dia 1º de fevereiro, foi adiado em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na última quarta-feira, dia 25 de janeiro. Em nota, o Presidente do Instituto JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, manifestou seu pesar e conclamou a todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias atingidas pela dor que também é de toda a Arquidiocese. Durante a cerimônia de lançamento da logomarca, será feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia.

JMJ

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional de jovens com o Papa – uma grande celebração da juventude, do que significa ser Igreja, Povo de Deus em meio ao mundo, unido na fé e no amor, e enviado a testemunhar Cristo ressuscitado até os confins da terra. O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu centenas de milhares de jovens de mais de 190 paises.

A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.

O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ Rio2013. 



Fonte: Site oficial da JMJ Rio 2013

Formação: A hora de recomeçar depois do fim do namoro


O rompimento de um namoro pode ser, muitas vezes, bastante doloroso, pois, sempre a iniciativa do término partirá de um dos dois. Para quem decidiu romper com o relacionamento praticamente não será tão complicado. Certamente tomou essa atitude embasado em situações que lhe pareciam justificáveis. Seja por não perceber grandes afinidades com o (a) antigo (a) namorado (a) ou por não encontrar na pessoa com quem estava se relacionando qualidades que julgava necessárias para continuar mantendo o projeto de vida a dois. Aliás, o namoro nos garante essa liberdade. 

No entanto, para a outra pessoa, por acreditar que o relacionamento caminhava de forma segura e satisfatória, será uma grande e desagradável surpresa aceitar o rompimento. Apesar do tempo de convivência, esse [a aceitação do término] é o primeiro passo exigido. Negar essa verdade apenas fará com que a pessoa abandonada tenha dificuldade em retomar sua vida. Juntamente com todas as emoções, como a tristeza, o ciúme e o sentimento de culpa, alguma falta de ânimo será de certo modo previsível nessa situação. Entretanto, não se pode acalentar a possibilidade de uma reconciliação instantânea, pois antes que isso aconteça, é preciso ter certeza dos motivos para voltar atrás e reatar o namoro.
É claro que sempre há a possibilidade de uma segunda chance para o casal voltar a namorar, mas a prudência recomenda fazer uma pausa para que ambos tenham tempo suficiente para avaliar tudo o que foi vivido no relacionamento.
E quando será a hora de recomeçar um novo relacionamento?
Sabemos que cada pessoa reage de maneira particular, especialmente, quando nossas atitudes envolvem sentimentos. Mas alguns pontos precisam ser observados para não levarmos para o outro relacionamento o sentimento de compensação ou carência.

Se as lembranças e as fotos com o (a) antigo (a) namorado (a) ainda causarem saudosismo será melhor esperar mais um tempo para iniciar um novo relacionamento. Nesse período, o contato com os amigos e a redescoberta de coisas e ou atividades que gerem alegria podem auxiliar na retomada eficaz da vida de solteiro (a).

Tentar ser amigo do (a) ex-namorado (a), como costumamos ser de outras pessoas, apenas tornará mais difícil a nossa recuperação. E não pensemos que será possível ir ao cinema ou praticar qualquer outra atividade com aquela pessoa com quem, semanas antes, fazíamos planos para o futuro. Além do mais, se o (a) ex estiver envolvido (a) num outro relacionamento isso poderá gerar ciúme na outra pessoa.  
Um bom indicador para avaliar nossa maturidade e superação para assumir um novo relacionamento se dá quando conseguimos manter uma conversa sobre o (a) ex-namorado (a)  ou até mesmo vê-lo (a) acompanhado (a) de outra pessoa sem nos causar qualquer desconforto emocional. Isso significa que o antigo relacionamento, agora, já faz parte do passado.
 
Enquanto ainda não temos essa segurança, podemos nos dar o direito de lamentar o namoro rompido, contudo, tal sentimento não deve perdurar por muito tempo para não desperdiçarmos a vida num relacionamento em que apenas um quer vivê-lo.

Mensagem do dia: Problema sem solução...Ainda posso fazer alguma coisa?

É possível que você tenha feito tudo o que deveria fazer, sim!
Mas também é provável que você ainda não tenho contado com o tempo. Somente o tempo tem habilidade para alicerçar decisões, equilibrar temperamentos e sanar emoções. Portanto, após ter feito tudo, não se apresse! Deixe o tempo fazer o "acabamento" e sinalizar que, de fato, tudo já foi feito.
Paciência, paciência e paciência!

CNBB participa de debate sobre Código Florestal no Fórum Social Temático


O cuidado com as florestas significa o cuidado com toda a humanidade e as gerações futuras. Este foi o ponto de partida da participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB no debate sobre o Código Florestal, promovido durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre.
A sessão, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 26 de janeiro, contou com a presença de representantes de organizações como o Greenpeace, a WWF e Via Campesina. Também participaram o deputado federal Ivan Valente, do PSOL/SP, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. A CNBB foi representada pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, padre Ari Antônio dos Reis.
“O cuidado com o nosso espaço de vida tem sido uma preocupação constante da Igreja”, afirmou padre Ari, dizendo que tal posicionamento é presente nas ações pastorais e no diálogo com os grupos e entidades que tem a mesma preocupação. Ele recordou ainda ocasiões em que a Campanha da Fraternidade tratou especificamente do cuidado com o planeta, em 1979, 2004, 2007 e 2011. “Todos estes temas de reflexão encontraram espaço de diálogo na sociedade e geraram iniciativas significativas voltadas ao cuidado do nosso espaço de vida”, reforçou o assessor.
A CNBB acompanha com interesse os debates sobre o Código Florestal, e conclama para que os envolvidos promovam um debate fundado na ética e no desejo de construir um texto afeito às reais necessidades de cuidado das florestas brasileiras. “Insistimos que haja equilíbrio entre justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e de defender os grupos que sabem produzir em interação e respeito com a natureza”, afirmou Ari.
Durante a sua exposição, Padre Ari parabenizou a iniciativa das diferentes entidades da sociedade civil que se esforçam no diálogo na perspectiva de um caminho comum. “Fazemos uma experiência profunda de exercício da democracia. Certamente sairemos enriquecidos deste processo”.
A CNBB participou deste debate na condição de membro do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, do qual participam também outras 163 organizações da sociedade civil.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Morre o Padre Normando Pignataro natural de Nova Cruz/RN

O padre Normando Pignataro Delgado, 77 anos, pároco da Igreja de São Camilo de Lélis, em Lagoa Nova, e juiz auditor da Câmara Eclesiástica, não resistiu às complicações provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico que sofreu no dia 8 de janeiro e teve morte cerebral nesta segunda-feira (30).
Padre Normando havia sofrido um AVC no dia 8 e foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Lucas se recuperando do quadro que era considerado grave, mas hoje ele não resistiu e veio o óbito.
Natural de Nova Cruz, no interior do Estado e filho de Alberto Delgado e Rosinha Pignataro, Normando Pignataro era advogado com escritório em Recife e ficou conhecido pelas defesas judiciais na capital pernambucana. Mas, em 1973, ele abdicou de toda a carreira jurídica para se dedicar ao sacerdócio. Como padre, ele teve passagens por Nova Cruz, São José do Campestre, Serra de São Bento e Natal.
Em vida, ele também foi conhecido pelos trabalhos como escritor. O religioso foi autor do livro “Nova Cruz: mito e história”. O sacerdote era bem querido por todos os fieis. Em especial, os de Nova Cruz, onde nasceu, e de Natal, onde celebrou a última missa antes de ir para o hospital.

Com Informações do Blog do BG



Mensagem do dia: Na verdade, com quem devo falar?

Preste atenção e sejamos honestos! Existe uma grande tentação que nos faz quase sempre conversar com a pessoa errada. Assim, gastamos, inútil e erradamente, o tempo, conversando com quem nada ou pouco tem a ver com o quê devemos falar. 
É simples:dirija-se à pessoa em causa!
Para muitos isto significa um dos passos mais significativos em um caminho de conversão.
Se isso diz respeito a você, não faça de conta que eu estou escrevendo para outra pessoa!
Agora você já sabe com quem deve falar! 

Padre Marcelo Rossi estará no Bota Fé Natal

Padre Marcelo Rossi confirmou presença no show do Bote Fé Natal, que acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, Praia do Forte, em Natal. Ele e quase 30 cantores católicos participarão da gravação de um DVD, produzido pela Sony Music, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

O sacerdote paulista é conhecido do público católico através das músicas, livros, cinema, programas de rádio e aparições na televisão. Desde 29 de julho de 2011, transmitida, aos domingos, às 6 horas, pela Rede Globo para todo o Brasil e mais 45 países. Apresenta programa na Rádio Globo, retransmitido, também, em outras emissoras, de segunda a sábado, das 9 às 10 horas. Na Rede Vida de Televisão, diariamente, reza o Terço Bizantino e, aos sábados, concelebra missa, presidida pelo Bispo de Santo Amaro (SP), Dom Fernando Figueiredo.

Na música, é considerado um fenômeno cristão na América Latina, com mais de 12 milhões de CDs vendidos, ao longo da carreira. Em 2001, ele lançou o álbum Paz, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino de 2002. Também, em 2002, lançou o CD “Anjos”, pela Sony Music. Em 2006, lançou “Minha Bênção”, sendo o álbum mais vendido daquele ano, recebendo a certificação de diamante e três de platina. Naquele mesmo ano, surgiu o “Momento de Fé para uma Vida Melhor”. Em 2008, Padre Marcelo lançou “Paz Sim, Violência Não”, em dois volumes, ficando entre os mais vendidos do ano.
.
Em 2011, o sacerdote publicou o livro “Ágape”, que atingiu o recorde de vendas na história da Editora Globo e já vendeu mais de cinco milhões de cópias. Inspirado no livro, Padre Marcelo lançou o disco “Ágape Musical”, com 17 faixas e participação do cantor Belo, na música “Força e Vitória”.

Mais informações sobre o sacerdote, como funcionamento do Santuário Bizantino, notícias, fotos, entretenimento, no site www.padremarcelorossi.com.br.

Fonte: CNBB

Catequistas Planejam o ano de 2012

As catequistas da comunidade do Fernando da Pista/RN se reuniram na tarde de sábado dia 28/01 no centro comunitário para uma reunião de planejamento. Na reunião foram traçadas as metas para o ano de 2012 com relação a evangelização catequética na comunidade. Também foram selecionados os temas e as datas comemorativas que irão ser trabalhados este ano.
Além disso, a Pastoral da Catequese anunciou que  pelo menos uma vez no mês as catequistas deverão se reunir neste ano para refletirem e trocarem experiências dos trabalhos desenvolvidos.
Foi um encontro bem interativo, pois, além das atividades de planejamento para este ano,  houve dinâmicas e muita animação.

Confira mais fotos do encontro:







sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Formação: Confissão: nossa fortaleza

Todos os pormenores que envolveram a cura do paralítico (cf. Mc 2,1-12) são profundamente significativos. Aquela doença era bem o símbolo da paralisia espiritual e Jesus, com Seu poder divino, cura a moléstia do corpo e da alma. Com efeito, aquele homem saiu andando, carregando a cama em que o trouxeram até Cristo, que realizou algo ainda mais admirável ao lhe restituir a saúde da alma: “Teus pecados estão perdoados”. 


Após Sua Ressurreição, Cristo, que demonstrou peremptoriamente Sua divindade, outorgaria esta faculdade aos apóstolos: “A quem perdoardes os pecados, estes lhes serão perdoados” (Jo 20,23). Era a instituição do sacramento da penitência, o sacramento da libertação. Quando alguém diz que vai se confessar não se trata de um ato qualquer como ir ao dentista ou a qualquer consultório médico, o que já indica um mal corporal, mas atitude que se torna necessária para recuperar o bem-estar físico. 


Entretanto, o sacramento da reconciliação opera uma cura muito mais premente, que não admite nenhuma dilação, pois se trata do reencontro pessoal com Aquele que ama o que errou muito além de sua expectativa.Esse sacramento oferece o perdão das faltas veniais ou graves, sendo remédio espiritual que fortalece o cristão para os embates contra as investivas do maligno. Sana as falhas das eivas provenientes dos pecados capitais, sobretudo, do defeito dominante. 


O sacerdote é apenas um instrumento do Redentor, pois pronuncia, em Seu nome, a fórmula da absolvição. É Jesus quem cura a paralisia espiritual e ajuda para a caminhada rumo a Jerusalém celeste, impedindo as más decisões e as indecisões diante dos ataques demoníacos. O arrependimento sincero é uma volta medicinal aos erros passados, mas, sobretudo, uma largada para frente, para vitórias fulgurantes, obstando o cristão a desistir do mal, na prática das virtudes, na fidelidade à observância dos mandamentos, no anelo ardente de estar com Deus por toda a eternidade. Tira-se um fardo pesado e se imerge no oceano do amor infinito do Ser Supremo.


Percebe-se então que há uma diferença enorme entre o perdão dos homens e o do Criador, pois este é total. O Todo-Poderoso falou por intermédio do profeta Isaías: “Eu não me lembrarei mais dos teus pecados” (Is 43,25). Perdão completo que apaga as manchas devidas à fragilidade humana, benesse ofertada pelo grande amor do Senhor, que é a bondade infinita. Cumpre lembrar que o ato de dileção dos amigos do paralítico permitiu seu encontro com Jesus, encontro que resultou em consequências tão maravilhosas. 


Este é um apostolado muito abençoado por Jesus, levar os que estão nas trevas do erro para a luz da anistia divina. Aqueles que se comprimiam ao redor do Redentor tinham uma confiança formidável n'Ele. Cristo, que lia os corações, percebia a fidúcia que neles reinava. Primeiro, foram perdoados os pecados daquele doente, depois se seguiu sua cura. Eis porque, sobretudo, por ocasião de alguma moléstia, é preciso, antes de tudo, colocar a consciência em paz, mesmo porque os medicamentos só produzirão seu efeito total quando a tranquilidade e a imperturbabilidade imperam dentro do coração. Este não deve estar bloqueado, dado que é todo processo psicossomático que necessita ser restaurado. 


Os empecilhos que levam à paralisia espiritual podem vir de um passado infeliz, e tudo que esteja lá no inconsciente precisa ser aflorado, ou de um espírito rancoroso, revoltado, amargo que necessita se envolver num perdão cordial ou ainda dos muitos cuidados, ambições terrenas, paixões desregradas, situações familiares, profissionais. Numerosas são as causas que podem impedir o encontro com Jesus. Um sincero exame de consciência é a melhor de todas as terapias. 


Com habilidade, diplomacia e muita caridade os bons cristãos podem, de fato, ajudar os amigos a encontrarem o Médico Divino, apostolado admirável, meritório para o dia do juízo final. Adite-se ser de um valor imenso as preces pela conversão dos pecadores. Jesus deseja perdoar a todos, mas respeita a liberdade de nos aproximarmos d'Ele ou não, e conta com o interesse dos verdadeiros cristãos que levem outros até Ele. 


Representante de Cristo, o padre no confessionário exerce um tríplice papel. Ele é Juiz e, na verdade quantos, às vezes, pensam estar numa triste situação espiritual e, no entanto, necessitam apenas de pequenos ajustamentos vivenciais. Médico, ele cura enfermidades da alma. Nem sempre o mesmo remédio pode ser aplicado a idêntico tipo de doença, sendo morte para um o que é saúde para o outro. É o que se dá também na esfera espiritual: o confessor, habilmente, diagnostica o que se passa com quem o procura em busca de paz interior, oferecendo-lhe o medicamento adequado. Mestre, ele guia e aponta as veredas salvíficas; tudo isso em nome de Jesus, que tem poder de perdoar pecados.

Mensagem do dia: Por que tanta reclamação!?

Porque reclamar virou hábito! Grande parte de nós reclama por costume e relaxamento condicionado! Esse é um hábito tão nocivo que, ao atingir nossa mente, cria raízes profundas.

O que fazer? Vamos 'reprogramar' palavras e pensamentos! Abrir a boca para falar sobre o bem, admirar o puro, elogiar o nobre, encantar-se com o que tem valor, com o que é honesto e faz crescer.

Reclamação é veneno que a gente mesmo produz!

Trabalho escravo no Brasil : Ganância, miséria e impunidade


No próximo dia 28, o Brasil comemora o Dia de Combate ao Trabalho Escravo, data esta marcada pelo assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, no ano de 2004, quando apuravam denúncia de trabalho escravo na zona rural de Unaí (MG). A data foi oficializada em 2009, no entanto, essa luta é mais antiga. Desde o início dos anos 1970, a Igreja, com dom Pedro Casaldaliga, e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), tem denunciado a utilização do trabalho escravo na abertura das novas fronteiras agrícolas do país.
Com isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como entidade do episcopado brasileiro, é aliada ao combate desse tipo de prática, fazendo o chamamento ao diálogo de dioceses, paróquias, comunidades e entidades ligadas à missão pastoral. “Se é difícil combater o trabalho escravo pelos interesses que estão em jogo e pelo status que dele se beneficiam, mais difícil é derrotar a cultura do ter, que impulsiona muitas pessoas a serem escravas do trabalho só para acumular”, afirma o bispo da diocese de Barra do Piraí Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin.
A CPT foi pioneira no combate ao trabalho escravo e levou a denúncia até a Organização das Nações Unidas (ONU), o que permitiu que o Governo fosse, de certa forma, réu, em um processo sobre a existência de trabalho escravo. Com isso, o Estado se comprometeu em criar uma estrutura de combate a esse crime em território brasileiro. “A igreja precisava tomar um posicionamento diante da realidade já muito explícita de trabalho escravo no Brasil, o Governo negava que existia esse tipo de situação”, disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, padre Ari Antônio dos Reis.
Em meados de agosto de 2009, houve uma reunião com diversas entidades da sociedade civil, governamentais e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo do encontro era discutir mecanismos para potencializar o combate e a prevenção do trabalho escravo, e traçar estratégias de inclusão social, em condições de trabalho dignas, dos trabalhadores vitimados. “Desde 2009, nós estamos visitando e dialogando com as dioceses sobre a situação do trabalho escravo, e também criando nesses locais pequenos grupos que vão aumentar a reflexão sobre essa situação”, explicou o padre Ari Antônio dos Reis.
A igreja assumiu uma série de ações no combate a este tipo de exploração. A partir das primeiras reflexões do Grupo de Trabalho assumiu-se a iniciativa de organizar um encontro de trabalho envolvendo algumas entidades e bispos. A partir de então, foram definidas importantes resoluções de cobrança por parte dos governantes e capacitação das pastorais para assumir iniciativas adequadas em suas áreas.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho escravo apresenta características bem delimitadas. Além das condições precárias, como falta de alojamento, água potável e sanitários, por exemplo, também existe cerceamento do direito de ir e vir pela coação de homens armados. Além disso, os trabalhadores são forçados a assumir dívidas crescentes e intermináveis, como alimentação e despesas com ferramentas usadas no serviço.
Por parte do Estado, existem ações que podem auxiliar no combate ao trabalho escravo, como por exemplo, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438. A "PEC do Trabalho Escravo" é considerada um dos projetos mais importantes de combate à escravidão, tanto pelo forte instrumento de repressão que pode criar, mas também pelo seu simbolismo, pois revigora a importância da função social da terra, já prevista na Constituição.
A PEC 438 foi apresentada em 1999 pelo ex-senador Ademir Andrade (PSB-PA), e propõe o confisco de propriedades em que forem encontrados casos de exploração de mão-de-obra equivalente à escravidão, e/ou lavouras de plantas psicotrópicas ilegais, como a maconha. A PEC 438/2001 define ainda que as propriedades confiscadas serão destinadas ao assentamento de famílias como parte do programa de reforma agrária.
Persistem alguns desafios para o Estado, a Igreja e a sociedade civil, voltados na perspectiva de enfrentamento e superação desta situação. Destacam-se a fiscalização eficiente, a mobilização social contra esta prática, a reforma agrária, superação da miséria. A impunidade, ainda constante, precisa ser combatida. Na chacina de Unaí, por exemplo, quatro dos réus se encontram em liberdade, beneficiados por habeas corpus, e outros cinco (acusados de participar da execução) permanecem presos.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Peregrinação dos Símbolos da JMJ em Natal vai celebrar memória dos Mártires



A peregrinação da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na arquidiocese de Natal (RN) vai relembrar o sacrifício dos Mártires do Rio Grande do Norte, também conhecidos como Protomártires do Brasil. No dia 11 de fevereiro, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão levados à Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré, e, em seguida para São Gonçalo do Amarante, onde fica a Comunidade do Uruaçu, um dos locais do martírio. Lá, no Monumento dos Mártires, haverá uma caminhada luminosa e uma vigília dos jovens.

No dia 16 de julho de 1645, cerca de 70 fiéis estavam reunidos na capela de Nossa Senhora das Candeias, perto do Engenho de Cunhaú (a 65 quilômetros de Natal) para a missa. Quando o padre André de Soreval ergueu o Corpo de Cristo para adoração, as portas da igreja foram fechadas e começou um massacre que terminou com todos os fiéis mortos. O ataque, levado a cabo por uma tropa formada por holandeses calvinistas e por índios das etnias tapuia e potiguar, foi comandado por um alemão chamado Jacó Rabe, que estava a serviço dos holandeses, que, na época, dominavam o Nordeste brasileiro.

Meses depois, em 3 de outubro, novo massacre aconteceu. Desta vez o cenário foi o Engenho do Uruaçu, para onde foram levados cerca de 80 católicos aprisionados na Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, e em Potengi. Lá, comandados novamente por Jacó Rabe, duas centenas e índios canibais e alguns soldados holandeses se lançaram sobre os fiéis e os mataram com requintes de crueldade. Um deles, Mateus Moreira, teve o coração arrancado pelas costas enquanto exclamava: "Louvado Seja o Santíssimo Sacramento".

Das cerca de 150 vítimas dos dois episódios, 30 foram identificados - dois padres e 28 leigos. Em 5 de março de 2000, o papa João Paulo II beatificou os 30 mártires, que morreram em razão de sua fé católica. Na ocasião, o Santo Padre lembrou a evangelização do Brasil. “Hoje, uma vez mais, ressoam aquelas palavras de Cristo, evocadas no Evangelho: ‘Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma’ (Mt 10, 28). O sangue de católicos indefesos, muitos deles anônimos crianças, velhos e famílias inteiras servirá de estímulo para fortalecer a fé das novas gerações de brasileiros, lembrando sobretudo o valor da família como autêntica e insubstituível formadora da fé e geradora de valores morais”, disse o papa João Paulo II na missa de beatificação.

O Postulador da Causa de beatificação desses Mártires, Monsenhor Francisco de Assis Pereira (falecido em 2011), disse, pouco antes da beatificação, que "a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como autênticos defensores da fé católica".

Shows

Um grande show com mais de 20 artistas católicos vai marcar o começo da peregrinação dos Símbolos da JMJ em Natal. No dia 10 de fevereiro, na Arena Bote Fé, situada na Praia do Forte, vão se apresentar: Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Antônio Maria, Cantores de Deus, Banda Rosa de Saron, Banda Dominus, entre outros.

O show é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da CNBB, pela arquidiocese de Natal e pela Sony Music. O ingresso promocional para o show, no valor de R$ 25,00, pode ser adquirido na Central Bote Fé, localizada no piso superior do Natal Shopping, diariamente, das 10 às 21 horas; ou na Catedral Metropolitana, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Moradores de outras cidades que desejarem adquirir o ingresso podem entrar em contato pelo telefone (84) 3615-2800.

Depois do Bote Fé, os jovens farão vigília no mesmo local e, a partir das 4h da madrugada do sábado, dia 11, iniciarão a peregrinação por vários pontos da capital potiguar, começando com missa na Catedral de Natal, às 6h, e prosseguindo até o Monumento dos Mártires, em Uruaçu, onde haverá nova vigília. A peregrinação continua no domingo, dia 12, até o meio-dia, quando a Cruz e o Ícone serão enviados para a Diocese de Caicó.

Fonte: CNBB

8º zonal estuda tema da Campanha da Fraternidade




Padres, religiosas, articuladores e agentes de pastorais se reunirão na próxima sexta-feira, 27, em Serra de São Bento, para estudar o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e saúde pública. Na ocasião os participantes irão definir como será execultada a CF em suas respectivas paróquias. A Paróquia de Nova Cruz será representada pelos padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, além de alguns membros de pastorais e integrantes da equipe paroquial de campanhas.

Santa Cruz faz parceria com paróquia de Cássia na Itália


Uma parceria será firmada entre a Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, situada a pouco mais de 100 quilômetros de Natal, e a Basílica de Cássia, na Itália. O Administrador Paroquial de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes, irá a Cássia (Itália), dia 18 de fevereiro, retornando no dia 24. “Fui convidado a ir a Cássia conhecer a devoção a Santa Rita e falar sobre como a devoção chegou e se propagou em Santa Cruz”, diz o Pe. Vicente.

Além de ir conhecer a devoção a Santa Rita, na terra onde tudo começou, o Pe. Vicente também acertará a vinda de uma comissão da paróquia de Cássia (Itália) a Santa Cruz, já marcada para o mês de abril deste ano. No Brasil, a comissão conhecerá como é a devoção à Santa Rita de Cássia, na paróquia potiguar.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mensagem do dia: Deus nos pôs neste mundo para amar

Deus nos pôs neste mundo para amar. Ele nos colocou aqui para implantar nesta terra a civilização do amor.

Por todos os lados vemos as marcas de um cruel desamor que nos escandaliza: “Afinal de contas, Deus não é amor? Por que a humanidade está nesta terrível situação de desamor?”

A grande resposta é esta: Jesus já fez Sua parte. Antes, porém, de voltar ao Pai, Ele nos deu uma missão muito concreta:

“Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Ide, pois; de todas as nações fazei discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a guardar tudo o que vos ordenei. Quanto a mim, eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos tempos” (Mt 28,18-20).

Em outras palavras, Jesus Cristo passou o bastão para nós. Agora é nossa vez de ir e fazer discípulos em toda a parte, “ensinando-os a guardar tudo o que vos ordenei”.

Deus o abençoe!

Formação: Perseverar é preciso


Quando o assunto é perseverança, lembro-me de algumas lições que aprendi quando ainda era criança. Como morava em sítio distante da cidade, costumava caminhar muito e era normal fazer até viagens mais longas a pé. Por isso, era preciso sair de casa bem cedo para evitar o sol forte durante a caminhada. Recordo-me, por exemplo, de quando iámos em família visitar minha avó.

Tudo era festa, eu e minhas irmãs, também crianças, vivíamos com expectativa a preparação para essa viagem que tinha sempre data marcada com antecedência. Junto com a nossa mãe, pensávamos em tudo, inclusive nas coisas gostosas que iríamos comer, nos primos que nos esperavam para brincarmos juntos, etc.

Ainda sinto o cheiro do orvalho daquelas manhãs de verão, os primeiros raios do sol nos enchiam de força e alegria para começar a viagem. Mas o interessante é que a empolgação, que trazíamos no início do trajeto, aos poucos ia se desvanecendo e logo começavam a aparecer os primeiros sinais de desânimo. Lembro-me de que nos segurávamos ao máximo para não começar a reclamar do cansaço, mas, quando uma falava, as outras seguiam suas queixas que, em geral, eram relacionadas à distância, à demora e a tantas outras justificativas que apresentávamos como razão para desistirmos da viagem. Nessas horas minha mãe, com sua simplicidade e pedagogia própria da maternidade, nos dava lições de perseverança.
Geralmente nos sugeria uma pausa na qual nos alimentava, nos dava água e nos motivava, fazendo-nos lembrar que nossa avó já estava diante da porta da casa à nossa espera, que ela tinha feito várias coisas para nós. Dessa forma, ela nos ajudava a perceber que, afinal, já não estávamos assim tão distantes, pois já havíamos caminhado até ali. Regressar seria também cansativo e não nos traria felicidade. As palavras dela eram como injeção de ânimo para nós. Recomeçávamos a viagem animadas e, quase sem perceber, íamos nos apoiando na esperança que acabara de ser semeada em nossos corações.

Nestes dias, em meio às lutas próprias da missão, tenho pedido a Deus a graça da perseverança e Ele me fez lembrar das lições de minha mãe, além de acrescentar algumas outras... Perseverar é preciso, principalmente na vida cristã!

Já é de nosso conhecimento que o fracasso na vida de muitas pessoas deve-se ao fato de começarem seus projetos e não os terminarem, ou seja: falta de perseverança. Os homens que fizeram história e realizaram sonhos são os que não se renderam ao desânimo no meio do caminho, mas seguiram até o fim, mesmo cansados. Podemos recorder, por exemplo, Thomas Edson, que, segundo a história, tornou-se, depois de inúmeras tentativas fracassadas, o criador da lâmpada elétrica para o bem da humanidade. Outro exemplo bem próximo de nós é o do monsenhor Jonas Abib, quantas vezes ele sofreu o peso da responsabidade e até mesmo foi aconselhado a parar com relação à fundação da Canção Nova. Já pensou se ele não tivesse perseverado? E não faltam exemplos de perseverantes vencedores; que diga o testemunho dos santos.

É certo que nossa vida é uma viagem passageira por este mundo e o destino é a Casa, não da avó, mas do Pai Eterno, que desde sempre nos ama e está à nossa espera. Por isso é preciso nos conservar firmes e constantes nos propósitos que nos conduzem aos ideais; e no caso da vida cristã: que nos conduzem à vontade de Deus.

O cansaço, às vezes, nos assola, o “sol forte” dos acontecimentos pode nos tirar as forças. Muitas vezes, precisamos até parar um pouco para nos recompor e reencontrar as inspirações iniciais para que possamos seguir em frente, mas sem voltar atrás. Como explicava minha mãe: desistir também tem seu preço e não nos traz felicidade.

Que hoje seja um dia de retomada em nossa caminhada em todos os aspectos de nossa vida! A Palavra do Senhor, que partilho com você neste sentido, é um conselho do apóstolo Paulo para a comunidade de Coríntios:

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão" (I Cor 15, 58).


Estou unida e rezo por você!

Questões familiares são aprofundadas em subsídio da CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar acabam de lançar o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.

“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).

Reunião

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012. Está será a 2º reunião da nova Comissão.

Peregrinação Nacional da Família

No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).

Fonte:CNBB

Preparativos para 50ª Assembleia Geral dos Bispos já começaram

Já começaram os preparativos para 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que será realizada pelo segundo ano em Aparecida (SP). Nesta segunda-feira, 23, a Comissão organizadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu no Santuário Nacional para discutir as necessidades logísticas da realização da Assembleia. 
 
Estavam presentes na reunião o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, os subsecretários Adjuntos de Pastoral, padre Francisco de Assis Wloch e padre Antônio Silva da Paixão, o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, o administrador-ecônomo, padre Luiz Cláudio, e representantes das equipes chaves na organização da Assembleia, como transporte, segurança, comunicação, engenharia e eventos.
 
Durante a reunião foi feita uma avaliação da 49 ª Assembleia, uma análise de melhorias para 2012, traçadas as novas estratégias de trabalho e discutidas a estrutura e organização do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, que deverá ser inaugurado antes da realização da 50ª Assembleia.
 
Neste ano, será realizada ainda uma sessão solene sem detalhes definidos. 

A Assembleia dos Bispos é um momento fundamental para Igreja, pois, em geral, as grandes decisões com relação à Igreja no Brasil são tomadas durante este encontro. Participam do encontro cerca de 440 bispos. Também são convidados, representantes de diversos organismos da Igreja. 

A 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil será realizada entre os dias 17 e 26 de abril.



Fonte: cancaonova.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pastoral da Catequese fará reunião hoje dia 24/01

A pastoral da Catequese da comunidade do Fernando da Pista/RN fará hoje dia 24/01 uma reunião de planejamento anual com todas as catequistas da Capela local com o intuito de elaborar os eixos temáticos que serão trabalhados neste ano de 2012.
Também será elaboradas as metas das catequistas para este ano no que diz respeito a evangelização na comunidade local.
Então, todas as catequistas sintam-se convidadas para esta reunião que será realizada às 14hs no centro comunitário. Lembrando que todas devem levar seus materiais de trabalho para ajudar no planejamento.

Confira a lista dos países que mais perseguem cristãos no mundo


A lista de “Classificação de Países por Perseguição”, publicada pelos ministérios Portas Abertas e Compass International, não traz grandes mudanças este ano em relação ao ano passado.
A Coreia do Norte, pelo 11º ano seguido, é o país que mais persegue os cristãos no mundo. As nações de maioria islâmica ocupam 38 das 50 posições na Classificação.
Os dez lugares mais difíceis para um cristão viver em 2012 são:
1. Coreia do Norte
2. Afeganistão
3. Arábia Saudita
4. Somália
5. Irã
6. Maldivas
7. Uzbequistão
8. Iêmen
9. Iraque
10. Paquistão
O Laos foi o único país que deixou a lista dos dez primeiros, e pela primeira vez o Afeganistão está entre o top 10. Um dos principais motivos para isso foi o ministro cristão Shahbaz Bhatti ser assassinato porque tentou alterar a Lei da Blasfêmia no país.
A Coreia do Norte é um país comunista, com uma “religião” que idolatra seus antigos líderes, como Kim II-Sung e Kim Jong-II, que morreu no final do ano passado. Qualquer pessoa que adore “outro deus” é perseguida. Calcula-se que existem 200.000 a 400.00 cristãos no país. Entre 50 e 70 mil deles estão presos em campos de prisioneiros.
“Com Kim Jong-Un assumindo o poder, é muito difícil determinar como será a vida dos cristãos nessa nova fase”, disse Carl Moeller, presidente do Portas Abertas nos EUA.
“A situação continua perigosa para os cristãos. Devemos orar pela Coreia do Norte, para que todos os cristãos tenham a liberdade de adorar a Deus, e não a Kim Jong-II e Kim II-Sung”, completou.
O país que mais subiu posições na atual da Classificação foi o Sudão, que subiu 19 posições.
O Sudão do Sul, de maioria cristã, se tornou um país independente em 2011. Isso fez com que os cristãos do Sudão fossem ainda mais massacrados pelo governo do presidente Omar al-Bashir.
Quando o presidente mudou a constituição do país, tornou a nação mais islâmica.
A Nigéria também teve um crescimento rápido, pulando 10 posições. No ano passado, mais de 300 cristãos foram mortos. Desde 2009 a seita muçulmana radical Boko Haram destruiu mais de 50 igrejas e matou 10 pastores.
O Egito, que ainda luta para que a nova realidade do país se estabeleça definitivamente, subiu 4 posições. O futuro dos cristãos no país é nebuloso.
Estima-se que existam 80 milhões de cristãos na China, que seria assim a maior nação cristã do mundo, mais ainda sofre com a perseguição. Um fato a comemorar é que os pastores de igrejas nos lares parecem ter aprendido a lidar com a perseguição do governo, fazendo com que sua classificação caísse da 16º para a 21º posição.
No Irã há um crescimento da Igreja em meio à perseguição. Um pastor iraniano afirmou que: “Não estaríamos crescendo se não tivéssemos pagando o preço pelo nosso testemunho”.
A lista com a Classificação de Perseguição é publicada desde 1993. É baseada em um questionário desenvolvido para medir o grau de perseguição em mais de 60 países.
Os questionários são preenchidos pelas pessoas da missão Portas Abertas que trabalham nos países, e os dados são cruzados com peritos independentes. Assim, chega-se a uma pontuação quantitativa por país. A lista classifica os países de acordo com pontos recebidos.
Estima-se que 100 milhões de cristãos em todo o mundo sofrem com mortes, prisão, interrogatório por causa de sua fé em Cristo. Milhões de outras são vítimas de discriminação em grande parte das nações do planeta.
Fonte; www.gospelprime.com.br
Traduzido e adaptado de Open Doors

Site disponibiliza roteiros da Lectio Dominical



Os roteiros da Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), no site www.nsconceicao.com.br, da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, estão novamente disponíveis nos formatos MP3 e PDF. As postagens voltaram a ser feitas desde o dia 15 deste mês. A atividade é realizada pelo Projeto Lectionautas, através do Centro Bíblico Pastoral, do Conselho Episcopal Latino Americano - CELAM.

Esse trabalho conta com o apoio da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e das Sociedades Bíblicas do Brasil. Toda semana é disponibilizada a reflexão do evangelho do domingo subsequente, seguindo os passos da Lectio Divina: Leitura, Oração, Meditação, Contemplação e Ação.

Bote Fé prepara voluntários

Um domingo, à tarde, mês de janeiro, verão, férias... Mesmo assim, mais de 200 pessoas, a maioria jovem, deixou as festas de verão e a praia, para participar de uma reunião, na tarde do último dia 22, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal. A reunião foi dirigida pela coordenação do Bote Fé Natal. Em pauta, o trabalho dos voluntários no show que acontecerá na Praia do Forte, em Natal, no qual será gravado, pela Sony, o DVD, em preparação à Jornada Mundial da Juventude.


As pessoas que desejaram trabalhar no show, como voluntárias, fizeram um cadastro, no site do Bote Fé. Elas foram distribuídas em sete equipes e, no último dia 22, receberam as primeiras orientações da coordenação. No dia 6 de fevereiro, haverá outra reunião com os voluntários. Udo Mendes, um dos coordenadores do Bote Fé, elenca quais características deve ter um voluntário: “generosidade, comprometimento, responsabilidade, alegria e amor ao próximo”. “Ser voluntário é ser grato por algo que você recebeu; é ajudar aos outros a viverem bem aquele momento; é dar muito mais do que nos é pedido”, reforça Udo.

Entusiasmo e vontade de trabalhar são as características mais expressivas, demonstradas pelos voluntários do Bote Fé. “É um trabalho que me satisfaz. Trabalho na saúde há 28 anos, embora na parte burocrática, e quero colocar o que sei fazer à disposição do evento”, diz Nilma Januário, residente no bairro Nova Natal. Para Vinícius Jales, residente no bairro Barro Vermelho, em Natal, ser voluntário também significa crescimento. “Quis ser voluntário pela vontade de servir, de colaborar, de evangelizar os jovens e de viver essa experiência de vivência cristã. É um crescimento espiritual”, enfatiza.

O show acontecerá dia 10 de fevereiro, das 17 às 23 horas, na Praia do Forte, em Natal. Será a primeira atividade da programação do Bote Fé, na Arquidiocese de Natal, que acontecerá de 10 a 12 de fevereiro.



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Romaria Ciclística inaugura o Caminho de N. Senhora

A Romaria Ciclística ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, chega a sua décima edição. Neste ano, um grupo de ciclistas partirá da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo, 29. Serão dois pontos de partida na Arquidiocese do Rio: o Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Haverá, ainda, um outro grupo de ciclistas que sairá da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Pendotiba, Niterói.

Nesta edição será inaugurado um novo roteiro: o Caminho de Nossa Senhora, que ligará as cidades do Rio e Niterói a Aparecida do Norte, inspirado nos famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, e o Caminho da Fé, que passa por municípios de São Paulo e de Minas Gerais.

Para abençoar e enviar os romeiros, no domingo, às 7h, o Arcebispo do Rio, Dom Orani estará no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, e presidirá a Santa Missa. Após a missa, o primeiro grupo, composto por dez ciclistas, partirá em direção ao Santuário da Penha.

À frente dos romeiros que sairão do Santuário da Divina Misericórdia está o pároco, Cristóvão Sopicki. O grupo de Niterói, composto em sua maioria por ciclistas profissionais de mountain bike, é organizado pela Federação dos Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro, e seguirá pela Via Dutra. Os grupos se encontrarão nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Guaratinguetá, São Paulo, para seguirem juntos até a Basílica de Aparecida do Norte.

A chegada em Aparecida do Norte está prevista para o dia 5 de fevereiro, antes das 16h, quando será celebrada uma missa com bênção aos ciclistas, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Esta será a primeira vez em que o trajeto da romaria passará por montanhas. O percurso é de aproximadamente 435 km, percorridos em sua maioria por estradas vicinais, passando pelas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Petrópolis, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí, Nossa Senhora do Amparo, Quatis, Resende, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.

A primeira excursão pelo novo roteiro terrestre tem como objetivo coletar mais informações sobre os locais por onde o Caminho passará, relacionando os possíveis pontos que servirão de apoio aos romeiros e as igrejas existentes nos arredores para que durante a peregrinação os fiéis tenham momentos de reflexão e oração.

Também serão feitos levantamentos de possíveis riscos a serem encontrados no trajeto e da distância diária a ser percorrida, a fim de que seja cumprida a duração total prevista e haja informações sobre os custos necessários para hospedagem. A elaboração de um mapa detalhado e a sinalização do Caminho também estão previstas, o que poderá facilitar os peregrinos que posteriormente desejarem fazer a romaria pelo mesmo caminho a pé ou de bicicleta.

O projeto, que está em sua primeira fase, conta com a criação da Associação dos Amigos do Caminho de Nossa Senhora. Posteriormente também haverá a criação de um website com informações detalhadas.



Fonte: cançaonova.com

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela