segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pe. Edilson deixará Nova Cruz


Pe. Edilson Nobre, pároco de Nova Cruz, falou sobre novas nomeações e tranferência de padres na Arquidiocese de Natal, na reunião do Conselho Pastoral realizado no último sábado, dia 28 de abril. Na ocasião ele anunciou que sua permanência em Nova Cruz ficará impossibilitado. A decisão tomada foi para não prejudicar o desenvolvimento da paróquia.

 "Honestamente falando, com minha nova função na Arquidiocese de Natal, Vigário Geral, atualmente saio na segunda-feira e chego na sexta-feira, com isso a paróquia tem prejuízo, pois um padre sozinho não consegue dar assistência as pastorais, fazer visitas aos enfermos, atender os fieis”, disse padre Edilson.
Padre Edilson decidiu junto com os membros do Conselho que sua missa de despedida ficará marcado para dia 8 de julho deste ano. Antes ele viajará à Roma, onde acompanhará Dom Jaime para participar da solenidade de São Pedro e São Paulo, cuja ocasião Dom Jaime receberá das mãos do Papa Bento XVI, o Pálio, distintivo entregue a todos os arcebispo do mundo inteiro. A viajem será realizado no período de 25 de junho a 2 de julho.
Para padre Edilson Nova Cruz ficará em seu coração. "Nova Cruz é uma paróquia que está no meu coração", mesmo que sentimos a saída, mas quero o melhor para Nova Cruz, falou Pe. Edilson. Quando foi perguntado sobre qual padre virá para Nova Cruz, Pe. Edilson disse já que ele e o bispo já têm um nome pensado, mas ainda pode ser divulgado. E ainda completou: vou procurar um padre no perfil de Nova Cruz.

Fonte: pascomnovacruzrn

Presidente da CNBB: "corrupção envergonha o país"

O jornal "Folha de São Paulo" enviou repórter à Aparecida (SP) para cobrir a abertura e o encerramento da 50a. Assembleia geral da CNBB. O último registro destacou entrevista com o Cardeal Raymundo Damasceno que falou sobre a necessidade de moralização na política.
A matéria da Folha tratou da última sessão da assembleia na qual foi lançada a Mensagem sobre as eleições. Dom Damasceno atendeu ao repórter do jornal: "que a Lei da Ficha Limpa também seja considerada para o preenchimento de cargos comissionados nas prefeituras". Segundo o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, "há um desejo de toda a população de que a Ficha Limpa não seja aplicada só aos políticos, só aos candidatos a prefeito e vereador, mas a todos aqueles que vão ocupar um cargo". Conclui o jornal: "Para a entidade, com a expansão da lei também, 'dá-se importante passo para colocar fim à corrupção, que ainda envergonha nosso país'. Os bispos disseram ainda que os eleitores devem acompanhar a atuação dos eleitos".
Fonte:CNBB

domingo, 29 de abril de 2012

Pe. Jorge Cardoso irá gravar seu primeiro Cd



O Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia, Pe. Jorge Cardoso vai lançar seu primeiro CD na abertura da Festa de Santa Rita de Cássia, no dia 13 de maio. O projeto é um desejo antigo do padre que agora está sendo concretizado. O CD, com título “Roubaste meu Coração”, terá 12 faixas, todas com letra e melodia do Pe. Jorge Cardoso, que já compôs mais de 100 canções.
Segundo padre Jorge Cardoso o CD foi uma inspiração divina para ajudar também a Igreja de Santa Cruz. “Nós imaginamos algo para uma boa campanha no Paraíso, foi quando surgiu a idéia do CD, que reverteremos 50% dos recursos para a reforma da capela”, explicou.
Além de um projeto pessoal, o CD terá também um lado social para a Paróquia de Santa Rita de Cássia. O disco custará R$ 10,00 e sua renda será revertida para a compra de um carro adaptado ao padre, que teve paralisia infantil, e aplicado na reforma da Capela de São João Batista, no Paraíso.
A renda será dividida em partes iguais, 50% dos recursos serão destinados a compra do carro adaptado, e os outros 50% para a reforma da Capela do Paraíso, que foi iniciada no mês passado.
Além do CD, o padre comercializará camisetas, com 100% da renda revertida para a reforma da Capela de São João batista. As camisetas serão vendidas já no lançamento do trabalho e terá estampada a arte do CD na frente.

Fonte: paroquiadepassaefica

Passa e Fica terá novo Vigário

Pe. Iranildo

O Padre Iranildo Augusto atualmente está na paróquia de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Gostoso, ele se despedirá de seus paroquianos no dia 01 de maio e será transferido para a paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Dom Jaime Viera Rocha  empossará o no novo vigário na cidade de Passa eFica no dia 8 de Maio as 19 horas. 
Os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima aguardam a chegada do mais novo administrador. Então, todas as comunidades estão convidadas para participar da posse do novo padre da nossa Paróquia. Padre Iranildo Augusto vem substitui Pe. José Moreira que se despediu do povo a pouco tempo. 
A 62º Festa da Padroeira terá Inicio o dia 1º de maio e vai a até o 31. Desde o dia 1º de abril a Paróquia recebe a assistência do Pe Mário, que celebra as missas ás 17h30min na Igreja Matriz. 
Com informações do Blog da paroquiadesaobentoabade

sábado, 28 de abril de 2012

62ª Festa da Padroeira de Passa e Fica/RN


Dom Jaime falará para a imprensa sobre Assembleia dos Bispos

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, chegou à capital potiguar, na noite desta quinta-feira, 26, depois de ter participado da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), no período de 18 a 26 de abril.
Com a intenção de falar sobre os assuntos em destaque na Assembleia, Dom Jaime receberá a imprensa, na próxima segunda-feira, dia 30, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, ele destacará:
- O significado das 50 assembleias realizadas pelo episcopado brasileiro, ao longo desse meio século (Anualmente, todos os bispos do Brasil se reúnem em Assembleia, para tratarem de assuntos de interesse da Igreja Católica e da sociedade);
- Os 60 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB;
- 50 anos do Concílio Vaticano II (O Concílio do Vaticano II é considerado o mais importante fato da história recente da Igreja e os bispos brasileiros participaram ativamente dos trabalhos, tanto que as assembleias gerais da CNBB de 1964 e 1965 foram realizadas em Roma por esta mesma razão. Dez dos bispos brasileiros que participaram do Concílio ainda estão vivos, entre eles o norte riograndense, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio Sales ).
- Notas emitidas pelos bispos, durante a 50ª Assembleia:
1) Nota sobre os povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Diz trecho da nota: “Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 50ª Assembleia Geral, reafirmamos nosso compromisso com os povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais populações tradicionais, pelo fortalecimento de suas identidades e organizações próprias, na defesa dos seus territórios, na educação intercultural bilingue dos povos indígenas e na defesa de seus direitos...”
2) Nota sobre a reforma do Código Penal: “A revisão do Código, em conformidade com as conquistas asseguradas pela Constituição Federal de 1988, requer amplo diálogo com a sociedade, portanto a legislação se torna mais consistente quando conta com efetiva participação de representantes dos diversos segmentos sociais em sua elaboração”, destacam os bispos.
3) Nota sobre as eleições municipais: No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos os fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais .
A 50ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), contou com a participação de 335 bispos.

Fonte: Arquidiocesdenatal

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Coordenadora da Pastoral da Criança fará missão na Amazônia


 
A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, estará em missão, no estado do Amazonas, no período de primeiro a 16 de maio. Nos primeiros dias, Marlúzia ficará na Prelazia de Coari. Lá, ela terá encontro com o bispo, Dom Marcos Piatek, com o clero local e com líderes da Pastoral da Criança. Em Coari, ela dará formação, através de oficinas sobre como preparar uma reunião de reflexão e avaliação dos trabalhos da Pastoral; sobre missão e gestão; prestação de contas e de preenchimento das Folhas de Acompanhamento das Ações Básicas - FABS.

No dia 12, Marlúzia se reunirá com padres, líderes da Pastoral da Criança e conselheiros, no município de Manacapuru. Nesse município, estão alguns missionários, de outros estados, enviados pela Pastoral da Criança. No período de 13 a 16, a coordenadora do RN ficará em Manaus, onde trabalhará com capacitadores da Pastoral da Criança no tema “missão e gestão”.
Marlúzia faz parte da equipe nacional de formadores, da Pastoral da Criança.


Saúde Pública do RN será debatida em Fórum

A Comissão de Direito da Saúde da OAB/RN, junto com a Associação Médica, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs e Arquidiocese de Natal, realizarão o “Fórum Liberdade, Fraternidade e Saúde Pública”, no sábado (28), no auditório da Ordem dos Advogados. O objetivo é abordar aspectos jurídicos, médicos e religiosos da saúde, bem como debater a saúde pública do Estado do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, serão realizadas duas conferências: a primeira, com o constitucionalista Alexandre de Morais, abordando a promoção da saúde e qualidade de vida; a segunda, que terá a participação do presidente da OAB/RN, Paulo Teixeira; o médico Álvaro Barros; padre Luís Carlos Dias e o secretário de saúde do Estado, Domício Arruda, destacará o planejamento, gestão e avaliação em saúde pública, além de propor soluções.
O público alvo do evento é a população em geral, com enfoque na participação da Igreja, gestores públicos, profissionais da área de saúde e juristas. A inscrição pode ser feita pelo e-mail comissões@oab-rn.org.br, enviando nome completo e telefone, bem como entregar no dia do evento 01 kg de alimento não perecível.
Fórum Liberdade, Fraternidade e Saúde Pública
Data: 28 de abril de 2012
Horário: 8h
Local: Auditório OAB/RN
Inscrições: 1kg de alimento não perecível
As vagas são limitas e as reservas podem ser feitas pelo e-mail comissões@oab-rn.org.br.
Informações: (84) 4008 9400
PROGRAMAÇÃO
Dia 28.04.2012 (Sábado) 
8h - Abertura do FÓRUM “LIBERDADE, FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA – Agregando Valores”
1ª Conferência - Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
Palestrante: Alexandre de Morais/RJ (Graduado pela Faculdade de Direito da USP, possui doutorado em Direito do Estado (2000) e Livre-docência em Direito Constitucional (2001) pela Universidade de São Paulo).
INTERVALO
2ª Conferência - Planejamento, Gestão e avaliação em Saúde Pública: propondo soluções
Painel 1 – A saúde como direito e como serviço – Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira – Presidente da OAB/RN
Painel 2 – Saúde pública, situação atual no RN – Álvaro Barros – Médico/RN
Painel 3 – Campanha da Fraternidade 2012 – Padre Luís Carlos Dias – Representante da Arquidiocese
Painel 4 – A gestão dos serviços públicos de saúde: características e exigências – Iara Maria Pinheiro de Albuquerque - Promotora de Justiça de Defesa da Saúde/RN
Painel 5 - As reformas necessárias à saúde pública: limites e possibilidades – Domício Arruda - Secretário de Saúde do RN

Texto: assessoria de imprensa da OAB-RN

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pastoral da Comunicação prepara Encontro Estadual


Agentes da Pascom da Arquidiocese de Natal e das dioceses de Caicó e de Mossoró se preparam para participar do 2° Mutirão Estadual de Comunicação, que será realizado no período de 6 a 8 de julho próximo, na cidade de Mossoró, com o tema: “A comunicação a serviço da verdade na era digital”.

Na abertura, na noite do dia 6, haverá conferência sobre o tema do Mutirão, proferida pela Irmã Helena Corazza, de São Paulo, autora de livros na área de comunicação e de acolhida. No sábado, serão oferecidas sete oficinas e um grupo temático, simultaneamente. No domingo, haverá uma mesa redonda que enfocará o tema: “A comunicação na vida e missão da Igreja”.

Para a Arquidiocese de Natal são disponibilizadas 40 vagas. Para facilitar a participação dos agentes da Pascom e demais interessados, a coordenação arquidiocesana preparou um pacote, incluindo a inscrição, hospedagem e transporte. A adesão ao pacote pode ser feita a partir do dia 30 de abril. Os interessados devem entrar em contato com a coordenação arquidiocesana, pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Mais informações sobre o Mutirão também estão disponíveis no seguinte endereço: http://2muticomrn.blogspot.com.br.
Fonte: Arquidiocesdenatal

terça-feira, 24 de abril de 2012

Coletas da CF2012 custeiam projetos na Arquidiocese

A comunidade Angélica, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Ipanguaçu, foi uma das que se beneficiou de projetos do Fundo Nacional de Solidariedade, formado com as coletas da Campanha da Fraternidade. Em 2012, a comunidade foi contemplada com um projeto de mobilização para a conquista e efetivação de direitos. “O projeto foi feito com apoio de Cáritas Diocesana. Para este ano, estamos prevendo o desenvolvimento de outros projetos para Ipanguaçu e também para Ceará-Mirim”, informa Kilza Gomes, da Cáritas Arquidiocesana.

Os recursos repassados pelas Dioceses do Nordeste 2, formado pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, somaram mais de 200 mil reais, em 2011. Neste ano, a Cáritas Nacional apoiou 320 projetos, em todo o Brasil, com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade.

Fonte: Arquidiocesdenatal

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mensagem do dia: Somos todos limitados

Nada mais doloroso do que se ver completamente impedido de avançar, em certas circunstâncias, devido às limitações de quem nos cerca. Confidencio-lhe que um grande segredo para "acalmar essas razões" é imaginar que, de alguma forma, nossas limitações também devem fazer sofrer a quem nos suporta diariamente.

domingo, 22 de abril de 2012

Vaticano divulga compromissos do Papa até julho

O Vaticano divulgou neste sábado, 21, a agenda dass próximas celebrações do Papa Bento XVI.


Em abril: 

- no dia 29, o Papa fará ordenações presbiteriais na Basílica Vaticana, a partir das 9h (horário de Roma)

Em maio:- no dia 13, Bento XVI seguirá em visita pastoral na Itália nas cidades de Arezzo, La Verna e Sansepolcro; - no dia 27, Domingo de Pentecostes, preside Santa Missa na Capela Papal a partir das 9h30 (horário de Roma)

Em junho:
- no dia 1º, inicia a visita pastoral a Milão - no dia 3 de junho, Domingo da Santíssima Trindade, preside a celebração no contexto do Encontro Mundial das Famílias.

Em julho:- no dia 7, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, terá lugar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi, com procissão à Basílica de Santa Maria Maior e Bênção Eucarística.  No dia 29, preside a solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Capela Papal da Basílica Vaticana, com imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos.

Da Redação, com Rádio Vaticano

Temos de investir tudo o que somos

Qual será nosso julgamento? Não estamos falando do julgamento final, quando toda a humanidade será julgada pelo amor. Agora, nessa segunda vinda de Jesus, qual será nosso julgamento? O Senhor vai querer saber como negociamos com os Seus bens. Como você negociou? Como fez render os seus dons? Como administrou e fez crescer o Espírito Santo e os Seus dons em você? 

Não podemos perder tempo. Já fomos tolos demais. Já esbanjamos os tesouros de Deus e enterramos demais os Seus dons. É tempo de investir tudo! Já suamos e trabalhamos, até “como burros”, para sustentar a família, dar estudo, casa, conforto a ela, porém, nos esquecemos da salvação dos nossos. Tolos que somos nós, pais. Tolas as mães. Só garantimos o reino deste mundo. 

Não adianta, portanto, termos apenas "doutores" aqui. O que estão fazendo muitos deles neste reino? Desprezando os próprios pais! Há pai e mãe de coração apertado, machucado porque os filhos que se doutoraram neste mundo, para quem deixaram fortuna, herança, hoje os renegam. Eles investiram errado e agora estão recebendo aquilo que plantaram. 

Deus não quer isso. Não podemos mais ser tolos, porque o tempo é breve. Temos de investir tudo o que somos.

Deus o abençoe!

sábado, 21 de abril de 2012

Parcerias garantem construção de mais de 4.000 cisternas em 2012


As famílias rurais das regiões do Seridó, Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte, encravadas no eixo do Semiárido Potiguar, terão 4.132 cisternas até o final deste ano. Serão construídas com recursos de convênios firmados entre o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (SETHAS), e a Fundação Banco do Brasil.

O contrato firmado com a SETHAS prevê a construção de 2.800 cisternas. Através da Fundação Banco do Brasil serão construídas mais 1.332.
Os convênios são fruto de uma chamada pública realizada pelas instituições, das quais o SEAPAC participou e foi classificado. Os dois contratos somam valores em torno de sete milhões de reais. A construção das cisternas está dentro do Programa Um Milhão de Cisternas - P1MC.
Fonte: Jornal A Ordem

Espaço Formação: Medo X Você: Quem vai vencer?


Mesmo que esta conta não seja exata, o certo é que neste duelo: "Medo X Você", Deus quer fazer de você um vencedor. O Senhor não vai lutar por você, mas, com certeza, lutará com você, e não sei se percebeu, mas você já está na arena da vida, a luta já vai começar. Resta saber quem vai vencer: você ou o seu medo.
Existem muitos tipos de medos: medo do passado, do presente, do futuro; medo de pessoas de dentro de casa, medo de pessoas de fora; medo de solidão, de multidão; medo de morrer, de viver; medo de homem, outros de mulher. Existem pessoas que têm medo de quem está vivo, outras de quem está morto…
Alguns com medo da traição, outros da paixão; outros com medo do perdão (dar ou receber); alguns com medo de falar, outros com medo de calar; alguns com medo do conhecido, outros do desconhecido. Enfim, são muitos tipos de temor e escrever uma lista de todos seria talvez algo quase impossível. Certa vez ouvi padre Rufus dizer que o demônio é o “deus do medo” e que esse sentimento é como um louvor aos infernos, quanto mais uma pessoa o alimenta, tanto mais força tem o demônio de fazer mal a ela. Medo e fé são como água e óleo, não se misturam, ou uma pessoa tem fé ou medo; estes não podem existir ao mesmo tempo dentro da mesma pessoa, se o medo vencer, acabará asfixiando a fé.
Ele, na maioria das vezes, surge da nossa imaginação (como Santa Teresa dizia: “A imaginação é a louca da casa”); por isso muitas vezes o medo é como um manipulador, um “cara bom de papo” ou até um ilusionista, que o faz ver o que não existe, acreditar no que não é verdade e assustar-se com fantasmas que já foram sepultados, mas que ele insiste em dizer que estão vivos.
Na grande arena da vida, os ponteiros da decisão apontam a hora de enfrentar os seus medos, não de mãos vazias, mas com “as armas da fé” (cf Rm13,12). Não se esqueça também de que todo lutador tem sempre um técnico que lhe diz o que fazer, o seu é Jesus, que lhe diz: “não tenhas medo” (Lc 8,50)!
Quem não tiver coragem de enfrentar os seus medos nunca descobrirá que é maior do que eles, não importa o nome que tenham; você não pode mais lutar de costas, essa é a posição do pânico, dos covardes, dos derrotados. Na luta entre o Medo X Você, o cinturão da vitória é seu.

Mensagem do dia: Deus fala comigo?

Ele fala e quer falar sempre! A questão é que não paramos para escutá-Lo; e quando paramos, somos inconstantes e, na inconstância, unida à terrível pressa que o mundo nos inspira, cansamos, deixamos a oração de lado e achamos insuportável quando Ele, porventura, se cala.

Entendeu?! Pois é... Um coração treinado na oração é capaz de escutar ao Senhor, que, de fato, não se cala, mas fala-nos de diferentes formas para dirigir nossos passos e inspirar nossos sentimentos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mensagem do dia: Quem disse que eu tenho de ser perfeito?

Quem quer crescer precisa entender que só o consegue quem decide e planeja seu crescimento. Quem caminha e fica estacionado apenas na "planície" e não entende que a vida é uma "montanha a ser escalada", pouco avança. 

O ideal é que sejamos capazes de planejar palavras, ações e tarefas como quem quer chegar bem alto e, sinceramente, atingir a perfeição, que não é um lugar, mas um caminho que a gente escolhe fazer.

Os santos foram santos não porque fizeram muito, mas porque decidiram ser perfeitos nas coisas mais simples; às vezes, em uma única coisa. É por isso que, em tudo, hoje, em cada coisa ou em uma em especial você pode ser muito melhor!

ASA Potiguar defende convivência com a seca

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC e o Governo do Estado, através da SETHAS, firmaram convênio para a construção de 2.800 cisternas nas regiões do Seridó, Médio Oeste e Alto Oeste do Rio Grande do Norte, encavadas no eixo do Semiárido Potiguar. O trabalho de construção caberá ao SEAPAC, com acompanhamento da Articulação do Seminárido – ASA Potiguar, que já proporcionou a construção de mais de 30 mil cisternas no Nordeste.

Além desse convênio, o SEAPAC também está desenvolvendo parceria com a Fundação Banco do Brasil, visando a construção de 1.332 cisternas, também no Semiárido. As duas parcerias serão executadas até o final do ano. Quando concluídas, terão sido construídas mais de 4.000 cisternas na zona rural das três regiões (Seridó, Médio Oeste e Alto Oeste).

Enquanto o Poder Público trabalha com a visão de “Combate à Seca”, a ASA Potiguar trabalha com a perspectiva de “Convivência com a Seca”. “As políticas públicas deveriam trabalhar com esta perspectiva, porque não temos como combater o fenômeno natural da seca, no semiárido. Temos, sim, como conviver com ela”, afirma José Procópio de Lucena, coordenador da ASA Potiguar.

A construção de cisternas é uma das ações que visam esta convivência. Há outras linhas de trabalho, com suscitar o associativismo, o cooperativismo, a consciência ecológica, entre outras. A mão de obra utilizada na construção das cisternas é da própria comunidade. “É feita a capacitação da mão de obra de pessoas das comunidades, a compra de material é feita na região em que o projeto é desenvolvido e isso faz com que os recursos do projeto passem a circular na própria região, favorecendo também o comércio local”, comenta José Procópio de Lucena.

Fonte: Arquidiocesedenatal

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Arquidiocese de Natal tem coordenador administrativo


Vital Bezerra de Oliveira foi nomeado pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, Coordenador Administrativo da Arquidiocese de Natal. Ele atuará junto ao economato arquidiocesano.

Vital exerceu a função de ecônomo da Arquidiocese durante 14 anos, nos pastoreios de Dom Heitor Sales e Dom Matias Patrício. Agora, foi substituído pelo Padre Antônio Gomes da Silva, cuja nomeação feita pelo Arcebispo foi anunciada dia 4 de abril. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paróquia realizará sua Festa da Padroeira de 01 a 31 de Maio

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica e Lagoa Dantas realizará sua Festa de Padroeira de 01 a 31 de Maio. 
Este ano, terá como tema central da festividade religiosa" Maria nos convida a refletirmos sobre a Fraternidade e Saúde Pública". 
Tema que foi discutido durante toda a CF2012 e dará mais uma oportunidade durante as festividades de Nossa de Fátima para que possamos refletirmos de forma aprofundada  questões que envolva a Saúde Pública, tão relevantes para  a comunidade em geral e assim podermos com Maria melhorar o nosso jeito de ser e agir  no mundo.
Todos (as) sintam-se convidados (as) para esta grande Evento  Religioso da Nossa Querida Padroeira Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Camilo terá novo pároco

Padre Valtair Lira Lucas foi nomeado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, pároco da Paróquia de São Camilo de Léllis, no bairro de Lagoa Nova, Natal. Dom Jaime fez a nomeação na última segunda-feira, antes de viajar a Aparecida (SP), para participar da 50a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. A posse do Padre Valtair, na Paróquia de São Camilo será dia primeiro de maio.

Ele sucederá Padre Normando Pignataro Delgado, falecido dia primeiro de fevereiro. Padre Valtair é chanceler da Arquidiocese de Natal e, até agora, também exercia a função de vigário paroquial de Santana e São Joaquim, de São José de Mipibu. Ele tem 43 anos de idade e foi ordenado sacerdote em 28 de outubro de 1999.


Fonte: Arquidiocesedenatal

Grupo retoma reflexões sociais sobre o RN


Um grupo, formado pelo Vigário Geral, Padre Edilson Nobre; representantes do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, Diác. Francisco Teixeira e Procópio Lucena; professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RN; e o professor da Universidade Federal de Campina Grande, Severino José de Lima, se reuniu com o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, no gabinete episcopal, na tarde do último dia 16. A maioria dos que estavam na reunião participou da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, há cerca de dez anos, quando Dom Jaime era bispo da Diocese de Caicó. “Nestas primeiras semanas como pastor da Arquidiocese de Natal tive a oportunidade de visitar várias instituições, entre elas as universidades. Em todas, sempre recordamos aquela boa fase de construção dos Planos de Desenvolvimento”, comentou Dom Jaime.

Cada participante do grupo falou da experiência do Plano do Seridó e de outras regiões, assim como teceu reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Rio Grande do Norte e da Região Nordeste. “Há um desejo de retomarmos este tipo de diálogo com a sociedade e com o governo”, destacou José Procópio, do SEAPAC.

Dom Jaime falou sobre o Observatório Social do Nordeste, criado em Campina Grande, no ano passado, do qual ele faz parte do Conselho Superior. “O Observatório é um organismo, que reúne pessoas da Igreja e instituições sociais, cuja finalidade é conhecer melhor a realidade sócio-econômica do Nordeste”, informou o Arcebispo.

Todos os participantes da reunião afirmaram o desejo de retomar as reflexões a cerca da situação sócio-econômica do Estado e, futuramente, construir um Plano de Desenvolvimento para o território da Arquidiocese de Natal. “Favorecer estas reflexões sobre a atual situação, inclusive a seca, desafios e perspectivas do semiárido nordestino, é uma grande contribuição que a Igreja Católica pode oferecer à sociedade”, enfatizou o Diácono Teixeira.

Como encaminhamento da reunião, o grupo propôs a realização de dois seminários, sendo um para um público interno, da Igreja; e outro aberto para a sociedade. A próxima reunião do grupo, para iniciar o planejamento dos seminários, acontecerá dia 25 próximo, às 14 horas, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral.

Fonte: Arquidiocesdenatal

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dom Jaime participará da Assembleia Geral dos Bispos


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, participará da 50a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no período de 18 a 26 de abril, em Aparecida (SP). O tema central do encontro será: “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Vários assuntos estarão em pauta, entre eles: comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II; os 20 anos da promulgação do novo Catecismo da Igreja Católica; a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

A Assembleia Geral acontece, anualmente, desde 1962, quando bispos de todo o Brasil se reúnem para discutir assuntos pastorais de ordem espiritual e temporal, e, ainda, problemas emergentes para a vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. Cerca de 60 bispos participaram da primeira Assembleia. Neste ano, mais de 300 devem participar.

Atualmente, a Conferência Episcopal Brasileira, considerada a maior do mundo, conta com o total de 456 bispos, sendo 297 em atividade e 159 eméritos.

As TVs católicas, assim como o site da CNBB: www.cnbb.org.br divulgarão informações diárias, da 50a Assembleia.

domingo, 15 de abril de 2012

Túnica – que se acredita tenha sido usada por Jesus no dia de sua crucificação – foi exposta ao público.

Em mensagem escrita pela ocasião da vigésima “Peregrinação da Túnica Sagrada de Tréveris”, o Papa Bento XVI ressaltou a necessidade da Igreja não negociar sua integridade. A mensagem foi lida na noite desta sexta-feira, 13, pelo prefeito da Congregação para os Bispos e enviado pontifício para as celebrações da Túnica Sagrada, Cardeal Marc Ouellet. 

 “A Igreja precisa ter uma constante disposição à conversão e à humildade para ser discípula do Senhor com amor e com verdade”, mas “ao mesmo tempo, a dignidade e a integridade específicas da Igreja não podem ser negociadas ou abandonadas a juízos sumários da opinião pública”.

A peregrinação jubilar tem como lema a invocação do Senhor: “Reconduz à unidade aquilo que foi dividido”, e a invocação do Papa em sua carta é: “Não queremos permanecer isolados; queremos pedir ao Senhor que nos guie no caminho comum da fé e reavive novamente seu conteúdo. Assim, poderemos crescer juntos como cristãos na fé, na oração e no testemunho, em meio às provações destes nossos tempos”.

Durante a missa de abertura deste mês de procissão em Tréveris, que se encerra em 13 de maio, o pano vermelho que cobria o relicário foi retirado, sob o repicar dos sinos da catedral. Foi a primeira vez, em 16 anos, que a Túnica – que se acredita tenha sido usada por Jesus no dia de sua crucificação – foi exposta ao público.

Milhares de pessoas participaram da cerimônia do início da vigésima “Peregrinação da Túnica Sagrada de Tréveris”, no 500º aniversário da primeira exposição do Manto Sagrado de Jesus na diocese mais antiga da Alemanha, em 1512.

sábado, 14 de abril de 2012

Saúde Pública é tema de debate na Assembleia Legislativa”

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Audiência Pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública, neste dia 13, às 10 horas, no auditório Robson Faria. O Presidente da Assembléia, Dep. Ricardo Mota, abriu a solenidade e, em seguida, passou a presidência dos trabalhos para autor da proposta de Audiência, Dep. Hermano Morais.

Na primeira parte da audiência foram exibidos dois vídeos: um, da Assembleia Legislativa, referente à Campanha de Combate ao crack; e outro, sobre a Campanha da Fraternidade. Em seguida, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se pronunciou a respeito da solenidade, agradecendo a oportunidade oferecida para debate tão importante e oportuno. Fez referência ao Sistema Único de Saúde como um dos melhores mas que, infelizmente, ainda não foi concretizado em sua plenitude. “Ainda temos as filas e a assistência à saúde oferecida ainda é deficiente”, afirmou Dom Jaime.

O propositor da audiência, deputado Hermano Morais, também se pronunciou. Enalteceu a iniciativa da Igreja em relação ao tema da Campanha da Fraternidade e o SUS, e defendeu iniciativas que apontem para a saúde preventiva. “Infelizmente, a maioria das cidades do Rio Grande do Norte ainda não tem saneamento básico, que contribuiria para a prevenção de várias doenças. No Rio Grande do Norte, apenas 22% das cidades são saneadas”, comentou o Deputado Hermano.

Em nome do Ministério Público falou a Dra. Daniele Carvalho, que enalteceu a iniciativa da Igreja pela “defesa que faz dos direitos e causas sociais dos cidadãos”. A representante do Ministério Público também conclamou a Igreja a continuar com as ações da Campanha da Fraternidade. Também se pronunciou a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Francinete Melo, elogiou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade e criticou a falta de planejamento na Saúde Pública. Várias outras pessoas se pronunciaram, na mesma linha de discussão e argumento em relação ao tema da CF 2012.

Fonte: Arquidiocese de Natal

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso", afirma Nota da CNBB

Nota da CNBB sobre o aborto de Feto “Anencefálico”
Referente ao julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 54

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB lamenta profundamente a decisão do Supremo Tribunal Federal que descriminalizou o aborto de feto com anencefalia ao julgar favorável a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 54. Com esta decisão, a Suprema Corte parece não ter levado em conta a prerrogativa do Congresso Nacional cuja responsabilidade última é legislar.
Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados, e rompem-se as relações mais profundas.
Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!
A gestação de uma criança com anencefalia é um drama para a família, especialmente para a mãe. Considerar que o aborto é a melhor opção para a mulher, além de negar o direito inviolável do nascituro, ignora as consequências psicológicas negativas para a mãe.   Estado e a sociedade devem oferecer à gestante amparo e proteção
Ao defender o direito à vida dos anencefálicos, a Igreja se fundamenta numa visão antropológica do ser humano, baseando-se em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos. Exclui-se, portanto, qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico. A participação efetiva na defesa e na promoção da dignidade e liberdade humanas deve ser legitimamente assegurada também à Igreja.
A Páscoa de Jesus que comemora a vitória da vida sobre a morte, nos inspira a reafirmar com convicção que a vida humana é sagrada e sua dignidade inviolável.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, nos ajude em nossa missão de fazer ecoar a Palavra de Deus: “Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19).

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

STF decide que aborto de feto anencéfalo não é crime

Com o voto favorável do ministro Gilmar Mendes, agora há pouco, são sete votos favoráveis e um contrário à descriminalização do aborto de bebês anencéfalos, assunto em julgamento no Supremo Tribunal Federal. A sessão começou ontem, 11, foi retomada por volta de 14h desta quinta-feira, 12, e foi suspensa agora há pouco, devendo retornar em 20 minutos.

Em suas considerações iniciais, Gilmar Mendes criticou a ausência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Organizações não-governamentais (Ongs) como partes da ação. “Essas entidades são quase que colocadas no banco dos réus como se estivessem fazendo algo de indevido e não estão”, ressaltou o ministro.

Mendes seguiu o voto da maioria dos ministros. Ele afirmou que o aborto de anencéfalos está entre os dois casos de aborto já previstos no Código Penal. Para ele, isso pode ser considerado uma omissão legislativa que não condiz com o próprio Código Penal.

“Não parece tolerável que se imponha à mulher esse tamanho ônus à falta de um modelo institucional adequado para resolver esta questão”, disse o ministro.

Antes de Mendes, votou o ministro Ayres Britto que, assim como Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia, se posicionou a favor do aborto de anencéfalos. Até agora, o único voto contrário foi o do ministro Ricardo Lewandoswki.

Para Britto, o bebê anencéfalo não terá condições de desenvolver-se como vida humana. “O feto anencéfalo é um crisálida que jamais, em tempo algum, chegará ao estágio de borboleta porque não alçará voo jamais”, disse o ministro. Ele também ressaltou que é sagrado o direito da mulher em escolher se deseja ou não levar sua gravidez adiante, uma vez consciente da anencefalia da criança.

O ministro Celso de Melo foi o oitavo e último a apresentar voto favorável em relação a descriminalização do aborto.

“O Supremo Tribunal Federal está a reconhecer que a mulher apoiada em seus direitos reprodutivos e protegida pelos princípios constitucionais tem o direito de optar pela antecipação terapêutica do parto ou tem legitimado o direito pelo prosseguimento do processo fisiológico de gestação”, disse Mello.

Por fim, o presidente da Corte, o Ministro Cézar Peluso foi contrário à proposta, unindo-se ao voto do Ministro Ricardo Lewandowski, o primeiro a considerar prática de aborto de anencéfalos um crime. Peluso argumentou que os bebês anencéfalos enquadram-se como seres vivos e não podem ser considerados coisas ou 'lixo', o que dá a eles o direito fundamental de viver.
"O fato do anencéfalo ter vida, apesar da mutilação, nada lhe rouba a dignidade humana, nem o transforma em coisa", destacou.

O ministro também ressaltou que existe um conceito errôneo sobre a anencefalia, a qual compreende a ausência de partes do cérebro em seus mais variados graus. Peluso criticou o parecer de alguns ministros sobre a amenização do 'sofrimento da mulher', o que segundo ele, não justifica o aborto.

"A vida não é um conceito artificial criado pelo ordenamento jurídico para efeitos operacionais. (...) Ser humano é sujeito de direito. O nascituro anencéfalo ou não tem garantia de resguardo de seus direitos", enfatizou.

Fonte:noticias.cancaonova.com

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mensagem do dia: Como saber se o que ouvimos é verdade?

Para saber sobre a verdade de um fato é preciso falar com a pessoa envolvida na questão e perguntar-lhe sobre o que ouviu. Esse é o caminho mais curto e também o menos usado.

Infelizmente, quando descobrimos algo que nos chama a atenção, a primeira coisa que fazemos é perguntar o que está acontecendo àquele que – no fundo, já sabemos disso – nada vai acrescentar a nós.

E assim, seguimos entre dúvidas, julgamentos, condenações e fofocas. Quem quer mesmo conhecer a verdade faz do jeito certo!

Arcebispo recebe Dirigentes do Escotismo no Estado

Escoteiros com Dom Jaime, no gabinete episcopal
Uma comissão do Movimento de Escotismo do Rio Grande do Norte foi recebida em audiência pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na última terça-feira, 10 de abril, às 17 horas. O Presidente da Regional do Escotismo no Rio Grande do Norte, Carlos Pinto, apresentou uma síntese do Escotismo no Estado, atualmente, e falou sobre o Projeto Escotismo nas Escolas, que desde o início contou com o apoio do então Mons. João Penha Filho. “O objetivo é ajudar os jovens como uma ferramenta complementar da educação”, disse Carlos Pinto. Segundo ele, hoje existem cerca de 6 mil escoteiros no Estado e atualmente prossegue um projeto de implantação de novos grupos em vários municípios. Esse trabalho conta com apoio do Governo do Estado, através de um convênio firmado recentemente.

Dom Jaime, agradecendo a visita, disse que o Movimento do Escotismo é uma bênção. “Hoje, é importante a atenção para com os valores e princípios referenciais do passado, sem aquele saudosismo que, às vezes, é prejudicial”, disse. O Arcebispo fez referências ao Grupo Escolar Frei Miguelinho, que funcionou como sede da Regional do Escotismo, no passado. Também se referiu aos Grupos de Escoteiros existentes em Macau. “Muitos jovens que participaram desses grupos, depois de adultos, passaram a ser protagonistas na sociedade macauense, assumindo cargos importantes”, disse Dom Jaime. Ele também manifestou felicidade por ter o Pe. Ajosenildo Nunes como assistente eclesiástico do Movimento. O presidente da Regional do Escotismo, Carlos Pinto, pediu que o Pe. Ajosenildo continuasse como Assistente Regional do Movimento e foi atendido pelo Arcebispo.

Na ocasião, Carlos Pinto presenteou Dom Jaime com um livro sobre o Movimento do Escotismo no Estado e com uma Medalha do Escotismo. Também lhe entregou uma carteira de filiação ao Movimento.

Junto com o Presidente da Regional, Carlos Pinto, estavam também: o Pe. Ajosenildo Nunes; o Diretor Administrativo do Movimento, Prof. Antônio Varela da Silva Neto; A diretora Financeira, Valéria Sobral Pessoa; e Marcelo Cruz e Mário Leite, que trabalham no Escritório Regional.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Igreja Católica e Governo assinam convênio para construção de cisternas

A governadora e Dom Jaime estarão em Caicó, para a assinatura do Convênio

A Igreja Católica, no Rio Grande do Norte, através do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, assinará convênio com a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – SETHAS, na próxima quinta-feira, 12, às 10 horas, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. Da solenidade participarão a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; o secretário da SETHAS, Luiz Eduardo Carneiro; o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; e o bispo de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.
O SEAPAC foi o vencedor da chamada pública para participar do convênio, que resultará na construção de 2.800 cisternas, em 55 municípios do RN. Os recursos serão provenientes do Governo Federal / Ministério do Desenvolvimento Social e do Governo Estadual.
A construção das cisternas, contempladas no convênio, faz parte do Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC, desenvolvido pelo Governo Federal há quase dez anos, favorecendo famílias residentes no Semiárido nordestino. O SEAPAC participa do programa desde o início.

Fonte: arquidiocesedenatal



Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela