quarta-feira, 30 de maio de 2012

Congresso Eucarístico marca aniversário de paróquia


A Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina, na zona norte de Natal, completa 30 anos de criação. Para marcar a comemoração, o pároco, Padre José Sílvio de Brito, juntamente com o vigário paroquial, Padre Robson do Nascimento, e os Diáconos João Manoel Neto e Domingos Martins de Oliveira e a comunidade de fiéis leigos, decidiram organizar o primeiro Congresso Eucarístico Paroquial, realizado no período de primeiro a 7 de junho.

No dia primeiro, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e Hora Santa, em todas as comunidades da Paróquia; no dia 2, mais de 300 jovens receberão o Sacramento da Crisma, na Catedral Metropolitana de Natal, durante celebração, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Domingo, dia 3, às 7h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa, presidida pelo pároco emérito, Padre Thiago Theisen. Após, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, até às 17h30. A cada hora, um grupo ou pastoral dirigirá a adoração. Às 17h30, na Matriz, será celebrada missa, presidida pelo Padre Robson do Nascimento.

No período de 4 a 6, sempre às 19h30, na Igreja Matriz, haverá celebração de missa. A cada noite, um padre é convidado para fazer reflexão de um tema ligado à eucarística. No dia 4, o tema será: “O que é a Eucaristia” e será refletido pelo administrador da Paróquia de Santa Luzia, em Boa Esperança, Padre Humberto Luiz de Negreiros; No dia 5, “A dimensão missionária da Eucaristia”, abordado pelo Padre Francisco das Chagas de Souza, pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, e Vigário Episcopal Urbano; e, no dia 6, o tema será: “Eucaristia, alma da Igreja”, com a reflexão dirigida pelo Padre Dalmário Barbalho, assistente eclesiástico das Comunidades de Vida e Aliança e da Renovação Carismática Católica.

A programação será encerrada no dia 7, feste de Corpus Christi. Nesse dia, a missa será celebrada, às 16h30, na Capela de São João Evangelista, no bairro Soledade I, presidida pelo pároco, Padre José Sílvio. A Capela de São João Evangelista foi a primeira a ser construída, antes mesmo de a Paróquia ser criada. Após, os fiéis sairão em procissão, com Jesus Sacramentado, até à Igreja Matriz, onde será dada a bênção do Santíssimo. Para a ocasião, os setores pastorais prepararão tapetes feitos de pó de madeira, para enfeitar o corredor central da Igreja Matriz.

“São trinta anos de Paróquia. Então, para rendermos graças a Deus, decidimos refletir sobre o que é o centro da nossa Igreja: a Eucaristia”, explica Padre José Sílvio. E acrescenta: “Às vezes, nem temos consciência do real valor da Eucaristia. Ela é o alimento da Igreja. Por isso, durante as noites do Congresso, vamos refletir sobre temas eucarísticos”.

Fonte: Arquidiocesedenatal

terça-feira, 29 de maio de 2012

Processo de beatificação de Frei Damião segue para Roma em junho


Um homem de fé, que levou uma vida de doação de si em prol dos necessitados. Assim foi a trajetória de Frei Damião de Bozzano, que viveu 66 anos de missões na região do Nordeste brasileiro. Diante de sua fama de santidade, foi aberto o pedido para que o frei seja beatificado. Com o término da fase diocesana do processo de beatificação no último domingo, 27, a expectativa para a aprovação da Santa Sé aumenta, principalmente entre os nordestinos, que puderam acompanhar de perto a obra de Frei Damião. 

A abertura oficial do processo de beatificação do frei foi no dia 31 de janeiro de 2003. Desde então, o vice-postulador da causa aqui no Brasil, frei Jociel Gomes, vem trabalhando na chamada fase diocesana, em que se faz o levantamento de documentos sobre a vida do candidato a beato e se colhe depoimentos que comprovem a prática das virtudes cristãs. 

“Recolhemos toda a documentação pessoal, escolar, religiosa, também tudo aquilo que foi escrito pelo Frei Damião. Também escutamos os testemunhos de pessoas que o conheceram de perto, conviveram com ele e puderam dar um testemunho, principalmente acerca daquilo que a Igreja pede para o processo de beatificação e canonização que são as virtudes: a fé, a esperança e a caridade”, explicou o vice-postulador.

Para Frei Jociel, essas três virtudes resumem os fatores que agregaram a frei Damião a fama de santidade. “Frei Damião era um homem de muita fé, por causa da fé ele deu a sua vida. Eu sempre digo que Frei Damião foi um homem movido pela fé. Pela fé ele viveu pela fé ele se doou”, disse.

Ele contou ainda que o povo nordestino sempre viu em Frei Damião uma voz de esperança e revelou outra grande característica do candidato a beato que pode ser modelo hoje: o dom da escuta. 

“Dentro desses 66 anos, Frei Damião confessou uma imensidão de gente. Alguns que conhecem a vida de santos e de missionários dizem que ele confessou até mais do que Padre Pio. E uma escuta não só dos pecados, mas uma confissão que às vezes também se tornava aconselhamento. Frei Damião parava para escutar as dores e alegrias, a partilha desse povo sofrido”, informou. 

Expectativas

A solenidade de encerramento da fase diocesana foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no Convento de São Félix, onde Frei Damião foi sepultado. Como tudo foi feito de acordo com as devidas orientações, frei Jociel acredita que a causa será de fato aceita pela Santa Sé. “No coração do nordestino, Frei Damião já tem um altar, mas a santidade dele precisa realmente ser reconhecida pela Igreja”. 

Frei Jociel também informou que, quando esteve em Roma, em fevereiro, ficou sabendo que lá na apostulação geral existe uma grande ansiedade pela chegada do processo de Frei Damião. Se o processo for entregue em junho, seguindo o prazo, em cerca de dois anos a Santa Sé deve dar uma resposta. 

Tal retorno está sendo esperado ansiosamente aqui no Brasil. Frei Jociel se diz impressionado com o interesse de pessoas do país inteiro na causa de Frei Damião. Ele informou que já existe uma pesquisa acerca dos possíveis milagres que o frei tenha realizado e que ele está acompanhando cinco casos em especial. Saindo a beatificação, já existe a intenção de entrar com o pedido de canonização. 

O Vice-postulador citou ainda o papel dos meios de comunicação, que lá no Nordeste têm anunciado constantemente novidades sobre o processo. “Os meios de comunicação já noticiam tanta coisa negativa então colocar para o Brasil, para outras regiões este testemunho de santidade de Frei Damião como um farol é algo bom a ser transmitido e a gente não pode esquecer essa memória”, finalizou.

Frei Damião

Frei Damião de Bozzano nasceu na Itália em 1898. Aos 33 anos, deixou o país e veio ser missionário no Nordeste do Brasil, onde teve como primeira residência o Convento de Nossa Senhora da Penha. Viveu 66 anos para realizar as “santas missões”, estilo próprio que encontrou para evangelizar. Dedicou sua vida à pregação, à confissão, à celebração da Eucaristia e ao convite para uma conversão e mudança de vida. Já com a saúde debilitada, Frei Damião faleceu no dia 31 de maio de 1997, aos 98 anos, após sofrer um derrame cerebral no Real Hospital Português do Recife. Seus restos mortais repousam numa capela especial, dedicada à N. Sra. das Graças, no Convento de São Félix de Cantalice, onde viveu seus último dias. 

Fonte: noticias.cancaonova.com


CNBB promove Seminário sobre Bioética


  
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, promoverá o Seminário Nacional Juventude e Bioética, de 13 a 15 de julho, em Brasília. “O objetivo é identificar e aproximar jovens discípulos de Cristo, envolvidos em questões bioéticas, para refletir, à luz da fé e da razão, valores, princípios e conceitos éticos, em vista da missão de promover a dignidade da pessoa e respeito à vida”, afirma o Pe. Sávio Ribeiro, da Comissão Episcopal para a Juventude.

As inscrições estarão abertas até primeiro de julho, no www.cnbb.org.br A taxa de inscrição é de R$ 150,00. O Seminário é direcionado, principalmente, aos jovens ligados aos diversos campos da bioética, como Saúde, Educação, Direito, Filosofia, Psicologia, Ciências Sociais e outras. O evento é promovido pelas Comissões Episcopais para a Juventude e Vida e Família.


Fonte: Arquidiocesedenatal

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Comunidade Celebra dia de Pentecostes com festa




A Capela Nossa Senhora das Dores celebrou ontem (27) a celebração de Pentecostes com muita alegria e espiritualidade. Na abertura da celebração, jovens da comunidade entraram com tochas e os dons do Espírito Santo.

Durante o ofertório foram ofertados a mesa do Senhor o Cálice, a água, e os frutos do Espírito Santo, símbolos dessa grande festa religiosa para os fiéis católicos.


 

Durante o Evangelho, que relatava sobre o dia de Pentecostes, Jovens da comunidade dramatizaram a presença do Espírito Santo entre os discípulos de Jesus e o povo.




Foi uma festa maravilhosa, em que os fiéis, puderam ouvir as palavras sábias, da comentarista e pregadora, Fátima Guedes que conduziu toda a celebração com brilhantismo e sabedoria; inspirada pelo Espírito Santo.


E Nossa Senhora das Dores agradeceu as homenagens e os louvores feitas pelos os devotos, nessa noite mariana.

domingo, 27 de maio de 2012

Mensagem do dia: O que devemos esperar das pessoas?

Normalmente esperamos mais do que as pessoas são capazes de nos dar, o que é um grande equívoco e causa de sofrimento! 

O segredo para uma convivência sempre sadia e uma porta aberta para surpresas é justamente não esperar nada dos demais, deixando-os livres de nossas expectativas e das aprovações deles a nosso respeito. 

Na verdade, temos um certo prazer em manter as pessoas presas àquilo que queremos delas. Libertemos, então, todos e deixemos que sejam, pensem e ajam como queiram. 

Assim, elas serão mais felizes; e nós, mais serenos!

Padre Bianor celebrará 20 anos de sacerdócio


Padre Bianor Júnior, administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, completará 20 anos de sacerdócio, no próximo dia 30. A celebração em ação de graças, às 19 horas, será na Igreja Matriz de Ceará-Mirim, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Padre Bianor foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1992 e já atuou nas Paróquias de São Bento do Norte, Nova Cruz e Touros. Em Natal, passou pelas Paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Apresentação e Bom Jesus das Dores. Atualmente, administra a Paróquia de Ceará-Mirim e, recentemente, foi nomeado, pelo Arcebispo, Vigário Episcopal Norte.

Fonte: Arquidiocesedenatal

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mensagem do dia: Quem não ama não conhece Deus


”Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele” (I Jo 4,16b).
A grande graça para nós é amar e morrer amando. Mesmo se cumprirmos todos os Mandamentos da Lei de Deus, se não amarmos, isso de nada nos valerá.
Só conhecemos a Deus verdadeiramente se amamos a Ele e a nossos próximos. E um dos grandes frutos do amor é querer e fazer o bem ao outro.
O amor traduz-se em gestos concretos; lembremo-nos daquelas pessoas que nos causaram mal e peçamos ao Espírito Santo que nos aproxime delas e nos conceda a graça de amá-las e perdoá-las.
”Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4,7-8).
Ao amarmos somos os primeiros beneficiados, porque o amor cura, liberta, restaura e nos conduz à plena liberdade. Olhemos para Jesus, que se entregou por amor a nós e sigamos o exemplo d’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Zonal realiza Simpósio sobre Saúde Pública

O primeiro Simpósio sobre Saúde Pública, promovido pelo 9° Zonal, acontecerá dia 01 de junho, das 8 às 17h30, no Teatro Candinha Bezerra, na cidade de Santa Cruz. Durante o dia haverá uma exposição sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012. Também, cada paróquia do Zonal apresentará, de forma sucinta, a realidade da saúde pública nos respectivos municípios. Às 15 horas os participantes do Simpósio sairão em caminhada até o Santuário de Santa Rita de Cássia, onde haverá celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

O Simpósio é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que neste ano teve como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”.

O 9° Zonal, coordenador pelo Padre Vicente Fernandes da Silva Neto, é formado pelas paróquias de Tangará, São José de Campestre, Santa Cruz, Coronel Ezequiel e Campo Redondo.



Fonte: Arquidiocesedenatal

Miss@o.Com do 7° Zonal será em Ceará-Mirim

Miss@o.Com do 7° Zonal, realizado em março de 2011, também em Ceará-Mirim

Agentes da Pastoral da Comunicação das Paróquias que compõem o 7° Zonal participarão do “Miss@o.Com”, dia 3 de junho, das 8 às 16 horas, no Instituto Imaculada Conceição, em Ceará-Mirim. No início do encontro haverá palestra sobre “A comunicação na vida e missão da Igreja”, proferida pelo Diácono José Bezerra, da coordenação arquidiocesana.

A partir das 10 horas, serão realizadas três oficinas, simultaneamente: Comunicação e Rádio, assessorada por Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana; Comunicação Pessoal e Grupal, com Milton Dantas, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, e Comunicação e Liturgia, assessorada por Thiago Augusto, coordenador da Pascom na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Natal. O encerramento será às 16 horas, com missa, na Igreja Matriz.

Os agentes da Pascom devem fazer inscrição até 31 de maio, através do endereço www.nsconceicao.com.br . O encontro já é uma preparação para o 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá em Natal, em outubro de 2013.

Fonte: Arquidiocesedenatal

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CDL em Santo Antônio este fim de semana


O (CDL) Curso de Dinâmica para Líderes aconteceu nos dias neste final de semana  na cidade de Santo Antônio do salto da Onça e contou com 19 cursistas.  Estiveram presente as seguinte paróquia do 8 zonal; Passa e Fica, Monte Alegre, Santo Antônio, Nova Cruz, Lagoa de Pedras e Serra de São Bento . O curso teve como objetivo capacitar líderes juvenis.  As palestras foram  ministradas pela a equipe de monitores de Natal e contou com a presença do Padre Mário  articulador da juventude do 8 zonal. Agradecemos a paróquia de Nossa Senhora da Conceição na pessoa do Pe. Adelson e toda sua equipe.









sábado, 19 de maio de 2012

Reunião do Zonal trabalha tema da JMJ

Pe. Mário
Na ultima sexta feira de maio dia 17 na cidade de Santo Antonio do Salto da Onça no horário das 8 até ao meio dia, aconteceu mais uma reunião do zonal, que contou com a presença do vigário episcopal para a região Sul, Pe Matias Soares e na ocasião o Pe. Edílson se despediu do zonal, estavam presentes também coordenadores de juventudes, Diáconos e religiosas. 


Na mesma o Pe. Mário abordou o tema da Jornada Mundial da Juventude e expôs a importância da mesma para os jovens de nosso Brasil. Na ocasião os jovens Gerson Emídio e Karla Priscila falaram sobre suas experiências com as famílias na ultima JMJ em Madri Na Espanha. Os dois jovens foram acolhidos por famílias na cidade de Bolanos de Calatrava.

Karla Priscila

Gerson Emídio

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dom Jaime visita Hospital da Polícia Militar



O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, visitou as instalações do Hospital Central Coronel Pedro Germano, da Polícia Militar, situado no bairro do Tirol, em Natal, na manhã desta sexta-feira, 18 de maio. Na chegada, o Arcebispo foi recepcionado pelo Diretor do Hospital, Coronel Kléber Cavalcante; o capelão, Padre Francisco das Chagas de Souza; médicos e a banda de música da Polícia Militar.

Na ocasião, Dom Jaime conheceu as estruturas físicas do Hospital, em especial a ampliação, ainda em construção. Na última parte da visita, aconteceu uma solenidade, no auditório do Hospital, com a participação de diretores e funcionários da instituição. Durante a solenidade, o diretor de Saúde, Coronel Roberto Galvão, fez uma apresentação de como funciona o Hospital Central, inaugurado em 1963, e as outras unidades de saúde existentes do Rio Grande do Norte, ligadas à Polícia Militar.

Na solenidade, houve a entrega de uma comenda a Adriana Melo. Ela foi a maior doadora para o banco de leite, mantido pelo Hospital, no ano de 2011.
No final, o Arcebispo disse que ficou edificado pelo que viu e ouviu, durante a visita. “Peço a Deus que os profissionais da saúde possam contar com os recursos necessários para desempenharem suas funções”, disse Dom Jaime.

Capelania

A capelania da Polícia Militar conta, em Natal, com dois capelães: Padre Francisco das Chagas de Souza e Padre João Batista Chaves da Rocha. Eles, além da orientação espiritual junto aos militares, são responsáveis pelas duas capelas, sendo uma situada no Hospital Central e a outra na Academia, que fica vizinha ao Corpo de Bombeiros.

Na capela da Academia há missa, todos os domingos, às 8h30, e na do Hospital, também aos domingos, às 9h30. Ambas são abertas à comunidade.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese tem novo Conselho Presbiteral


Dom Jaime e Edilson  Nobre

Vinte e dois padres compõem o novo Conselho Presbiteral, da Arquidiocese de Natal. Destes, 11 foram eleitos pelos próprios sacerdotes, durante a reunião do clero, realizada no último dia 17, em Emaús. Na ocasião, foi eleito, também, um suplente para cada conselheiro.

Além dos eleitos, sete são membros natos, conforme o estatuto do Conselho. Os membros natos são: Pe. Edilson Soares Nobre, Vigário Geral; Pe. Francisco das Chagas de Souza, Vigário Episcopal Urbano; Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior, Vigário Episcopal Norte; Pe. Matias Soares, Vigário Episcopal Sul; Pe. Antônio Murilo de Paiva, Vigário Episcopal para Instituições Sociais; Pe. Ajosenildo Nunes, reitor do Seminário de São Pedro; e o Pe. Valtair Lira Lucas, Chanceler da Cúria.

Os eleitos são: Pe. Raimundo Lopes, representando os religiosos; Pe. Alcimário Pereira de Oliveira, Pe. Antônio Otávio Miguel, Pe. Gilmar Pereira de Castro, Pe. Francisco Flávio Herculano do Nascimento, Pe. Josino Raimundo da Silva, Pe. Flávio Bezerra Silva, Pe. Josenildo Bezerra da Silva, Pe. José Adelson Rodrigues, Pe. Vicente Fernandes Neto e Pe. Severino dos Ramos Vicente. Estes representam os zonais da Arquidiocese. Ainda faltam dois membros, que serão nomeados pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Começa hoje Seminário de Jovens Comunicadores



Cerca de 300 jovens de todo o país devem participar do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, promovido pelas Comissões Episcopais de Comunicação e Juventude da CNBB. O evento será aberto na noite de hoje em Brasília, no colégio Maria Auxiliadora. Até o próximo domingo (20/05) vai debater a evangelização, juventude e novas mídias. O tema do seminário é "Jovens católicos: comunicação que transforma vidas".

A programação prevê, para este sábado, a participação do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli. Por meio de videoconferência, ele vai falar sobre Comunicação e Evangelização. Também estarão participando o padre Antonio Spadaro, especialista em ciberteologia; a professora de jornalismo digital Elizabeth Saad, da Universidade de São Paulo; o padre Gildásio dos Santos, coordenador da Rede Salesiana de Comunicação; a irmã Rosana Pulga, especialista em Comunicação Social e co-fundadora do Centro de Estudos e Pastoral Bíblica da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe (Cebipal-Celam).

Na solenidade de abertura esta noite, estarão presentes o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro; o presidente da Comissão para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.

Fonte: CNBB

Mensagem do dia: Qual a tentação que me derruba?

Gostaria muito que você pensasse sobre quais são os caminhos, conversas, hábitos, pessoas, ou lugares que você percorre até que, infelizmente, cometa um pecado.

Meu objetivo é ajudar você a compreender que todo pecado, invariavelmente, é precedido por uma tentação. E aqui está uma boa sacada! A tentação que me derruba é justamente aquela que me leva à prática do pecado. Mas onde está essa tentação?

Neste caso, a observação de si mesmo, a partilha e um pedido de ajuda são ingredientes fundamentais para quem deseja - como você - quebrar um círculo vicioso feito de tentações que desembocam em pecados.

Observe-se, peça ajuda e, quando precisar, mude os caminhos, pare com conversas inadequadas, mude hábitos, afaste-se de certas pessoas e deixe de ir a certos lugares.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O silêncio diante do burburinho midiático

“É impossível não comunicar” é uma afirmação célebre do pesquisador Paul Watzlawick, do Mental ResearchInstitute de Palo Alto, Califórnia, que desenvolveu inúmeras pesquisas sobre a comunicação humana em conjunto com Gregory Bateson e Don Jackson. Ao ler a mensagem “Silêncio e Palavra”, do Papa Bento XVI, para o dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 20 de maio, fiz uma associação imediata.

Na primeira metade do século XX, enquanto a maioria dos pesquisadores nos EUA se focava nos estudos sobre as mídias massivas (imprensa, rádio, televisão, cinema etc), esses pesquisadores procuraram compreender a complexidade da comunicação humana, em vez dos meios de comunicação de massa. Os meios de comunicação de massa são hábeis no barulho, no estrondo, na polemização sem tempo nem espaço para o silêncio, para a reflexão, para a ponderação. Os meios de massa não dão tempo para o outro (leitor, ouvinte, telespectador, cidadão) se manifestar, pois nunca silenciam: alardeiam, simplesmente. Silenciam a voz da sociedade com sua verborragia, saturando-nos de informações, as quais nem temos tempo para digerir criticamente. Não há espaço nem tempo para isso. Somos bombardeados intensamente, cotidianamente pelas informações midiáticas.

É “impossível não comunicar”, como diz Watzlawick, porque todo comportamento é comunicativo, incluindo o silêncio. O silêncio tem uma multiplicidade de sentidos e leituras, dependendo do contexto onde seja exercido. Pode ser uma atitude de escuta amorosa e respeitosa, como pode representar uma reprovação ou atitude de indiferença. Contudo, o silencio é essencial para a existência do diálogo, pois dá o tempo necessário para que nosso interlocutor se manifeste e o possamos ouvir com atenção. Diz Bento XVI: “Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias”.

E, de fato, precisamos muito do silêncio na sociedade contemporânea, chamada de “Sociedade da Informação”, portanto, da palavra, do texto, dos dados, dos cálculos, dos bits. Com tamanha saturação de informações, precisamos do tempo do silêncio para exercer uma leitura crítica, contemplativa, meditativa dos fatos, dos acontecimentos. Como ressalta Bento XVI: “Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório.” Somos convidados a imprimir nosso próprio ritmo, impondo nosso silêncio, ao burburinho dos meios de comunicação de massa, que mais confundem do que explicam os fenômenos da sociedade.

Juciano de Sousa Lacerda
Professor e Pesquisador do Mestrado em Estudos da Mídia da UFRN
Fonte: Arquidiocesedenatal


Arcebispo nomeia Vigários Episcopais e postulador dos Mártires

 
O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou quatro Vigários Episcopais, na manhã desta terça-feira, dia 15. Foram nomeados: Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza; Vigário Episcopal Norte, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior; Vigário Episcopal Sul, Padre Matias Soares; e Vigário Episcopal para Instituições Sociais, Padre Antônio Murilo de Paiva. “Pe. Chagas, Pe. Bianor e Pe. Matias serão responsáveis pela pastoral, porém o coordenador arquidiocesano será o Pe. Chagas”, informa o Vigário Geral, Padre Edilson Nobre.
Também, na ocasião, Dom Jaime nomeou o Cônego José Mário de Medeiros para a função de Postulador da Causa dos Mártires. Essa função era exercida pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira, falecido em dezembro do ano passado.

De acordo com o Código de Direito Canônico, nos cânones 476 a 481, o Vigário Episcopal é constituído pelo bispo diocesano para uma determinada parte da diocese ou para determinadas espécies de questões. “Eles participam do poder executivo - munus de governar - que por direito pertence ao bispo diocesano praticando atos administrativos limitados à região ou ao setor para que foram nomeados. Devem referir ao bispo diocesano as principais atividades realizadas ou por realizar, sempre de acordo com a vontade e a mente do bispo”, explica o Vigário Judicial da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, citando o Código de Direito Canônico.

Fonte: Arquidiocesedenatal
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Mensagem do dia: Como sei se sou livre de verdade?

Livre é quem ama e se dá aos outros! Nem tenho vontade de escrever nada mais sobre isso, entretanto, apenas aceno, mais uma vez, para a absurda e - aparentemente - indestrutível onda de egoísmo que parece nos esmagar de uma vez por todas!

Graças a Deus, como ensina Dom Bosco, a vida nos foi dada para os outros e, quem ainda não aprendeu a vivê-la assim, já sofre de extrema ausência de sentido!

Porém, para quem deseja, ainda dá tempo de mudar e dar sentido à vida, tão linda que é, quando resolvemos amar!

Somente é livre quem é disposto a perder a vida, o lugar, o cargo, o tempo... Dessa forma ficamos mais parecidos com Nosso Senhor!

Espaço Formação: A Sabedoria escondida em todas as coisas



Um dos males muito profundos do nosso tempo é a incapacidade de contemplar, de parar gratuitamente diante da vida, da criação, dos acontecimentos, só para dar uma espiadinha despretensiosa e procurar saborear um pouco o sentido da existência.
Nosso mundo tudo quanto toca deseja manipular, usar em favor do tempo, do lucro, da vantagem... Mas, assim, não se vê o essencial, perde-se o mais importante, torna-se míope para o fundamental.

Na sua simplicidade, o Autor sagrado olha a criação; olha-a contemplando-a, como uma criança deslumbrada, deixando-se envolver e maravilhar pelo que contempla. Assim, em tudo reconhece a presença sábia, providente e amorosa do Senhor. 
Percebe que a realidade lhe escapa – e ainda hoje é assim: Tu, ó homem, não podes compreender de modo exaustivo o mistério da realidade, da vida, dos porquês da natureza, nem mesmo do teu coração...

E quando nos colocamos, de modo soberbo e pretensioso, diante desses mistérios, eles se tornam opacos, nada nos revelam e provocam uma angústia sem fim, a qual nos faz nos sentir pequenos, vazios, jogados à toa, num mundo sem sentido. Por outro lado, quando tomamos consciência de que, no princípio de tudo e por trás de tudo, há um Amor infinito, uma Sabedoria providente e amorosa, então tudo ganha novo sentido.

Ainda que não compreendamos tantas coisas e não tenhamos a resposta exata para tantas perguntas, podemos, feito crianças, olhar para o Alto, para Aquele que habita nos céus, e exclamar com sabedoria de menino:

“Eu não sei; mas, Tu sabes! Eu não compreendo; mas, Tu compreendes! Estou em tuas mãos benditas; tudo está em tuas santas e providentes mãos! Tu me amas; eu te amo! O teu Nome é Eternidade; o teu Nome é Amor!”

segunda-feira, 14 de maio de 2012


Nos próximos dias 19 e 20/05, em Natal, teremos o Acampamento de Oração – Pentecostes, com o tema “…e todos ficaram cheios do Espírito Santo!”. Na oportunidade teremos a presença de um dos principais pregradores da Renovação Carismática Católica do Brasil e no mundo: Ironi Spuldaro. Conheça um pouco mais de sua história e participe conosco do Acampamento de Oração. 

Fonte: Blog Canção Nova Natal

domingo, 13 de maio de 2012

Parabéns para todas as Mães pelo seu Dia


A Capela Nossa Senhora das Dores parabeniza todas as Mães do Brasil e em especial as mães de nossa comunidade. que Deus lhes ilumine para serem fortes na defesa de seus filhos. Deus reconheceu tanto o amor de de mãe que quis que seu Filho tivesse uma Mãe aqui na terra.



Mãe, neste dia especial, quero dizer que 

você é importante para todos nós, 

porque você nos deu a vida e todos os valores morais em que estamos.

Olha mãe, às vezes não é compreendida e valorizada como deveria ser,

mas quando a gente cai na vida, vivendo a experiência de sobreviver,
é que a gente passa a dar ainda mais valor à nossa mãe.

Quando deixamos de ser crianças, a gente batalha, se recicla

e passa a refletir sobre a nossa vida familiar, sobre nossos laços maternos.

Foi essa reflexão que me trouxe a consciência, de que você,

é uma super mãe. Você sempre se doou e viveu para a família.

Hoje eu relembro tantos momentos de ternura,

as vezes, momentos difíceis,
mas sempre momentos, em que a sua presença
cheia de amor, a tudo superava.

Obrigado Mãe, obrigado por tudo

que o amor de Cristo, esteja sempre com você,
Parabéns pelo seu dia!

Um beijão, Mãe.




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Natalense será ordenado em Roma


Gabriel, com Dom Matias e o Papa Bento XVI


O seminarista João Gabriel do Nascimento Ribeiro, da Arquidiocese de Natal, será ordenado diácono, dia 14 próximo, às 15h30, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração será presidida pelo Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Dom Mauro Piacenza. Na mesma celebração, serão ordenados diáconos mais 18 seminaristas, provenientes de cinco países. Desses, seis são brasileiros.

Gabriel é da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio. Fez o Curso de Filosofia no Seminário de São Pedro. Em 2009, foi estudar Teologia, no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum, em Roma.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br/

8° Zonal se reunirá em Santo Antônio

Padre Mário será o assessor do encontro
  

Padres, religiosos, articuladores zonais e paroquiais e agentes de pastorais do 8o Zonal se reunirão dia 18 próximo, na cidade de Santo Antônio. O principal assunto em pauta será a Jornada Mundial da Juventude. O assunto será exposto pelo articulador da Pastoral da Juventude, no zonal, Padre Mário Gomes. Na ocasião, jovens que participaram da última Jornada, realizada no ano passado, na Espanha, darão testemunho.

O objetivo é motivar os jovens do 8o Zonal para participarem da Jornada, que acontecerá em julho de 2013, no Rio de Janeiro.


Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br/

domingo, 6 de maio de 2012

Hoje nossos Parabéns vão para Pe. Mário


Desejamos a você
Um aniversário cheio de paz...
Que os sentimentos mais puros
Se concretizem em gestos de bondade,
E o amor encontre abertas as portas do seu
Coração. Que você possa guardar deste aniversário
As melhores lembranças. E que tudo contribua para a sua felicidade
Abraços e Feliz Aniversário!

São os sinceros votos deste blog e da comun. do Fernando da Pista/RN.


Escola da comunidade realiza celebração do mês mariano


A Esc. Mul. Dep. Djama Marinho da Comun. do Fernando da Pista/RN foi a convidada da noite de Sexta-feira (04) para fazer a celebração, onde realizou uma belíssima homenagem a Nossa Senhora. A celebração contou com a presença de todos os funcionários e das famílias dos alunos.


Ocorreu como tradição na comunidade a queimam de flores pelos alunos da escola e adultos da comunidade.



Após a celebração houve  quermesse e a apresentação cultural do Bois de Reis da comunidade local.

Comunidade abre o mês mariano com uma grande procissão


A Capela Nossa Senhora Das Dores da comunidade do Fernando da Pista/RN deu início as festividades do mês mariano com uma grande procissão dos trabalhadores, onde os fiéis saíram do cruzeiro até a igreja local.



Uma multidão de fiéis compareceram à procissão para louvar a Nossa Senhora e a São José operário representados por dois jovens da comunidade.



Na igreja foram homenageados todos trabalhadores da comunidade e do mundo, onde as crianças e jovens representaram as diversas profissões existentes e houve um grande ofertório. Além disso, durante o ofertório foram oferecidos os bens produzidos pelos trabalhadores em geral. 


Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela