sábado, 30 de junho de 2012

Paróquia de Passa e Fica realiza encontro de Formação


Pe. Iranildo Augusto ( Pároco) 




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima da cidade de Passa e Fica/RN realizou hoje dia (30) na comun. do Fernando da Pista, um encontro de Formação com Agentes de Pastorais coordenado pelo padre Iranildo Augusto sobre os seguintes Sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma, onde participaram todas as comunidades que engloba o setor II, (Fernando da Pista, Fernando dos Inácios e Lagoa do Venâncio). Além disso, foi feito a prestação de contas da Paróquia e apresentação dos membros em nível de paróquia do Conselho Econômico, Dízimo e da Pastoral da Comunicação.

Edilene ( Articuladora da Paróquia)

Selma ( Secretária Paroquial )







sexta-feira, 29 de junho de 2012

Padre Edilson receberá título de Cidadão Novacruzense


O Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, padre Edilson Soares Nobre receberá  o título de cidadão novacruzense, dia 5 de julho, na Câmara Municipal. A proposição do título do do vereador e presidente da Câmara, Luís da Costa Prudêncio. No dia 6, padre Edilson concederá  entrevista às rádios 107 FM e Talismã FM, quando falará do pastoreio em Nova Cruz e da recente viagem  a Roma, onde participou da celebração de entrega do pálio ao Arcerbispo  Dom Jaime Vieira.

Espaço Formação: Por que são tão medrosos?

Muitos procuram explicar quem é Jesus. Os discípulos estão na barca em direção à outra margem. O dia está para terminar. “Passar para a outra margem” do lago Genesaré significa ir a outros povos (pagãos) para levar a eles a força da semente. Ser comunidade cristã é estar a caminho, e este é, muitas vezes, penoso e assustador.
Jesus participa da travessia cheia de perigos e conflitos, mas tem-se a impressão de que Ele, ao dar a ordem de passar para o outro lado, toma a iniciativa e precede os discípulos no embarque. O evangelista recorda que "havia outras barcas para ele", sinal de que não só a comunidade dos primeiros discípulos, mas as de todos os tempos e lugares são convocadas a atravessar. 

A travessia é difícil e perigosa. Levanta-se um furacão no mar da Galileia, o qual sintetiza as forças geradoras do mal e hostis ao projeto de Deus. A cena toda possui caráter simbólico e catequético, ajudando a buscar, descobrir e superar todos os conflitos que emperram ou tentam sufocar o projeto de vida e liberdade, herança deixada por Jesus aos cristãos.

Em meio aos conflitos, as comunidades têm a sensação de que Jesus está alheio aos dramas e tempestades que as ameaçam. Ele está na parte de trás da barca e dorme sobre um travesseiro. 
Aos discípulos cabe a tarefa de remar, enfrentando o furacão. Daí a pergunta um tanto irônica dos discípulos: “Mestre, não te importas se vamos perecer?”

É um pouco a sensação dos que não acreditam, fortemente, na força que levam consigo no barco. De fato, as ordens de Jesus ao vento e ao mar: “Silêncio! Cale-se! E a consequente bonança obtida revelam quem Ele é.

Aplacar o mar e amansar suas ondas é, segundo o Antigo Testamento, prerrogativa exclusiva do Senhor. Em Jesus age Deus. Cristo tem o mesmo poder do Pai de reduzir ao silêncio e ao nada o que impede às comunidades cristãs a realização do projeto divino. Mais do que um Jesus taumaturgo, o Evangelho nos fala de Alguém a quem os cristãos precisam aderir plenamente, como condição única para realizar com sucesso a travessia. ”Por que são tão medrosos? Ainda não têm fé?”

Só os que, de fato, aderem plenamente ao Senhor é que poderão reconhecê-Lo como Filho de Deus.

Mensagem do dia: Qual o melhor tipo de Amor?


É o Amor planejado! Este Amor é fruto da observação da pessoa. Vamos observando, observando... Até descobrirmos a maneira como quem amamos se sente verdadeiramente amado. Além do mais, planejar Amor é intensa cura para quem ama. Planejando Amor, vamos entender melhor a linguagem de Amor dos outros. Quem ama assim, tem mais saúde no corpo e na alma. 

Papa faz imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos

Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI fez a imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados neste último ano. A imposição foi feita durante a Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada na Basílica Vaticana e transmitida ao vivo pela TV Canção Nova às 4h (horário de Brasília).

Dentre os 43 novos arcebispos que receberam o Pálio, oito são brasileiros: Dom Filippo Santoro, Arcebispo de Taranto, na Itália; Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis (SC); Dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO);  Dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP); Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).

“Amados Metropolitas, o Pálio, que vos entreguei, recordar-vos-á sempre que estais constituídos no e para o grande mistério de comunhão que é a Igreja, edifício espiritual construído sobre Cristo como pedra angular e, na sua dimensão terrena e histórica, sobre a rocha de Pedro”, disse o Santo Padre.

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

São Pedro e São Paulo

Em sua homilia, o Papa explicou que a tradição cristã sempre considerou as figuras de São Pedro e São Paulo inseparáveis: na verdade, juntos, representam todo o Evangelho de Cristo.

O discípulo Pedro, por dom de Deus, pode tornar-se uma rocha firme no qual se edificou a Igreja de Cristo.

“Graças à luz e à força que provêm do Alto, o Papado constitui o fundamento da Igreja peregrina no tempo, mas, ao longo dos séculos assoma também a fraqueza dos homens, que só a abertura à ação de Deus pode transformar”, salientou Bento XVI.

O Papa lembrou também que a imagem de São Paulo é sempre representada com a espada que simboliza o instrumento do seu martírio, mas também toda a sua missão como evangelizador.

“O Senhor lhe deu a coroa de glória e colocou-o, juntamente com Pedro, como coluna no edifício espiritual da Igreja”, explicou o Pontífice.


Ecumenismo e fraternidade

Estavam presentes também na celebração embaixadores, autoridades civis e uma delegação do Patriarcado de Constantinopla, recebidos com pelo Papa com “gratidão fraterna e cordial”.

“Só o seguimento de Cristo conduz a uma nova fraternidade: esta é, para cada um de nós, a primeira e fundamental mensagem da Solenidade de hoje, cuja importância se reflete também na busca da plena comunhão, à qual anelam o Patriarca Ecumênico e o Bispo de Roma, bem como todos os cristãos”, salientou Bento XVI. 

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Papa destaca progressos no diálogo entre católicos e ortodoxos

O Papa Bento XVI recebeu, no Vaticano, nesta quinta-feira, 28, uma delegação do Patriarcado de Constantinopla que veio participar das celebrações dos Santos Pedro e Paulo, que será celebrada nesta sexta-feira, 29. 

Esta presença ortodoxa neste dia festivo já se tornou tradicional, mais uma demonstração da proximidade entre a Igreja Católica e a Ortodoxa, caminho que se iniciou com o Concílio Vaticano II. 

“O Patriarca Atenágoras, junto ao Beato Papa João XXIII e o Servo de Deus Papa Paulo VI, animados da paixão pela unidade da Igreja que nasce da fé em Cristo Senhor, tornaram-se promotores de corajosas iniciativas que abriram a estrada às renovadas relações entre o Patriarcado ecumênico e a Igreja católica”, disse ainda Bento XVI. 

Para o Pontífice, é motivo de particular alegria constar que o Patriarca Bartolomeu I segue, com renovada fidelidade e fecunda criatividade, o caminho traçado por seus predecessores, os Patriarcas Atenágoras e Dimitrios, distinguindo-se a nível internacional pela abertura ao diálogo entre os cristãos e pelo empenho a serviço do anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo.

“Que Deus onipotente nos conceda o dom de uma comunhão sempre mais plena segundo Sua vontade, para que com ‘um só coração e uma só alma’ (At 4,32) possamos sempre exaltar o Seu nome”, pediu o Santo Padre no fim do encontro.

Mensagem do dia: Por que me pertubo facilmente?

Grandes perturbações, muitas vezes, surgem de escolhas malfeitas; e é sobre isso que eu quero conversar um pouquinho com você. Muitas de nossas perturbações possuem origem nos momentos em que escolhemos sempre o que seria mais fácil, sem muitas exigências, e assim, a gente segue escolhendo facilitar aqui, ali e acolá, sem fazer crescer o amor, a misericórdia, a paciência, a capacidade de perdoar e esperar; qualidades que são tão úteis e fundamentais para crescermos.
É por isso que muita gente perde até o sentido da vida! As escolhas fáceis retiram o sabor que a vida tem, enfraquece o que precisa ser forte e vibrante em nós, acomoda o que necessitaria ser movido, fragilizando a alma e as forças do coração! Observe-se e verá!
Escolhas fáceis geram pessoas frágeis e, por isso, perturbadas! Essa perturbação é a ausência de sentido da vida!

Vamos começar de novo?

TV CN transmite imposição do Pálio a arcebispos brasileiros

A TV Canção Nova fará a transmissão ao vivo às 4h (horário de Brasília) desta sexta-feira, 29, da Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo. Na ocasião, o Papa Bento XVI fará a imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados pelo Santo Padre nesse último ano. 

O Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices. Nele estão bordadas seis cruzes. É confeccionado com a lã de dois cordeirinhos, ofertados ao Papa, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã posteriormente é tecida pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

Dentre os 44 novos arcebispos, oito são brasileiros. Destes sete atuam em arquidioceses no Brasil, e Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis (RJ), atualmente é Arcebispo de Taranto, na Itália. 

Os sete arcebispos brasileiros são os seguintes:

- Dom Wilson Tadeu Jonck S.C.I. de Florianópolis (SC);
- Dom Jose Francisco Rezende Dias de Niterói (RJ);
- Dom Esmeraldo Barreto de Farias de Porto Velho (RO);
- Dom Airton Jose dos Santos de Campinas (SP);
- Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho de Teresina (PI);
- Dom Paulo Mendes Peixoto de Uberaba (MG);
- Dom Jaime Vieira Rocha de Natal (RN).

Setor Juventude faz assembleia e define prioridades


Representantes de pastorais e movimentos que trabalham com a juventude, na Arquidiocese de Natal, se reuniram, nos últimos dias 22 e 23 de junho, no Colégio Marista de Natal, e definiram prioridades para o segundo semestre de 2012, com vistas à Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Durante a assembleia, os participantes pensaram na comemoração do Dia Nacional da Juventude - DNJ, em outubro; definiram os primeiros passos para a organização da Semana Missionária, que antecederá a Jornada Mundial da Juventude; escolheram os representantes da Arquidiocese de Natal que participarão do Encontro da Juventude, em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, neste mês de julho, em Recife (PE); e as atividades que compõem o calendário interno do Setor Juventude.

Outro assunto definido pela Assembleia foi a realização do “Bote Fé na Vida”, que acontecerá dia 22 de julho, marcando a contagem regressiva para a JMJ. O “Bote Fé na Vida” terá concentração na Catedral Metropolitana de Natal, às 14 horas, com celebração eucarística, seguida de uma caminhada até o Largo Dom Bosco, na Ribeira. Essa atividade deverá acontecer em todas as dioceses do Brasil, com a programação de acordo com cada realidade.

“A Assembleia, dias 22 e 23 de junho, foi a primeira sob a coordenação do seminarista Inácio Lopes, que assumiu o Setor Juventude da Arquidiocese, no mês passado”, explica a secretária do Setor, Daniely Barbosa. Participaram da Assembleia, representantes da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil, Comunidade Shalom, Renovação Carismática, Centro Marista de Juventude, Juventude Missionária, Juventude Mariana Vicentina e Articulação da Juventude Salesiana.

Fonte: Arquidiocesdenatal



terça-feira, 26 de junho de 2012

Mensagem do dia: Onde esta a fonte de toda cura!

No perdão está a fonte de toda a cura!
No perdão generoso, com vontade de abraçar o mundo, com intenção e força de alma.

Mas também, no perdão sofrido, quase sem palavras e entre lágrimas; no perdão, resultado de uma decisão da mente que quer ser de Deus.

Enfim, jamais vi a cura procurar um outro atalho! Quem não se dobra para perdoar faz grande mal a si mesmo; atrasa o caminho e pode perder a alma. Por isso fica sempre doente!

Padre Chagas responde pela Arquidiocese

O Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza, responde pelo governo da Arquidiocese de Natal, no período de 26 de junho a 2 de julho. Antes de viajar a Roma, na última sexta-feira, para a solenidade de entrega do pálio, pelo Papa Bento XVI, Dom Jaime designou ao Padre Chagas a função de responder pelo governo arquidiocesano, neste dias. 

Em Roma, também se encontrará, a partir desta terça-feira, acompanhando o Arcebispo, o Vigário Geral, Padre Edilson Soares Nobre; os arcebispos eméritos, Dom Heitor Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, alguns sacerdotes do clero natalense, e um grupo de leigos. A solenidade de entrega do pálio acontecerá no próximo dia 29, na Basílica Vaticana.

Fonte: Arquidiocesedenatal

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cruz peregrina chega a Passa e Fica


Ontem (24) dia de São João Batista a Cruz peregrina foi entregue a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima com sede em Passa e Fica. A coordenadora do dízimo e sua equipe foram pegar a cruz na paróquia de São Bento Abade e trouxeram para paróquia, onde se dará seqüência a peregrinação arquidiocesana. 



Fonte: http://paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br/

domingo, 24 de junho de 2012

Mensagem do dia: Deficiências

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.


"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."

Dom Leonardo acredita na educação para preservação ambiental

Educar para preservar. Na opinião do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, este tema deveria ser o grande debate durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que foi realizada no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho. O bispo acredita que a educação seria uma alternativa que traria muitos benefícios à sociedade.

“Nós poderíamos dizer educar para ter uma verdadeira ética de relação com a natureza. Nós ganharíamos muito com isso. Se nós tivermos um olhar apenas de cifrão sobre a natureza, no futuro deixaremos de ter um olhar de admiração, de encantamento que é tão próprio da pessoa humana”, afirmou.

Neste sentido, a CNBB vê com preocupação os resultados da conferência que reuniu líderes de vários países do mundo. Segundo Dom Leonardo, foi muito positiva a participação de movimentos sociais durante o evento paralelo, a Cúpula dos Povos. Para ele, um debate de grupos diferentes dispostos a dialogar sobre o meio ambiente.

Por outro lado, Dom Leonardo, questiona resultados práticos nas discussões entre líderes mundiais. “Existe uma apreensão porque a Rio 92 foi muito significativa. Nós temos receio de que não apareçam metas a serem atingidas e a criação de um fundo necessário”.

O tema economia verde também preocupa. O assunto chegou a ser retirado do texto final, mas retornou depois de muito debate. “Mas nós precisamos pensar que tipo de economia é essa. Porque pensar em nossas matas, em nossos rios, para o nosso lucro não seria uma economia verde. Seria sobrepor a economia ao meio ambiente. Isso nos preocupa”, ponderou o secretário-geral.

Dom Leonardo também comentou as discussões sobre direitos reprodutivos das mulheres. Disse que a decisão de retirar o tema do texto final foi acertada. “Forçou-se a entrada de alguns desses assuntos, quase esquecendo elementos fundamentais que são elementos da nossa cultura”, disse. Um debate que, para ele, impõe direitos sobre a vida. “A vida vem em primeiro lugar, o direito vem depois. Nós queremos impor direitos àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de vir à luz”.

O secretário-geral destacou ainda que cada pessoa não vive isoladamente. A relação em sociedade também é uma relação com o meio ambiente e na medida em que destruímos a natureza, estamos desestruturando as pessoas. “Esse cuidado próprio é da nossa responsabilidade. E para despertarmos para isso entra de novo uma tarefa fundamental: a educação”.
FONTE: CNBB

sábado, 23 de junho de 2012

Mensagem do dia: Aprendendo a perder

Só ganha na vida quem sabe perder! É preciso que tenhamos sabedoria e força interior para perder pontos de vista, iniciativas, a própria vez e a chance que pensávamos ter conseguido.

Mais força ainda precisamos ter para perder algo para alguém, quando este é uma pessoa querida, ou se a perda for causada por traição ou por algum tipo de injustiça.

Porém, a verdade é que existe o tempo da perda e só fica de pé quem tem um horizonte mais amplo, uma meta definida e clara nessas ocasiões. Assim, aprendemos a considerar tais privações como pesos que vamos largando ao longo do caminho, de modo que nos tornamos mais leves, para que possamos voar cada vez mais alto.

Eu sei que dói muito quando o que se perde são pessoas, mas entenda que o que não nos pertence, na realidade, nunca foi nosso!

Comissões da CNBB participam da Cúpula do Povos


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está participando da Conferência da Cúpula dos Povos, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 15 a 22 de junho de 2012, através das Comissões Episcopais Pastorais para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, e a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, bem como a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB.
No interior da Cúpula dos Povos, existe o espaço “Religiões por Direitos”, no qual a CNBB participa através de uma coalizão ecumênica, de caráter internacional, que congrega diferentes igrejas, organizações cristãs e tradições religiosas.
Nesse espaço de “Religiões por Direitos”, a Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB coordenou uma celebração inter-religiosa, no dia 18, e uma mesa de diálogo dos líderes religiosos presentes na Cúpula dos Povos, no dia 19. Ambos os eventos foram realizados em parceria com a organização inter-religiosa internacional Religions for Peace.
A celebração contou com representação de judeus, cristãos, muçulmanos, tradições afro e indígenas, e teve como tema principal o desenvolvimento de uma “mística do cuidado da criação”. Cada líder religioso pode fazer uma breve meditação acerca do tema, seguida de momentos de silêncio, cantos e gestos.
A mesa de diálogo dos líderes religiosos contou com a participação de 10 representantes de diferentes tradições religiosas e teve como tema “A responsabilidade da religião com o cuidado da vida na terra”.
“Como resultado do diálogo de lideres religiosos, constatou-se que a agenda das religiões na atualidade deve incluir os elementos que traçam os projetos do ser humano na busca de realização da sua existência e afirmar compromissos efetivos com a defesa da vida no planeta.  Religiões, sociedade e meio ambiente não são realidades distanciadas, mas estreitamente correlatas.  As tradições religiosas contribuem para a ampliação da consciência dos seus seguidores sobre os valores fundamentais da vida, pessoal, social e ambiental, orientando para a convivência pacífica e respeitosa entre os povos, culturas e credos, e destes com toda a criação”, explicou o assessor da Comissão para o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Elias Wolff.
A Cúpula dos Povos é um evento realizado por organizações da sociedade civil, em nível internacional e tem como finalidade discutir as questões socioambientais que afetam os povos do mundo inteiro. Esse evento acontece no contexto da Rio+20 e apresenta-se como uma reflexão crítica e alternativa aquela realizada pelos líderes de estado presentes no evento.
FONTE: Blog CNBB

A cruz peregrina agora está em Monte das Gameleiras


Ontem dia 22 de junho a Cruz peregrina que faz parte das comemorações de 15 anos de evangelização em nossa Arquidiocese foi levada pela comunidade de monte das Gameleiras. Ao chegar à comunidade será realizado momentos de orações pelos dizimistas, haverá missa pelos agentes do dizimo. 



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dom Jaime Vieira fala de política e religião




O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira da Rocha, será o entrevistado de hoje no programa “Papo Cabeça”, apresentado por Duarte Carvalho, e que vai ao ar a partir das 21h30 na SimTV. Na entrevista  Dom Jaime vai falar de religião, principalmente do êxodo de católicos para as igrejas evangélicas, sobre o pioneirismo em ações evangelizadoras da Arquidiocese de Natal  que  fazem parte do calendário religioso brasileiro,  e sobre padres políticos, tema polêmico no momento, será outro tema da entrevista de Dom Jaime. 


Dom Jaime receberá pálio das mãos do Papa

No próximo dia 29, Solenidade de São Pedro e São Paulo, Dom Jaime Vieira Rocha estará entre os arcebispos, de várias partes do planeta, que receberão o pálio, das mãos do Papa Bento XVI. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Receberão o pálio os arcebispos nomeados entre julho do ano passado até agora.

Dom Jaime viaja a Roma, nesta sexta-feira, dia 22, e retorna a Natal nos dias primeiros dias de julho. Também viajarão à capital italiana, para participar da celebração, os Arcebispos eméritos de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, e um grupo de mais de vinte sacerdotes, entre eles o pároco de Nova Cruz e Vigário Geral Pe. Edilson Nobre, além de fiéis leigos, entre os quais familiares de Dom Jaime.

Além de Dom Jaime, outros sete Arcebispos brasileiro receberão o Pálio. São os novos arcebispos de Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Porto Velho (RO), Campinas (SP), Teresina (PI) e Uberaba (MG). No Brasil, atualmente, existem 44 sedes metropolitanas ou Arquidioceses.

O que é o pálio

É uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes.

O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dia 06/07: Grande Arraiá no Fernando da Pista/RN




Acontecerá no dia 06/07/12 o II Grande Arraiá " XEGA MAIS PRA KÁ! na comun. do Fernando da Pista/RN, na Quadra de Esportes. Com apresentações de quadrilhas Infantis, Matutas e Estilizadas da região e muita comida típica e forró pé de serra.Além disso, Teremos a imensa presença da Quadrilha Estilizada "Estrela do Sertão" e um grande sorteio de uma cesta de junina. O evento será totalmente grátis.Realização: Grupo de Jovens Filhos do Céu, Igreja Católica e Comunidade Local. 


Você é o nosso convidado venha e participe dessa grande festa junina.



terça-feira, 19 de junho de 2012

Formação: Maria: pedagoga da solidariedade

A palavra “pedagogia” é de origem grega. Entre os ocidentais ela firmou-se como a ciência do ensino. Nas Sagradas Escrituras encontramos inúmeros pedagogos que nos ensinam o caminho da felicidade em Deus. Dentre estes inúmeros professores na arte da fé encontramos a Virgem Maria.
Na simplicidade dos gestos e palavras, Nossa Senhora ocupa um lugar especial dentro da história da salvação. Escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, ela nos ensina o caminho que nos conduz a seu Filho Jesus Cristo. A Santíssima Virgem Maria é o caminho do amor para chegarmos a Cristo. Foi por intermédio do "sim" de Maria que Jesus Cristo realizou a Sua primeira visita aos homens.
Na pedagogia da escola de Maria aprendemos o valor do serviço em um mundo extremamente agitado por tantas vozes e sons que nos dizem que, em primeiro lugar, deve ser feita a nossa vontade. Em meio a uma sociedade que passa a ver o outro como alguém distante, corremos o risco de assistir as necessidades e o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs como se estivéssemos vendo um telejornal.

Não! A dor do outro não é um programa jornalístico. Ela é real e requer que saiamos de nossas anestesias da indiferença e sintamos verdadeiramente a dor de nossos irmãos e irmãs de maneira caridosa e fraterna.  Quem precisa de nossa ajuda não é um estranho, cujo indiferentismo possa nos fazer acreditar que nada temos a ver com a realidade de quem sofre.
 
A Virgem Maria, quando soube pelo Anjo Gabriel que sua prima Isabel estava grávida, não esperou um convite formal para ir ao encontro das necessidades da prima. Nossa Senhora percebeu, naquele acontecimento, uma oportunidade de colocar-se a serviço daquela que precisava de sua ajuda.
“E eis que Isabel, tua parenta, está também para dar à luz um filho em sua velhice e já está sem eu sexto mês, ela que era chamada estéril. Naquele tempo, Maria partiu às pressas, ruma à região montanhosa, para uma cidade de Judá” (cf. Mc 1,26-45).
 
Diante da realidade de Isabel, Maria sabia, em seu coração, que sua amiga precisava de sua ajuda. Ela vai às pressas. Nada foi obstáculo para ela. Atravessou uma região montanhosa. Venceu as dificuldades do caminho para estar a serviço. O gesto solidário de Nossa Senhora é um caminho pedagógico-espiritual para todos nós.

A Santíssima Virgem atualiza em sua vida o ensinamento que seu Filho vai nos deixar: “Pois o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate pela multidão” (Cf. Mc 10,45). Diante da necessidade de Isabel, Maria vê, com os olhos do coração, uma oportunidade de fazer o bem. O gesto solidário da Mãe do Salvador é um exemplo para que o frio da indiferença não estacione no tempo de nossa vida.
 
A pedagogia mariana é uma lição de cuidado e carinho com relação às diversas necessidades daqueles que estão do nosso lado. Na metodologia do cuidado com o outro não é necessário esperar um convite formal para a prática do bem. A solidariedade é sempre um convite não formal para o bem. Pequenos gestos podem fazer grande diferença. Maria é a grande pedagoga do amor generoso e solidário com os necessitados. Ela nos ensina,  a cada dia, a arte de sermos conduzidos por um amor de Mãe e Mestra na arte do cuidado com o próximo...

Mensagem do dia: Como devemos agir diante das adversidades?


A lógica do Reino de Deus é bem diferente da nossa, pois é exigente. Mas se a seguirmos, seremos felizes nesta vida e, depois, por toda a eternidade.
Acolhamos o ensinamento de Jesus: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente! Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado” (Mt 5,38-42).
Peçamos ao Senhor a graça de sermos conduzidos pelo Espírito Santo em todo o nosso proceder ao longo deste dia.
Obrigada, Jesus! Eu confio em Vós!

Festas juninas relembram vidas dos santos


Músicas, quadrilhas, bandeirinhas, balões, fogueira e muita comida boa! Em todo Brasil, a Festa Junina se tornou uma das maiores e mais tradicionais festas populares.

Nos festejos são homenageados quatro santos: Santo Antônio (no dia 13), São João (no dia 24), São Pedro e São Paulo (no dia 29).

“Os santos que são lembrados nas festas juninas são homens de Deus que pautaram suas vidas no ensinamento da Igreja como membros vivos dela e pautaram suas vidas no Evangelho colando essa vida numa consagração a serviço de Jesus e do Reino de Deus”, salienta o Arcebispo de Aracaju (SE), Dom José Palmeira Lessa.

A tradição dessas festividades foi trazida pelos portugueses. As festas juninas são celebradas de maneiras diversas especialmente no norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido, França, Itália, Malta, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico e Austrália.


No nordeste brasileiro, as grandes festas reúnem toda a comunidade e muitos turistas com fartura de comida, quadrilhas e muito forró. Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) todos os anos disputam para ver quem tem a maior festa de São João do mundo.

No interior de São Paulo, ainda se mantém a tradição da realização de quermesses e danças de quadrilha em torno de fogueiras.

“Todas essas tradições bonitas estão ligadas ao espírito cristão, mas o mundo moderno caminha tentando de alguma maneira que a festa seja desvinculada do aspecto cristão”, ressalva Dom Lessa.

Para o Arcebispo de Aracaju, é importante que os cristãos se alegrem, dancem e façam festa, alimentando cada vez mais a fé no que está subjacente a toda essa alegria, sem cair num mundanismo, num tipo de festa pagã onde Deus não tem seu lugar e sem perder o sentido da vida dos santos.

“Que Deus renove em todos nós a lembrança da Palavra de Deus, a lembrança da vida de cada santo, para que possamos festejar como cristãos: dançando, brincando, se alegrando, soltando foguete, comendo comidas típicas, agradecendo e dando glória a Deus e, ao mesmo tempo, celebrando aquela cultura que eleva o coração do homem, que dá a verdadeira alegria ao homem, não deixando a marca do pecado”, conclui.

Contagem regressiva para a divulgação do hino da JMJ Rio2013

Os jovens da arquidiocese de Cuiabá iniciaram a contagem regressiva para a chegada dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na capital mato-grossense. A arquidiocese, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai realizar o evento Bote Fé, que terá início no dia 7 e se estenderá até 9 julho.
O ato faz parte da peregrinação da Cruz, e do Ícone de Nossa Senhora, que têm percorrido as principais cidades brasileiras para divulgar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro, com a presença do papa.
Em Cuiabá e Várzea Grande os Símbolos da JMJ visitarão paróquias, centros de ressocialização, faculdades, além de serem expostos durante carreatas e procissões.
Com o lema 'Ide e fazei discípulos a todos os povos', a Jornada Mundial da Juventude está marcada para ocorrer em julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro.
Entretanto, também na França se trabalha para preparar a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Mais de 160 delegados diocesanos se encontraram na semana passada em Paris, na Casa dos Bispos da França. Durante o encontro foram apresentados os primeiros dois spots publicitários sobre a JMJ e os resultados do concurso lançados através da mídia social nas últimas semanas.
O primeiro vídeo convida a se unir aos jovens de mundo inteiro que se reúnem no Rio e a descobrir a história das Jornadas mundiais da Juventude. O segundo é uma paródia em versão humorista de um filme famoso.
Entretanto, também contagem regressiva para a divulgação do Hino Oficial da Jornada no Rio, que será no dia 23 de julho. “A ‘cara’ do Rio de Janeiro, a ‘cara’ da Igreja no Brasil, isso com certeza vai estar presente nesse hino que será memorável”, afirmou o padre Leandro Lênin um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL).
Fonte: CNBB

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio+20: CNBB pede que mundo acorde para cuidado com Meio Ambiente


“Que o mundo acorde para a necessidade do cuidado do meio ambiente.” Com este propósito, a Igreja Católica está presente na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e na Cúpula dos Povos, em andamento na cidade do Rio de Janeiro.

No domingo, 17, a participação da Igreja foi apresentada numa coletiva de imprensa organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Arquidiocese do Rio e da Aliança Internacional de Agências Católicas de Desenvolvimento (CIDSE).

No evento, estavam presentes, entre outros, o representante do Papa na Rio+20, Cardeal Odilo Pedro Scherer e o Observador Permanente da Santa Sé na ONU em Nova Iorque, Dom Francis Chullickatt. O mediador da coletiva foi o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leornado Steiner, que explicou aos ouvintes do Programa Brasileiro o motivo da presença da Igreja na Rio+20:

“Trata-se de nós, como Igreja Católica, marcarmos uma presença na Rio+20, colocarmos o pensamento da Igreja Católica quanto ao cuidado do meio ambiente, da natureza, sermos uma presença também com outras entidades, outras pastorais, com as pastorais da sociais da Igreja Católica, para assim darmos também visibilidade a questões fundamentais não apenas econômicas em relação ao meio ambiente, mas principalmente da relação com o meio ambiente.”

Durante a coletiva, os membros da CIDSE divulgam uma mensagem aos líderes mundiais que participam da Conferência da ONU.

A finalidade da mensagem é incentivar ações em favor de um mundo mais justo e sustentável, em que “mulheres e homens reconheçam que são uma parte integral da criação, vivendo em harmonia e respeito, consigo e com os outros. A tarefa é urgente, porque construímos um mundo onde ainda demasiadas pessoas não têm alimentação, água e energia suficientes para viverem com dignidade”.

Os membros da CIDSE afirmam no texto que atuam diariamente com as pessoas em maiores dificuldades, que estão cada vez mais vulneráveis às ameaças ambientais. A degradação “tem sido a origem de violentos conflitos no mundo inteiro e a luta pelos recursos naturais tornar-se-á ainda mais intensa nas gerações vindouras”.

“Temos de assegurar que os resultados da Rio+20 sejam tão ambiciosos quanto possível. Como aliança internacional de 16 organizações membros e parceiros em todo o mundo, a CIDSE está intensificando esforços para alcançar um mundo mais justo e sustentável. A mudança também começa por nós.”


Fonte: noticias.cancaonova.com


Cruz peregrina do Dízimo chega a Serra de São Bento


A Paróquia de São Bento, da cidades Monte das Gameleira e Serra de São Bento recebeu neste domingo, 17, a Cruz do Dízimo. A entrega aconteceu após a missa com as crianças na Igreja de São Sebastião. Pe. Mário Gomes e mais dois representantes da Paróquia de São Bento recebeu das mãos de membros da equipe paroquial do Dízimo de Nova Cruz. A cruz que peregrinou por algumas comunidade com momentos de celebração e oração pelos dizimistas, como também acontece carreata e procissão com a cruz. Em Serra de São Bento a cruz foi recebida da Igreja Matriz onde fopi realizado missa de acolhida.


Fonte: pascomnovacruz

domingo, 17 de junho de 2012

Mensagem do dia: Como cativar alguém?

Para cativar, precisamos mais do que palavras ou atitudes. Cativamos alguém dando-nos sem reservas a ele. Oferecendo-nos a quem queremos cativar, de maneira que seja explícito nosso sincero desejo de nos dar, de repartir a pessoa que somos, como se disséssemos: 'tome-me pra você!' 

Cativar também é próprio de quem ama!

Se Deus me cativou é sinal de que compreendi que Ele se deu a mim!

Jovem de 18 anos é proclamada beatificada na Itália

Na tarde deste domingo, 17, na cidade de Nepi, na Diocese italiana de Civita Castellana, será proclamada beata Cecília Eusepi, que morreu apenas aos 18 anos. 

Cecilia Eusepi nasceu na Itália no dia 17 de fevereiro de 1910 e faleceu na cidade de Nepi, no dia 1º de outubro de 1928.
Em setembro de 1915 entrou no Mosteiro cistercienses de Nepi. Depois de sua morte, no dia 1° de junho de 1987 foram reconhecidas suas virtudes cristãs heróicas.

“Esta jovem que aspirava se tornar religiosa missionária foi forçada a abandonar o convento por causa de uma doença, que foi vivida com uma fé inabalável, demonstrando a grande capacidade do sofrimento para a salvação das almas nos últimos dias de sua existência, em profunda união com Cristo crucificados, repetia: ‘é lindo dar-se a Jesus, que se dou completamente por nós’”, destacou o Santo Padre depois daproclamação do Angelus, neste domingo.


Milagre

Uma junta médica aprovou por unanimidade, no dia 1° de outubro de 2009, a cura de Thomas Ricci, ocorrida em 4 de agosto de 1959, depois que ele sofreu uma queda acidental. Sua recuperação milagrosa foi a condição necessária para a continuação da causa de beatificação da Serva de Deus Cecilia Eusepi. 
 

sábado, 16 de junho de 2012

Aberto processo de beatificação de Dom Couto no interior de SP

Uma Missa celebrada na manhã desta sexta-feira, 15, marcou a abertura do processo de beatificação de Dom José Antônio do Couto na Diocese de Taubaté, interior de São Paulo. 

A cerimônia foi realizada na Catedral de São Francisco das Chagas e contou com a presença dos responsáveis pelo processo e pessoas que conviveram com Dom Couto, como era conhecido. Ele foi o quarto bispo diocesano da cidade, entre 1974 e 1981. 

Segundo o bispo atual da diocese, Dom Carmo Rhoden, com a abertura do processo, comecará o estudo de toda a vida de Dom Couto, inclusive seus escritos, para verificar se estão de acordo com a doutrina católica. Ele entende que o processo é demorado, mas torce para que não demore tanto assim. 

Dom Carmo destacou a simplicidade de Dom Couto, e recordou todo seu empenho e amor à paróquia, a qual ele continuou se dedicando embora estivesse doente. Exemplo disso, foi que mesmo na cadeira de rodas ele prosseguiu atendendo as pessoas, relembrou o bispo. 

Antes do término da Missa, os restos mortais de Dom Couto foram depositados embaixo de um altar com a Cruz de Nossa Senhora das Dores e São João Evangelista, no lado esquerdo da Catedral.  Até então, os restos mortais estavam no Convento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. 

Dom Couto já é considerado pela Igreja Católica como "Servo de Deus", desde abril deste ano, quando a Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, reconheceu a legitimidade do processo e autorizou sua abertura. Com esse título, os fiéis podem pedir sua intercessão. 

A primeira fase da beatificação é chamada de etapa diocesana, e deve durar aproximadamente dois anos. Em seguida, o processo será encaminhado ao Vaticano para dar início ao próximo passo, onde será necessário haver a comprovação de um milagre atribuído a Dom Couto para que ele seja beatificado. A partir disso, o próximo passo será a canonização, quando o bispo poderá ser reconhecido como santo da Igreja. 

Entenda melhor
.: Saiba quais são as etapas de um processo de canonização
Biografia

Dom Couto nasceu em 1º de novembro de 1927, na cidade de Formiga (MG), filho de Joaquim Antônio do Couto e de Rita da Conceição. 

No dia 28 de janeiro de 1944, ingressou no Seminário Menor de Lavras (MG), pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, onde ficou até 1946. Completou seus estudos no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Corupá e de Brusque, ambos em Santa Catarina. Em 1953, foi enviado a Roma para cursar teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. 

Foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 1956. Celebrou sua primeira Missa em 2 de julho de 1956, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Licenciou-se em teologia (1957) e teologia moral (1959) pela Academia Afonsiana de Roma, concluindo o doutorado em teologia moral, pela Universidade Urbaniana de Roma (1960).

Voltando para o Brasil no mesmo ano, fixou residência em Taubaté. Como sacerdote exerceu os seguintes cargos: professor de teologia moral e de Direito Canônico, no Instituto Teológico dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos); reitor do Convento (1965-1968); Conselheiro na Província (1966-1974); membro da Comissão de Revisão das constituições da mesma Congregação; delegado da Província Brasileira Meridional, no XVI Capítulo Geral (1973); Vigário Paroquial da recém-criada Paróquia Sagrado Coração de Jesus, diretor do curso de teologia para leigos e do curso de diaconato permanente.

Em 5 de junho de 1974, foi nomeado pelo Papa Paulo VI, Bispo Titular de Carini e Coadjutor da Diocese de Taubaté, com a função de ajudar o Bispo Diocesano em todo o governo da diocese e com direito à sucessão.

Dom Couto foi Sagrado Bispo em 18 de agosto de 1974 na Catedral de Taubaté. Em 4 de maio de 1976, aos 78 anos de idade, Dom Francisco Borja apresentou à Santa Sé seu pedido de renúncia, que foi aceito logo em seguida. Em 5 de maio de 1976, Dom José Antônio do Couto, como Bispo Coadjutor, assumiu a Diocese de Taubaté como o quarto Bispo Diocesano.

Fonte: Diocese de Taubaté

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela