sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Vida em plenitude

“Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos: não demonstreis por mim uma benevolência inoportuna. Deixai-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo. Rogai a Cristo por mim, para que por este meio me torne sacrifício para Deus.
Nem as delícias do mundo nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus, do que imperar até os confins da terra. Procuro-O, a Ele que morreu por nós; quero-O, a Ele que por nossa causa ressuscitou. Que não me entregueis ao mundo nem me fascineis com o que é material. Concedei-me, ser imitador da paixão de meu Deus”! (Santo Inácio de Antioquia).
O nosso conceito de vida é muito limitado. Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, experimentamos, de fato, a vida em plenitude, e a alegria passa ser a nossa companheira inseparável. De forma que descobrimos o verdadeiro tesouro, que é Jesus, e tudo ganha um novo sentido e um novo brilho.
Jesus, eu confio em Vós!

Arquidiocese se prepara para Semana Social Brasileira


Estado para que e para quem?” é o tema da 5ª Semana Social Brasileira, que acontecerá no período de 22 a 25 de maio de 2013. As reflexões em busca da resposta desta pergunta já vêm acontecendo, durante este ano de 2012, em dioceses de todo o Brasil.

Em preparação à Semana Social Brasileira, a Arquidiocese de Natal promove duas atividades, no mês de setembro, coordenadas pelo Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais. A primeira atividade é um seminário e acontece sábado, dia primeiro de setembro, das 8 às 16 horas, no auditório do IFRN, situado na Av. Rio Branco, no centro da capital. O seminário contará com a assessoria dos professores universitários César Sanson e Íris Oliveira. Os dois serão palestrantes da Mesa Redonda que abordará o tema: “Queremos o Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”.

A outra atividade será o Grito dos Excluídos, com uma vigília, que acontecerá dia 6 de setembro, das 18 às 21 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim. A programação iniciará com uma missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá um resgate da história dos Gritos dos Excluídos, realizados em anos anteriores, e uma homenagem a Dom Antônio Soares Costa e ao Padre Sabino Gentile, ambos já falecidos.
Semana Social
A realização das Semanas Sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade, desde o início dos anos 90. É um evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e tem a finalidade de mobilizar comunidades eclesiais e movimentos sociais para refletir sobre temas que dizem respeito à busca por um país justo, democrático, solidário e sustentável.
Fonte: Arquidiocesedenatal

Setor 2 realiza Grande procissão da Bíblia amanhã

A Capela Nossa Senhora Das Dores da Comunidade do Fernando da Pista irá realizá com o Setor 2 da Paróquia de Passa e Fica/RN que é composto pelas seguintes comunidades: Fernando da Pista, Fernando dos Inácios e Lagoa do Venâncio uma grande procissão da Bíblia amanhã de 01/09. A procissão sairá tanto do Fernando dos Inácios quanto do Venâncio no mesmo horário às 18hs e 30 e se encontrarão frente da igreja local do Fernando da Pista para a celebração da Palavra. Então, todos os fiéis que fazem parte do setor 2 estão convidados para participar desse momento fraterno.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Nunca estamos sozinhos

Mesmo quando nos sentimos sós, não estamos sozinhos, porque o Senhor está sempre conosco como Ele nos prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b).
Confiemos não simplesmente na nossa força física, nas pessoas ou no que possuímos, mas em Deus, que tudo pode e nos ama incondicionalmente.
“Pois eu, o Senhor teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio” (Is 41,23).
Em meio ao que estamos vivendo, supliquemos ao Senhor o Seu auxílio eficaz.
Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Papa envia condolências às vítimas da explosão na Venezuela

O Papa Bento XVI, em mensagem assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, expressou suas condolências pelas vítimas da explosão acontecida nesses últimos dias na refinaria petrolífera de Amuay, na Venezuela. A mensagem foi enviada ao arcebispo de Cumaná e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Diego Rafael Padrón Sánchez. 

Veja abaixo a íntegra da mensagem:

Dom Diego Rafael Padrón Sánchez
Arcebispo de Cumaná e presidente da Conferência Episcopal Venezuelana
Cumaná

Sua Santidade o Papa Bento XVI, profundamente entristecido pela notícia do grave acidente na refinaria de Amuay, Estado Falcon, que fez numerosas vítimas e danos materiais, oferece sufrágios ao senhor pelo eterno descanso dos falecidos, ao mesmo tempo em que deseja expressar sua paterna proximidade espiritual aos feridos, assim como a todos as vítimas e seus familiares. 

Além disso, o Papa encoraja toda a comunidade civil e eclesial da Venezuela a prestar com caridade e espírito de solidariedade cristã a ajuda necessária a quantos tenham perdido suas casas ou bens pessoais. Com estes sentimentos, o Santo Padre impõe sobre os afetados e aos que os socorrem a confortadora benção apostólica, como sinal de afeto ao querido povo venezuelano.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Eucaristia, o nosso tesouro

"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele"(João 6,55-56). 

Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo do Senhor. É o Senhor que permanece em nós e nós, n’Ele. Diante de tantas dificuldades e tribulações, o nosso auxílio está em Jesus vivo e presente na Eucaristia. Este é o nosso tesouro! 

Ore comigo: 

"Senhor, te adoro pela Tua humildade em te fazeres presente simplesmente numa hóstia consagrada. Tu és Deus, Rei e Senhor, e toda a minha existência está em Tuas mãos. Tu estás no controle de todas as coisas e de todos os acontecimentos da minha vida. Hoje a minha adoração é esta: colocar a minha vida no controle das Tuas mãos. Não quero mais ficar controlando e dirigindo a minha vida, mas sim, saber que tudo está sendo controlado e regido por Tua autoridade. Essa é a maior graça e segurança para a minha vida. Obrigado porque estás presente na Eucaristia, e dali levanta a Tua súplica ao Pai, por mim. Obrigado, porque pedes por todas as minhas necessidades e colocas em meu coração amor ardente pela Tua presença real no Santíssimo Sacramento. Ofereço a minha vida. É tudo o que tenho, em troca do grande presente: Tu se dás a mim na Eucaristia. Amém!"

Deus o abençoe!

Formação: O Dom da Amizade

Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro 'O Pequeno Príncipe', escreve: "Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo". Muitas vezes, vivemos em meio a multidões e nos sentimos sozinhos. Falta-nos a presença de um amigo que ouça nossas dores e cure, com o bálsamo das palavras de conforto, as feridas de nossa alma. Amigo verdadeiro sabe cuidar do outro sem deixar de cuidar de si mesmo. Somente quem descobriu, na vida, uma verdadeira amizade saberá valorizar este dom tão precioso e valioso quanto um diamante. 

A melhor definição do que seja amizade encontramos nas Sagradas Escrituras: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante" (Eclo 6,14ss). As verdadeiras amizades são tão preciosas que são comparadas pelo Autor Sagrado como um tesouro. Algo valioso que, uma vez encontrado, deve ser cuidado e valorizado. 

Amigos nascem de muitas semelhanças, mas também de diferenças. Na escola da vida aprendemos a reconhecer um amigo pela presença silenciosa nos momentos de dor. Amigo verdadeiro sabe se alegrar com as nossas conquistas. Amizade que cultiva a inveja perde o seu sentido e sufoca a raiz do amor gratuito que fortalece a árvore da partilha que cultivamos. 

Amizade verdadeira constrói pontes e derruba os muros que separam e dividem. Um amigo de verdade sabe caminhar conosco nas noites sem as estrelas da esperança, e nos guia com a luz do seu amor pelo caminho do bem e da verdade. Amigo sincero fala-nos com carinho, mas não deixa de nos dizer a verdade, mesmo que, muitas vezes, não estejamos dispostos a ouvir.

Amigo verdadeiro sabe respeitar o nosso tempo e não nos sufoca com seu excesso de proteção. Ele sabe que estar longe e tão importante quanto estar perto. Ele nos compreende quando preferimos o silêncio das reflexões ao barulho das palavras sem sentido.

Uma amizade madura nasce no tempo e se cultiva por toda a vida. No tesouro da vida, a amizade deve ser cuidada com carinho e ternura. Quem descuida de um amigo abandona um tesouro valioso e deixa de lado um pouco de si mesmo que foi guardado no coração da outra pessoa. A melhor maneira de valorizarmos uma amizade é ser presença e não ser inconveniente. 

Muitas amizades terminam, porque nunca começaram de verdade. São relações interpessoais cultivadas de maneira superficial. Amizade que tem sua base no amor conhece a história do outro e, por isso mesmo, sabe ser misericordioso com quem nos confia partes de sua vida em retalhos de lágrimas e sorrisos. 

Jesus confiou tão verdadeiramente em Seus discípulos que não os chamava mais de servidores, mas sim de amigos: “Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai” (cf. Jo 15,15). A vida e a missão de Jesus não eram segredos para aqueles que conviviam com Ele diariamente. Jesus sabia que somente aqueles que acolhem a vida do outro na sua própria vida são amigos verdadeiros. O amor de Jesus por cada amigo foi tão grande que a Sua vida já não seria mais Sua, mas continuaria para sempre viva no coração de cada um daqueles que o seguiam, e, no paraíso, esta vida doada e partilhada seria contemplada em um abraço amigo que iria durar toda uma eternidade. 

Na amizade de Jesus
 por cada um de nós encontramos o caminho para uma amizade verdadeira que se doa, gratuitamente, por aqueles que fazem parte de nossa história. Amizade verdadeira tem em Cristo o seu fundamento de amor, caridade, entrega e partilha.  

Restos mortais de Dom Helder Câmara são levados à Igreja da Sé

Nesta segunda-feira, 27, os restos mortais do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, serão trasladados para uma capela especialmente projetada para recebê-los na Igreja da Sé, em Olinda. Até então, os restos mortais de Dom Hélder estavam guardados em um túmulo provisório em frente ao altar da Igreja da Sé.

O gesto simboliza uma homenagem à memória do arcebispo 13 anos após sua morte. Mais que uma liderança religiosa, Dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. 

Junto dos restos mortais, serão colocados também os despojos do Padre Antônio Henrique Pereira Neto e de Dom José Lamartine, ambos amigos do arcebispo. Padre Antônio Henrique foi assessor da Pastoral da Juventude durante o pastoreio de Dom Hélder e Dom José Lamartine, bispo auxiliar. A cerimônia será presidida às 9h pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

O trabalho de Dom Hélder é conhecido em todo o mundo. Ele foi arcebispo de Olinda e Recife e também desempenhou funções em organizações não-governamentais, movimentos estudantis e operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Sofreu retaliações e perseguições por parte das autoridades do regime militar brasileiro.

A Igreja das Fronteiras, bairro da Boa Vista, ficou cheia de fiéis e emoção na manhã deste domingo, 26. Às 11h, padre Sebastião Sá celebrou missa em homenagem a Dom Hélder Câmara, dando prosseguimento à programação que decorre desde a última sexta-feira, para lembrar o aniversário da morte do arcebispo. O local foi escolhido porque lá Dom Hélder viveu os seus últimos dias, até falecer, em 27 de agosto de 1999.

domingo, 26 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Nossa melhor oração é a vontade de Deus

"Sei em quem pus a minha confiança" (2 Timóteo 1,12b). O Senhor nos separou para si e para o seu serviço. Nós já não nos pertencemos mais: somos de Deus! 

Isso significa que em tudo o que fazemos – trabalhando, conversando, andando, dormindo, estudando, pregando, comendo, enfim, tudo - deve revelar que somos do Senhor e que pertencemos a Ele. Em tudo precisamos agir de acordo com a vontade divina e dar testemunho para nossos irmãos. Até mesmo nosso olhar, sorriso, modo de falar, agir e pensar têm de dar esse testemunho. 

Deus nos convida a manter viva em nós a sua Divina Presença em todos os dias de nossas vidas. Onde quer que nos encontremos, a presença do Senhor nos acompanha e nós precisamos refleti-la por meio de todas as atitudes e palavras. Não estamos sozinhos. Esta certeza nos ajuda a não termos medo, porque nosso Deus é um Deus vivo e presente, que está ao nosso lado e caminha conosco. 

Todo cristão deve pôr Jesus Cristo no centro de todas as atividades que realiza, pois o nosso trabalho deve ser santificado, santificante e santificador. Nossa melhor oração é a vontade de Deus. Vamos fazer tudo, a partir deste dia, para que em nossas ações Ele se alegre conosco. 

Vamos conhecê-Lo cada vez mais, dá-Lo a conhecer e levá-Lo a todos os lugares e pessoas que pudermos. Isso é oração ao ritmo da vida! Isso é trabalho santificado e missão de todos os cristãos.

Deus o abençoe!


Morre Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba

Morreu na madrugada deste sábado, 25, o bispo emérito da Diocese de Piracicaba (SP), Dom Eduardo Koaik, aos 86 anos. Ele estava internado em estado crítico desde o dia 18, com neoplasia no couro cabeludo e metaplasia de pulmão e hepática. O velório deve começar ao meio-dia deste sábado, com missa na Catedral de Santo Antonio, de Piracicaba. O sepultamento foi marcado para a próxima segunda-feira, às 10h.

Dom Eduardo havia completado 86 anos na última terça-feira, 21. Ele foi o terceiro bispo de Piracicaba. Tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1980, como bispo coadjutor com direito à sucessão e Administrador Apostólico "Sede Plena". Sua posse como titular ocorreu em 11 de janeiro de 1984.

No dia 15 de maio de 2002, a Santa Sé aceitou sua renúncia (por ter completado 75 anos), e foi sucedido por dom Moacyr José Vitti, em 5 de julho do mesmo ano. Terminado seu ministério à frente da diocese, continuou a residir em Piracicaba. Em 2007, descobriu e iniciou a luta contra o câncer. Passou por quatro intervenções cirúrgicas, centenas de sessões de quimioterapia e de radioterapia.

Desempenhou diversos serviços em prol da Igreja no Brasil. Dom Eduardo Koaik foi presidente do Regional Sul - 1 da CNBB, entre 1991 a 1995. Por duas vezes, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da entidade, respondendo, na primeira vez, pelo setor de Comunicação Social e, na segunda, pelo setor dos Leigos, das Comunidades Eclesiais de Base e da Pastoral Universitária. Foi ainda presidente da Cáritas Brasileira e fez parte da comissão episcopal indicada pela CNBB para acompanhar a Renovação Carismática Católica. Ele também integrou a Comissão de Comunicação da Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM).

sábado, 25 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Não desista de ninguém


Muitas vezes, as pessoas estão tão enleadas em suas vidas, que não têm coragem de largar tudo e seguir Jesus. Por isso, por pior que você seja, por pior que tenha sido ou continue sendo a sua vida, você precisa compreender que deve dar um passo para o Senhor – porque mais do que o seu querer – é Jesus quem quer a sua conversão.

Além de haver pessoas muito más, depravadas, existem também pessoas que se acham "boas" porque não têm grandes pecados e não cometem grandes erros em suas vidas. Mas elas cometem "pequenos pecadinhos" – embora pecadinhos, na realidade, não existam –, e porque não se acham más, não roubam, não matam, nem são como os bandidos e corruptos, também não vão para Jesus. Por essa razão, muitas vezes, a conversão de um "bom" é muito difícil, pois por se considerar bom, não tem coragem de se tornar cristão para valer e ter o seu encontro pessoal com o Senhor. 

A todos aqueles que têm uma vida errada e também àqueles de sua família, que estão muito longe do Senhor, eu digo: "Não desanimem! Rezem muito, peçam ao Senhor e suas orações terão efeito".

Se vocês podem falar, falem; se vocês podem fazer, façam tudo o que puderem por essa pessoa que precisa se aproximar de Jesus. E mesmo que ela seja alcoólatra, viciada, depressiva, não a desclassifique. Pois para Deus não existe “lata de lixo” nem para a pior pessoa. Se você já fez tudo o que podia e já não pode mais falar – porque a pessoa já não suporta mais ouvi-lo –, reze, porque é Jesus dizendo: "Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia" (João 6,37-39).

Não desista de ninguém, pois Deus não desiste de nós!

Deus o abençoe!

Arquidiocese de Natal ganha novos padres e diáconos

Dois diáconos serão ordenados sacerdotes e seis seminaristas serão ordenados diáconos, nesta sexta-feira, dia 24, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, sob a imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Serão ordenados sacerdotes os diáconos Luciano Inácio da Silva, cujo estágio pastoral realiza no município de Lagoa Salgada, e João Gabriel do Nascimento, atualmente estudando em Roma. Já, os seminaristas que serão ordenados diáconos, são: Manoel Alaíde da Silva, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara; Inácio Lopes, coordenador do Setor Arquidiocesano de Juventude; Wilson Alves, estagiando na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Maria; Pedro Cunha, que faz estágio pastoral na Paróquia de São José, em Angicos; Francisco Ney Lopes, estagiando na Paróquia de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; e Joseilson de Oliveira, cujo estágio pastoral é realizado na Paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Gostoso. Todos são alunos do Seminário de São Pedro.

Primeiras missas:
Os dois novos sacerdotes da Arquidiocese de Natal presidem a primeira missa, amanhã, dia 25. O Padre João Gabriel celebra, às 17 horas, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio. O Padre Luciano Inácio preside a primeira missa, na Igreja de São João Batista, em Arez.

Fonte: Arquidiocesedenatal
  

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Como encontrar minha vocação?

O caminho mais seguro e rápido para encontrarmos nossa vocação é o exercício diário de dedicar a vida aos outros. Servir um copo d'água, oferecer uma atenção qualquer, um telefonema, um sincero interesse pela vida de alguém, um tempo que se "perde" para escutar uma pessoa. 

Grande segredo, entretanto, é fazer o bem sem olhar a quem. Lembra do ditado?

Medite sobre isso, por favor!

Arquidiocese de Aparecida faz carreata em defesa da vida

A cidade de Guaratinguetá (SP), terra do primeiro santo brasileiro, será palco de uma carreata em Defesa da Vida neste domingo, 26. “Através dessa carreata queremos mostrar para a sociedade que a Igreja está atenta a essa cultura de morte que vem sendo implantada”, explica Rogério de Brito Moraes, um dos organizadores do evento.

Rogério é membro da Comissão em Defesa da Vida, que está sendo implantada na Arquidiocese de Aparecida. Em unidade com a Pastoral Familiar, a Comissão promove e defende a vida em todas as suas etapas.

“A pastoral familiar está atenta a todos os meios de defender a vida, desde a concepção até a morte natural. A relação com as drogas, pornografia, pedofilia, miséria, tudo isso envolve a defesa da vida.,” esclarece.
Em carro aberto, uma imagem e uma relíquia de Santa Gianna Beretta, símbolo da luta pró-vida, vão percorrer a cidade rumo ao Santuário de Frei Galvão. Os veículos sairão da praça em frente a Igreja do Puríssimo Coração de Maria, a concentração será às 13h30. Na chegada ao Santuário, prevista para às 15h, os fiéis participarão de uma missa.
Além da carreata, um Fórum para discutir o tema, também será promovido pela Pastoral. O evento será em outubro.

Padre fará Direito Canônico em Roma

O Padre Francisco Lima, da Arquidiocese de Natal, viaja, no próximo dia 27, para Roma, onde deve residir por três anos. Ele residirá no Colégio Lateranense João XXIII e fará mestrado em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense. "Com o mestrado em Direito Canônico, quero ajudar na formação, no Seminário de São Pedro, e levar adiante o projeto de abertura do Tribunal Eclesiástico, na Arquidiocese de Natal", revela o sacerdote.

Padre Francisco Lima completará quatro anos de sacerdócio, dia 7 de outubro. Logo após a ordenação, ele foi residir na Diocese de Bonfim (BA), onde passou três anos, em missão. No início de 2012 voltou para a Arquidiocese de Natal e atuou, durante seis meses, como vigário paroquial da Catedral e de Santana, no Soledade 2, Natal.

A partir de agora, a Arquidiocese de Natal contará com quatro padres e dois seminaristas, estudando em Roma.

Fonte: Arquidiocesedenatal

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Arcebispo visita TRE

Foto: Cacilda Medeiros

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma visita aos juízes do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, na tarde da última quinta-feira, dia 16. Os juízes estavam reunidos, em plenária, quando receberam o Arcebispo, que foi saudado pelo presidente do TRE, Desembargador Saraiva Sobrinho.

Dom Jaime agradeceu o convite e fez referência ao trabalho dos juízes eleitorais, especialmente neste período de campanha política. Ele ressaltou que, desde que assumiu o governo arquidiocesano, tem procurado visitar as instituições e autoridades. “Com isto, estabelecemos uma relação, neste mundo plural, para somar esforços, que contribuem para o bem comum e da cidadania”, disse o Arcebispo. Ele também lembrou o Papa Bento XVI, quando disse que a Igreja deve proporcionar às pessoas o exercício pleno da cidadania. “Que as autoridades ajudem as pessoas a terem vida plena”, destacou Dom Jaime, fazendo referência às palavras do Papa.

O Arcebispo também foi saudado pelo advogado Paulo Lobo Saraiva, que assistia à plenária da corte do Tribunal.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Inscrições da JMJ Rio 2013 começam no próximo dia 28

Depois de lançar o Manual de Inscrições do Peregrino, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 dá mais um passo para garantir a participação dos jovens e organizar dos grupos. As inscrições serão abertas no próximo dia 28 de agosto. Segundo a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, será um dia significativo para a JMJ.


"A inscrição no portal oficial da JMJ Rio2013 representa uma pré-reserva. A confirmação da inscrição é o pagamento", disse. "O peregrino já pode optar pelo seu pacote e a JMJ está se organizando para acolhê-lo".

Desde o último dia 31 de julho, está disponível online o Manual de Inscrições de Peregrinos. Nele estão todas as orientações necessárias para preparar da melhor forma o grupo. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de “responsável principal”). Além desse, haverá um “segundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir hospedagem e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.

A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período, as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00.

Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. A hospedagem oferecida pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos a fazerem inscrições em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.

Os candidatos ao voluntariado que não forem selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos.

Fonte: Rio2013.com

Aniversariante do Mês: A Coordenadora da Capela Fátima Guedes!

Feliz Aniversário!

Hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, quero te dizer que tenho muito orgulho em compartilhar da sua amizade.
Espero que este dia seja tão maravilhoso como tem sido estar ao seu lado.
Que você continue sempre sendo essa pessoa generosa, sensível e especial

Parabéns minha amiga, feliz aniversário.

Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens.
Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos.

Quero também te agradecer, por tudo o que tem feito para que a nossa amizade fique cada vez melhor.
E que saiba que gosto muito de você!
... Feliz Aniversário...

Esses são os sinceros votos de todos os que fazem a Capela Nossa Senhora Das Dores da Comunidade do Fernando da Pista/RN a nossa Coordenadora Fátima Guedes!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aniversariante do Mês de Agosto: A vice Coordenadora da PJ Milena Bezerra

É difícil desejar a você felicidades na data do seu aniversário. 

Ao que parece, todos os seus dias são felizes, afinal, você com esse sorriso nos lábios parece estar sempre de bem com a vida. Entretanto, só isso é motivação mais que suficiente para te dar os parabéns!

Às vezes me ponho a imaginar, de onde vem tanta alegria acumulada em uma só pessoa. Em vez de ganhar presentes, você deveria sim dar um jeito de nos ensinar a fórmula de tanta  felicidade. 

Seu aniversário sem dúvida merece o maior dos brindes, pois a sua presença é um presente a  todos os seus amigos, seus parentes e as pessoas com as quais convive. A verdade é que a sua personalidade cativa e alegra a todos o já que estando com você, todos estão felizes.

                                       Parabéns, tudo de bom pra você *-*

Esses são os sinceros votos de todos os que fazem o Grupo de Jovens Filhos Do Céu a nossa vice-coordenadora Milena Bezerra!!

Em ato inter-religioso, Cristo Redentor recebe bandeira olímpica

Um ato inter-religioso marcou a chegada da bandeira símbolo dos Jogos Olímpicos ao Cristo Redentor, neste domingo, 19. O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, esteve presente no evento, que reuniu jovens com bandeiras de vários países que representavam a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 na capital carioca. 

“Que a presença da bandeira olímpica no Rio de Janeiro nos leve a trabalhar pela paz e pela fraternidade, e diminua a violência na cidade”, pediu Dom Orani que, em seguida, abençoou todos com água benta. 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou com a bandeira por volta das 8h30 e participou do ato, realizado com preces de sete diferentes religiões. A Pastora Cristina, representante da Igreja Luterana, também pediu proteção: “Que o Cristo Redentor abençoe esta cidade, impeça a violência e promova a paz entre habitantes e visitantes.”

O diretor do Departamento Educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio, Sami Ahmed Isbelle, pregou a solidariedade. “Que o espírito olímpico seja colocado em prática, de não agressão, de paz, de fraternidade e de auxílio mútuo”, discursou.

“O Brasil abriga essa diversidade. Que o Criador nos dê mais sentimento de solidariedade, de respeito, e que afaste de nós o ódio. Axé!”, ressaltou o Babalaô Ivanir dos Santos, representando as religiões matrizes africanas.

A diretora do Diálogo Inter-religioso da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Diane Kuperman, finalizou as preces com bom humor: “Sobre os braços abertos do judeu mais famoso do mundo, e à sombra dos elos entrelaçados dessa bandeira olímpica, vamos rezar para que o mundo aprenda com o exemplo do Brasil”.

Padre Omar Raposo, do Santuário do Cristo Redentor, pediu que todos dessem as mãos, para mostrar unidade e que rezassem, cada um em sua crença. “Que essa oração chegue aos céus e que o Redentor nos fortaleça nessa missão de paz nos próximos anos. Mais do que nunca, a força do bom acolhimento do povo carioca se fará presente também nos Jogos Olímpicos. Os braços abertos do Redentor indicam essa vitalidade espiritual que existe em todo carioca.”

Após o evento, o prefeito Eduardo Paes também ressaltou a diversidade como uma das principais características do Rio. “A bandeira olímpica não podia deixa de vir nesse ícone da cidade, o Cristo Redentor, que é o Rio de braços abertos, da diversidade, de uma cidade sem preconceitos. O Cristo abençoou a bandeira olímpica nesse dia lindo, nessa cidade fantástica”, afirmou Paes. 

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou que o Brasil é um modelo de país que abriga diferentes religiões, etnias e culturas: “Essa união da diversidade que existe no Brasil é um exemplo para todo mundo”, afirmou. “Hoje é um dia de benção inter-religioso, onde todas as religiões estão unidas em prol do sucesso dos Jogos Olímpicos e da proteção aos atletas brasileiros e do mundo inteiro”, acrescentou. (CM)

Religiosa fala sobre chamado vocacional e amor à comunicação

Deixar tudo para seguir a Cristo e servir os irmãos. Essa é a missão daqueles que são chamados por Deus à vida consagrada. 

Durante esta semana, a Igreja Católica recorda todos aqueles que se dedicam à essa vocação, encontrada na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica, conforme explica o subsídio para o mês vocacional

Para celebrar a data, o noticias.cancaonova.com entrevistou Irmã Rosa Maria Martins Silva, de 43 anos, dos quais 20 como religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas. Atualmente ela realiza um trabalho diferenciado como jornalista e Assessora Executiva para a Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional). 

Irmã Rosinha, como é conhecida pelos colegas, conta como foi seu chamado, um pouco de sua trajetória como consagrada, seu trabalho com os migrantes e seu amor pela área da comunicação. 


Leia a entrevista na íntegra:
noticias.cancaonova.com - Como foi seu chamado vocacional? 

Irmã Rosa Maria:
 Cresci numa família muito católica, de 11 irmãos. Papai e mamãe nos reunia toda noite para rezarmos o terço juntos. Faltar às Celebrações Eucarísticas, nunca. Se colocar a serviço dos mais necessitados, sempre. Me recordo ainda com meus 9 ou 10 anos, perambulando pelas ruas da minha cidade pedindo esmolas para ajudar comunidades ou famílias carentes. Era a alegria da minha vida. 

Penso que esta base religiosa me preparou para responder a um chamado que mais tarde, Jesus me faria. O chamado senti nas Missas dominicais quando o padre, sempre através do Evangelho, contava uma história de Jesus, o que Ele fazia, sua bondade, seus milagres, sua defesa daqueles que tinham a dignidade ferida: os pobres, os marginalizados, as mulheres, os cegos, os leprosos (lágrimas). Numa dessas Missas, vi uma senhora com uma veste azul, evidentemente era uma freira. Puxei a blusa da mamãe e falei baixinho ao ouvido dela: “mamãe, quero ser como aquela mulher lá”. E sempre persegui este propósito, do qual não tirei mais os olhos. 

noticias.cancaonova.com - Quando pensamos em religiosas, as imaginamos trabalhando com crianças, idosos... mas encontramos irmãs como a senhora, jornalista, atuante na área da Comunicação. Como é essa realidade?

Irmã Rosa Maria: O que fundamenta a minha escolha por esta área é a certeza de que não há evangelização, não há encontro com os mais pobres e excluídos, não há testemunho sem a comunicação. Para falar de Deus e experienciá-Lo, precisamos aprender a ouvir a mensagem, a ser mensagem, a transmiti-la. 

Esse é o grande mérito da Comunicação no processo evangelizador: Dela depende a eficácia e a eficiência da nossa missão. Um cristão que não sabe ouvir, que não sabe “escutar com os ouvidos e com o coração”, não evangeliza, não transmite a Mensagem (Jesus Cristo). Já conhecemos o ditado de que o Meio é a Mensagem. Em se tratando de Cristianismo, de evangelização, o meio mais eficaz para a transmissão da mensagem sou EU. Daí a importância de escutar Deus na oração, nas realidades que nos cercam, no grito dos sofredores, dos oprimidos da história para dizer ao mundo quem Deus é, quem o Pai do céu é. 

E evidentemente os Meios de Comunicação: o rádio, a TV, o Jornal, a internet, são espaços poderosos para quem vive nessa dinâmica da evangelização. Podemos e devemos aproveitar esses meios para que Aquele no qual acreditamos e D’ele fizemos a razão maior de nossa existência, possa ser mais conhecido, servido e amado.

noticias.cancaonova.com Em que áreas a senhora já trabalhou até chegar no que faz hoje?

Irmã Rosa Maria: Tenho 20 anos de Vida Consagrada e 43 de idade. A maior parte destes trabalhei na rede scalabriniana de educação, mas atuei na periferia de São Paulo, em áreas de risco, trabalhando com migrantes. Experiência que não me esqueço jamais: Deus está em todo lugar, mas de maneira muito especial ele se encontra onde a dignidade do ser humano se vê perdida. E isso é maravilhoso.

noticias.cancaonova.com - A congregação da senhora não faz o uso do hábito, utilizando roupas do cotidiano. Esse jeito de se vestir atrapalha ou ajuda na sua missão?

Irmã Rosa Maria: Quando entrei, se recordam a fala anterior eu queria ser como aquela mulher de roupa azul? (uma religiosa de hábito). Quando entrei na Congregação e comecei a estudar a nossa missão que é o exercício da compaixão para com aqueles que são obrigados a deixar a sua terra em busca da sobrevivência, os migrantes, os ciganos, os circenses, pessoal da aviação civil, marinheiros, expatriados, imigrantes, comecei a entender que só uma coisa me era necessária: um coração grande, bem grande, um ouvido largo, braços imensos, para acolher escutar e guardar esses queridos de Deus. O hábito nesse sentido se tornou secundário. Acho lindo o hábito, mas acho que usar roupas comuns facilita, em muitos casos, o trabalho missionário, porque nos aproxima mais das pessoas.

noticias.cancaonova.com -
 No trabalho que a senhora exerce na CRB lida com religiosas (os) de várias congregações diferentes. Como a senhora percebe a riqueza dessa diversidade de carismas na Igreja?

Irmã Rosa Maria: “O Espírito sopra onde quer, como e quando quer”. Essa expressão me é muito valiosa porque Deus é o sumo bem. Ele é o Equilíbrio e por isso fez tudo tão perfeito e para restabelecer a harmonia entre os seres, Ele providencia formas, fala às pessoas nas mais diversas realidades e as convida a ajudar nesta afinação do universo.

Bacana. É assim que surgem as mais variadas formas de ajudar o mundo a ser conforme o sonho de Deus: uns lutam pela dignidade das crianças, outros pela prevenção do tráfico, outros para defender os migrantes, outros para proteger os idosos. Nosso Deus é criativo e de maneira muito amorosa Ele chama e dá o dom, a força necessária para que a pessoa que foi chamada a restabelecer a ordem nessa realidade da história consiga alcançar o objetivo. 

Bendito o fundador, bendita a fundadora que ouviu o chamado de Deus e naquele período da história harmonizou algumas realidades, mas diria, mais bendito, bendita, louvado e louvada seja aquele e aquela que respondendo ao chamado de Deus, tem a coragem de, neste mundo de hoje, remar contra a corrente e acreditar que a ordem, a harmonia, a sinfonia do universo, a recuperação da dignidade perdida é possível. Parabéns a você, pai, mãe, leigo, leiga, consagrado, consagrada que acredita neste projeto de Deus e não poupa tempo na luta para torná-lo realidade.

Mensagem do dia: Por que ando tão nervoso?

Calma não se improvisa, é decisão exercitada! É também resultado de uma série de pequenas decisões que tomamos, e, aos poucos, acabam assimilando um modo de ser que nos dá força e serenidade para enfrentar o que nos tira do sério. Reveja o que você anda decidindo. Tenha coragem!

Outra dica é compartilhar o que você sente e o tira do sério. Falando com alguém, nos tornamos mais responsáveis por nosso crescimento!

Outra dica? Faça silêncio. Tem sujeira que o silêncio sabe limpar.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mensagem do dia: E se eu não souber o que fazer?


Por favor aprenda a não saber tudo! Todas as vezes que vemos nossas capacidades se tornarem insuficientes para as ações, lembre-se que o coração nunca pára de amar e isto não depende daquilo que a gente faz! Quando não souber o que fazer, ame! Ame com forças de alma, com lágrimas nos olhos! Ame na incompreensão e no medo! Ame como Cristo amou!
Quem ama e vive assim já entendeu o porque estamos neste mundo!


CNBB lança plataforma de evangelização para crianças


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta terça-feira, 14, uma iniciativa inédita de evangelização para crianças de dois a oito anos de idade. O projeto chamado “Anjinhos do Brasil” é uma plataforma multimídia baseada em sete personagens infantis em forma de anjos. O evento de lançamento será realizado no Museu de Arte Sacra de São Paulo às 10h.

Cada um desses personagens recebe o nome de uma virtude humana e, por meio de músicas, orações criadas especialmente para eles, e histórias ilustradas, transmitem os valores da Igreja à nova geração de católicos. A iniciativa visa à evangelização de crianças dessa faixa etária e também busca auxiliar os pais a transmitirem aos seus filhos os valores cristãos.

Na página do site voltada à apresentação do projeto, o diretor geral das edições da CNBB, padre Valdeir dos Santos Goulart, explica o porquê de ter sido escolhida a figura do anjo. Ele menciona que o Catecismo da Igreja Católica, quando se refere aos anjos, diz que a Igreja sempre acreditou na "existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé".

"Olhando no dia a dia, vemos pessoas que são como anjos para nós, não são apenas seres espirituais, são pessoas que estão ao nosso lado, nos protejem, nos ajudam e nos transmitem a Boa Nova. As pessoas desejam que o anjo lhes traga paz, saúde, felicidade; que as ensine a ser serena, generosa, sábia, corajosa, etc.", explica o padre no texto.

No lançamento dos “Anjinhos do Brasil”, a CNBB vai homenagear pessoas públicas que contribuíram para difundir valores cristãos, entre elas o apresentador Renato Aragão, o cantor Roberto Carlos, o ex-jogador de futebol Raí, a apresentadora Ana Maria Braga, e, em memória, a ex-coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e a beata Irmã Dulce.

Igreja celebra Dia de Irmã Dulce, anjo bom do Brasil

Nesta segunda-feira, 13, a Igreja celebra a festa litúrgica em memória de Irmã Dulce, que foi beatificada em 22 de maio de 2011. Em Salvador, os fiéis se reúnem em uma Missa logo mais, às 10h, que será presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Já às 14h acontece a Ciranda da Fé, que será animado pelo padre Lázaro Muniz, e às 17h a Missa dos devotos.


As comemorações em homenagem à Bem Aventurada Dulce dos Pobres começaram no início do mês, com uma novena que se seguiu até este domingo, 12, sempre às 19h30, no Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Nesses 13 dias, a Capelania das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) oferece visitas às relíquias do memorial e Celebrações Eucarísticas. 

A festa deste ano traz como tema “A exemplo da Bem-aventurada Dulce dos Pobres queremos reavivar a nossa fé em Cristo”. Para o responsável pela Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, padre Alberto Montealegre, a festa deste ano servirá para sedimentar ainda mais a devoção à Irmã Dulce no coração dos católicos, além de tornar o seu exemplo de fé e amor mais conhecido pelos fieis. 

Anjo Bom do Brasil

Dona de um olhar meigo, passos suaves e um corpo frágil, Irmã Dulce conquistou o amor do povo baiano. Foi pequena na estatura, mas era capaz de ser tornar gigante para amparar aqueles que mais necessitavam. Os que a procuravam, crianças e idosos abandonados, doentes, pessoas sem esperança, sempre encontravam nela uma palavra amiga e um gesto concreto de amor.

Milhares são os testemunhos dos que tiveram a oportunidade de estar com ela. Além do testemunho, a obra deixada pelo Anjo Bom fala por si só. O Hospital Santo Antônio, no Largo de Roma, construído num espaço que abrigava galinhas, atende diariamente mais de cinco mil pessoas. Esta é uma prova concreta de que é possível cumprir o mandamento do amor ao próximo nos dias de hoje.

“Irmã Dulce representa para comunidade um símbolo de fé e esperança. Já que, apesar das suas limitações, conseguiu superar as dificuldades e fazer o que fez, tudo por meio da fé. Gostaria de dizer aos fiéis da Bem-aventurada Dulce dos pobres que sigam o seu exemplo de fé, esperança e caridade, já que o anjo bom do Brasil com a sua vida nos ensina que através da fé podemos fazer tudo e vencer tudo”, diz padre Alberto.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mensagem do dia: Como faço para ter paciência?

A paciência é uma virtude que consiste em saber compreender o tempo dos outros e da vida. Nada nem ninguém possue o mesmo ritmo e compreensão da vida e das pessoas. É por isso que tem gente que demora um tempo enorme para entender o que para nós é claríssimo e vice-versa.
Fixar-se em "aguentar" alguém ou algum fato é coisa pouco sábia. Entretanto, encantar-se com o ritmo diferente que as pessoas possuem é imensa oportunidade para uma sincera conversão cristã e maturidade humana.
É voçê quem escolhe!

Dom Jaime faz alenta: “É preciso dar um basta a essa realidade de penúria”


Em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94 e publicada na primeira pagina do Jornal de Hoje na Edição do último dia 07, Dom Jaime faz alenta as autoridades do nosso estado, chamado atenção que é preciso da um basta às diversas realidades de penúria que se encontra o nosso Estado. O arcebispo afirmou esta manhã que a população está cansada de tantas promessas e que é preciso dar um basta à realidade de penúria, desgaste e impotência. “A população se cansa de passar décadas e sua rua não ter uma melhoria, ali não chegou à pavimentação, o saneamento básico não chegou, o hospital não está funcionando, o posto de saúde não tem medicação. É preciso que nós possamos dar um basta a essa realidade de penúria, de desgaste, de impotência. Muitas vezes parece que nós não podemos fazer nada diante de assuntos e necessidades tão básicas”.

Dom Jaime falou também “Como Igreja, nós esperamos que o povo de Deus tenha e mereça a atenção fundamental e mínima que para eles é questão de vida ou de morte, sobretudo no sistema de saúde, que não só aqui no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil vive uma falência geral da saúde pública”, continuou o arcebispo, ao falar do papel da Igreja na política. “Almejamos que os governantes elejam essas atenções que são básicas para a vida das pessoas”, declarou o nosso pastor.



Fonte: paroquiadeemaus.blogspot.com.br/

Diáconos do Nordeste2 se encontrarão em Natal


A Comissão Regional dos Diáconos, CRD, do Nordeste 2, da CNBB, realizará Encontro Regional dos Diáconos, esposas e aspirantes, de 16 a 19 de agosto, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. O tema de estudo será: “Visão Geral do Contexto em que se deu o Concílio Vaticano II”.

A abertura será às 18h, com missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá palestra: “Introdução sobre o Plano Pastoral do Concílio sobre A Palavra”, feito pelo Pe. Cláudio Sartori, da Arquidiocese da Paraíba. No dia 17, haverá duas palestras: uma sobre A Palavra, a partir das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum, com o Pe. Cláudio Sartori, e outra sobre Liturgia, a partir da Constituição Sacrosanctum Concilium, com o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. No dia 18, mais duas palestras: uma sobre A Caridade, a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, com o Diác. José Durán y Durán; e outra sobre Os Ministérios Ordenados, também com o Diác. Durán. Neste dia, haverá momento mariano, às 18h, e trabalhos em grupo e plenária, às noite, com a participação do Diác. Zeno Conzen, atual presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), e o Diác. José Durán.

O dia 19 será dedicado à avaliação do encontro, informações gerais da CND e da CRD Nordeste 2, e considerações finais da CND, da CRD NE 2, da CDD de Natal e do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O encontro será encerrado com o almoço. Para participar, há necessidade de fazer a inscrição. A despesa, por pessoa, para o encontro todo, é de R$ 210,00, incluindo inscrição, hospedagem e alimentação.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela