domingo, 30 de setembro de 2012

"Não me esquecerei de rezar por vós", diz Papa em Castel Gandolfo

Na manhã deste sábado, 29, o Papa Bento XVI recebeu as delegações do município de Castel Gandolfo, as autoridades civis e militares, comunidades religiosas e funcionários das vilas pontifícias, que garantiram os serviços prestados durante sua estadia no local no período de verão. Em seu discurso dirigido à comunidade local, o Pontífice disse que não se esquecerá de rezar por todas as pessoas da pequena cidade.

“Eu não me esquecerei de rezar por vós e pelas vossas intenções, e confio que vós fareis o mesmo”.

Bento XVI lembrou que, durante o verão, Castel Gandolfo se confirma como a “segunda casa” do Bispo de Roma. Ele contou que o período passado no local permitu que ele vivesse em tempo de estudo, oração e repouso. 

Durante sua estadia em Castel Gandolfo, o Papa pôde notar com admiração a preocupação e o cuidado das pessoas que se empenharam em garantir a ele e a seus colaboradores assistência a hospitalidade. Por isso, o Papa agradeceu a todos.

“Expresso minha profunda gratidão a todos e a cada um pela dedicação abundante ao longo desses meses”, agradeceu.

O Santo Padre saudou o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, o pároco de Castel Gandolfo e todos seus colaboradores. “Convido-vos todos a continuarem a fazerem-me sentir a vossa proximidade espiritual também depois da minha partida, assim como aconteceu neste período de minha permanência”.

Por fim, Bento XVI afirmou que a melhor forma de lembrança é a oração. Confiando todos os presentes à Virgem Maria, que com seu “olhar amável” acompanha e sustenta os fiéis no caminho da justiça e da paz, o Papa concedeu a todos a Benção Apostólica. 

O Papa retorna ao Vaticano na segunda-feira, 1º, para presidir as celebrações programadas para outubro.

Fonte: 

Mensagem do dia: É necessário que você persevere na fé

A fé é tudo. Quem crê progride, ama, amadurece. É isso que Deus lhe dá quando o chama pela primeira vez. Ele não o chama para testá-lo. Ele lhe dá tudo de que necessita. E você fica com uma armadura espiritual muito forte. No seu coração o Espírito Santo de Deus começa a trabalhar e você aguenta qualquer sobrecarga, pois para suportá-la tem de ter fé. 

É preciso que perseveremos, que não percamos a convicção. Para isso, temos de ter fibra para segurar a nossa fé; de lutar por ela. “Eu creio, mas aumentai a minha fé”. Isso saiu da boca do discípulo de menos fé. 

“De fato, é preciso que perseveres para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu” (Hebreus 10,36).

Não podemos nos “desligar” de Deus. A nossa fé é o “fio” que vai entre o nosso coração e Deus. Tudo o que nos alimenta vem d’Ele. Mas se nos desligamos, acaba a Providência. O cristão que vive pela fé, deixa-se levar para o que é perfeito. Mas o cristão, que vive da aparência, retrocede para a perdição. Se você está ligado em Deus, você está buscando a perfeição e a santidade. Um cristão que não anda pela fé, volta aos antigos caminhos e desperdiça sua vida. Andar pela fé significa obedecer a Palavra de Deus e viver para Jesus Cristo, buscando a salvação. É buscar o dia inteiro, dia após dia, ano após ano, a vida inteira. 

Temos de ter fé, ter meta, querer o céu, mesmo que não compreendamos o sentido das provações, pois por trás das aparências há a Providência Divina. Por trás da aparência dos sofrimentos há providência. Deus está com você, deixe-O trabalhar em você. Não tema! A graça lhe será dada à medida que dela precisar. Não tema, mesmo que a aspereza do caminho lhe faça perder o fôlego. O essencial é que esse caminho seja uma subida, uma ascensão. Não tema, mesmo quando não perceber mais a doçura da confiança. É melhor morrer da verdade criada por Deus do que viver da mentira que nós mesmos fabricamos.

Deus o abençoe!

sábado, 29 de setembro de 2012

Formação: Caras sorridentes um sorriso não custa nada e rende muito

Ele o recomendava, e (sou testemunha disso) praticava-o em favor dos outros todos os dias. Costumava dizer, por experiência própria, que, em muitas ocasiões, “sorrir é a melhor mortificação”, porque custa. Sim, pode nos custar, custar muito, sobretudo nos dias em que não nos sentimos bem ou andamos aflitos e preocupados, mas o esforço sacrificado de tentar sorrir por amor - por amor a Deus e por amor aos outros -, passando por cima das dificuldades, constitui um belo serviço, pois torna mais amável e alegre a vida dos que convivem conosco.

É estranho, mas alguns pensam que sorrir sem ter vontade é hipocrisia. Não é verdade. Por exemplo, fazer o esforço, no lar, de sorrir para evitar preocupações, angústias, tormentos, mau humor ao marido, à mulher, aos filhos, é um grande ato de amor. O sorriso afetuoso dissipa nuvens, desarma irritações, abre uma nesga de céu por onde pode entrar o sol da alegria e o bom humor.

Por isso, deve-se lutar, esforçadamente, para não privar desse bem os outros. Sorrir não é só uma reação espontânea, uma atitude “natural” que não se pode controlar; pode - e deve, muitas vezes - ser um ato voluntário de amor, praticado com esforço consciente, pensando no bem dos outros.

A este propósito, gosto de recordar um cartão de Boas-Festas que um padre amigo me mandou em fins de 1992. Era uma folha de papel simples, xerocada na paróquia, e trazia uma espécie de poema. Não sei se era da autoria dele ou se o tomara emprestado de alguma publicação ou da internet. Seja como for, o conteúdo era muito simpático. Debaixo do cabeçalho - um sorriso -, vinham as seguintes frases:

- “Não custa nada e rende muito."
- “Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá."
- “Dura somente um instante, mas os seus efeitos perduram para sempre."
- “Ninguém é tão rico que dele não precise."
- “Ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos."
- “Leva a felicidade a todos e a toda a parte."
- “É símbolo da amizade, da boa vontade, é alento para os desanimados, repouso para os cansados, raio de sol para os tristes, ressurreição para os desesperados."
- “Não se compra nem se empresta."
- “Nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor."
- “Não há ninguém que precise tanto de um sorriso como aquele que já não sabe sorrir."
- “Quando você nasceu, todos sorriram, só você é que chorava. Viva de tal maneira que, quando você morrer, todos chorem e só você sorria."

Mensagem do dia: Dê valor ao que tem valor

Dê valor ao que tem verdadeiro valor.Hoje, o salmista nos aponta o caminho da felicidade e tece um belo elogio ao homem de valor:
“Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder” (Sl 111).
O que vale é o que somos diante de Deus e isso basta, porque quando colocamos a nossa confiança no Senhor e com Ele aprendemos os verdadeiros valores da vida, “o nosso coração fica tranquilo e nada tememos”.
Jesus, ensina-nos a cultivarmos os verdadeiros valores da vida.
Obrigada, Jesus!

Bento XVI indica tema para Dia Mundial das Comunicações 2013

“Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Este é o tema proposto pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2013. O tema foi divulgado na manhã deste sábado, 29, com uma nota expedida pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

A nota divulgada destaca que um dos desafios mais significativos da evangelização nos tempos atuais é aquele que emerge dos meios digitais. O documento também enfatiza que, na verdade, não se trata mais de como utilizar a internet como um “meio” de evangelização, “mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital”. Leia abaixo a íntegra da nota. 

Comunicado do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais


Um entre os desafios mais significativos da evangelização nos dias de hoje é aquele que emerge do ambiente digital. É sobre este desafio que o tema deste ano, proposto pelo papa Bento XVI, para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais: "Redes Sociais: portais de Verdade e de fé, novos espaços de evangelização" quer chamar a atenção, no contexto do Ano da Fé.

Os elementos de reflexão são numerosos e importantes: em um tempo no qual a tecnologia tende a tornar-se o tecido que conecta muitas experiências humanas - como as relações e o conhecimento - é necessário questionar-se: - essa pode ajudar os homens a encontrar Cristo pela fé? Porém não basta uma superficial adaptação da linguagem, mas é necessário poder apresentar o Evangelho como resposta a uma contínua pergunta humana de sentido e de fé, que também emerge da rede e nela mesma se faz estrada.

Será também este o modo para humanizar e fazer vivo e vitalizado um mundo digital que impõe, atualmente, um comportamento mais definido: não se trata mais de como utilizar a internet como um “meio” de evangelização, mas de evangelizar considerando que a vida do homem de hoje se exprime também no ambiente digital.

É necessário, de modo particular, levar em conta o desenvolvimento e a grande popularidade do social network, que consentiu a acentuação de um estilo dialógico e interativo na comunicação e na relação.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma data estabelecida pelo Concílio Vaticano II ("Inter Mirifica", 1963), vem sendo celebrado em muitos países, com a recomendação dos bispos de todo o mundo, no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (em 2013, 12 maio).

A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é tradicionalmente publicada em ocasião da recorrência da Festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos Jornalistas (24 janeiro).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arquidiocese prepara comemoração do DNJ

"Juventude e Vida" é o tema do 27º Dia Nacional da Juventude, que será comemorado em 14 de outubro próximo. Na Arquidiocese de Natal, a coordenação do Setor Juventude divulgou a programação que será desenvolvida no dia 14. A programação acontecerá no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, e terá início às 13 horas, com tendas, partilha de experiências, exposições, tudo animado por bandas católicas. Às 17h30, haverá celebração eucarística, encerrando a programação.

Com o intuito de preparar os grupos para vivenciar a data, a coordenação nacional da Pastoral Juvenil publicou um subsídio. O material foi construído à luz da temática da Campanha da Fraternidade 2013, que abordará a juventude.
 
Fonte: Arquidiocesedenatal 

Papa convida à reflexão sobre perene evangelização

 "Juventude e Vida" é o tema do 27º Dia Nacional da Juventude, que será comemorado em 14 de outubro próximo. Na Arquidiocese de Natal, a coordenação do Setor Juventude divulgou a programação que será desenvolvida no dia 14. A programação acontecerá no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, e terá início às 13 horas, com tendas, partilha de experiências, exposições, tudo animado por bandas católicas. Às 17h30, haverá celebração eucarística, encerrando a programação.

Com o intuito de preparar os grupos para vivenciar a data, a coordenação nacional da Pastoral Juvenil publicou um subsídio. O material foi construído à luz da temática da Campanha da Fraternidade 2013, que abordará a juventude.

Fonte:  http://www.cancaonova.com/

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mensagem do dia: Você está sendo perseguido?



Não é possível ser cristão e não ser perseguido. Quem não passa – como Jesus Cristo – por perseguições, controvérsias e tribulações de todo tipo é porque não está vivendo um autêntico Cristianismo. Jesus nos mostra isso como bem-aventurança:

"Felizes sois vós quando vos insultam, vos perseguem e mentindo dizem contra vós toda a espécie de mal por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque grande é a vossa recompensa nos céus: foi assim, com efeito, que perseguiram os profetas que vos precederam" (Mateus 5,11-12a)
.

Profeta não é aquele que adivinha o futuro, e sim aquele por meio do qual Deus fala. Somos os meios que Deus usa para falar. Justamente por causa disso – aqueles que não aceitam a Jesus e o Evangelho – acabam nos agredindo. Na verdade, eles investem contra Aquele que fala e faz em nós, e nós é que acabamos sendo atingidos.


E o que devemos fazer? Essa mesma passagem bíblica nos dá a resposta:
"Alegrai-vos e regozijai-vos, porque grande é a vossa recompensa nos céus: foi assim, com efeito, que perseguiram os profetas que vos precederam" (Mateus 5,12).

Deus o abençoe!

Igreja festeja Protomártires do Brasil

Os Bem-aventurados Mártires Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, Mateus Moreira e mais 27 leigos são festejados, na Arquidiocese de Natal, nestes dias. Há festa nas Paróquias do Beato André de Soveral, em Emaús; Beato Ambrósio Ferro, no bairro do Planalto, em Natal; e na do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, Parnamirim.
Outra Paróquia que também está em festa é do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, situado na Avenida Miguel Castro, no bairro de Nazaré, em Natal. Lá, os festejos tiveram início dia 24 de setembro. Diariamente, às 17 horas, há atendimento de confissão e, às 19h30, celebração de novena. No dia 3, de zero hora às 6 da manhã, haverá vigília de oração; às 9h30, missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; e, às 14 horas, peregrinação para o Monumento dos Mártires, em Uruaçu.
Na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, os festejos também começaram dia 24 de setembro.  Todas as noites, às 19 horas, há adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa. No dia 3, quarta-feira, a programação terá início às  7 horas da manhã, com missa, no Monumento dos Mártires. Às 14 horas, haverá apresentação do Auto dos Mártires. Às 15 horas,  show com Padre Antônio Maria. Ele é compositor e cantor de dezenas músicas religiosas. É conhecido pela devoção a Nossa Senhora.
No Monumento dos Mártires, a programação será encerrada às 17 horas, com missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por padres da Arquidiocese de Natal.

A Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu,  no dia 3 de outubro. Esta data é feriado no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Arquidiocesedenatal

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

107 FM, blog da Pascom e site da Paróquia de Nova Cruz transmitirão debate


O Debate Politico Democrático promovido pela Paróquia de Nova Cruz será transmitido, ao vivo, através da rádio 107 FM e também na internet através do site da 107 FM: http://www.radioagrestefm.com.br/, como também através do site da Paróquia de Nova Cruz: www.paroquiadenovacruz.com e deste blog. 

Neste blog o internauta ao acessa poderá clicar na imagem com o nome: clique aqui e escute o debate, que está acima do cartaz do debate, que dará acesso ao áudio. O debate será realizado, dia 27 de setembro, a partir das 20 horas. A equipe da Pastoral da Comunicação vai conectar o blog da Pascom com o site da 107 FM, para que tudo que acontecer no auditório, as pessoas poderão ouvir, através da internet, na íntegra.

Fonte: Pascomnovacruz



Arcebispo visita Hospital Walfredo Gurgel

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, acompanhado dos Padres João Batista Rocha e João Maria do Nascimento, fez visita ao Hospital Walfredo Gurgel, no final da manhã de hoje, 25 de setembro, para conhecer, in loco, a realidade do atendimento e das condições de trabalho naquela casa de saúde. Foi recebido pela Diretora, Fátima Pinheiro, que mostrou ao Arcebispo a situação precária de atendimento, na unidade de emergência. A constatação é estarrecedora: macas nos corredores, com pacientes a espera de procedimento médico, UTIs e enfermarias lotadas. “Há pacientes que estão nos corredores há vários dias, a espera de uma vaga para fazer o procedimento médico”, afirmaram médicos do Hospital. Dom Jaime, ao falar com médicos e com a Diretora, Fátima Pinheiro, se solidarizou com eles e com os pacientes. No final, deu uma bênção aos médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes, rogando a Deus por todos – médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes.
Sinal de Esperança
Em meio a tanto sofrimento e desespero, um sinal de esperança é visto dentro do Walfredo Gurgel: o trabalho da professora Maria de Fátima, dando aulas às crianças que passam dias internadas em tratamento médico, para que não percam o ano escolar. “Eu peço o currículo da Escola da criança e dou aulas para que não se atrasem na Escola, ao retornarem para casa”, disse a professora. Orgulhosa do trabalho que realiza, levou Dom Jaime e os dois padres para conhecerem a sala e o material didático que utiliza. Recebeu os parabéns de todos.

Fonte: Arquidiocesedenatal

terça-feira, 25 de setembro de 2012

mensagem do dia: Como viver em segurança?

Temos a oportunidade de nos deixar guiar, hoje, pela Palavra de Deus, a qual nos aponta um caminho seguro para bem vivermos.
“Não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. Não digas ao próximo: ‘Vai embora, volta amanhã, então te darei’, quando podes dar logo! Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança” (Pr 3, 27-29).
Com certeza, muitos virão, hoje, ao nosso encontro para pedir ajuda. Esta é a nossa oportunidade de contribuirmos para o bem dos nossos irmãos e de nos exercitarmos na caridade.
Jesus, ensina-nos a agir como o Senhor age em todas as situações.
Obrigada, Senhor!

Pe. Zezinho recebe alta e estado de saúde é estável

Padre José Fernandes de Oliveira, 71 anos, conhecido como padre Zezinho, SCJ, recebeu alta do Hospital Pio XII nesse domingo, 23. 

sacerdote estava internado, em São José dos Campos (SP) desde a última quarta-feira, 19, após sofrer uma isquemia cerebral. 

Segundo o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira, o sacerdote apresentou boa evolução clínica, mostrando sinais de recuperação da leve disfunção neurológica. 

De acordo com o médico responsável, Dr. Elisio Barros Avidago, os exames realizados não mostraram alterações significativas e o estado de saúde de padre Zezinho é estável, com melhora progressiva.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Papa fala de ética na política

O Papa Bento XVI recebeu na manhã do sábado, 22 de setembro, na Sala dos Suíços, na residência Apostólica de Castel Gandolfo os 110 participantes do encontro do Comitê Executivo da Internacional Democracia-Cristã. Na ocasião, ele afirmou que é no espírito de confiança e sem desânimo que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético.


No seu discurso o Papa recordou que se passaram 5 anos do último encontro e neste tempo o compromisso dos cristãos na sociedade continuou a ser vivaz fermento para melhorar as relações humanas e condições de vida. Este compromisso não deve conhecer flexões ou limites, mas ao contrário deve ser ampliado com renovada vitalidade, levando em consideração, em certos casos, o agravamento dos problemas que enfrentamos.


Destaque cada vez mais crescente – disse o Papa - assume a atual situação econômica, cuja complexidade e gravidade justamente preocupa, mas diante da qual o cristão é chamado a agir e a se exprimir com espírito profético, capaz de colher nas mudanças em andamento a incessante e misteriosa presença de Deus na história, assumindo assim com realismo, confiança e esperança as novas emergentes responsabilidades. “A crise obriga-nos a projetar de novo o nosso caminho, a impor-nos novas regras e a encontrar novas formas de compromisso, tornando-se assim uma oportunidade de discernimento e de novo planejamento”.


É neste espírito, com confiança e sem desânimo – disse Bento XVI - que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético, cuja ausência no campo econômico contribuiu para a atual crise financeira global. A contribuição política e institucional que os senhores dão não poderá, portanto, limitar-se a responder às necessidades urgentes de uma lógica de mercado, mas deve continuar a assumir como central e essencial a busca do bem comum, como também a promoção e proteção da inalienável dignidade da pessoa humana.


Em seguida o Papa afirmou que, infelizmente são muitas e rumorosas as ofertas de respostas imediatas, superficiais e de breve respiro às necessidades mais fundamentais e profundas da pessoa.


Os âmbitos nos quais se exercita este decisivo discernimento são precisamente os concernentes aos interesses mais vitais e delicados da pessoa, ali onde se fazem as escolhas fundamentais inerentes ao sentido da vida e busca da felicidade. Tais âmbitos, por sua vez, não são separados, mas profundamente ligados, e exite entre eles um contínuo respeito da dignidade transcendente da pessoa humana, enraizada no seu ser imagem do Criador e fim último de toda jusitça social autenticamente humana.


O resepeito pela vida em todas as suas fases, desde a concepção ao fim natural – com consequente rejeição do aborto procurado, da eutanásia e de toda prática eugenética – é um compromisso que se entrelaça de fato com o do respeito pelo matrimônio, como união indissolúvel entre um homem e uma mulher e como fundamento da comunidade de vida familiar.


É na família, “fundada no matrimônio e aberta à vida”, que a pessoa experimenta a partilha, o respeito e o amor gratuito, recebendo ao mesmo tempo – da criança enferma, ao ancião – a solidariedade que necessita. E é ainda a família que constitui o principal e mais incisivo lugar educativo da pessoa, através dos pais que se colocam ao serviço dos filhos para ajudá-los a crescer da melhor forma possível. A família, célula originária da sociedade, é portanto raíz que alimenta não só cada pessoa, mas também as bases da convivência social.


E o Papa adverte: um autêntico progresso da sociedade humana não poderá deixar de lado políticas de tutela e promoção do matrimônio e da comunidade, políticas que cabem não só aos Estados mas também à Comunidade Internacional, para inverter a tendência de um crescente isolamento da pessoa, fonte de sofrimento e de insensibilidade seja para o indivíduo seja para a própria comunidade.


O Papa chamou ainda a atenção para o fato de que “se é verdade que a defesa e a promoção da dingidade da pessoa humana são responsáveis os homens e mulheres de qualquer conjunta da história”, é também verdade que tal responsabilidade concerne de modo particular àqueles que são chamados a desempenhar um papel de representação. Eles, se animados pela fé, devem ser “capazes de transmitir às gerações futuras razões de vida e de esperança”.
Fonte: CNBB

ENCONTRO DE FORMAÇÃO MISS@O.COM É SUCESSO



Com as presenças de 130 agentes de diversas pastorais das paróquias do 8 e 13 Zonais da Arquidiocese de Natal, está sendo realizado em Nova Cruz, neste domingo o ENCONTRO DE FORMAÇÃO MISS@O.COM. no auditório do Colegio de Nossa Senhora do Carmo.

Na abertura, padre Francisco de Assis, paroco de Nova Cruz, que sedia o evento deu as boas vindas aos presentes. O evento conta ainda com as presenças dos Padres Edilson Nobre e Roberlan.

Logo em Seguida Cassilda, falou sobre o 8 multicom que ocorrerá na Arquidiocese de Natal no ano que vem e que reunirá pessoas ligadas as PASCOMs de todo o Brasil.

Padre Edilson Nobre, Assistente Eclesial da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal realizou a palestra sobre o tema: "Comunicação na vida e missão na Igreja".




Fonte: pascomnovacruz

sábado, 22 de setembro de 2012

Mensagem do dia: Como separar a aparência e o coração?

Experimente ultrapassar aquilo que lhe é dito a respeito das pessoas. Infelizmente e na maioria das vezes, o que assimilamos sobre os demais não é a verdade; é quase sempre o resultado de experiências que outros viveram em nosso lugar e não é justo nos relacionarmos com as pessoas a partir da experiência de outros. 

Quem dera, um dia, olhemos as pessoas como Deus as fez e não como nos dizem que elas são. Lembrei-me agora de Davi! Deus não viu a aparência dele, e porque viu o coração, o escolheu! Façamos o mesmo! 

Arcebispo recebe visita de membros da Igreja Anglicana

Reverendos Rodson e Gecione em conversa com o Arcebispo de Natal

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a visita de dois representantes da Igreja Anglicana presente em Natal, na manhã desta sexta-feira, 21 de setembro. Os reverendos Rodson Ricardo Nascimento e Gecione Pinto aproveitaram a visita para cumprimentar Dom Jaime por estar de volta a Natal.

Eles também trouxeram os cumprimentos de Dom Sebastião Armando, bispo da Diocese Anglicana no Nordeste, que tem sede em Recife (PE).

Fonte: Arquidiocesdenatal

Concurso pode transformar sua arte em camiseta oficial da JMJ 2013

Já pensou em ter a sua arte estampada em uma das camisetas oficiais da JMJ Rio2013? É possível por meio do concurso cultural #MinhaCamisaNaJMJ que está rolando nas redes sociais (Twitter e Facebook).

As artes enviadas serão avaliadas por uma comissão que escolherá 10 modelos finalistas. As finalistas serão postadas no Facebook oficial da JMJ, no qual ocorrerá uma votação pública para escolher três camisetas vencedoras. 

Elas serão confeccionadas como camisetas oficiais da JMJ. Os três vencedores ganharão camisetas com a arte enviada, além de um kit de produtos oficiais da Jornada.

Envie uma proposta de arte de camiseta usando a marca da Jornada e respeitando o manual de identidade visual disponível aqui no site. O prazo para enviar a arte vai até 8 de outubro deste ano. 

A votação das três melhores irá ocorrer de 13 a 20 de outubro. O resultado sai dia 23 de outubro.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Paróquia de Nova Cruz/RN promove Debate Político

A Paróquia da Imaculada Conceição promoverá um debate entre os dois candidatos a prefeito  de Nova Cruz. A iniciativa partiu do pároco, Pe. Francisco de Assis, por ocasião do momento ser propício para que coletivamente possa investir na construção da cidadania plena como sujeitos políticos, e na busca de um reencantamento da política, resgatando o seu valor, a sua importância e a constituição de uma cultura de participação tendo em vista a construção de um outro Estado e uma outra Democracia.

O debate terá assessoria do Setor Social da Arquidiocese de Natal e com participação do Comitê 9840 - Movimento contra a corrupção eleitoral. Na manhã desta terça-feira, 4, aconteceu uma reunião em Natal, com a participação do padre Assis, Pároco de Nova Cruz; Flavio Luiz, coordenador da Pascom; os diáconos Francisco Adilson e Márcio Francisco, além de Maria das Neves, do comitê 9840, para estudar   como será realizado o debate.  A data do debate será dia 27/09 às 20hs no auditório do colégios de Nossa Senhora da Carmo em Nova Cruz/RN.

Com informações do Blog Pascomnovacruz

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Papa considera visita ao Líbano como sinal profético de paz

Na catequese desta quarta-feira, 19, o Papa Bento XVI recordou os momentos de sua estadia no Líbano no último fim de semana por ocasião da entrega da Exortação Apostólica pós sinodal Ecclesia in Medio Oriente. Para Bento XVI, os dias passados no país foram “uma bela manifestação de fé e de intensa religiosidade e um sinal profético de paz”. 

Mesmo diante das circunstâncias difíceis, o Papa disse que esta foi uma viagem que ele realmente quis fazer. Isso porque ele considerou que “um pai deve ser sempre próximo aos seus filhos quando encontram graves problemas”. 

O Papa relatou que, tendo em vista os sofrimentos e dramas vividos na região do Oriente Médio, ele manifestou sua sincera proximidade às aspirações da população, levando uma mensagem de encorajamento e de paz. 

Para ele, o povo do Líbano e do Oriente Médio teve, durante sua visita, uma importante experiência de respeito mútuo, compreensão e fraternidade, o que constitui sinal de esperança para a humanidade. 

“Os muçulmanos me acolheram com grande respeito e sincera consideração, sua constante e participante presença deram-me a oportunidade de deixar uma mensagem de diálogo e de colaboração entre Cristianismo e Islamismo: eu acho que chegou o momento de dar juntos um testemunho sincero e decisivo contra as divisões, contra a violência, contra as guerras”.

Bento XVI lembrou ainda o momento da assinatura da Exortação Apostólica, o que aconteceu após a cerimônia de chegada. “Naquela circunstância convidei os católicos médio-orientais a fixarem o olhar em Cristo crucificado para encontrarem a força, também em contextos difíceis e dolorosos, de celebrar a vitória do amor sobre o ódio, do perdão sobre a vingança e da unidade sobre a divisão”.

Sobre o encontro com os Chefes da Comunidades religiosas muçulmanas, Bento XVI disse que a reunião desenvolveu-se  com diálogo e benevolência recíprocos e destacou a necessidade de diálogo e cooperação entre os povos.

“Agradeço a Deus por este encontro. O mundo de hoje precisa de sinais claros e fortes de diálogo e cooperação, do que o Líbano tem sido e deve continuar a ser um exemplo para os países árabes e para o resto do mundo”. 

Já em seu encontro com os jovens, o Papa recordou que os encorajou a serem firmes na fé e desenvolverem um relacionamento pessoal mais profundo com Cristo. Ao ver jovens cristãos e muçulmanos fazendo festa em harmonia, Bento XVI encorajou-os também a construírem juntos o futuro do Líbano. “A concórdia e a reconciliação devem ser mais fortes do que as forças da morte. 

Por fim, o Santo Padre disse que, diante da multidão de fiéis reunida na Santa Missa, em seu último dia de visita ao país, quis exortar todos a viverem a fé e a testemunhá-la sem medo. Ele acredita que isso deve ser feito tendo em vista a vocação do cristão e da Igreja de levar o Evangelho a todos sem distinção, como fez Jesus.

“Tenho certeza de que o povo libanês, em sua multiforme e sólida composição religiosa e social, saberá testemunhar com um novo apreço a verdadeira paz, que nasce da confiança em Deus”, disse. 

Mensagem do dia: Por que tanta arrogância?

Monsenhor Jonas Abib nunca elevou sua voz ou gesticiculou de forma a fazer com que as pessoas se sentissem oprimidas ou diminuídas na sua dignidade. Entretanto, sempre me põe no lugar, ilumina meus passos e me corrige até doer a alma.

Dessa forma fui aprendendo que a arrogância é a arma dos despreparados!

Natal sediará lançamento nacional da CF 2013

A programação de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, cuja temática será juventude, está definida. O planejamento da programação foi feito durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 19, na sala do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, na capital potiguar. A reunião contou com a presença do assessor para Campanhas, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Padre Luiz Carlos Dias; do assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Padre Carlos Sávio Ribeiro; do bispo referencial para a juventude, no Regional Nordeste 2, Dom Bernardino Marchió; do bispo referencial para Campanhas, no NE2, Dom Francisco Lucena; do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha;  das coordenações de Campanhas,na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Caicó (RN) e de Mossoró (RN), e da coordenação arquidiocesana do Setor Juventude.

Ao abrir a reunião, Dom Jaime demonstrou satisfação, em nome da Arquidiocese de Natal, em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que iniciou na Arquidiocese de Natal. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O assessor da CNBB, Padre Luiz Carlos, lembrou que CF 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da Campanha, em 2013, em Natal (RN), foi do Conselho Episcopal Pastoral – CONSEP, da CNBB. Natal foi escolhida em virtude da comemoração dos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade.

A programação de lançamento, definida durante a reunião realizada nesta quarta-feira, em Natal, prevê uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro;  ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, acontecerá uma solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.

Segundo o Padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.
Origem da CF
A primeira Campanha foi realizada na Arquidiocese de Natal, no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico, Dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer  uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese.  A comunidade rural Timbó, no município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu, pela primeira vez.

O lançamento foi feito oficialmente numa entrevista do Administrador Apostólico da Arquidiocese às Rádios Rural de Natal e Poty. Dizia, então, Dom Eugênio: “Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas se espera uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a Campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão”.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em 1964, a CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade.

Fonte: Arquidiocesedenatal

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Miss@o.com acontece dia 23 em Nova Cruz/RN


Cerca 150 agentes das pastorais da paróquias do 8° e do 13° Zonal estarão em Nova Cruz, próximo domingo dia 23, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, para participarem do encontro de formação   Miss@o, que acontecerá no horário das 8h às 16 horas.


Na primeira parte da manhã, haverá uma palestra sobre "A comunicação na vida e missão da Igreja", proferida pelo assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a palestra, serão oferecidas três oficinas, simultaneamente: Comunicação e Catequese, assessorada pela coordenação arquidiocesana da Catequese; Comunicação e Liturgia, com os seminaristas Ândreson Madson e Antônio Roberto; e Fotografia, assessorada pelo Diácono José Bezerra, da coordenação arquidiocesana da Pascom.


Fonte: pascomnovacruzrn

Um ano de peregrinação da cruz e do ícone da JMJ


Nesta terça-feira, 18 de setembro, completou-se um ano de peregrinação, pelo Brasil, da cruz e do ícone de Nossa Senhora em preparação para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Pe. Antonio Ramos do prado, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB faz uma avaliação desse período.
"A Cruz Peregrina é um símbolo da fé católica, da evangelização, da união de várias nações com o objetivo de expressar redenção e fé. Porém, a Cruz Peregrina tem um significado maior, mais forte, mais amplo: representa a figura de Cristo Salvador, o cordeiro de Deus.
No Brasil os Ícones chegaram no dia 18 de setembro de 2011 na cidade de São Paulo. Uma grande festa religiosa aonde reuniu 100 mil jovens. A partir desse dia os ícones iniciaram a peregrinação no território brasileiro levando esperança e alegria aos jovens para que eles tenham vida em abundância.
Os ícones da JMJ têm proporcionado um fervor apostólico em todas as dioceses por onde passam. O clero tem reafirmado a opção afetiva e efetiva pelos jovens da Igreja do Brasil. Um novo olhar de esperança para a juventude que nesse momento é uma população de mais 52 milhões no Brasil.
Os Ícones têm levado esperança aos presídios, casas de recuperações de dependente químico, orfanatos, riberinhos, aldeias indígenas, etc. Deus esta presente em cada um desses lugares de sofrimento e deseja que os seus filhos possam viver com dignidade, pois a vida é um presente amoroso de Deus.
Ao passar pelas escolas e universidades os Ícones provocam na vida dos jovens e de seus educadores um desejo amadurecer a fé e rever o próprio projeto de vida. Em especial nas universidades o debate entre Fé x Razão tem sido um ponto fundamento para o diálogo e respeito pela diversidade religiosa.
Os eventos de massa como Boté, procissões e fóruns têm sido um espaço de visibilidade de Evangelização e ao mesmo tempo os cantores católicos do Brasil propagam o Evangelho através da música e da arte. São milhares de jovens que participam desses espaços e divulgam o Evangelho em outros meios.
O Papa João Paulo II, ao entregar a Cruz aos jovens disse “Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, confio­vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção”. Assim os ícones especialmente através dos jovens propagam o Evangelho e leva os jovens a evangelizarem outros jovens.
A missão continua. No mês de dezembro os ícones irão para os outros países do Cone Sul – Paraguay, Uruguay, Argentina e Chile e após esse caminho internacional retornará para o Brasil e continuará o seu itinerário até a JMJ no Rio de Janeiro".
Fonte: CNBB


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dom Raymundo Damasceno fala sobre Campanha Eleitoral


O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, concedeu entrevista aos principais jornais de São Paulo, no dia 15 de setembro, na qual afirma que "A Igreja não pode ter pretensões de poder". O jornal O Estado de São Paulo considerou as palavras do cardeal no contexto das discussões sobre participação política de igrejas na campanha eleitoral para a prefeitura de São Paulo (SP).

Leia, na íntegra,  matéria assinada por Roldão Arruda, publicada neste sábado, 15 de setembro, no jornal "O Estado de São Paulo":

As declarações do presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida ocorrem um dia após a divulgação de uma nota da Arquidiocese de São Paulo com ataques ao PRB, partido de Celso Russomanno, líder nas pesquisas.

O texto, redigido a pedido do arcebispo d. Odilo Scherer, acusa diretamente o presidente do partido e coordenador da campanha de Russomanno, Marcos Pereira, pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Diz que ele, em artigo publicado em maio de 2011, fomentou a discórdia e fez críticas destemperadas aos católicos – texto publicado no blog de Pereira vinculava a Igreja Católica ao chamado "kit gay", material que se propunha a combater a homofobia. "Se já fomentam a discórdia, ataques e ofensas sem o poder, o que esperar se o conquistarem pelo voto?", disse a nota da Arquidiocese de São Paulo.

Apesar de ter sido publicado há um ano e meio, o artigo do presidente do PRB voltou a circular nas redes sociais depois que um usuário falso no Twitter passou a enviá-lo várias vezes ao dia a padres e ao perfil do próprio arcebispo. A página falsa foi criada no dia 10 e só publicou mensagens sobre o texto de Pereira.

Na sexta, ao comentar a mistura entre religião e política na campanha eleitoral de São Paulo, d. Raymundo foi enfático: "A posição da Igreja Católica, enquanto instituição, é de que não deve assumir nenhuma posição político-partidária. O papa Bento 16, numa de suas encíclicas, Deus É Amor, foi muito claro ao dizer que a Igreja não pode nem deve tomar nas suas mãos a batalha política. Isso é próprio dos políticos, dos leigos. A Igreja não pode ter pretensões de poder."

Indagado se tal posicionamento deveria valer para outras igrejas, respondeu: "Dentro da minha perspectiva, valeria. No mundo democrático, o papel que cabe ao Estado e aos leigos não é o mesmo da igreja, cuja função é de orientar o eleitor." Ainda segundo o líder da CNBB, "não cabe à igreja assumir papel de protagonista no campo político".

D. Raymundo contou que, assim como líderes evangélicos, também é procurado por políticos de diferentes partidos e que essas visitas são mais frequentes nos períodos de eleições para governador e presidente.

"Sempre o fazem de maneira discreta, sem fotógrafos, nem assessores de imprensa", disse. "Vêm para dialogar e mostrar seus projetos. Eu sempre digo que podem contar com o meu apoio em tudo aquilo que diz respeito ao bem da cidade e da população, independentemente de seu partido. Não podemos instrumentalizar a religião para angariar votos, evidentemente."

O presidente da CNBB não quis comentar diretamente a nota divulgada pela Arquidiocese de São Paulo, alegando que não havia tido acesso à sua íntegra.

Acompanhamento

Dom Raymundo disse que a Igreja acompanha o processo eleitoral em todo o País, com orientações para o voto consciente e estímulos aos leigos que desejam participar como candidato. "A Igreja estimula, apoia, vê com bons olhos o leigo que se sente chamado para a política", afirmou. "Queremos que ele não tenha medo de assumir posições político-partidárias. Isso é fundamental, porque a sociedade justa vai ser resultado da ação de homens políticos, homens públicos. Eles é que devem trabalhar para uma sociedade mais solidária."

Já ao jornal Folha de São Paulo,o cardeal afirmou que a Igreja não quer se colocar no lugar dos políticos.

Leia mais AQUI

Fonte: CNBB

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela