quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Falta de chuvas é tema de reunião com Igreja e organizações

O Fórum do Campo Potiguar, a Articulação do Semiárido no Rio Grande do Norte – Asa Potiguar e a Igreja Católica se reunirão na próxima quinta-feira, 31, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. A finalidade é discutir ações de convivência com a ausência de chuvas, especialmente no Semiárido do Rio Grande do Norte; convocar a sociedade para se mobilizar para que sejam tomadas medidas efetivas, e reivindicar do Estado ações concretas que amenizem os efeitos da seca.

A reunião é consequência de uma outra realizada em abril do ano passado, com a participação da Arquidiocese de Natal e das entidades que compõem o Fórum do Campo Potiguar. Na ocasião, foi lançada a Carta do Campo Potiguar, pela afirmação da vida no Semiárido e convivência com a seca.


Entre os participantes da reunião, no próximo dia 31, estarão representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RN, Articulação do Semiárido – ASA Potiguar e a Igreja Católica, representada pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, pelo administrador diocesano de Caicó, Padre Ivanoff Pereira, e pelo Padre Talvacy Chaves, do Conselho Diretor de Caritas, da Diocese de Mossoró. 
 
Fonte: Arquidiocesedenatal 

Divulgados próximos compromissos do Papa: Consistório para novos Santos, Quaresma e celebrações pascais

O Setor das Celebrações Litúrgicas Pontifícias divulgou as cerimônias a serem presididas pelo Santo Padre nos próximos dois meses.

Em particular, destacam-se na agenda do Papa os compromissos concernentes à Semana Santa, que terá início dia 24 de março e na qual o Pontífice presidirá, particularmente, às celebrações do Tríduo Pascal, até a Vigília da noite de Páscoa e a missa do domingo de Páscoa, concluída com a mensagem pascal e a Bênção Urbi et Orbi – à cidade (de Roma) e ao mundo.

No próximo sábado, 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor e XVII Dia Mundial da Vida Consagrada, terá lugar, às 17h locais, na Basílica de São Pedro, a santa missa presidida e concelebrada pelo Pontífice com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Para o dia 11 de fevereiro consta outro compromisso para o Santo Padre, o Consistório para algumas Causas de Canonização. Dois dias depois, Quarta-feira de Cinzas, Bento XVI presidirá, às 16h30 locais, na Basílica romana de Santo Anselmo, à Statio, seguida da procissão penitencial até a Basílica romana de Santa Sabina, concluída com a bênção e a imposição das Cinzas.

O início da Quaresma será caracterizado pela semana de exercícios espirituais propostos ao Papa e à Cúria Romana – a realizar de 17 a 23 de fevereiro, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano –, cujas meditações este ano serão feitas pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

No domingo, 24 de março, abre-se a Semana Santa de 2013. Às 9h30 locais, Bento XVI presidirá à santa missa, precedida pela bênção dos ramos e pela procissão. Na Quinta-feira Santa terá lugar o início do Tríduo Pascal, precedido pela celebração da manhã, às 9h30, na Basílica Vaticana.

Na parte da tarde, abrindo o Tríduo Pascal, terá lugar, às 17h30, na Basílica de São João de Latrão – sede da Diocese de Roma –, a missa da Ceia do Senhor. Às 17h da Sexta-feira Santa, Bento XVI presidirá, na Basílica de São Pedro, à celebração da Paixão do Senhor, e à noite, presidirá o rito da Via-Sacra no Coliseu.

No Sábado Santo terá lugar a "Mãe de todas as Vigílias", a celebração da Vigília Pascal, programada para as 20h30 na Basílica Vaticana. Na manhã do domingo de Páscoa o Pontífice presidirá à celebração eucarística na Basílica de São Pedro, às 10h15 locais, concluída com a Bênção Urbi et Orbi, concedida no Balcão Central da Basílica Vaticana.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Formação: Na hora de romper o namoro: Decidir por romper um relacionamento é difícil para ambos

Sabemos que um relacionamento exige esforço, especialmente quando nos deparamos com as diferenças que a outra pessoa traz. Muitas vezes, depois de um período de namoro, podemos chegar à conclusão que o sentimento, os esforços e o desejo de construir uma história em comum não encontraram reciprocidade na convivência com a outra pessoa. Em outros casos, diante dos acontecimentos entre o casal, percebe-se que o relacionamento perdeu o sentido ou a opção de assumir o namoro foi precipitada.

No relacionamento estável, é importante que o casal se sinta seguro. Todavia, haverá situações nas quais aqueles que eram apaixonados terão de enfrentar o momento de dizer ao outro do seu desinteresse em continuar o namoro.

Romper um relacionamento é uma decisão tão difícil para quem assume o rompimento quanto para o outro que precisará digerir a ideia da rejeição.

Nessa hora, a conversa com a(o)  ex-namorada(o) precisará ser pautada no respeito, apresentando os argumentos que justificam a decisão pelo fim do relacionamento.

Respostas evasivas como "a culpa não é sua" ou “não é você; o problema é comigo..." de muito pouco vão aliviar um coração aflito que, até pouco tempo, acreditava numa relação diferente.

Por mais natural que possa ser o uso da internet, nesses casos será um desrespeito para com o outro informar sobre o rompimento do namoro por meio de mensagens, telefonemas ou recadinhos, pois se foi importante a aproximação para pedir a pessoa em namoro, é licito que seja também presente a conversa que estabelecerá o fim do relacionamento.

Nesse momento, por mais seguro que possamos parecer, vamos sentir como se o chão saísse de debaixo dos nossos pés ou, por vezes, nos sentiremos embaraçados. Contudo, diante da realidade do namoro falido, precisamos ser honestos com nós mesmos, entendendo que o rompimento é  inevitável.

Não podemos permitir que nossa vida fique estacionada em um relacionamento no qual a outra pessoa já não manifesta interesse em viver um projeto de vida conosco. Será um erro para aquele que investia no rnamoro continuar a se martirizar pelo ocorrido.
Há quem, em razão dessa situação, tenha se tornado arredio às novas oportunidades de namoro, simplesmente por conta do medo de novamente viver as mesmas e desagradáveis experiência do “fora” que levou ou por ainda viver um sentimento de culpa, esquecendo que o namoro é um período de experiência e conhecimento mútuo.
Pior do que enfrentar as consequências do rompimento será conviver com alguém que não tem coragem de estabelecer o fim do compromisso; embora perceba que o relacionamento não atende mais às suas expectativas. Assim, em vez de resolver o impasse, a pessoa opta por provocar situações desgostosas para que o outro venha a tomar a decisão no seu lugar  ou assuma um compromisso mais sério na irresponsabilidade de sua covardia.
Acredito que será um problema para a convivência futura se eles se casarem apenas para justificar o tempo de namoro ou por compaixão devido ao esforço que seu (sua) parceiro (a) investiu na relação.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Sociedade precisa de cristãos que superem divisões, diz Bento XVI

"A sociedade atual muitas vezes esquece o Evangelho, precisa de um exemplo de comunhão entre os cristãos que supere toda e qualquer divisão." Assim se expressou o Papa Bento XVI ao presidir na tarde desta sexta-feira, 25, na Basílica romana de São Paulo Fora dos Muros, às segundas Vésperas da festa da Conversão de São Paulo.

A celebração concluiu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: um dom de Deus que necessita desses gestos concretos para curar recordações e relações, disse o Pontífice. “Ressaltamos que a Igreja no Brasil celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos entre as solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes.”

Na homilia da celebração, o Santo Padre recordou os cristãos na Índia, "por vezes chamados a dar testemunho da fé em condições difíceis".

Celebrando as segundas Vésperas com representantes de outras confissões cristãs, reunidos em torno do túmulo do apóstolo Paulo, Bento XVI falou sobre a unidade dos cristãos como meio privilegiado, pressuposto para anunciar a fé de modo crível a quem não conhece Cristo ou a quem, mesmo já tendo recebido o dom precioso do Evangelho, o esqueceu.

A unidade entre os cristãos, antes de ser fruto de esforços humanos, é obra e dom do Espírito Santo, explicou o Pontífice. A oração, o ecumenismo espiritual é o coração do empenho ecumênico, que sem a fé se reduziria a uma forma de contrato ao qual aderir por um interesse comum. Portanto, a premissa para uma mútua fraternidade é a comunhão com o Pai:

 “O diálogo, quando reflete a prioridade da fé, permite abrir-se à ação de Deus com a firme confiança de que sozinhos não podemos construir a unidade, mas é o Espírito Santo que nos guia rumo à plena comunhão, e faz colher a riqueza espiritual presente nas diferentes Igrejas e Comunidades eclesiais.” 

Segundo o Papa, a sociedade atual incide cada vez menos o Evangelho e está necessitada de reconciliação, diálogo e compreensão. Diante deste cenário, disse o Papa, as Igrejas e as Comunidades eclesiais são chamadas a acolher o desafio de, juntas, anunciar Cristo, oferecendo ao mundo um luminoso exemplo na busca da comunhão.

"Ao tempo em que caminhamos rumo à plena unidade, é necessário buscar então uma colaboração concreta entre os discípulos de Cristo em vista da transmissão da fé ao mundo contemporâneo", ressaltou.

Todavia, as questões doutrinais que ainda separaram os cristãos, não devem ser subestimadas ou minimizadas: devem ser enfrentadas com coragem, em espírito de fraternidade e respeito recíproco, acrescentou Bento XVI.

“O ecumenismo não dará frutos duradouros se não for acompanhado de gestos concretos de conversão que favoreçam a cura das recordações e das relações,” prosseguiu.

O dom da unidade é inseparável do dom da fé, e a fé é inseparável da santidade pessoal, bem como da busca da justiça. Pensando nos cristãos da Índia que prepararam os subsídios para a reflexão durante a Semana de Oração deste ano, celebrada com o tema "O que o Senhor exige de nós" – extraído do livro do profeta Miquéias –, o Papa recordou as condições difíceis em que eles por vezes são chamados a dar testemunho:

"’Caminhar humildemente com Deus’ significa, em primeiro lugar, caminhar na radicalidade da fé, como Abraão, confiando em Deus, aliás, colocando n'Ele toda nossa esperança e aspiração, mas significa também caminhar para além das barreiras, do ódio, do racismo e da discriminação social e religiosa que dividem e prejudicam a sociedade inteira."

Os representantes do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, da Igreja Anglicana, das Igrejas ortodoxas, das Igrejas ortodoxas orientais e das diferentes comunidades eclesiais participaram das segundas Vésperas presididas pelo Santo Padre.

Em nome de todos, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, saudou o Pontífice.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com

Secretário da CNBB participará do lançamento da CF em Natal

O secretário geral da Conferência Nacionao dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, virá a Natal, no mês de fevereiro, para participar do lançamento nacional e comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. Além dele, também confirmaram presença o Núncio Apostólico no Brasil, também conhecido como Embaixador do Vaticano para o Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.

A comitiva estará no Rio Grande do Norte no dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, à tarde, juntamente com os bispos das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, visitarão o município de Nísia Floresta. Foi lá, mais precisamente na comunidade Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade. No dia 15, participarão do Seminário "Igreja: fundamento da fraternidade", que acontecerá no Centro de Convenções, na via costeira de Natal, no horário das 8h30 às 17h30. Na abertura do Seminário acontecerá a solenidade de lançamento nacional da CF que, neste ano tem como tema: "Fraternidade e Juventude".

Ainda no dia 15, às 19 horas, na Catedral, haverá celebração eucarística. Logo em seguida, acontecerá uma vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento contará com a presença de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

Para participar do Seminário, no Centro de Convenções, é necessário adquirir um ingresso, no valor de trinta reais, que está à venda na Paulinas Livraria. A coordenação do evento está promovendo sorteio de ingressos, através do twitter da Arquidiocese, cujo endereço é @arqnatal.

Fonte: Arquidiocesedenatal

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dom Jaime celebra aniversário sacerdotal

 
O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai celebrar 38 anos de vida sacerdotal, dia primeiro de fevereiro, sexta-feira. Neste dia, ele presidirá missa em ação de graças, às 16h30, na Catedral Metropolitana. Dom Jaime foi ordenado sacerdote em primeiro de 1975, na Catedral de Natal.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Presidente da CNBB participará do lançamento da CF em Natal

 Bispos do Brasil – CNBB e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, virá a Natal, no mês de fevereiro, para participar do lançamento nacional e comemoração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade - CF. Além dele, também confirmaram presença o Núncio Apostólico no Brasil, também conhecido como Embaixador do Vaticano para o Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.

A comitiva estará no Rio Grande do Norte no dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 14, à tarde, juntamente com os bispos das dioceses do Regional Nordeste 2, da CNBB, visitarão o município de Nísia Floresta. Foi lá, mais precisamente na comunidade Timbó, onde, na quaresma de 1962, foi realizada a primeira Campanha da Fraternidade. No dia 15, participarão do Seminário "Igreja: fundamento da fraternidade", que acontecerá no Centro de Convenções, na via costeira de Natal, no horário das 8h30 às 17h30. Na abertura do Seminário acontecerá a solenidade de lançamento nacional da CF que, neste ano tem como tema: "Fraternidade e Juventude".


Ainda no dia 15, às 19 horas, na Catedral, haverá celebração eucarística. Logo em seguida, acontecerá uma vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento contará com a presença de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.


Para participar do Seminário, no Centro de Convenções, é necessário adquirir um ingresso, no valor de trinta reais, que está à venda na Paulinas Livraria. A coordenação do evento está promovendo sorteio de ingressos, através do twitter da Arquidiocese, cujo endereço é @arqnatal.
 
Fonte: Arquidiocesedenatal 

Arcebispo do Rio ao Papa: Local da Vigília e Missa Final da JMJ Rio 2013 se chamará “Campus Fidei”

A delegação do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, e autoridades civis do Rio de Janeiro estiveram reunidos com o Papa Bento XVI na Audiência Geral, realizada nesta quarta-feira no Vaticano. No encontro, o arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, propôs ao Papa que o local da Vigília e Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude, em Guaratiba, seja chamado de “Campus Fidei” (“Campo da Fé”).

Segundo Dom Orani, em entrevista à Rádio Vaticano, o objetivo é dar um nome único ao local durante a JMJ. “É um lugar que tem vários nomes porque são vários terrenos. Então, a partir de agora, a vigília e a missa final será em “Campus Fidei”, em Guaratiba”, disse.

O arcebispo também afirmou que algumas propostas, elaboradas pelo COL para a JMJ, foram confirmadas e outras ajustadas. Dentre as confirmadas, Dom Orani destacou que o responsável pelas visitas do Santo Padre fora da Itália, Alberto Gasbarri, e o mestre de celebrações litúrgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, visitarão o Brasil nos próximos meses.

“Houve a confirmação de quase tudo que já tínhamos preparado sobre a questão de alimentação, segurança, liturgia e comunicação. Afinamos um pouco as ideias para estarmos juntos e nos preocuparmos juntos também, além de escutarmos as várias experiências tanto do Pontifício Conselho para os Leigos quanto dos demais órgãos do Vaticano, que nos ajudaram a repensar vários aspectos”, afirmou o Arcebispo.

“Agora, vamos colocar em prática tudo aquilo que decidimos. De maneira especial, creio que o grande trabalho agora é em Guaratiba: preparar o terreno nos próximos cinco meses. E preparar a ida de Alberto Gasbarri, no mês de abril, e do monsenhor Guido Marini, em maio, para os acertos finais. Depois poderemos anunciar oficialmente toda a programação da Jornada e do Santo Padre”, destacou.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Juventude promove primeiro Ilumina Fé


A partir deste mês de janeiro, o Setor Juventude da Arquidiocese de Natal promoverá, uma vez por mês, uma atividade intitulada "Ilumina Fé". O evento faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano, com a presença do Papa Bento XVI. O primeiro Ilumina Fé acontecerá no próximo sábado, dia 26na Catedral Metropolitana, iniciando às 22 horas, com a celebração da missa. Após a missa, será implantado e rezado o Terço da Juventude, seguido de uma catequese sobre a JMJ. Às duas da madrugada, terá início uma adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo-se Vigília dos Jovens Adoradores, até às 6 da manhã do domingo, 27. Durante toda a noite, haverá animação por conta de ministérios de música, além de momentos de formação com base no YouCat - o catecismo jovem, ação de graças e louvor.

"Acredito que o Ilumina Fé será uma excelente oportunidade de conversão, solidificação da fé e perseverança da minha dos nossos jovens", destaca o coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, Diácono Inácio Lopes.


O Ilumina Fé também tem o objetivo de preparar os jovens para a Semana Missionária, evento que acontecerá na Arquidiocese de Natal, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude. A Semana Missionária será realizada em todas as dioceses do Brasil, no período de 16 a 20 de julho. 

Fonte: Arquidiocesedenatal 

Site da JMJ terá a Leitura Orante em linguagem jovem

Um novo instrumento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 estará disponível para os jovens a partir do próximo mês. É o canal “Prepara-se”, que todo mês, até a JMJ, disponibilizará conteúdos para a formação espiritual dos peregrinos, como a Lectio Divina jovem, que é a Leitura Orante voltada para os jovens, com um tema diferente a cada mês.

Segundo padre Anísio José Schwirkowski, que reuniu esse conteúdo, seguindo o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19), a Lectio Divina tem o objetivo de  preparar o coração do discípulo no encontro com o Mestre. “Muitas vezes, num encontro, a coisa mais bonita é a preparação. O evento tem outro gosto quando você se prepara bem. Então, queremos formar o coração do discípulo com a Palavra. É ouvindo a Palavra, partilhando-a e colocando-a em prática que se vai formando o discipulado”, destacou.

No canal, serão publicados o subsídio para os jovens realizarem a Lectio Divina e um manual com orientações para os guias, que são aqueles que conduzirão as reuniões. Entre as dicas, estão o tamanho ideal do grupo, que deve ter de 10 a 15 pessoas, a necessidade de uma preparação cuidadosa de cada encontro pelos guias e a utilização das novas mídias, sobretudo as redes sociais, para o contato constante entre os integrantes do grupo.

De acordo com o sacerdote, esta Lectio Divina jovem foi preparada por especialistas. “Um biblista que já esteve mais de 20 vezes na Terra Santa escreveu os comentários para cada Lectio Divina de forma exclusiva. Então, são comentários novos. E também as dinâmicas que são sugeridas para os guias foram preparadas também por um especialista”, disse.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mensagem do dia: Decisões, tempos e pessoas !





Nas decisões que envolvem sua vida, jamais decida sozinho! Tenha do lado alguém que lhe conheça a fundo, ame e deseje o seu bem. Nunca decida em tempo de crise! Quando decidimos em crise, a chance de cometer um erro é enorme. Não escute a todos! Se é tempo de decisão, fale com as pessoas certas. Se quiser ter absoluta certeza sobre como decidir, visite muitas vezes o Santíssimo Sacramento!

Imagem de São Sebastião visita Comitê Organizador Local da JMJ

O arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013,  Dom Orani João Tempesta,  levou a imagem peregrina do padroeiro da cidade e da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Patrono da Jornada, São Sebastião, para visitar a equipe na tarde de hoje, 16 de janeiro. Todos rezaram pela intercessão de santo para o Rio e para a JMJ.
Dom Orani comentou o texto da Carta aos Hebreus, lido durante a trezena e que fala de acolhida, afirmando que a leitura foi iluminadora para todos ali presentes. “A vida de fé, pois somos amigos na fé, nos leva acolher uns aos outros. Para que a cidade possa ter mais acolhimento, começamos por aqui entre nós, no Comitê, para que o sejamos ainda mais entre nós”, disse o presidente do COL.
O arcebispo também falou sobre o acolhimento aos peregrinos, da disponibilidade e boa vontade de voluntários e funcionários, do Brasil e do exterior, que vivem em comunhão e conseguem vencer as dificuldades para organizar esse grande evento.
Segundo dom Orani, quanto mais dermos testemunho, maior será espírito de unidade para semear na cidade a acolhida. Ele falou da importância de sermos generosos: "Aquele mesmo Jesus, que São Sebastião e Odettinha seguiram, é quem seguimos também hoje. É Jesus que vai realizando a Jornada dentro de nós”, completou.
A busca dentro da organização é criar um ambiente favorável para a santidade da juventude que virá para o Rio de Janeiro e possam voltar para suas casas com o coração transbordante de alegria querendo viver ainda melhor a vida cristã, em seu chamado missionário.
Setor do Vaticano
Um novo setor do COL foi apresentado durante a celebração. O Setor do Vaticano, o 17º  da organização, cuidará da estadia do Papa Bento XVI no Rio de Janeiro durante a JMJ. O responsável pelo novo setor é o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Roque Souza, que irá organizar os detalhes, desde a comida, contato com o Governo, transporte até verificar tudo o que for necessário nos vários apartamentos que serão ocupados pelos que virão de Roma. No final do mês de janeiro todos os detalhes serão definidos.

Fonte: CNBB

Religiosa de 105 anos : Sou feliz

MADRI, 18 Jan. 13 / 09:04 am (ACI/EWTN Noticias).- Irmã Teresita, uma religiosa cisterciense espanhola de 105 anos, que vive no Mosteiro de Buenafuente, na comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, assegurou que no claustro "não se pode ficar entediada, por que se não você termina mal" e que "como poderia estar aqui 86 anos sem ser feliz?".
Em uma entrevista Telefônica com o jornal espanhol Correo, a religiosa, batizada como Valeriana Barajuen González de Zarate, em 16 de setembro de 1903, assegurou que "a vocação é uma coisa muito grande e a perseverança não é menos", embora tenha lamentado que muitas vezes "a vida de conforto prevalece sobre o 'chamado’".
Irmã Teresita ingressou no mosteiro aos 19 anos, depois de discutir com sua mãe, para agradar o seu pai, recorda.
"Fomos ver a padroeira de Álava, a Virgem Branca, e lhe pedi a vocação de Santa Teresa", recordou, deixando para trás "três namorados".
Entretanto, para a religiosa, "ainda que eu tivesse me casado com um príncipe não seria mais feliz que agora".
"Eu queria a clausura e não uma comunidade de vida ativa", assegurou ao jornal espanhol.
A religiosa, que chegou a ser abadessa do mosteiro, lembrou que até a guerra civil espanhola, na década de 1930, "a vida era muito diferente. Estávamos as monjas de coro, que trabalhávamos pela comunidade e as leigas. E meu pai dizia que as monjas não trabalhavam!".
"Sempre foi tudo muito austero", assinalou, recordando que "mudávamos o hábito uma vez ao mês e o ferro de passar roupa era um pequeno luxo, não como agora".
A religiosa saiu do convento em duas ocasiões. A primeira durante a guerra civil, para acompanhar suas irmãs ao médico, e em agosto de 2011, para saudar pessoalmente ao Papa Bento XVI, durante sua visita a Espanha com ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Durante a viagem a Madri, a religiosa manteve os olhos fechados quase todo o tempo, para que nada a distraíra.
Apesar de sua avançada idade, Irmã Teresita se mantém informada sobre as notícias do jornal, com o que ficou sabendo da crise econômica e outras coisas e "a coisa da política".
"Tenho que inteirar-me, não me vem mau, pois me dá mais motivo para rezar", assegura.
Irmã Teresita envia sempre "anjos em lugar de orações" às pessoas com as que se encontra ou conversa, porque "os anjos se entendem com tudo".
A religiosa acorda todos os dias às 5:00 da manhã e vai dormir às 10:00 da noite, dedicada à regra beneditina de "ora et labora", reza e trabalha.

Fonte:  http://www.acidigital.com

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Padres e lideranças se reúnem em Nísia Floresta para tratar sobre lançamento da CF

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, a Arquidiocese de Natal vai sediar o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 (CF). Na oportunidade serão comemorados os 50 anos de criação da CF, que teve início no Rio Grande do Norte, na comunidade de Timbó, município de Nisia Floresta. Para dar os encaminhamentos finais da programação festiva, aconteceu, na manhã desta quarta-feira (16), uma reunião, em Nísia Floresta, que contou com a presença de padres da Arquidiocese, lideranças religiosas e civis. A programação na cidade vai acontecer no dia 14 de fevereiro, e terá início às 14h, com a acolhida ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e a comitiva de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. Às 14h30, acontecerá uma coletiva de imprensa, seguida da celebração da santa missa, às 15 horas. Às 16h, será realizada a reabertura da casa das irmãs missionárias de Jesus Crucificado, incentivadoras do surgimento da Campanha da Fraternidade. Em seguida, haverá a visita ao túmulo da poetisa Nisia Floresta. Às 17h, a comitiva segue para a comunidade de Timbó, onde haverá homenagens, visita a capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade), apresentação sobre o nascimento da CF em versos, oração do ângelus, benção do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e descerramento da placa alusiva aos 50 anos da campanha.

No encerramento da programação em Nísia Floresta, às 19h,  acontecerá um show religioso.

Segundo o padre Edilson Nobre, vigário geral da Arquidiocese de Natal, a reunião foi muito positiva, uma vez que foi possível analisar as atividades já realizadas e planejar os próximos passos, além de animar as paróquias a participarem da programação festiva. "É muito importante que as paróquias participem ativamente dessa programação, uma vez que marca um momento de grande relevância para a Arquidiocese de Natal", frisa.

No dia 15, a programação alusiva ao jubileu e ao lançamento nacional da CF será desenvolvida em Natal.



Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Quando será que vou rezar de verdade?

O tempo, o exercício diário, a determinação e outros ingredientes desta grandeza serão sempre requisitos indispensáveis pra quem deseja aprender a rezar.
Entretanto, nada como a ausência de sentidos para gerar em nós alguém com sede de Deus. É quando não temos vontade e nem prazer na oração e, assim mesmo, rezamos; é quando nos dirigimos a Deus somente com a força da alma que sabe que tem sede. Quando vamos à capela por causa de Jesus Cristo e não por nossas causas. Quando não existe sentido, quando não enxergamos luz alguma e apenas sabemos que Ele está lá... É assim, que a gente começa a rezar de verdade!
Se os sentidos começaram a desaparecer, parabéns! A vida real, em Cristo Jesus, está começando!


Papa: pedir com insistência o dom da unidade entre os cristãos

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, Bento XVI recordou que sexta-feira, 18 de janeiro, tem início nos países do hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema: «O que Deus exige de nós?», inspirado num trecho do profeta Miquéias (cf Mq 6, 6-8). 

“Convido todos a rezarem, pedindo com insistência o grande dom da unidade entre todos os discípulos do Senhor. A força inesgotável do Espírito Santo nos estimule a uma compromisso sincero de busca da unidade, para que possam professar todos juntos que Jesus é o Salvador do mundo”, disse o Papa. 
No Brasil, esta semana é realizada no período de Pentecostes. Os subsídios para esta celebração já foram traduzidos em português pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Este ano, os subsídios foram preparados pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O material está disponível aqui.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ECAN abrirá matrículas em fevereiro

As matrículas para o Curso de Comunicação para a Pastoral – turma 2013, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, serão abertas dia primeiro de fevereiro. Os interessados devem procurar a sala da Pastoral da Comunicação, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral, no horário das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. No ato da matrícula são exigidas uma cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio, do RG e do CPF, duas fotos 3X4 e uma taxa de R$ 25,00.

As aulas do Curso de Comunicação para a Pastoral terão início em março, se estenderão até dezembro e acontecem uma vez por mês, sempre em um final de semana. Durante o ano, os alunos estudarão 11 disciplinas: Pastoral da Comunicação, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Marketing, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Rádio, Expressão Oral e Escrita, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Comunicação Pessoal e Grupal e Comunicação na Liturgia.

O Curso é aberto aos agentes da Pascom, de outras pastorais e demais pessoas interessadas. No final do curso, o aluno que cumprir todas as exigências, receberá o certificado, com valor de extensão universitária, emitido pela Faculdade Dom Heitor Sales.

Fonte: Artquidiocesedenatal

Cadastramento para Hospedagem dos Jovens




No período de 23 a 28 de Julho acontecerá no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude com a presença do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Porem, uma semana antes no período de 16 a 20 de Julho, sucederá a Pré-Jornada em todas as capitais do País.

Varias Dioceses do Brasil receberão Jovens do Mundo inteiro para uma Semana Missionária e a nossa Arquidiocese de Natal não ficou de fora. 

“Se alguém tem o dom do serviço o exerça como dom dado por Deus” (1Pd 4, 11b)

“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade.” (Rom 12,10.13)

“Exercei a hospitalidade uns para com os outros” (1PD 4,9).

Mensagem do dia: Quer um segredo para ser finalmente feliz!?


Não tem jeito! O maior, melhor e único segredo eficaz, que nos faz definitivamente felizes, é quando fazemos alguém feliz! Enquanto pensarmos e agirmos como quem busca a felicidade somente para si, estaremos cada vez mais distantes do alvo.

Quer ser feliz? Faça alguém feliz! Quer ser muito feliz? Faça muita gente feliz! Quer ser a pessoa mais feliz do mundo!? Esqueça-se de si mesmo! Faça feliz a todos, sem olhar a quem!

Quem vive assim, já conhece um pouco do que é o Céu!

Comissão dos Diáconos avalia e planeja ações

A diretoria da Comissão Regional dos Diáconos do Nordeste 2, sob a presidência do Diácono José Aderaldo, de João Pessoa-PB, reuniu-se nos dias 12 e 13, em Camocim de São Félix (PE), para avaliar a caminhada de 2012 e definir as ações para este ano. Estavam presentes, além do presidente: o vice-presidente, Diác. Manoel Correia, de Maceió-AL; o Secretário, Diác. Haroldo Lima, de Natal-RN; o Tesoureiro, Diác. Edjasme Tavares, de Garanhuns-PE; o assessor de Equipe de Comunicação, Diác. José Bezerra, de Natal-RN; e o assessor da Equipe de formação, Diác. José Durán, de Palmares-PE. Após um momento de oração e meditação da Palavra de Deus, pelo método da leitura orante, o Presidente, Diác. José Aderaldo, fez um relato das atividades, destacando, entre outros pontos, o encontro regional realizado em Natal, com temática sobre os 50 anos do Vaticano II.

Para 2013, a primeira atividade será o Retiro Regional para Diáconos, aspirantes e esposas, que será realizado de 14 a 17 de fevereiro, em Camocim de São Félix. Cada província Eclesiástica – Olinda e Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN e Maceió-AL – realizará um encontro provincial com os formadores das escolas diaconais, ainda no primeiro semestre de 2013. A Diretoria da CRD confirmou presença na Assembleia não eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos – CND, de 19 a 21 de abril, em Florianópolis-SC.

Fonte: Arquidiocesedenatal

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mensagem do dia: O que Deus espera de mim ?

Brilhante pergunta!


Nada melhor do que compreender que Deus nada faz sozinho. Nossa parte, embora pequenina e frágill, simplesmente é matéria-prima fundamental para o que Deus deseja realizar em nós! E assim sempre será; em tudo!
Tenho certeza absoluta de que se focarmos nossa parte com maior atenção e amor, teremos mais tempo para a oblação de nossas vidas e menos tempo para pecar!
Se estivermos em dúvida, lembremos que Deus sempre pede que amemos até o fim; que sejamos corajosos no Amor! Quem deseja amar assim já se encontrou com Nosso Senhor; sua vida tem todo o sentido; já sabe o que Deus deseja!

Jovens da JMJ Rio2013 terão assistência médica integral

Cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e acadêmicos de medicina e enfermagem, são esperados para trabalhar como voluntários na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013. Um núcleo de dez pessoas, coordenado pelo médico e voluntário da saúde na JMJ Pedro Pimenta de Mello Spinetti já trabalha para garantir o bem estar de todos os participantes no evento.

Com o aumento das temperaturas e o acúmulo de pessoas em um só local, o risco da proliferação de bactérias e vírus é grande. Pedro explica que além da oração é preciso se preocupar com o estado de saúde dos voluntários e milhões de peregrinos que virão para o Rio de Janeiro.

“Algumas ações estão sendo planejadas desde 2011 para capacitar os voluntários, não só da área da saúde, mas de todas, para garantir um evento sem riscos. Pequenas ações como distribuição de água potável em grande quantidade, lavar as mãos antes de distribuir alimentos, coleta e separação do lixo são atitudes fundamentais para reduzirmos o número de eventos adversos à saúde durante a JMJ”, explica o médico.

O núcleo de voluntários da saúde se reúne pessoalmente para planejar e aplicar na prática as ações planejadas para a JMJ. Em 2012, o grupo atuou no Congresso de Jovens da comunidade Shalom, no Festival Halleluya, no Dia Nacional da Juventude e no Encontro de Delegados Internacionais. “Pudemos contar com o auxílio de mais de 60 voluntários nestes eventos. Formamos duas turmas de socorristas com cerca de 30 pessoas”, conta o coordenador.

O número ideal de médicos e enfermeiros para atuar na saúde, segundo Pedro, seria de 600 voluntários, mas os peregrinos não deixarão de ser atendidos em qualquer emergência. “O Brasil é um dos poucos países do mundo com sistema de saúde com atendimento universal e até mesmo os estrangeiros tem direito a assistência nos Hospitais do SUS. Certamente durante a JMJ todo o sistema de saúde da cidade estará de prontidão para receber os peregrinos que dele necessitarem”, finaliza.

Fonte: http://www.cancaonova.com/

sábado, 12 de janeiro de 2013

Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2013 traz reflexão sobre crescente mobilidade populacional

Que as sociedades em todo mundo assegurem o respeito, as liberdades fundamentais, direitos humanos e condições dignas de vida a todos os migrantes e refugiados, essa é a finalidade do o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado dia 13 de janeiro. O papa Bento XVI publicou uma mensagem por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2013, cujo tema será “migrações: peregrinação de fé e de esperança”.
Na mensagem, o Sumo Pontífice se inspira na Gaudium et Spes, pois o Concílio Vaticano II marca um momento decisivo para a pastoral dos migrantes e dos itinerantes. O Concílio destaca a dimensão de uma Igreja que caminha com os homens. Por isso, a necessidade urgente de fazer-se próximo de cada homem, entre eles, o trabalhador estrangeiro injustamente desprezado ou exilado.
No texto, Bento XVI afirma que “os fluxos migratórios são um fenômeno impressionante pela quantidade de pessoas envolvidas, pelas problemáticas sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas que levanta, pelos desafios dramáticos que coloca à comunidade nacional e internacional”.
Ainda na mensagem, é citado que a Igreja, pela “própria missão que lhe foi confiada por Cristo”, é chamada a prestar particular atenção e solicitude, de modo a acolher, favor, e acompanhar “a inserção integral dos migrantes, requerentes de asilo e refugiados no novo contexto sociocultural, sem descuidar a dimensão religiosa, essencial para a vida de cada pessoa.”.
O bispo de Caxias do Sul (RS), dom Alessandro Ruffinoni, que recentemente foi nomeado por Bento XVI membro do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes falou sobre a beleza da mensagem do santo padre. “A mensagem do Papa é muito bonita, começando pelo título ‘Migrações: peregrinação de fé e de esperança’. De fato, as migrações são um fenômeno que exige muita fé por parte do migrante. Acreditar que é possível mudar a sua vida, é possível melhorar, com a esperança de um futuro melhor para ele e sua família. E também uma esperança de que o país escolhido seja um país que acolhe, porque este é o grande desafio do migrante: ser acolhido, ter um espaço, ter confiança nele. Antes de tudo, se trata de uma pessoa e como pessoa merece esta confiança, este respeito e esta acolhida”, comentou o bispo.
Sobre o tema do dia escolhido por Bento XVI, “migrações: peregrinação de fé e de esperança”, o Presidente da Fundação Migrantes, na Itália, monsenhor Paolo Schiavon, afirma que a ideia de peregrinação pode aliviar o sofrimento que o migrante possui. "É claro que quem migra tem a esperança de melhorar a própria vida. Na verdade, os 215 milhões de migrantes no mundo partem porque querem buscar uma condição de vida melhor para si e suas famílias, mas ao mesmo tempo, nesta viagem, a sua situação muda de acordo com as pessoas que encontram”, disse em entrevista à Rádio Vaticano.
O monsenhor recordou que muitas vezes nesta viagem imbuída de esperança, encontram-se desespero, morte e violência. “Pensemos nos dois mil mortos no Mediterrâneo, que teve lugar no ano passado. É necessário unir esse tema da esperança ao tema de uma fé que se torna promoção dos direitos humanos, lutando contra aquelas formas que muitas vezes nascem no mundo da migração, como violência e abuso", relembrou.
A fixação do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado ocorreu em 2004, embora a data já fosse celebrada há mais de 90 anos. No entanto, cada país celebrava o dia em datas distintas. Após a comunicação em 14 de outubro de 2004, do então Secretário de Estado Cardeal Angelo Sodano, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado passou a ser celebrado no segundo domingo depois da Epifania, celebrada dia 6 de janeiro. Com isso, toda a Igreja Católica, em todo o mundo, passou celebrar na mesma data. A instituição do dia fez com que houvesse o reconhecimento e maior atenção para o aumento dos migrantes e da crescente mobilidade populacional entre regiões, países e continentes.
Fonte: CNBB

Mensagem do dia: Façamos escolhas certas

Para começarmos bem o dia de hoje, precisamos fazer escolhas certas.
“Aprendei a fazer o bem” Is 1,17. Cada um de nós precisamos aprender a fazer o bem. Graças a Deus, temos a oportunidade de vivermos de uma maneira nova. A cada novo dia novas oportunidades surgem para que façamos as escolhas certas e possamos viver nossas vidas com coerência.
Em todas as circunstâncias temos a chance para optarmos pelo bem, pois colhemos aquilo que semeamos. Se plantamos o bem, colheremos a bondade a caridade, ou seja, os frutos do Espírito Santo. Sabemos, porém, que a todo momento necessitamos fazer uma opção em situações do nosso cotidiano.

Que lugar a Palavra de Deus ocupa na Igreja hoje? Jéssica Marçal

Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa hoje na Igreja? A renovação da linguagem e os novos métodos para anunciar o Evangelho são alguns dos desafios da Igreja. Nessa busca, ela continua atenta à centralidade que as Sagradas Escrituras têm na vida cristã, tanto que a animação bíblica da vida e da pastoral é uma das urgências da ação evangelizadora no Brasil atualmente.

De acordo com o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da diocese de Taubaté (SP), padre Fábio dos Santos Modesto, os fiéis estão redescobrindo a importância da Palavra em sua vida, o que acaba envolvendo toda a Igreja. 

Ele explicou que antes havia o pensamento de que a Bíblia era para ser ensinada na catequese, como se se essa pastoral fosse toda a dimensão bíblica da Igreja, mas não é assim que funciona, já que a Igreja como um todo tem em si a ação catequética.

“O católico precisa redescobrir a Bíblia como fonte também de moral, de espiritualidade, coisa que até pouco tempo atrás não se tinha. Então também as outras pastorais, não só a catequética, precisam redescobrir o lugar da Bíblia dentro das suas pastorais, como fonte de conduta e de espiritualidade”

E como forma de incentivar essa redescoberta, o sacerdote informou que a dimensão bíblico-catequética vem promovendo os chamados simpósios bíblicos e diversas iniciativas que se adaptam à realidade de cada ação pastoral da Igreja local. Além disso, outro auxílio é a Encíclica Verbum Domini, do Papa Bento XVI, em que o Santo Padre fala sobre a Palavra de Deus e a partir da qual se iniciou uma discussão mais acentuada sobre a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Animação bíblica na vida e na pastoral

Se é necessário promover estudos bíblicos e reflexões para redescobrir o espaço ocupado pela Palavra de Deus na Igreja, padre Fábio lembrou que o mesmo deve acontecer também na vida de cada pessoa em particular.

“Não adianta ficarmos só nessa esfera comunitária. Nós temos tentado também, sobretudo através da Lectio Divina, ensinar o nosso povo a rezar com a Palavra de Deus”. O padre acrescentou que, além de livros de leitura orante, vários são os métodos para promover esse encontro pessoal com a Palavra, mas é necessário também contar com a boa vontade de cada um.

Outra preocupação da Igreja é com relação à animação bíblica da vida pastoral, com a participação ativa dos fiéis de uma comunidade. Padre Fábio explicou que um dos grandes problemas quanto a isso é que, por muito tempo, fez-se uma divisão entre pastoral e movimento: "o movimento reza e a pastoral trabalha".

“A maioria das nossas pastorais não tinha nenhum tipo de perspectiva mística, espiritual. Com essa redescoberta da Palavra na vida e na animação da Igreja o que nós temos nos perguntado é justamente isso: qual é a mística de cada uma das pastorais, que horas se reza, por que se trabalha?”, disse.

O sacerdote informou ainda que, na metodologia de cada pastoral, tem-se tentado incluir a mística e a celebratividade pastoral do trabalho que cada um faz. Nesse contexto, ele afirmou que ter espiritualidade e consciência de que se está trabalhando pelo Reino de Deus ajuda a formar comunidades, a encantar as pessoas com o que é essencial: Jesus Cristo.

“Na comissão catequética a gente fala que o paradigma máximo, aquilo que nós não podemos esquecer é que a catequese da Igreja tem que apresentar não só ideias e conteúdos, mas o relacionamento pessoal com um indivíduo, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o foco, Ele é o centro de tudo aquilo que a gente faz. Se a gente tiver essa clareza, eu acho que fica muito mais simples as pessoas encontrarem o seu espaço dentro da vida da Igreja”, finalizou.


Fonte: http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mensagem do dia: Qual o maior sinônimo do Amor ?


Gratuidade! Fazer as coisas de graça, dar de graça até que aprendamos a doar de graça quem nós somos, torna-se grande sinal de que estamos mais próximos do amor de verdade.

Monitore seu coração! Quando houver cobranças e quando não for de graça será sinal de que estamos tomando distância do amor.

Quem ama nunca quer nada em troca!

Morro Branco, Natal, terá novo Vigário Paroquial


Padre Arcanjo Valdivino Santos se despede da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, Natal, onde era vigário paroquial. Nesta segunda-feira, dia 14, às 19h30, na Igreja Matriz, ele preside missa, durante a qual se despedirá da comunidade. Padre Arcanjo assumirá missão na cidade de Diadema (SP).

Já, no próximo dia 20, às 7 horas, a comunidade acolhe o novo vigário paroquial. Trata-se do Padre Geraldo Freire, vindo de Arapiraca (AL). A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus é administrada pelos padres redentoristas.

Atualmente, o administrador paroquial é o Padre Roberto Silva. Ele é auxiliado pelo Padre Gerard Hubert, conhecido como Padre Pio, e, a partir do dia 20, também pelo Padre Geraldo Freire, além do Irmão Albino Valente.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Escola Catequética abrirá matrículas

Iniciam em fevereiro, as inscrições para a Escola Catequética da Arquidiocese de Natal. Os interessados em participar, devem pagar uma taxa de R$ 20 reais mensalmente. As aulas terão início em março e seguem até dezembro, e acontecerão todo 2º sábado de cada mês, na Igreja de São Sebastião, no bairro Alecrim, no horário das 08h às 17h. O curso totaliza 200 horas/aula, e é voltado para agentes da pastoral da catequese de 1ª Eucaristia e Crisma. Outras informações ligue: (84) 8807-6542 ou 8896-9930

Fonte: Arquidiocesedenatal

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela