quinta-feira, 30 de maio de 2013

Igreja celebra festa do Corpo e Sangue de Cristo


Origem da Celebração de Corpus Christi 

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. 

Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Fonte da origem: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Assessor Felipe Adrew Foi Retirado Da Equipe De Formação Da Pastoral Da Juventude Da Arquidiocese De Natal Veja

Assessor Felipe Andrew

Caros amigos e amigas, 

Neste final de semana fomos pegos de surpresa com uma notícia, no mínimo incompreensível e absurda: A RETIRADA DO NOSSO COMPANHEIRO, AMIGO, ASSESSOR E IRMÃO, FELIPE ANDREW, DA EQUIPE DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE NATAL!!!

O fato aconteceu sem justificativa e ainda mais absurdo: sem que ele fosse informado (e como pode isso)?
Foi uma atitude ditatorial, de exclusão de alguém que na atual conjuntura, representa a voz das bases que se sentem excluídas e abandonadas. E tudo isso, porque seus argumentos proféticos incomodam... porque na verdade muitos e muitas não querem que a voz da verdade chegue com força e eficácia aos ouvidos do povo das bases!!!
Nada justifica essa atitude!!! Até porque se essa equipe de formação, é realmente de formação, Felipe Andrew, por sua caminhada, militância, capacidade intelectual, bagagem de experiência e tempo que está somando com a diocese, possui todas as qualidades e requisitos para tal serviço... o que torna tudo ainda mais incompreensível!
A Equipe de Formação da Pastoral da Juventude em Natal pode ter perdido um membro, mas as bases, que são e fazem EFETIVAMENTE a pastoral, tenho certeza, que não, pois Felipe não deixará de continuar a serviço da juventude, somando e acompanhando, como ele sempre fez... como por exemplo estávamos fazendo este fim de semana, no I Encontrão da Bases da PJ Nova Cruz, quando fomos surpreendidos pela notícia.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

I Encontrão das Bases da PJ em Nova Cruz

 
Ontem (26) durante todo o dia aconteceu o encontrão com as bases do 8º zonal, onde cerca de 153 jovens  de diversas cidades e comunidades como: Nova Cruz, Serra de São Bento, Gameleiras, Passa e Fica e a comunidade do Fernando da Pista participaram deste encontrão. Que foi organizado pela Pastoral da Juventude de Nova Cruz/RN.



Os grupos de Jovens que são a base e o fundamento da Pastoral da Juventude vivenciou neste dia momentos diferentes e especiais de mística, partilha, oficio divino, experiências e muito mais. Com assessoria de Keila e Fellipe de Natal #PJNABASE. Também quem se fez presente  neste encontrão foi Pe. Mário, grande sacerdote que doa parte de sua vida pela juventude.



























E o Grupo de Jovens "Filhos do Céu" da comunidade do Fernando da Pista/RN marcou presença neste 1º Encontrão das bases que outros encontros deste porte venham para que a nossa Juventude caminhem firme e forte no caminho de Cristo.

sábado, 25 de maio de 2013

Encontro com as Bases da Pastoral da Juventude de Nova Cruz/RN


Seguindo as diretrizes do Documento 85 da CNBB, em comunhão com a proposta da 50º Campanha da Fraternidade, que traz como tema: Fraternidade e Juventude, a Coordenação e Assessoria da Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição querem te convidar para o nosso  Encontrão das Bases. Este momento quer despertar em nós uma reflexão sobre a Mística, Espiritualidade e Identidade de nossa Pastoral. Queremos te convidar para participar deste momento de aprendizagem, troca de experiências, celebração e comunhão de todos os nossos grupos de jovens, verdadeiras bases da ação pastoral da PJ em todo o Brasil e América Latina.


 Norteará nossa reflexão o tema: “Grupo de Jovens: Ousando construir um mundo novo!”. E a iluminação bíblica: “Eis-me aqui, envia-me”. (Is 6,8) (Iluminação essa que também norteia a 50º Campanha da Fraternidade, vivenciada este ano).

Por isso “Vem e entra na roda com a gente”. Venha nos ajudar a construir mais um capítulo na história da Pastoral da Juventude.

Atenciosamente,
Coordenação e Assessoria da PJ Nova Cruz.




Data: 26 de Maio de 2013.
Local: Cetro Pastoral do Catolé (casa das irmãs)
Inicio: 08h (Domingo)
Termino: 16h (Domingo)

Tráfico de pessoas é uma vergonha para a sociedade civilizada, diz o Papa

VATICANO, 24 Mai. 13 / 02:44 pm (ACI/EWTN Noticias).- "O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para nossas sociedades que se dizem civilizadas! Aproveitadores e clientes, em todos os âmbitos, deveriam fazer um sério exame de consciência consigo mesmos e diante de Deus", disse o Papa Francisco nesta manhã.
Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso aos participantes na Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes reunidos em Roma para discutir o tema "A solicitude pastoral daIgreja no contexto das migrações forçadas".
A Assembleia coincide com a publicação do documento "Acolher Cristo nos refugiados e nas pessoas deslocadas à força" que chama a atenção sobre os milhões de refugiados, deslocados e apátridas, e aborda também o flagelo do tráfico de pessoas.
O Papa disse que "a Igreja renova hoje sua firme chamada para que sejam sempre protegidas a dignidade e a centralidade de cada pessoa, no respeito dos direitos fundamentais... uns direitos que por si mesmos precisam ser ampliados ali onde não se reconhecem milhões de homens e mulheres em todos os continentes".
"Em um mundo onde se fala muito de direitos, quantas vezes na realidade a dignidade humana é pisoteada. Em um mundo onde se fala tanto de direitos parece que o único que os tem é o dinheiro... Vivemos em um mundo, em uma cultura onde impera o fetichismo do dinheiro".
Neste contexto o Papa recordou que o dicastério responsável pela pastoral dos Emigrantes e Itinerantes se preocupa muito pelas "situações nas que a famíliadas nações está chamada a intervir em um espírito de solidariedade fraterna, com programas de proteção, frequentemente com o telão de fundo de acontecimentos dramáticos que tocam, quase todos os dias, a vida de muitas pessoas. Expresso o meu apreço e a minha gratidão, e vos animo continuar no caminho de serviço aos irmãos pobres e marginalizados".
A atenção da Igreja, que é "mãe" se manifesta "com especial ternura e proximidade a quem se vê obrigado a fugir do seu país e vive entre a erradicação e a integração. Esta tensão destrói as pessoas. A compaixão – ‘sofrer com’ – se expressa, sobretudo, no esforço em conhecer as razões que obrigam a deixar forçadamente um país, e em dar voz aos que não podem fazer ouvir seu grito de dor e de opressão".
"Neste sentido realizam uma tarefa importante, também na hora de sensibilizar as comunidades cristãs para tantos irmãos marcados por feridas que marcam a sua existência: a violência, o abuso de poder, a distância da família, os traumas, a fuga de casa, a incerteza sobre o futuro nos campos de refugiados são elementos que desumanizam e deveriam incentivar os cristãos e toda a comunidade a realizar ações concretas".
O Santo Padre disse que ante este panorama é necessário ver "a luz da esperança. Uma esperança que se expressa nas expectativas pelo futuro, no desejo de fazer amizades, de participar da sociedade que os acolhe, de aprender a língua, de ter acesso a um trabalho e de dar a chance de estudar aos menores. Admiro a coragem de quem espera gradualmente recomeçar uma vida normal, à espera que satisfações e amor voltem a alegrar sua existência. Todos nós podemos, e devemos, nutrir esta esperança!"
O Papa animou os governantes e legisladores e toda a comunidade internacional para que façam frente à realidade das pessoas desarraigadas pela força "com iniciativas eficazes e novos enfoques para proteger sua dignidade, melhorar sua qualidade de vida e enfrentar os desafios que surgem de formas modernas de perseguição, opressão e escravidão. Trata-se, insisto, de seres humanos, que apelam à solidariedade e ao apoio, que necessitam ações urgentes, mas também e sobretudo compreensão e bondade. Sua condição não pode nos deixar indiferentes".
"E nós, como Igreja recordemos que ao curar as feridas dos refugiados, deslocados e das vítimas do tráfico, colocamos na prática o mandamento do amor que Jesus nos deixou, quando se identificou com o estrangeiro, com quem sofre e com todas as vítimas inocentes da violência e da exploração".
"E aqui também eu gostaria de chamar a atenção que todo pastor e comunidade cristã devem ter para o caminho de fé dos refugiados cristãos e erradicados de suas realidades, assim como para os emigrantes cristãos. Requerem uma atenção pastoral especial, que respeite suas tradições e os acompanhe numa harmônica integração nas novas realidades eclesiais em que se encontram. Não esqueçam a carne de Cristo, que está na carne dos refugiados; sua carne é a de Cristo", concluiu.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Padre Valquimar lança livro

"E chamou os que Ele quis", uma citação do Evangelho de Marcos, é o título do livro escrito pelo Padre Valquimar Nogueira do Nascimento. O livro, resultado da dissertação de mestrado em Direito Canônico, realizado pelo autor, será lançado no dia 6 de junho próximo, às 16 horas, na Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, situada na Av. Junqueira Aires, bairro da Ribeira, em Natal.

Indagado porque elaborar uma dissertação de mestrado e, depois, publicá-la em um livro, o autor responde: " Escolhi o tema porque vejo a necessidade de se dar uma atenção maior ao processo seletivo, tão importante quanto o tempo de formação no Seminário. Procurei, portanto, com base em documentos da Igreja, refletir sobre o assunto. A atenção a este período pode favorecer a qualidade dos candidatos e melhores resultados no processo de discernimento." Em Natal, a partir do lançamento, o livro estará à venda na Faculdade Dom Heitor.

Padre Valquimar é mestre em Direito Canônico, pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cujo curso é reconhecido pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No período de 1998 a 2005, foi reitor do Seminário de São Pedro, na Arquidiocese de Natal. Atualmente, ele é diretor administrativo da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Aconteceu algo muito desagradável! E agora?


Dê um tempo, não fale para os outros, pois isso é grande tentação! Ocupe-se com outras coisas importantes até que os sentimentos se recoloquem no lugar e você possa enxergar as coisas como elas são.
Calma, nada de agitação! Tenho feito este exercício e o resultado tem sido formidável. Tenho feito a experiência de que o diabo é quem pesca em águas turbulentas; os filhos de Deus, não!

Semana Missionária inclui a Arquidiocese no caminho da JMJ


Semana Missionária inclui a Arquidiocese no caminho da JMJ
Milhares de jovens de todas as partes do mundo acorrerão ao Rio de Janeiro, Brasil, no mês de julho, para participarem da Jornada Mundial da Juventude. Em cada diocese brasileira, acontece a Semana Missionária, em preparação à JMJ. "A presença do Papa Francisco, um latino americano, em sua primeira viagem internacional, será uma motivação a mais para os jovens", afirma o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Nesta entrevista, ele fala sobre os preparativos para a jornada e para a Semana Missionária, na Arquidiocese natalense.
Em todo o Brasil, as dioceses se mobilizam para levar jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Como está esta mobilização na Arquidiocese?
Através do Setor da Juventude, os jovens das nossas paróquias se organizam para participar da Jornada. Há iniciativas criativas, tendo em vista angariar recursos para custear as despesas. Com sua criatividade e iniciativa, o que é peculiar aos jovens, eles fazem promoções, nas paróquias, como sorteios e eventos. Os jovens fazem estas promoções visando garantir a presença na Jornada. Esses preparativos começaram desde o início de 2012, através do Setor Juventude. A mobilização começou com reuniões dos coordenadores da Pastoral da Juventude, dos grupos e movimentos, nas paróquias.
A Semana Missionária mobiliza os jovens para a JMJ, com o acolhimento de peregrinos estrangeiros. Qual é a expectativa para a Semana Missionária?
A Semana Missionária visa incluir, de maneira efetiva, as Dioceses no caminho da Jornada. Foi uma iniciativa muito feliz, porque, do contrário, ficaria a JMJ lá no Rio de Janeiro, enquanto o resto do Brasil ficaria, como que, assistindo de televisão. Ela se desenvolve uma semana antes da JMJ, dentro de três pilares fundamentais: oração, solidariedade e cultura, tendo em vista o envolvimento e o acolhimento de peregrinos estrangeiros. É, também, uma grande oportunidade para a Igreja se voltar mais para os jovens, fazendo com que eles se renovem e despertem para a sua vocação batismal. A JMJ será de 23 a 28 de julho. A presença do Papa Francisco, um latino americano, em sua primeira viagem internacional, será uma motivação a mais para os jovens. Para mim, o grande fruto da JMJ é esta retomada de atenção e de zelo da Igreja, sobretudo de nós, pastores, para com os nossos jovens que estão, muitas vezes, à mercê apenas do consumismo e, por conseguinte, de tudo que vai resvalando para os delitos, tráfico de drogas, a dependência química e para a violência.
Caso não se confirme a vinda das caravanas de jovens estrangeiros, como será realizada a Semana Missionária na Arquidiocese?
Nós todos - paróquias, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas - devemos nos engajar e nos comprometer com a Semana Missionária, tenhamos ou não peregrinos estrangeiros. Devemos dar ênfase e oportunidade para a participação de nossos jovens. Tudo o que está programado, sobretudo os grandes momentos, em Uruaçu e na Catedral, com a juventude, permanecerá e acontecerá, porque se trata de um momento da juventude. Se vierem os peregrinos, ótimo! Se não, vamos realizar esses momentos, que promovem a participação do jovem na vida da Igreja. Ponderemos este fato: é um evento que ocorre, pela primeira vez, no Brasil, e, conforme a experiência das Jornadas anteriores, o grande público é o local. Outro fator é a dimensão continental do Brasil, o que dificulta o deslocamento. Em nível local, as famílias que foram convidadas a acolher os jovens estrangeiros, agora devem ser olhadas como aquelas que apoiam a Jornada, nessa perspectiva de acolhimento e de apoio às promoções pastorais da Igreja.
Que mensagem o senhor deixa para os jovens da Arquidiocese que pretendem ir à JMJ?
Desejo que eles se revistam deste espírito missionário, que deixam tudo e se dispõem a sair de si mesmo e seguir adiante. Vocês estão empreendendo uma viagem para um encontro profundo com o Nosso Senhor Jesus Cristo. E este encontro se reveste desta dimensão bonita e profunda de universalidade da Igreja. Revestidos do Espírito Santo, com a celebração de Pentecostes, vocês vão, como que, em busca de uma luz, de algo novo, de uma mensagem permanente, de uma verdade que não se esgota e nem se desgasta, que é Jesus Cristo.


Fonte: Arquidiocesedenatal

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mensagem do dia: Como faço se eu fracassar?


Não existem muitas possibilidades quando nos vemos diante de nossos fracassos. Cresçamos com eles ou nos levarão ao inferno. 

Nossas limitações são, na verdade, oportunidades para que descubramos quem somos, quais falhas cometemos e que caminhos escolhemos.

Nossa humildade nos deverá fazer capazes de abaixar a cabeça, olhar para nós, receber as lições e prosseguir, melhores, nosso caminho. Essa virtude [humildade] é a chave para este momento!

Coragem! Estou rezando com você!

Com carinho e orações!

CNBB promove coleta nacional em prol da JMJ Rio2013 no próximo final de semana


Nos dias 25 e 26 de maio, a coleta de todas as missas e celebrações realizadas nas comunidades católicas de todo o país terá uma destinação especial. Por decisão da última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, será realizada uma coleta especial para ajudar nos custos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

A seguir, leia a íntegra da carta enviada pela Presidência da CNBB ao episcopado brasileiro:

Brasília, 03 de maio de 2013
P – C. Nº 0228/13

COLETA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
25 e 26 de maio de 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)

Caros irmãos no Episcopado,
Graça e Paz!

A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.

O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.

Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. O valor arrecadado será assim distribuído: 50% para a Arquidiocese do Rio de Janeiro; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte - MG e 10% para a nossa Conferência para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.


Para enviar a doação:

Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0

As Dioceses e Prelazias que desejarem fazer envelopes e distribuí-los ao povo, podem entrar no site da CNBB (www.cnbb.org.br) e baixar o arquivo com a arte do envelope. Estão disponíveis também duas artes de “Banners” para serem colocados em lugar visível nas paróquias.


Fonte: CNBB

Beatificação de Irmã Dulce completa dois anos

A cidade de Salvador, na Bahia, comemora nesta quarta-feira, 22, o segundo aniversário de beatificação de Irmã Dulce, "o anjo bom da Bahia".
Irmã Dulce nasceu em 26 de maio de 1914 e recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Conforme registros familiares, já aos 13 anos manifestava um cuidado especial pelos mais necessitados. Na época, chegou transformar a casa da família, na Rua da Independência, 61, num centro de atendimento a pessoas carentes.
Beata Dulce dos Pobres, como é agora chamada, morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos, com uma saúde física bem debilitada – tinha 70% da capacidade respiratória comprometida.
Do início do processo de beatificação até a celebração que conduziu Irmã Dulce à condição de beata, pouco mais de 10 anos se passaram. Em 2000, a investigação de suas virtudes heroicas começou; em 2009, o Papa Bento XVI reconheceu a religiosa como venerável; em 2010 foi a vez do reconhecimento da autenticidade do primeiro milagre atribuído à irmã Dulce; e em 22 de maio de 2011, foi celebrada a sua beatificação, em uma cerimônia que teve a presença de mais de 70 mil pessoas.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Padre Adelson é eleito coordenador da Pastoral Presbiteral

Pe. José Adelson, coordenador da Pastoral Presbiteral

O Pe. José Adelson, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antonio,  foi eleito coordenador da Pastoral Presbiteral. A eleição aconteceu na última reunião do clero, realizada no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, no dia 16 de maio. Na mesma reunião, houve eleição para escolher os novos membros da Pastoral Presbiteral que foi formada pelos padres: Júlio César, secretário; e Alcimário Pereira, tesoureiro. O Pe. Abelardo Freitas, juntamente com o Pe. Adelson, representarão a Arquidiocese na Comissão Regional de Presbíteros. 


O Padre José Nazareno Vieira da Nóbrega, atual pároco da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, foi nomeado, pelo Arcebispo, Vigário Episcopal para o Clero. O anúncio foi feito pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Pe. Nazareno, Vigário Episcopal para o Clero

Fonte: Arquidiocesedenatal


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Comunidade celebra dia de Pentecostes com Festa



Ontem (19) a comunidade do Fernando da Pista/RN celebrou o dia de Pentecostes com Festa. Este dia é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. A Celebração foi conduzida por Fátima Guedes que com muito brilhantismo falou da importância deste dia para os fiéis e para a igreja.



O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. 




Durante a celebração os Crismandos entraram na igreja com as velas acesas simbolizando os sete dons do Espírito Santo.











Também foi feita a apresentação para os fiéis presentes dos frutos do Espírito Santo. Cada Crismando falou de um fruto.






Os Crismandos ainda nesta noite realizaram uma dramatização do evangelho deixando bem claro a mensagem de Cristo.







No ofertório foi ofertado no altar do Senhor pão e vinho, simbolizando o corpo e o sangue de Jesus.

 Claudinha, Fátima e Dora

Fátima Guedes

 Crismandos


Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela