domingo, 30 de junho de 2013

Seminaristas farão Curso de Comunicação na capital paulista


Os seminaristas Antônio Roberto de Lima e Rodrigo Paiva farão o Curso de Pós-graduação de "Cultura e meios de comunicação – uma abordagem teórico-prática", em São Paulo. O Curso é oferecido pelo Serviço à Pastoral da Comunicação – SEPAC, das Paulinas, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O conteúdo é dado em três módulos. O primeiro será de primeiro a 13 de julho e abordará "História da Comunicação", cujo objetivo é introduzir elementos básicos para a compreensão da história da comunicação, dos primórdios aos dias atuais. Além das aulas teóricas, os alunos também participam de laboratórios. Neste primeiro módulo, Antônio Roberto participará do laboratório de vídeo e Rodrigo fará o de jornal impresso. O segundo módulo do Curso será oferecido no mês de janeiro e o terceiro no mês de julho de 2014.

Os dois seminaristas farão o Curso atendendo ao convite do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. A intenção é que eles possam contribuir, ainda mais, com o trabalho da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal. Antônio atua, pastoralmente, na Pascom, desde o início do ano passado, e Rodrigo ingressou neste ano.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Desistir das pessoas?


Jamais! Entretanto, compreenda que somente o amor de Deus, presente em nós, é capaz de nos fazer continuar acreditando, amando e perdoando as pessoas que, como todos, são repletas de limitações e, por esta razão, cometem muitos erros.

Deus é a fonte de todo amor que permanece para sempre. Ele é este amor. Por isso, é na oração que encontramos a força para jamais desistir.
Se lhe faltarem forças, você já sabe o que fazer: Reze!

ITEPAN tem nova diretor


Marlúzia Maria Pessoa é a nova diretora-executiva do Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN. A posse aconteceu na última terça-feira, 25, durante reunião com a presença do presidente da instituição, o Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Marlúzia, que atualmente também é coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, sucede a Maria Augusta de Souza, na direção do Instituto.

O ITEPAN é órgão oficial responsável pela formação pastoral, na Arquidiocese de Natal, além de ser a instituição mantenedora da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor de Araújo Sales. A Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN é um dos membros do Instituto.

O ITEPAN funciona no mesmo prédio da Faculdade Dom Heitor Sales, na Av. Junqueira Aires, 390, Cidade Alta, Natal.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Pastoral da Criança celebra 30 anos com mais de 35 mil comunidades pelo Brasil

Para celebrar seus 30 anos será realizado um Congresso Nacional comemorativo em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto. O congresso, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, vai reunir cerca de 500 participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança nos estados, setores e núcleos, além da equipe nacional, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança de vários países, entre eles Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai. 
A Celebração dos 30 anos acontece no dia 29 com Missa na Basílica de Aparecida e sessão solene no Centro de Eventos, com a presença do cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB; dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança; irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança; médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, bispos referenciais da Pastoral da Criança, autoridades civis e outras personalidades. 
Criada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, hoje a entidade está presente em mais de 35 mil comunidades de todos os estados do Brasil e em mais 21 países da América Latina, África e Ásia. Reconhecida como uma das maiores organizações do mundo, a Pastoral da Criança trabalha em ações de combate às doenças e mortes infantis, melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. 
Congresso Nacional
Neste ano, o congresso de Aparecida substitui os encontros regionais que a entidade promove anualmente para avaliar as atividades e planejar as novas ações empreendidas pelos milhares de voluntários. O evento é uma oportunidade para fortalecer a missão, atualizar conhecimentos, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes no país, observou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé. Com foco no desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos, o programa do congresso inclui diversas oficinas e plenárias. A Centralidade da Infância, projeto que responde ao apelo dos bispos no Documento de Aparecida para que a infância seja destinatária de ação prioritária da Igreja, da família e do Estado é um dos destaques do programa.
A ampliação das ações de vigilância nutricional para prevenção da obesidade infantil; os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) da criança e o sistema de geoprocessamento são outros temas das oficinas de formação contínua do congresso. As mudanças econômicas e sociais do país, como também o avanço das novas tecnologias são outras questões para reflexão no encontro de Aparecida, adiantou o gestor de relações institucionais Clóvis Boufleur. As mudanças, cada vez mais aceleradas, “afetam tanto as ações da Pastoral da Criança, como as famílias que acompanhamos”, observa. “Vamos debater como agregar as novas tecnologias ao processo de informação e comunicação para dar mais agilidade às ações da entidade ”, concluiu Boufleur.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Formação: Os limites da paixão

O namoro é o momento do encontro de duas histórias. E todo encontro é sempre delicado. Não se começa a namorar sem uma história familiar, humana, afetiva, social, intelectual, espiritual... Quando homem e mulher se encontram, encontra-se também todo um histórico construído ao longo de muitas estações da vida. Por isso que o namoro precisa de tempo para que o conhecimento da história de cada um seja verdadeiro e profundo.

Namorar não é queimar etapas de um processo. No tempo de namoro, é preciso ter a coragem de não esconder a história um do outro. Quem esconde sua origem esconde-se de si mesmo. É preciso coragem para deixar-se conhecer e ser conhecido. Onde o medo domina, o amor se esconde.

Nestas duas histórias que se encontram, há todo um passado que precisa ser partilhado e compreendido. O casal que não compreender o passado um do outro irá, mais tarde, usá-lo como argumentos para ataques diante das primeiras dificuldades. Amar é também a arte da compreensão. Não há necessidade de concordar com possíveis erros acontecidos no passado na história de quem agora se está conhecendo, mas é necessária a misericórdia que abraça as fragilidades do outro e lhe dá a oportunidade de recomeçar.
Muitos começam o namoro apaixonados pela perfeição que enxergam naquele que dizem amar. Com o tempo, a perfeição vai dando lugar à realidade. Amor não é paixão, mas sim um estágio muito superior, construído entre dores e alegrias. Não existem pessoas perfeitas, mas seres humanos que desejam, juntos, construir uma história de felicidade, apesar de suas limitações, pecados e fragilidades. Somente o casal que se descobre imperfeito poderá buscar a santificação no amor partilhado.

Não há como exigir que o outro ame 100%. Será, no processo de conhecimento, que ambos vão descobrir quanto cada um aprendeu a amar. Alguns aprenderam a amar 30%, porque a sua história de vida lhe proporcionou somente esta porcentagem. Outros, irão amar 50%. Outros ainda apenas 10%. Como encarar e enfrentar esta realidade? Nem sempre será fácil. Exigirá paciência, compreensão, oração e muito amor para ser partilhado. Há disponibilidade interior para aceitar o que o outro pode lhe oferecer de amor no momento? Há misericórdia suficiente para acolher os 30% de amor que o outro pode oferecer? Há paciência para esperar que o amor cresça naquele coração que ainda está em fase de construção?

Há muitos casais de namorados perdidos em seus próprios relacionamentos, pois, quando estavam apaixonados, enxergavam que o outro o amava 100%, mas, com o passar do tempo, descobriram que só eram amados 20%. Amor é construção diária, é superar as dificuldades tendo como objetivo a felicidade que abraça, com misericórdia, duas histórias que decidiram construir uma nova história em comum.

A paixão começa a mostrar os seus limites quando o amor começa a ser mais forte do que a perfeição antes vislumbrada. E somente com o amor será possível construir uma vida a dois.

CNBB lançará livro sobre a peregrinação dos símbolos da JMJ para ser entregue ao Papa Francisco

RIO DE JANEIRO, 26 Jun. 13 / 03:30 pm (ACI).- Uma obra divida em dois volumes contará ao Papa Francisco como foi a peregrinação dos símbolos da JMJ por todo país. A ação de boas vindas é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Rede Social eCatholicus, a rede social da Igreja Católica lançada recentemente pela CNBB em parceria com o CERIS - Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais e a Associação Petras de Promoção da Igreja.
A ação já está em andamento e se encerrará no dia 20 de julho, para que dê tempo de imprimir os livros e entregá-los ao Papa. O primeiro volume contará, de forma temática e com testemunhos, a Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil, denominada no país como "Bote Fé"; e no segundo volume, constarão nome, paróquia, cidade e algumas mensagens de participantes.
Quem quiser enviar mensagens sobre a peregrinação ao Santo Padre deve se cadastrar na página da eCatholicus (www.ecatholicus.com) e buscar pelo perfil do Papa Francisco, deixando uma mensagem de, no máximo, 150 caracteres no campo indicado para assinatura.
"Naturalmente nem todas as mensagens poderão ser impressas no livro, apenas algumas que serão selecionadas por uma equipe da CNBB. Mas todos os nomes das pessoas que participarem dessa ação constarão no livro que também indicará a paróquias e a cidade desse fiel", explica o padre Valdeir Goulart, coordenação da ação.
Mas o padre esclareceu que mesmo as mensagens que não forem publicadas estarão disponíveis ao Papa por meio eletrônico.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Padre natalense concelebra com o Papa


O padre Francisco Fernandes, do clero natalense, que até o final deste mês reside em Roma, encontrou-se com o Papa Francisco, no último sábado, dia 22. Na ocasião, ele concelebrou a Santa Missa, presidida pelo Papa Francisco, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Após a celebração, o sacerdote cumprimentou e conversou brevemente com o Pontífice. “Inicialmente, disse meu nome que, dada a coincidência, logo despertou um sorriso. Depois, contei-lhe de meus estudos e ele me perguntou em que área eu estava me especializando. Ao responder-lhe que era em Teologia Fundamental, o Papa muito espontaneamente disse: Em meus anos de estudo, sempre fui bom nas outras áreas, mas a Fundamental me causava certa dificuldade. Rimos juntos! Por fim, falei-lhe de meu retorno à Arquidiocese de Natal e pedi-lhe que me abençoasse nesta nova etapa de minha vida, ao que fui prontamente atendido. E o papa acrescentou: Reze por mim!”, relata o padre Francisco.

O Padre Francisco retorna ao Brasil, na próxima quinta-feira, 27. Ele residiu em Roma nos últimos cinco anos, onde cursou bacharelado em Teologia, no Ateneo Pontifício Regina Apostolorum, e Mestrado, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Por que não digo a verdade?


A verdade se esconde quando o amor tem dúvidas. Facilmente colocamos máscaras, disfarçamos comportamentos e vamos criando uma espécie de subpessoa. Coisa tão triste! Por isso é tão difícil viver num ambiente de desamor. Deixamos de ser quem somos, viramos uma caricatura de quem somos. Temos medo de que saibam quem somos!

A solução? Amor que começa em nós e vai, ao longo de muito tempo, desfazendo personagens, refazendo pessoas, estimulando a existência sem medos e grande aceitação.

Precisa ser amor que começa em nós, senão viramos caricatura de novo!

Meus Deus, que coisa difícil! Mas quando fazemos essa escolha, tudo fica mais fácil!

Coragem! 

Governo do Brasil garante segurança para a JMJ Rio 2013


BRASILIA, 25 Jun. 13 / 03:10 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Presidente do Brasil, Dilma Roussef, recebeu a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e garantiu aos prelados a segurança para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, que acontecerá do dia 23 ao 28 de julho com a participação do Papa Francisco.
Em 21 de junho a mandatária recebeu o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB; Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luis e Vice-presidente da CNBB; e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasilia e Secretário geral da CNBB.
Conforme informa o site da CNBB, o encontro durou cerca de 45 minutos e discutiram a visita do papa ao Brasil e a Jornada Mundial da Juventude.
O Cardeal Damasceno entregou à presidente uma nota do Episcopado brasileiro sobre as manifestações que ocorrem no país.
Os protestos no Brasil expressam o desacordo de um importante setor da população com o aumento da tarifa do transporte público, que reclama para que a corrupção da administração do governo se detenha e é uma reclamação ante os elevados gastos que se realizam em vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os manifestantes também pedem maior investimento na saúde e a educação.
Segundo a Agência Brasil, citada pelo site do Episcopado brasileiro, a Presidente Roussef garantiu a segurança para a JMJ e assinalou que "é missão do Estado, do município, do próprio governo estadual dar garantia a todos os cidadãos que vêm ao Brasil".
Calcula-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas chegarão ao Brasil para participar deste encontro.
O Cardeal Damasceno disse aos jornalistas, pouco antes da reunião com a Presidente, que a programação da JMJ se manterá conforme o estabelecido.
"Não estou preocupado. Tudo está correndo normalmente, não vamos fazer nenhuma modificação, tanto na programação quanto na data. Os governos têm a missão, a tarefa de guardar a segurança daqueles que vão participar da jornada. Temos certeza de que jovens que virão serão muito bem acolhidos", precisou.



terça-feira, 25 de junho de 2013

Dom Jaime é convidado para catequizar na JMJ

Dom Jaime Arcebispo de Natal

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu um convite do Cardeal Stanislaw Rylko, do Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, para participar da Jornada Mundial da Juventude, como catequista para língua portuguesa. Dom Jaime vai atuar como catequista, nos dias 24, 25 e 26 de julho, além de presidir a eucaristia para o grupo com o qual trabalhará a catequese.

As catequeses são atividades já tradicionais na programação das Jornadas Mundiais da Juventude. Conduzida por bispos de diversas nacionalidades, convidados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, da Santa Sé, a catequese é um momento de reflexão e aprofundamento sobre o lema da Jornada. Na JMJ Rio2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, o lema é: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 29). Jovens de diferentes países, falantes de um mesmo idioma, se reúnem com sacerdotes, bispos e cardeais para rezar e meditar sobre o amor de Deus.

Geralmente, a programação das catequeses começa por volta das 9 horas, com animação, conduzida por voluntários, seguida pregação com o bispo. As atividades encerram com a celebração eucarística.

Fonte: Arquidiocese de Natal



Brasil se prepara para receber jovens estrangeiros na Semana Missionária da JMJ Rio2013


Jovens de todo Brasil estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e também para a pré-jornada chamada no Brasil de Semana Missionária, que antecede o evento. De 16 a 20 de julho todos os estados do país receberão jovens estrangeiros para participar desta Semana.

Foi na JMJ em Paris, 1997, que as pré-jornadas começaram. Para animar os jovens a participarem e para conseguir que os peregrinos de outros países fossem acolhidos, a Igreja da França estimulou esses encontros.

A iniciativa deu tão certo que as JMJ's seguintes também adotaram a ideia, na Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e Espanha. Mais atividades foram englobadas, como: vigílias de oração, trabalhos comunitários, encontro com jovens e famílias, etc.

Na última quinta-feira, 13 de junho, membros do 13° Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos se reuniram com o papa Francisco. Em entrevista a Radio Vaticano o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, que também participou do encontro, falou sobre a semana missionária.


Respondendo à pergunta sobre como "se vive, neste momento, no Brasil a espera destes jovens e, depois, do Papa", Dom Odilo disse que "o Brasil vive com grande expectativa esta chegada dos jovens e depois a chegada do papa para a Jornada Mundial da Juventude. Existem, de fato, dois momentos: a pré-Jornada que nós no Brasil chamamos a "Semana Missionária" que antecede a Jornada; e depois a Jornada Mundial da Juventude de 23 a 28 de julho. Na pré-jornada serão os jovens locais que receberão os jovens de muitas cidades, para ter com eles uma troca de experiências. Estamos nos preparando em São Paulo para receber muitos jovens: estamos prontos para receber até 30 mil jovens; preparáramos um bonito programa para entreter os jovens. Depois haverá a Jornada no Rio: será, sem dúvida, um momento muito bonito com a presença de Papa Francisco, que é esperado com muita alegria".




CNBB cria ação de Boas vindas ao Papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará um livro em dois volumes: o primeiro volume contando, de forma temática e com testemunhos, a Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil, denominada no país como “Bote Fé”; no segundo volume, constarão nome, paróquia, cidade e algumas mensagens de participantes dessa ação por meio da Rede Social eCatholicus.
Para ter o nome impresso no livro, os fiéis devem acessar a eCatholicus.com, a rede social da Igreja Católica lançada recentemente pela CNBB em parceria com o CERIS - Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais e a Associação Petras de Promoção da Igreja. Na rede, após se cadastrar, o usuário deverá buscar pelo perfil do Papa Francisco, localizar o campo para a assinatura e deixar uma mensagem que será encaminhada ao Santo Padre pela CNBB.
"Naturalmente nem todas as mensagens poderão ser impressas no livro, apenas algumas que serão selecionadas por uma equipe da CNBB. Mas todos os nomes das pessoas que participarem dessa ação constarão no livro que também indicará a paróquias e a cidade desse fiel", disse padre Valdeir Goulart, que coordena a ação. "As mensagens não selecionadas serão disponibilizadas ao Papa por meio eletrônico", completou padre Valdeir. “As mensagens poderão ser redigidas utilizando apenas 150 (cento e cinquenta) caracteres. "Foi uma maneira que encontramos para otimizar a ação e evitarmos textos longos. Como prevemos uma grande participação dos fiéis nessa campanha, textos longos dificultariam a ação", disse Fábio Castro, administrador da rede eCatholicus.
Fonte: CNBB

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Inscrições para GTs vão até 01 de julho


O prazo para envio de relatos de experiências de comunicação para os Grupos de Trabalho do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 1º de julho. O participante, já inscrito no evento, que desejar apresentar trabalho, deve enviar o resumo para a equipe acadêmica, através do e-mail: gts@muticom.com.br. O 8º Muticom vai ser realizado pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo o Brasil, para refletir sobre o tema central “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
Novo formato para esta edição do Muticom, os Grupos são distribuídos em 14 temáticas. São elas: Rádio Educativa e Comercial, Impressos, Pascom, Web-Rádio e Web-TV, Redes Sociais e Juventude, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos, Redes de Comunicadores, Formação de Comunicadores, Comunicação e Educação, Mulheres na Comunicação, Rádios Comunitárias, Televisão e Cidadania e Comunicação para Crianças.
Para elaboração do resumo, a coordenação do Mutirão disponibilizou algumas normas, que estão disponibilizadas no site do encontro (www.muticom.com.br), no link “inscrições". De modo geral, o relato da experiência deve conter uma breve introdução, resultados do trabalho e as considerações finais. Podem apresentar experiências, os inscritos no evento, que possuam alguma atividade ou pesquisa exitosa no campo da comunicação, seja na comunidade ou paróquia em que atua. Além dos Grupos de Trabalho, esta edição contará com seminários, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros.
Inscrições
As inscrições para o evento continuam abertas e os interessados em participar, podem se inscrever no site do encontro. Até o dia 31 de julho, o valor da inscrição será R$ 100, e, após este período, passará para R$ 130.
Sobre o Mutirão
Os mutirões são promovidos a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Este ano, além da CNBB, são promotores do evento, a Signis Brasil e Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Por onde começa minha transformação?


Se queremos, de fato, mudar, precisamos começar por nossas fraquezas. Sem medo ou pressa, vamos identificá-las de modo a reconhecermos que são elas as raízes de outros males que atrasam nossa conversão. 

Identificar, portanto, nossa fraqueza dominante nos ajudará a desenraizar as outras menores e iremos, assim, aprender a trilhar um caminho de conversão de verdade.

Coragem!

Dom Leonardo afirma que "os jovens que saem às ruas também participarão da JMJ"


Em entrevista concedida à Rádio Vaticano na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner falou sobre as manifestações populares que tem ocorrido em todo o Brasil. “A situação é cada vez mais tranquila, calma, pois começam a se distinguir as manifestações pacíficas das violentas, e os próprios movimentos começam a insistir para que não haja violência. Um dos atos, por exemplo, é que quando começam o vandalismo e a violência, eles convidam todos a se sentar na rua, ou mesmo insistir para que ninguém vá encapuçado, ou com o rosto escondido. Nas redes sociais há um movimento para que todas essas manifestações sejam pacíficas e sem violência”.
Dom Leonardo enumerou os principais pontos de reivindicações apresentados nas manifestações. “Todo esse movimento visa melhorias importantes para a nossa sociedade, e penso que a mais importante seja a transparência nas contas públicas e o fim da corrupção na política. Além disso, há manifestações contrárias à PEC 37, que deseja retirar o poder de investigação do Ministério Público. A CNBB já se pronunciou contrária a ela”.
O secretário geral da CNBB também falou na entrevista sobre o encontro que a presidência da CNBB teve com a presidente da República, Dilma Roussef, na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Dom Raymundo, Dom Belisário e eu tratamos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e também de outros assuntos que nos preocupam, como a questão indígena e quilombola. Foi um diálogo muito tranquilo e muito bom”.
Em relação à Jornada Mundial da Juventude, o secretário geral fez questão de reafirmar que a programação está confirmada. “Tenho certeza que ela caminhará bem. As manifestações contam também com jovens das nossas comunidades, que tem entrado em contato com a secretaria geral da CNBB e que participam ativamente dessas manifestações”.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mensagem do dia: Será que sou uma boa pessoa?


A melhor maneira de sabermos se vivemos como "gente do bem" é a verificação de nossa capacidade de ver o bem nos outros. Quanto melhor é um homem, tanto menos maldade vê nos outros.

Caritas Brasileira propõe Campanha sobre a Pobreza


Dom Flavio Giovanale, bispo de Santarém (PA) e presidente da Caritas Brasileira, apresentou proposta do engajamento, de construção conjunta, da Igreja no Brasil numa campanha internacional a respeito da Pobreza.
Em outubro, a Caritas vai lançar uma campanha para aprofundar a situação da pobreza no Brasil e no mundo a ser construído com a participação das comunidades. Essa Campanha se configura a sintonia com as palavras do Papa Francisco sobre a Pobreza. A ideia é suscitar, na Igreja no Brasil, um engajamento maior num grande movimento de diálogo com possibilidades de se fazer Coleta Nacional e o financiamento de projetos de combate à Pobreza.
Os bispos decidiram pela formação de um Grupo de Trabalho CNBB-Caritas para o estudo a respeito da Campanha e a apresentação da proposta será levada a assembleia geral dos bispos do ano de 2014. Vários bispos participaram do debate, dentre eles o cardeal arcebispo de São Paulo e presidente do regional Sul 1, dom Odilo Scherer, dom Alfredo Schafller, bispo de Parnaíba (PI) e presidente do regional Nordeste 4 e dom Genival Saraiva de França, bispo de Palmares (PE) e presidente do regional Nordeste 2.
Fonte: CNBB

Francisco convida jovem com síndrome de Down para subir no papamóvel


VATICANO, 19 Jun. 13 / 03:30 pm (ACI).- Ao finalizar a Audiência Geral de hoje quarta-feira, o Papa Francisco em outro gesto de simplicidade e ternura, convidou Alberto di Tulli, um jovem de 17 anos com síndrome de Down para subir no papamóvel e sentar-se em seu lugar por um breve instante.
O Santo Padre deu um forte abraço no jovem que vestia uma camiseta da seleção argentina com o número 10, que é o número que o conhecido Lionel Messi costuma usar, presente que o seu pároco lhe deu momentos antes de partir de Boiano, perto de Nápoles (Itália), para Roma e participar da audiência.
"O Papa o viu, abraçou-o. Logo Alberto apontou para o automóvel, assim que ele o convidou para subir!", relatou emocionado o pai do jovem, Celestino di Tullio em declarações à imprensa italiana.
Entre as numerosas demonstrações de afeto que o Papa esbanjou nesta manhã na Praça de São Pedro, Francisco beijou numerosas criançaspresentes e pediu a seus pais que coloquem bonés nas nelas para protegê-las do forte sol romano.
Ele mesmo colocou um boné verde em um dos pequenos que cumprimentou.

Fonte: http://www.acidigital.com

sábado, 15 de junho de 2013

Hoje Grande Assembléia dos Namorados da PJ



Hoje Grande Assembléia dos Namorados na cidade de Gameleiras/RN a partir das 19hs. Realização Pastoral da Juventude da Paróquia de São Bento do Abade e Grupo de Jovem JUC. Você Jovem sinta-se convidado!

Dom Jaime anuncia funções dos novos Padres


A Arquidiocese de Natal conta com mais seis padres, desde a última terça-feira, dia 11 de junho. Em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, com a presença de cerca de 80 padres e 20 diáconos, foram ordenados presbíteros: Francisco Ney Lopes, Inácio Lopes Filho, Joseilson de Oliveira, Manoel Alaíde da Silva, Pedro da Cunha Júnio e Wilson Alves de Oliveira. Com estes seis, a Arquidiocese passa a contar com 143 padres diocesanos, atuando nas paróquias, além de outros 10 que atuam em outras dioceses.

Os novos padres já sabem aonde vão atuar, nas paróquias da Arquidiocese de Natal, nomeados pelo Arcebispo: Pe. Francisco Ney Lopes assumirá a função de Vigário Paroquial de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; Pe. Inácio Lopes será vigário paroquial de Santa Teresinha, no Tirol e continuará com coordenador do Setor Juventude; Pe. Joseilson de Oliveira será vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim; Pe. Manoel Alaíde assumirá o cargo de Administrador da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino; Pe. Pedro Cunha será Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; e Pe. Wilson Alves também será vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba. Eles assumirão as respectivas funções no próximo mês, depois de celebrarem a primeira missa.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Pastoral da Comunicação celebra 15 anos de atuação


Agentes da Pastoral da Comunicação, de várias paróquias da Arquidiocese de Natal, se reúnem, no próximo domingo, 16, das 8 às 16 horas, no Instituto Maria Auxiliadora, localizado na Av. Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, na capital potiguar. Eles participam de um encontro celebrativo em alusão aos 15 anos de atuação da Pascom, na Arquidiocese de Natal.

O encontro tem início às 8 horas, com acolhida e oração. Das 9 às 11 horas, acontece uma mesa redonda, com o tema: "Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização". Os expositores são o Coordenador Arquidiocesano do Setor de Comunicação, Padre Edilson Nobre; o professor do Curso de Comunicação Social, da UFRN, Adriano Cruz, e a publicitária, Clarissa Medeiros. Depois, a história da Pastoral será contada, em poesia, pelo professor Francisco Morais; e será apresentada a experiência exitosa de uma equipe paroquial da Pastoral da Comunicação. À tarde, terá um momento de preparação para o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano; homenagens a pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento da Pastoral, na Arquidiocese; e, encerrando, o encontro, celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.

Antes, nos dias 14 e 15, algumas equipes paroquiais realizam atividades, também em comemoração ao aniversário.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Observatório Social cria grupo de estudos do RN


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, reuniu representantes do Setor Social da Arquidiocese de Natal e o coordenador do Observatório Social do Nordeste – OBSERN, Roberto Jéfferson Normando, na quinta-feira, 13 de junho, às 15h30, no gabinete episcopal. O objetivo foi criar o Grupo de Estudos do OBSERNE no Rio Grande do Norte. O grupo é formado por representantes das instituiçções que atuam no Setor Social: Serviço de Assistência Rural - SAR; Serviço de Assistência Rural - SAUR; Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, e outros atores sociais.

A reunião contou com a presença dos diáconos Francisco Adilson e Márcio Andrade, assessores do Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais, e representantes do Setor Social da Arquidiocese de Natal: Kilza Gomes, de Caritas Arquidiocesana; Marlúzia Pessoa, da Pastoral da Criança; Sônia Maria da Silva, do Serviço de Assistência Rural (SAR) e Ana Rego, do Serviço de Ação Urbana (SAUR). O Arcebispo de Natal, Dom Jaime, preside o Observatório.

A ideia de criar o OBSERNE surgiu a partir de um encontro dos Bispos do Regional, em 2005, para comemorar os 50 anos da primeira reunião dos bispos. Em 2011, durante um seminário sobre o Nordeste, foi feito o lançamento do Observatório. "Na reunião de hoje, nós estruturamos a comissão que vai organizar o Grupo de Estudos do Observatório, no Rio Grande do Norte. A missão do grupo, neste primeiro momento, é estruturar-se e buscar parcerias com as universidades e outras instâncias da sociedade", esclareceu o Coordenador do Observatório, Roberto.

Segundo ele, o foco do trabalho do Observatório é o desenvolvimento da região Nordeste. O objetivo geral é "contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil e do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações, visando a construção de um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e justiça social".

Visando atingir o objetivo, o OBSERNE propõe a "realização de pesquisas e estudos sobre a oferta de políticas públicas frente às demandas; desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos de convivência com o semiárido; promover a formação e capacitação de parceiros; e produzir diagnósticos e propostas e exercer o controle social de políticas públicas".

Fonte: Arquidiocesedenatal

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Paróquia de Nova Cruz receberá novo Vigário Paróquial


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o neo-sacerdote Pe. Pedro Cunha para assumir a função de Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A data da posse será divulgada posteriormente. Com estes seis, a Arquidiocese passa a contar com 143 padres diocesanos, atuando nas paróquias, além de outros 10 que atuam em outras dioceses.

Os novos padres já sabem aonde vão atuar, nas paróquias da Arquidiocese de Natal, nomeados pelo Arcebispo: Pe. Francisco Ney Lopes assumirá a função de Vigário Paroquial de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; Pe. Inácio Lopes será vigário paroquial de Santa Teresinha, no Tirol e continuará com coordenador do Setor Juventude; Pe. Joseilson de Oliveira será vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim; Pe. Manoel Alaíde assumirá o cargo de Administrador da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino; Pe. Pedro Cunha será Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; e Pe. Wilson Alves também será vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba. Eles assumirão as respectivas funções no próximo mês, depois de celebrarem a primeira missa.

Crédito da foto: Diego Meneses

Fonte: pascomnovacruzrn

Papa afirma que terminará a Encíclica iniciada por Bento XVI

VATICANO, 13 Jun. 13 / 06:04 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa recebeu nesta manhã em audiência aos membros do 13º Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e lhes anunciou que terminará a Encíclica sobre a fé que Bento XVI tinha começado a escrever.
Esta é a primeira vez que o Santo Padre confirma publicamente que concluirá esta encíclica sobre a fé.
Faz uns dias o Bispo de Molfetta-Ruvo-Giovinazzo-Terlizzi (Itália), Dom Luigi Martella, assinalou que o Papa Francisco está preparando esta encíclica e outra mais sobre os pobres que poderia titular-se "Beati pauperes".
Em seu discurso de hoje, o Papa refletiu com a Secretaria do Sínodo sobre a nova Evangelização para a transmissão da fé. "Entre estes dois elementos -disse o Pontífice- há uma estreita conexão: a transmissão da fé cristã é o objetivo da nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe, justamente, para isso".
"A frase ‘nova evangelização’ ressalta, ademais, a certeza cada vez mais clara de que, também nos países de antiga tradição cristã, é necessário um anúncio renovado do Evangelho que volte a levar a um encontro com Cristo que transforme realmente a vida e não seja superficial e rotineiro. E isto repercute na ação pastoral".
O Santo Padre citou logo as palavras de Paulo VI em seu discurso ao Colégio Cardenalício em 1973: "as condições da sociedade nos obrigam a revisar os métodos, a tentar com todos os meios estudar como levar ao homem de nossos dias a mensagem cristã, pois somente com ela pode encontrar a resposta a suas interrogantes e a força para seu compromisso de solidariedade humana".
"Quero alentar a toda a comunidade eclesial -acrescentou o Papa Francisco- a que não tenha medo de ‘sair’ dela mesma para anunciar, confiando sobretudo na presença misericordiosa de Deus que nos guia. Efetivamente, as técnicas são importantes mas nem sequer a mais perfeita delas poderia substituir à ação discreta mas eficaz do ator principal da evangelização: o Espírito Santo".
Francisco ressaltou que "é necessário deixar-se conduzir por Ele, embora nos leve por caminhos novos; é necessário deixar-se transformar por Ele para que nosso anúncio seja sempre o da palavra acompanhada pela simplicidade de vida, do espírito de oração, da caridade para todos, especialmente os pequenos e os pobres; da humildade e do desapego de si mesmo, da santidade de vida.".
O Sínodo dos Bispos "foi um dos frutos do Concílio Vaticano II" e "graças a Deus, nestes cinquenta anos se sentiram os benefícios desta instituição que, de forma permanente, está a serviço da missão e da comunhão da Igreja, como expressão da colegialidade".
"Abertos à graça do Espírito Santo, que é a alma da Igreja, confiamos em que o Sínodo melhorará ainda mais para favorecer o diálogo e a colaboração entre os bispos e entre eles com o Bispo de Roma", concluiu o Santo Padre.
O Papa também respondeu algumas perguntas dos presentes. Ali anunciou que terminará a encíclica iniciada por Bento XVI e se referiu à importância de temas como a família, a dignidade humana e a tecnologia em vistas aos 50 anos (em 2015) do documento Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II.
O Santo Padre criticou que muita gente considere atualmente o matrimôniocomo algo "provisório" e se referiu ao tema da ecologia, em particular a ecologia humana. O Pontífice falou também do laicismo e agradeceu a todos os presentes os esforços por responder a este e outros desafios.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mensagem do dia: Com quem, de fato, podemos contar em todos os momentos?


Qual a pessoa que está vinte e quatro horas ao nosso dispor? Quem nos ama incondicionalmente mesmo quando nós não queremos saber dela? Quem nos entende verdadeiramente, sabe tudo de nós, quando nos sentamos ou nos levantamos, e, de longe, penetra os nossos pensamentos quando repousamos? Qual pessoa nos cerca de carinho e proteção e estende sobre nós a sua mão?
Você conhece alguém assim? Eu O conheço e digo que vale muito a pena ser amigo d’Ele, porque nos ama de tal forma que deu a vida por mim e por você.
Esta pessoa é Jesus, o Filho de Deus, o Amigo fiel de todas as horas, e n’Ele nós podemos confiar e contar sempre.

Morre aos 89 anos, dom José Lima, bispo emérito de Sete Lagoas

Faleceu nesta quarta-feira, 12 de junho, aos 89 anos, o bispo emérito da diocese de Sete Lagoas (MG), dom José Lima. O velório será no Santuário de Adoração, na Praça José Silveira, n.10, no bairro Canaã, da cidade. Já o sepultamento está marcado para as 15h, desta quinta-feira, na Catedral da Matriz de Santo Antônio.
Dom José sofria há quase 20 anos de mal de Alzhemier. Durante sua jornada episcopal foi bispo diocesano de Itumbiara - GO, (1973-1981) e bispo de Sete Lagoas - MG, (1981-1999). Seu lema “In Caritate” (Na caridade) - 1 Jo 4, 16 - foi vivenciado na participação ativa em relevantes obras sociais nas dioceses por onde passou. Sua vida foi marcada pela atuação na área do ensino, sendo um dos fundadores do Colégio Estadual Pio X, onde atuou como diretor e professor de história e religião.
O bispo emérito nasceu em Titos (MG), em 21 de fevereiro de 1924. Ingressou no Seminário Menor de Mariana (MG), aos 17 anos. Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1948 e, no dia 24 de junho de 1981, recebeu a ordenação episcopal. 
Fonte: CNBB

O trabalho infantil é uma verdadeira escravidão, assegura o Papa


VATICANO, 12 Jun. 13 / 02:41 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ao concluir a catequese desta manhã, o Papa Francisco pediu à Comunidade Internacional que sejam tomadas medidas para enfrentar a "autêntica praga" do trabalho infantil, com ocasião de celebrar-se hoje o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
O Santo Padre assinalou que "são milhões os menores, sobretudo meninas, vítimas desta forma oculta de exploração que suporta frequentemente também abusos, maus tratos e discriminação. É uma verdadeira escravidão!".
"Todas as crianças têm que poder brincar, estudar, rezar e crescer em sua própria família, em um ambiente harmonioso, de amor e de serenidade. É seu direito e nosso dever".
Francisco sublinhou que quem expõe as crianças ao trabalho infantil "em vez de deixá-las brincar, as faz escravos: isto é uma praga. Uma infância serena permite às crianças olhar com confiança para a vida e o futuro".
"Ai daquele que sufoca neles o impulso contente da esperança!", advertiu.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mensagem do dia: O que vale mais: atitude ou palavra?

Depende com quem você deseja se comunicar. Entretanto, uma coisa é certa: se sua palavra não for fiel àquilo que você faz e vive, esta não terá valor algum. Portanto, é fundamental que nossas palavras estejam de acordo com nosso modo de ser e viver. 

Nada nesta vida é mais decepcionante do que quando descobrimos que alguém, a quem estimamos, vive diferente do que ele diz viver, ou seja, quando não há testemunho de vida.

Feliz Dia dos Namorados


No Dia dos Namorados, o amor e o romantismo estão em destaque. A troca de presentes e de belas mensagens são atitudes presentes em todas as idades. Namorar é compartilhar sentimentos, é fazer pactos com a felicidade temporária ou não.
Aproveito a oportunidade para estimular os (as) namorados (as) a fazerem um pacto com a saúde sexual: o conhecimento sobre as DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e a vulnerabilidade de cada um. Jovens, adultos e até idosos nem sempre possuem percepção do risco com relação à vida sexual.
Impulsividade, pressa, rebeldia, vulnerabilidade ao uso do álcool, dúvidas, são comportamentos típicos da juventude. Na adolescência, um fato marcante na sociedade, é o início precoce da vida sexual (na faixa etária de 11 a 15 anos), contribuindo para o aumento da suscetibilidade de infecção pelas DST, como também a uma gravidez fora de hora.
O jovem deve ser orientado desde cedo sobre como se prevenir das DST, por meio de um diálogo aberto que permita sua expressividade e esclarecimentos sobre as principais dúvidas. Torna-se importante a necessidade da atuação da escola na informação sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para minimizar os fatores de risco através orientações pertinentes à realidade dos jovens, como também capacitar  para  atitudes de cidadania. Não basta apenas falar sobre camisinha. É importante orientar os jovens à percepção de fatores de risco, levando-os a mudança no comportamento sexual. Infelizmente, algumas direções das escolas e parte da sociedade (incluindo pais, alguns professores e até profissionais de saúde) consideram que, falar de sexualidade está incentivando as relações sexuais.
Quando a novela da televisão, em horário nobre, mostra a mãe incentivando a filha a procurar um homem “famoso e rico” para manter relação sexual sem camisinha com a finalidade de engravidar e os pais nada comentam e as escolas não abordam o assunto, os jovens poderão ficar com aquela ideia da novela como sendo uma atitude correta. As informações trazidas pela mídia nem sempre são claramente compreendidas.
Existem garotas que, com medo de seus pais descobrirem que iniciaram sua vida sexual, já fazem uso de pílulas anticoncepcionais sem orientação médica. Dessa forma, além dos problemas que podem surgir em consequência do uso inadequado dos hormônios, elas estão mais vulneráveis à infecção pelo HIV e outras DST como a sífilis e hepatites virais. Muitos jovens possuem a falsa crença de que somente se relacionando sexualmente com pessoas saudáveis, estarão se prevenindo das DST. Trata-se de uma percepção errônea sobre segurança e sexo seguro.
Um recado final aos namorados e namoradas de todas as idades: quando a relação sexual está associada ao domínio da paixão, do desejo e a emoção é quem assume o comando, a prevenção à gravidez e às DST se torna muito difícil. O amor é lindo e saudável desde que seja acompanhado de atitudes de prevenção.
Feliz Dia dos Namorados!

JMJ Rio 2013 terá 273 locais de Catequese

Igrejas, salões, ginásios, quadras e auditórios já estão reservados para os momentos de Catequese, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 (JMJ). São 273 locais espalhados em 10 regiões do Rio de Janeiro, e dioceses vizinhas, chamadas subsedes, como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

De acordo com o padre Leandro Lenin, diretor executivo do Setor Preparação Pastoral e Catequese, o número de locais pode crescer para 300, caso as inscrições de peregrinos aumentem nesta reta final da Jornada. “Os nossos jovens, respondendo ao pedido de inscrição, vão mostrar pra gente que eles estão querendo participar e a nossa postura é a de oferecer também catequese para eles. A gente quer que eles tenham participação neste momento da Jornada”, afirmou padre Leandro.


Os locais serão chamados “sedes de Catequese” e estão organizados nas seguintes regiões: Jacarepaguá, Norte, Suburbano, Urbano, Sul, Leopoldina, Oeste, Nova Iguaçu, Niterói e Caxias. Uma paróquia pode ter mais de uma sede. E a mescla diferentes línguas em uma mesma paróquia tem por objetivo promover a diversidade cultural dos peregrinos e ajudar na distribuição dos participantes entre as sedes e paróquias.

Em todas as regiões haverá oferta de catequese em português e espanhol, línguas utilizadas pela maioria dos peregrinos. Serão 133 sedes em língua portuguesa e 50, em espanhol. As outras línguas principais do evento estarão distribuídas da seguinte forma: 25 locais para a catequese em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês. Ao todo, haverá catequese em cerca de 20 idiomas, entre eles árabe, croata, dinamarquês, esloveno, grego, tcheco, russo. As regiões Sul, Urbano, Norte e Niterói terão maior concentração de locais para os peregrinos dessas línguas.  Segundo padre Leandro, isso facilita a assistência dos jovens estrangeiros aos seus consulados, caso haja necessidade. 

Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem. Nos locais também haverá a distribuição dos kits de café da manhã para os peregrinos que optaram pela alimentação da JMJ na hora da inscrição. As pessoas com deficiência terão uma Catequese especial, reunidos em um só local, o único com tradução simultânea para as sete línguas oficiais.

Entre os locais que vão receber o maior número de peregrinos está a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio, e um dos pavilhões do Riocentro, centro de convenções localizado no bairro de Jacarepaguá, ambos com capacidade para cinco mil peregrinos de língua portuguesa.


A região com maior número de sedes é a Oeste, com 49 locais, que receberá peregrinos de língua portuguesa e espanhola. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nesta mesma região, em Santa Cruz, é a que vai receber o maior número de sedes em sua região paroquial: nove. Outro dado curioso fica na região Sul. Apenas nos bairros do Recreio e da Barra, 10 línguas estarão presentes em diversas sedes de catequeses. “Será um Pentecostes”, aposta padre Leandro.

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela