segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mensagem do dia: De onde vem tanto mau humor?


Falta-nos o exercício do bom humor. Se prestarmos atenção, veremos que temos complicado muitas coisas, porque levamos a vida a sério demais. O pior é que este comportamento se torna frequente e se transforma em hábito doentio.

Daí em adiante, tudo é muito sério e negativo e não se ri mais de nada, especialmente dos erros que se tornam merecedores de correções duríssimas e não se pode mais achar graça nenhuma naquilo que é até – de tão errado – patético. E ninguém sorri mais!

Não levar a vida muito a sério, em alguns aspectos, é sabedoria e instrumento para fazer com que o verdadeiro valor da nossa existência apareça. Quem não sabe sorrir nem ver os pontos positivos nunca vai aprender a enxergar o verdadeiro sentido da vida.

Formação: Casais em crise


“Acabou!” Com essa breve observação, muitas pessoas descrevem o fim de seu casamento. Por trás desse verbo há crises, sofrimentos, desabafos e, não poucas vezes, brigas infindas. Em que lugar foram enterrados os sorrisos do dia do casamento e as promessas de fidelidade ditas em “até que a morte nos separe”? Em que fase da vida se desvaneceu a certeza de que “ninguém será mais feliz do que nós dois”? Como entender a amargura que tomou conta de um relacionamento que parecia tão feliz?
Nenhum casamento termina “de repente”. Especialistas matrimoniais constatam que, normalmente, o caminho da desintegração tem quatro etapas profundamente interligadas, isto é, cada etapa prepara e, praticamente, condiciona a seguinte.
Na primeira, começam a surgir comentários negativos, um a respeito do outro. Mais do que se queixar do esposo ou da esposa (a queixa refere-se a um comportamento específico), multiplicam-se críticas que são sempre abertas, indeterminadas, gerais: “Você é um chato!”; “Você está cada vez mais insuportável!”. Há aqueles (ou aquelas) que sofrem calados, não aceitam o comportamento do companheiro, mas não verbalizam sua insatisfação. O problema é que vão acumulando raiva em seu coração. Quando resolvem falar, não medem as palavras. As agressões – verbais ou de fato – parecem ser de inimigos mortais. Agora, o importante é humilhar o outro para ficar claro que não há mesmo possibilidade alguma de reconciliação.
Para não se chegar a esse ponto, é preciso cultivar o diálogo. Mais do que escutar o outro, é importante ter a capacidade de colocar-se no lugar dele para ver o problema “do outro lado”. Um casal me confidenciou que, ao se casar, tomaram uma decisão que marcou a vida deles: prometeram um ao outro que jamais dormiriam sem, antes, solucionar os problemas que pudessem ter surgido entre eles durante o dia. “Solucionar”, no caso, significava cultivar o perdão como atitude habitual. O perdão será menos difícil se cada um, em vez de atacar o outro de forma generalizada, chamar à atenção do cônjuge para erros concretos e para comportamentos que precisam ser corrigidos.
Na segunda etapa, cresce o desprezo pelo outro. Desprezar é uma forma de ignorar, de insultar e ferir. O desprezo vem sempre acompanhado da implicância, dos insultos, da ridicularização. O objetivo a alcançar é a destruição do outro. O importante é sair vencedor.
Só se supera essa etapa quando, ao menos um dos dois, aceita não ver o outro como um inimigo, e passa a acreditar que não precisa provar que é o mais forte. “Quando estou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10), diria o apóstolo Paulo.
Na terceira etapa, quem foi a vítima do desprezo começa a se defender. Impõe-se a ideia de que a melhor defesa é o ataque. Ninguém mais escuta ninguém. Acabou-se a comunicação.
Consegue-se mudar essa situação somente com a disposição de escutar o outro, de prestar atenção nele, demonstrando que ele é importante.
Na quarta etapa, domina o mutismo. Um dos dois passa a ficar em silêncio, talvez até com o desejo de não piorar a situação. Mas não é por aí que se soluciona o problema. É preciso, sim, deixar claro que se está escutando o outro. Ninguém consegue ficar indiferente diante de uma pessoa que lhe dá atenção. Escutar e prestar atenção com um coração pronto a acolher é uma maneira de criar pontes de diálogo e de perdão, pontes de comunhão.
Por fim, o que poderia ter sido escrito no começo: nos meus mais de quarenta anos a serviço da Igreja, atendendo a inúmeros casais, nunca encontrei um casal que rezasse diariamente, que colocasse Deus no centro de suas vidas e que tenha passado por crises matrimoniais insuperáveis. Para dizer isso de forma positiva, lembro a resposta que uma jovem me deu, quando lhe perguntei como estava a sua vida, já que havia se casado dois anos antes: “Meu marido sabe que eu amo a Deus mais do que a ele. Eu sei que meu marido ama a Deus mais do que a mim. A partir daí, tudo fica mais fácil e tudo se resolve sem grandes dificuldades”.

Dom Murilo S.R. Krieger
Arcebispo de São Salvador (BA)


Pesquisa mostra que há mais de nove mil grupos de jovens da PJ no Brasil


Existem hoje, no país, 9. 183 grupos de jovens da Pastoral da Juventude, em 2.675 paróquias. Foi o que informou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece em Ribeirão das Neves, de 20 a 26 de janeiro.
Os dados, apresentados pelo assessor, são resultados de uma pesquisa realizada junto aos regionais e dioceses do Brasil, com o objetivo de fazer um diagnóstico da realidade da Pastoral da Juventude no Brasil.

A pesquisa constata, ainda, que das 2.675 paróquias, 1765 têm coordenação de PJ, mas 1641 não têm assessoria e acompanhamento.
No encontro, os jovens apontaram os desafios e avanços das dioceses e regionais com relação à Pastoral da Juventude e indicaram membros para a Comissão Nacional de Assessores, responsável por acompanhar as formações de assessores e jovens nos regionais.
A Pastoral da Juventude comemora os seus 40 anos. A Ampliada aborda o tema “Somos Igreja Jovem: 40 anos construindo a civilização do amor” e lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4, 20). Participam da ANPJ cem delegados de todos os regionais da CNBB, com a finalidade de avaliar a caminhada da PJ e definir diretrizes para a ação pastoral.
O encerramento do encontro será no dia 26 de janeiro. Informações: secretarianacional@pj.org ou no site: www.pj.org.br
Fonte: CNBB


Papa Francisco: Jesus começou a evangelização nas periferias para que ninguém fosse excluído


Vaticano, 26 Jan. 14 / 12:28 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em suas palavras prévias à oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco assinalou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que Cristo começou seu trabalho evangelizador na Galileia, a terra dos gentis e zona de fronteira “desprezada pelos judeus mais observadores”, “para nos ensinar que ninguém está excluído da salvação”.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do domingo que narra “os inícios davida pública do Jesus nas cidades e aldeias da Galileia”. A missão de Cristo, recordou, “ão parte de Jerusalém, isso é, do centro religioso, centro também social e político, mas parte de uma zona periférica, uma zona desprezada pelos judeus mais observadores, por motivo da presença naquela região de diversas populações estrangeiras; por isto o profeta Isaías a indica como “Galileia dos gentios” (Is 8, 23)”.

“É uma terra de fronteira, uma zona de trânsito onde se encontram pessoas diferentes por raças, culturas e religiões. A Galileia torna-se assim o lugar simbólico para a abertura do Evangelho a todos os povos. Deste ponto de vista, a Galileia assemelha-se”, explicou.

Francisco disse que “também nós estamos imersos a cada dia em uma “Galileia dos gentios”, e neste tipo de contexto podemos nos assustar e ceder à tentação de construir cercas para estar mais seguros, mais protegidos. Mas Jesus nos ensina que a Boa Nova, que Ele traz, não é reservada a uma parte da humanidade, é para comunicar-se a todos. É um bom anúncio destinado a quantos o esperam, mas também a quantos talvez não esperam mais nada e não têm sequer a força de procurar e de pedir.”.

“Partindo da Galileia, Jesus nos ensina que ninguém está excluído da salvação de Deus, antes, que Deus prefere partir da periferia, dos últimos, para alcançar todos. Ensina-nos um método, o seu método, que porém exprime o conteúdo, isso é, a misericórdia do Pai. “Cada cristão e cada comunidade discernirá qual seja o caminho que o Senhor pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado. Sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que têm necessidade da luz do Evangelho”, afirmou o Pontífice.

“Para escolher os seus primeiros discípulos e futuros apóstolos, não se dirige às escolas dos escribas e dos doutores da Lei, mas às pessoas humildes e simples, que se preparam com empenho à vinda do Reino de Deus. Jesus vai chamá-los lá onde trabalham, na margem do lago: são pescadores. Chama-lhes, e esses O seguem, imediatamente. Deixam as redes e vão com Ele: as suas vidas se tornarão uma aventura extraordinária e fascinante”, recordou também Francisco.

“Queridos amigos e amigas, o Senhor chama também hoje! O Senhor passa pelos caminhos da nossa vida cotidiana. Também hoje, neste momento, aqui, o Senhor passa pela praça. Chama-nos para andar com Ele, para trabalhar com Ele pelo Reino de Deus, as “Galileias” dos nossos tempos. Cada um de vocês pense: o Senhor passa hoje, o Senhor me olha, está me olhando! O que me diz o Senhor? E se algum de vocês ouve que o Senhor lhe diz “siga-me”, seja corajoso, vá com o Senhor. O Senhor não desilude jamais. Sintam em seu coração se o Senhor vos chama para segui-Lo. Deixemo-nos alcançar pelo seu olhar, pela sua voz e O sigamos!  “Para que a alegria do Evangelho alcance até os confins da terra e nenhuma periferia seja privada da sua luz”, culminou.

Fonte: http://www.acidigital.com/

Santo do Dia: Santa Ângela de Mérici

Quem foi Santa Ângela? Ângela nasceu por volta de 1474, em Desenzano, Itália. Cresceu na liberdade dos campos, trabalhando, brincando ou… nas tarefas cotidianas com seus três irmãos e uma irmã.

Após a perda da irmã mais velha e pouco tempo depois da morte inesperada dos pais, Ângela vai viver em Saló com seu tio.

Ângela faz-se terceira franciscana para seguir Jesus mais de perto.

Volta para Desenzano e retoma a vida de sempre. Uma vez teve uma visão – uma escada entre Céu e Terra: Intenção Profética da Companhia de Virgens que ela deveria, um dia instituir na Igreja.

Missão: Ângela se preparou através de uma profunda vida de piedade e de um apostolado constante, congregando todos os que dela se acercavam num trabalho de cristianização da sociedade.


Movida pelo Espírito Santo e confiante na capacidade da mulher, institui outro estado de vida. Ela aponta um terceiro caminho: o das mulheres vivendo no mundo como consagradas à Deus…

Fundou da companhia de Santa Úrsula realiza-se no dia 25 de Novembro de 1535.


Ângela morre no dia 27 de Janeiro de 1540 em Bréscia.

Dom Aviz apresenta iniciativas para Ano da Vida Consagrada

Nesta sexta-feira, 31, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, apresenta no Vaticano o Ano dedicado à Vida Consagrada, em 2015. A coletiva de imprensa também vai contar com a presença do Secretário da Congregação, Dom José Rodríguez Carballo, O.F.M.
Em 29 de novembro passado, o Papa Francisco anunciou que o ano de 2015 será dedicado à vida consagrada. O anúncio foi feito durante a 82ª Assembleia Geral da União dos Superiores Gerais (USG), realizada em Roma. O gesto sublinha a importância que o Pontífice reserva à vida consagrada e à necessidade de reavivar o verdadeiro espírito que a caracteriza.
“Eles são homens e mulheres que despertam o mundo. A vida consagrada é profecia. Deus pede-nos para voar do ninho e sermos enviados para os confins do mundo. Esta é a maneira mais eficaz de imitar o Senhor”, declarou o Papa Francisco naquela ocasião, diante de 120 superiores gerais.
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Encontro de formação permanente do clero da Arquidiocese de Natal será realizado dias 18 e 19 de fevereiro

Legenda da foto: clero da Arquidiocese, em momento de formação
Crédito da foto: Pe. Edilson Nobre

O Encontro de formação permanente do clero da Arquidiocese de Natal será realizado dias 18 e 19 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Ponta Negra João Paulo II. O tema será "Pastoral Presbiteral - 'cuidar da vida' como bons pastores". O assessor será o psicólogo William César Castilho Pereira. Todos os padres e diáconos da Arquidiocese de Natal deverão participar.
No dia 20, ainda no Centro de Treinamento, os padres e diáconos terão o encontro com o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Esse encontro, que é o primeiro do ano, acontece mensalmente, na terceira quinta-feira do mês. Nessas ocasiões, além das comunicações do Arcebispo, também são feitas as dos demais setores administrativos, da coordenação de pastoral e dos vicariatos.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Arcebispo de Natal participa de inauguração do Estádio Arena das Dunas


O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, juntamente com uma comitiva de padres da Arquidiocese, participaram na tarde de ontem, quarta-feira, da inauguração do Estádio Arena das Dunas, em Natal, local onde serão abrigados os quatro jogos da Copa do Mundo, na capital potiguar. O evento contou a participação da presidente da República, Dilma Rousseff, que fez o desenlace simbólico da fita de inauguração.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Pastoral da Criança está implantando novo projeto na Arquidiocese de Natal/RN

Legenda da foto: momento de capacitação dos líderes, para aplicar a nova metodologia de trabalho
Crédito da foto: José Bezerra

A Pastoral da Criança está implantando um novo projeto de “Acompanhamento Nutricional”, em todo o Brasil. “É uma nova metodologia de combate à desnutrição infantil e à obesidade”, explica Milton Dantas, coordenador da Pastoral da Criança naArquidiocese. Segundo a coordenadora estadual da Pastoral, Marlúzia Pessoa, essa metodologia começou como projeto piloto em Maringá, no Paraná, há cerca de um ano, e agora começa a ser implantado nas outras Dioceses do Brasil. “Aqui, na Arquidiocese de Natal, o projeto começou em agosto de 2013. Acredito que ainda neste ano estará em processo de implantação nas outras duas dioceses – Mossoró e Caicó”, afirma Marlúzia.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral, Milton Dantas, afirma que a nova metodologia possibilita dar um diagnóstico nutricional da criança acompanhada. “O projeto utiliza outros equipamentos, como o estadiômetro, a balança, o computador e o cartão de medidas, cada um com uma função. No final, sabe-se se a criança está desnutrida, se está no padrão, ou se tem sobrepeso ou, ainda, se está obesa”. Segundo explicou, o diagnóstico é dado através de um programa de computador, a partir das informações fornecidas pelos líderes da Pastoral. Na nova metodologia, o trabalho é feito de três em três meses. Mas esclareceu que a “celebração da vida” continua acontecendo mensalmente.

Mensagem do dia: Como saber se me encontrei com Jesus?

Sem dúvida alguma, para chegar a essa resposta será necessário tempo e uma boa companhia para decifrar os caminhos de Deus em nossa vida! Entretanto, um dos itens mais importantes dessa história é a obediência que vivemos a respeito daquilo que Jesus e Sua Igreja nos orientam.

Para facilitar: se nos encontrarmos, de verdade, com Jesus, nós O obedeceremos. Ponto final!

Papa Francisco: Abrir as portas das igrejas significa abri-las também no mundo digital


Vaticano, 23 Jan. 14 / 05:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em sua mensagem pela 48ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais a ser celebrada no dia 1 de junho, o Papa Francisco alentou aos católicos do mundo a não ter medo de “fazer-se cidadãos do mundo digital”.


Abaixo segue o texto na íntegra da mensagem do Papa:


Queridos irmãos e irmãs,
Hoje vivemos num mundo que está a tornar-se cada vez menor, parecendo, por isso mesmo, que deveria ser mais fácil fazer-se próximo uns dos outros. Os progressos dos transportes e das tecnologias de comunicação deixam-nos mais próximo, interligando-nos sempre mais, e a globalização faz-nos mais interdependentes. Todavia, dentro da humanidade, permanecem divisões, e às vezes muito acentuadas. A nível global, vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres. Frequentemente, basta passar pelas estradas duma cidade para ver o contraste entre os que vivem nos passeios e as luzes brilhantes das lojas. Estamos já tão habituados a tudo isso que nem nos impressiona. O mundo sofre de múltiplas formas de exclusão, marginalização e pobreza, como também de conflitos para os quais convergem causas económicas, políticas, ideológicas e até mesmo, infelizmente, religiosas.


Neste mundo, os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vidamais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos. Os muros que nos dividem só podem ser superados, se estivermos prontos a ouvir e a aprender uns dos outros.


Precisamos de harmonizar as diferenças por meio de formas de diálogo, que nos permitam crescer na compreensão e no respeito. A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass-media podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias em que as redes da comunicação humana atingiram progressos sem precedentes.

Particularmente a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus.


No entanto, existem aspectos problemáticos: a velocidade da informação supera a nossa capacidade de reflexão e discernimento, e não permite uma expressão equilibrada e correcta de si mesmo. A variedade das opiniões expressas pode ser sentida como riqueza, mas é possível também fechar-se numa esfera de informações que correspondem apenas às nossas expectativas e às nossas ideias, ou mesmo a determinados interesses políticos e económicos. O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos. O desejo de conexão digital pode acabar por nos isolar do nosso próximo, de quem está mais perto de nós. Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído.


Estes limites são reais, mas não justificam uma rejeição dos mass-media; antes, recordam-nos que, em última análise, a comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica. Portanto haverá alguma coisa, no ambiente digital, que nos ajuda a crescer em humanidade e na compreensão recíproca? Devemos, por exemplo, recuperar um certo sentido de pausa e calma. Isto requer tempo e capacidade de fazer silêncio para escutar. 

Temos necessidade também de ser pacientes, se quisermos compreender aqueles que são diferentes de nós: uma pessoa expressa-se plenamente a si mesma, não quando é simplesmente tolerada, mas quando sabe que é verdadeiramente acolhida. Se estamos verdadeiramente desejosos de escutar os outros, então aprenderemos a ver o mundo com olhos diferentes e a apreciar a experiência humana tal como se manifesta nas várias culturas e tradições. Entretanto saberemos apreciar melhor também os grandes valores inspirados pelo Cristianismo, como, por exemplo, a visão do ser humano como pessoa, o matrimónio e a família, a distinção entre esfera religiosa e esfera política, os princípios de solidariedade e subsidiariedade, entre outros.

Vaticano divulga Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações


O Pontifício Conselho para as Comunicações divulgou na quinta-feira, 23, a mensagem do papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 1º de junho. O texto traz como tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”.

O papa reconhece a importância dos meios de comunicação e novas mídias sociais digitais. " Podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana”, afirma. Porém, faz um alerta para que as redes não sejam usadas para o isolamento social. “O próprio mundo dos mass media não pode alhear-se da solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura. A rede digital pode ser um lugar rico de humanidade: não uma rede de fios, mas de pessoas humanas”, acrescenta o papa.

Confira a íntegra do texto: Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações

Fonte: CNBB

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Devotos de São Sebastião participam da ultima caminhada penitencial

Foto: Erinilson Cunha

Os devotos de São Sebastião participaram da ultima caminhada penitencial de 2014 em Monte das Gameleiras, os fieis devotos de São Sebastião saíram ás 05:00 h da manha da capela de São Sebastião rezando o santo terço com destino ao belíssimo cruzeiro onde fica a capela de Nossa Senhora da Boa Saúde. A caminhada contou com a presença do Padre Mário Gomes de França e do diácono Francisco Nelson. Mesmo com um frio forte não foi o suficiente para tirar a fé dos devotos de São Sebastião.
No local onde fica a capela no alto do cruzeiro se tem uma vista maravilhosa da cidade de Monte das Gameleiras. Após a caminhada foi servido um café comunitário no salão da capela de São Sebastião. Parabéns a todos os organizadores.







Fonte: http://paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br/

Jornalista Antônius Manso realiza exposição fotográfica, no Salão Paroquial da Igreja, da Festa de São Sebastião


Durante a festa de São Sebastião, padroeiro do Alecrim, o fotojornalista Antônius Manso realiza exposição fotográfica, no Salão Paroquial da Igreja. A exposição foi aberta no dia 13 e ficará até o dia 25 deste mês de janeiro. O horário das visitas é das 18 às 21 horas. A exposição apresenta fotografias das procissões de São Sebastião e de outros eventos religiosos de paróquias da capital. O fotojornalista Antônius Mansos organizou a exposição a pedido do Pároco de São Sebastião, Pe. José Freitas Campos.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Papa Francisco: Não há outra forma de vencer o mal e o pecado se não for com o amor

VATICANO, 19 Jan. 14 / 02:14 pm (ACI).- Durante sua primeira catequese do tempo comum da Igreja, o Papa Francisco afirmou que a maneira de vencer o mal é fazendo o bem. O Pontífice também aproveitou a ocasião para falar do Evangelho de hoje, no qual João Batista assinala Jesus como o Cordeiro de Deus, Aquele que redime o pecado do mundo amando.   O Papa comentou que o Evangelho de hoje nos apresenta a cena do encontro entre Jesus e João Batista no rio Jordão. “Quem conta é testemunha ocular, João Evangelista, que antes de ser um discípulo de Jesus foi um discípulo de João Batista, juntamente com o seu irmão Tiago, com Simão e André, todos da Galileia, todos pescadores. O Batista vê Jesus avançar por entre a multidão e, inspirado pelo alto, reconhece nele o mensageiro de Deus, e por isso o indica com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele  que tira o pecado do mundo!””   “O verbo que é traduzido como “tirar” significa literalmente “levantar”, “tomar para si”. Jesus veio ao mundo com uma missão específica: libertar da escravidão do pecado, carregando os pecados da humanidade. De que maneira? Amando. Não há outra maneira de vencer o mal e o pecado, se não for com o amor que leva ao dom da própria vida aos outros. No testemunho de João Batista, Jesus tem os traços do Servo do Senhor, que “tomou sobre si os nossos sofrimentos, tomou sobre si as nossas dores” (Is 53,4), para morrer na cruz. Ele é o verdadeiro cordeiro pascal, que está imerso no rio do nosso pecado, para nos purificar”, assinalou o Papa.   “No Novo Testamento, a palavra “cordeiro” é usada várias vezes e sempre em referência a Jesus. Essa imagem do cordeiro pode surpreender, de fato, um animal que não se caracteriza pela força e robustez , carrega sobre seus ombros um peso opressivo. A enorme massa do mal é removida e levada por uma criatura fraca e frágil, um símbolo de obediência, docilidade e amor indefeso, que chega ao sacrifício de si mesmo”., destacou o Santo Padre   Em sua reflexão final Francisco afirmou: “O que significa para a Igreja, para nós, hoje,  sermos discípulos de Jesus, o Cordeiro de Deus? Significa colocar no lugar da malícia a inocência, no lugar da força o amor, no lugar do orgulho a humildade, no lugar do prestígio o serviço. É um bom trabalho! Nós cristãos, devemos fazer isso: colocar no lugar de malícia a inocência, no lugar da força o amor,  no lugar do orgulho a humildade, no lugar do prestígio o serviço. Ser um discípulo do Cordeiro significa não viver como uma “cidade cercada”, mas como uma cidade edificada sobre um monte, aberta, acolhedora, solidária. Isso significa não assumir uma atitude de fechamento, mas levar o Evangelho a todos, testemunhando com a nossa vida, que seguir Jesus nos  faz mais livres e mais alegres”.   Por fim, o Papa rezou mais uma Ave-Maria com os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro e pediu pelos migrantes e refugiados no dia em que a Igreja dedicada a estes irmãos:   "Neste momento pensemos nos muitos migrantes, muitos! Muitos refugiados, em seus sofrimentos, em suas vidas, muitas vezes sem trabalho, sem documentos, tanta dor, e, todos juntos, dirijamos uma oração pelos migrantes e refugiados que vivem situações mais graves e mais difíceis”, pediu o Papa Francisco.

Fonte: http://www.acidigital.com/

Mensagem do dia: As melhores lições


Lembre-se de que, na verdade, as melhores lições chegam até nós quando falhamos. É tolice pensar que são os sucessos que nos edificam. Repito: as melhores lições vieram de nossas falhas. Por isso, elas são bem-vindas se, com humildade, as acolhemos como 'bússolas' para consertar, sempre, a rota de nossas vidas.

Coragem!

Crise vocacional e escassez de padres serão debatidas em Seminário

Tem início hoje, 20, o 2º Seminário sobre a Formação Presbiteral, em Aparecida (SP). O evento é uma iniciativa da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Esses grupos tem a missão de animar a formação dos futuros sacerdotes e dos formadores na Igreja do Brasil. O arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência dos Bispos, cardeal Raymundo Damasceno Assis participará da solenidade de abertura, no subsolo do Santuário Nacional.
A proposta do evento é refletir, à luz da Palavra de Deus e dos Documentos do Concílio Vaticano II, sobre a formação dos seminaristas na perspectiva humana e cristã, a partir do  tema  “Presbíteros segundo o Coração de Jesus para o mundo de hoje” e lema “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 1-2). O objetivo principal é contribuir com ações efetivas na formação presbiteral.
De acordo com assessor da Pastoral Vocacional da CNBB, padre Valdecir Ferreira, o encontro será momento oportuno para avaliar a formação presbiteral no Brasil, no contexto atual. “Percebemos o quanto essa juventude que ingressa em nossos seminários passa por mudanças significativas. Portanto, olhamos com muita esperança para a formação e ao mesmo tempo com preocupação”, explica.
O presidente da OSIB, padre Domingos Barbosa Filho explica que após 13 anos da realização do último seminário é necessário buscar novos métodos formativos. “Diante das novas diretrizes da formação presbiteral, conforme o Documento 93 da CNBB e considerando os novos tempos, se julgou oportuno que fosse repensada formação: os tempos mudaram, surgiram novos desafios, os jovens que recebemos nas casas de formação trazem problemáticas novas”, comenta.
Fonte: CNBB

Revista compara Arcebispo do Rio de Janeiro ao Papa Francisco

A Revista Veja datada de 22 de janeiro, apresenta logo na sua capa o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, como o Cardeal das Ruas. Dom Orani foi Escolhido como um dos novos cardeais pelo papa Francisco e com vocação genuína para evangelizar, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, cai nas graças dos cariocas.

A reportagem diz: “Dom Orani é o retrato fiel do que o papa Francisco aponta como o modelo de religioso para a Igreja: humilde, trabalhador e próximo do povo, com fôlego invejável para a peregrinação. Ao deixar a função, seu antecessor, dom Eusébio Scheid, aconselhou-o a ir ao encontro dos fiéis, entrar nas favelas, conhecer de perto a realidade de seu rebanho. Não demorou um mês para que Scheid, assustado com o ritmo do substituto, lhe sugerisse mais calma e que "fosse mais devagar". Há relatos de visitas a favelas em que jovens armados com fuzil pararam a comitiva do arcebispo. Sem se intimidar, ele saiu do carro para conversar com os traficantes. Como parte do périplo, costuma celebrar ao menos seis missas no fim de semana, em paróquias diferentes. "Ele conhece cada cantinho da cidade e vive me dando puxões de orelha pelos problemas que vê", diz o prefeito Eduardo Paes”.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Festa de Nossa Senhora da Piedade em Espírito Santo

Legenda da foto: procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Piedade
Crédito da foto: Hudson Camilo

A Área Pastoral Nossa Senhora da Piedade, de Espírito Santo, abriu os preparativos para a festa da padroeira, no dia dois de janeiro, com missa votiva na Matriz. Domingo, dia 19, às 16h30, haverá missa, também na Matriz. Em seguida, a imagem será conduzida em carreata até a cidade de Goianinha, onde permanecerá até o dia 23. Em Goianinha, a imagem será recebida pelo pároco, Pe. Cláudio Carvalho; pelo pároco emérito, Mons. Armando Paiva, e pelos fiéis em geral.
No período em que a imagem permanecer em Goianinha, haverá programação especial, com vigília, celebração do Ofício da Imaculada, reza do terço e momentos de louvor. No dia 23 deste mês, a imagem retornará a Espírito Santo, conduzida em carreata, com saída prevista para 18 horas. A chegada à Matriz de Nossa Senhora da Piedade está prevista para 19 horas. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras, abrindo a festa da padroeira, que se estenderá até o dia 2 de fevereiro, com intensa programação religiosa, cultural e social.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Seminário de São Pedro celebra 95 anos de formação de sacerdotes


Atuar na formação de novos sacerdotes. Esse é o propósito do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, que comemora este ano, 95 anos de fundação. Sob o tema "Seminário de São Pedro: 95 anos oferecendo mãos ungidas para o serviço da fé", uma programação especial está sendo planejada, com a realização de um tríduo preparatório, no período de 17 a 19 de fevereiro, no próprio Seminário, na av. Campos Sales, bairro Tirol, em Natal. A cada noite do tríduo, a celebração terá como presidente e concelebrantes, ex-alunos do Seminário. As atividades culminam no dia 20, com missa solene, às 17h, na Catedral Metropolitana, momento em que serão ordenados quatro diáconos transitórios da Arquidiocese.

Segundo o reitor do Seminário, o padre José Nazareno, a comemoração da data representa uma oportunidade de dar graças a Deus pelos cristãos e padres formados na instituição. "Acredito que o número de jovens que foram formados em nossa casa e foram ordenados, encontra-se muito acima dos 200 padres. Este é um momento propício para enaltecer a generosa e incansável doação dos reitores, demais formadores e fiéis leigos, que nestes quase 100 anos contribuíram imensamente para a formação de santos sacerdotes", comemora.

De acordo com o seminarista João Batista, que será um dos ordenados diáconos transitórios no dia 20 de fevereiro, a formação no Seminário representou para ele um divisor de águas. "Sou muito grato pela formação recebida no Seminário. Fui um dos mais jovens seminaristas a ingressar. Entrei no Seminário aos 17 anos, no ano de 2007. A formação recebida lá contribui para moldar o perfil de homens que possam estar sempre a serviço da Igreja no mundo atual, marcado por tantos desafios. Só tenho a agradecer, realmente", enfatiza.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Paróquia de Ceara-Mirim define para o ano de 2014 Círculos Bíblicos, da Infância e Adolescência Missionária,


Implantação de Círculos Bíblicos, da Infância e Adolescência Missionária, do processo catecumenal para jovens e adultos, realização de Jornadas Missionárias Jovens, de campanha bíblica para promoção da visibilidade das Escrituras Sagradas na vida da comunidade paroquial e dinamização e fortalecimento do Conselho Pastoral Paroquial e Conselho Pastoral Social, são algumas das ações definidas pela assembleia pastoral da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, realizada nos dias 11 e 12 deste mês. Também foram aprovadas ações visando o fortalecimento do setor social e inserção de novas forças leigas nos Conselhos de políticas Públicas da comunidade.
A assembleia contou com a participação dos coordenadores de comunidades, pastorais, movimentos e serviços da paróquia. Eles ainda fizeram a avaliação da caminhada pastoral de 2013. As propostas de ações para 2014 se fundamentaram nas urgências propostas pelo Plano Pastoral da Arquidiocese. Após a aprovação das propostas, o pároco, Pe. Bianor Júnior, fez a entrega simbólica do plano pastoral paroquial aos articuladores dos setores.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Sou consciente do modo como vivo minha fé?


Estou aprendendo que nem sempre vivo minha fé de forma plena, por causa disso, deixo de avançar em meu caminho espiritual, coisa que tanto desejo.

Começo a entender que existe fé para pedir, fé para receber e para viver de acordo com aquilo que pedi. Pode, portanto, acontecer de eu ficar estacionado na fé que somente pede, o que seria um grande prejuízo para minha alma ou, então, na fé que recebe, mas "segura" a graça pedida e não experimenta crescimento algum. Pode acontecer também de eu viver uma fé paralítica, que não anda, não se move conforme aquilo que pediu.

Lembre-se: fé que pede, recebe e vive. Boa caminhada!

A paróquia do Bem Aventurado José de Anchieta definiu três urgências que serão priorizadas em 2014

Legenda da foto: momento da assembleia pastoral paroquial.
Crédito da foto: Cineide Vasconcelos

A paróquia do Bem Aventurado José de Anchieta, de Lagoa Nova II, em Natal, definiu três urgências que serão priorizadas, neste ano: Igreja como lugar de animação Bíblica na vida e na Pastoral; Igreja, comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos. Uma das metas definidas é implantar a Infância e Adolescência Missionária.
As decisões foram tomadas na assembleia pastoral paroquial, realizada nos dias 7 e 8 deste mês, no salão paroquial, sob a coordenação do pároco, Pe. Francisco Lucas, e do vigário paroquial, Pe. Lourival Liberato. Também participaram da assembleia os coordenadores e representantes das pastorais, serviços e movimentos, além dos setores Anchieta, São José, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Mônica.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Religiosa que viveu no Brasil será beatificada em outubro

“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”, sempre dizia a religiosa Maria Assunta Caterina Marchetti, conhecida como madre Asssunta, que será beatificada em São Paulo, no dia 25 de outubro. Em carta oficial enviada, em 17 de dezembro de 2013,  à superiora geral das Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, irmã Neusa de Fátima Mariano, o secretário de Estado do Vaticano, dom Angelo Becciu, comunicou oficialmente a aprovação da beatificação de Madre Assunta.
O secretário informou ainda que o papa permitiu que a celebração do rito de beatificação fosse realizada no Brasil. Francisco nomeou como seu representante e presidente da celebração, o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato.
“Acolhemos esta notícia com grande alegria e júbilo, pois é uma graça para a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu-Scalabrinianas”, disse irmã Neusa. “Acreditamos que a beatificação será portadora de muitos frutos de santidade e de renovação espiritual para todos os membros do Instituto e ao mesmo tempo que é portadora de um novo vigor na vivência de nossa consagração religiosa no serviço aos migrantes”, acrescentou.
Ainda de acordo com a Superiora Geral, se pode dizer que, “na trajetória missionária, Madre Assunta deixou um legado profundo de autêntica fidelidade ao carisma Scalabriniano, ao mesmo tempo que permeia o nosso futuro de esperança. E convidou todos os fiéis a participarem deste momento importante para a Congregação e a Igreja. “É com esse espírito que queremos celebrar  este evento eclesial, para o qual convidamos todo o povo de Deus para que se una a nós e participem deste grande evento da Beatificação da Venerável Madre Assunta Marchetti, mãe dos órfãos, imigrantes e abandonados”, concluiu.
Madre Assunta
Natural de Lombrici di Camaiore, província de Lucca, Itália, Maria Assunta nasceu em 15 de agosto de 1871. Veio para o Brasil em outubro de 1895, a pedido do seu irmão, padre José Marchetti, missionário de São Carlos, ordem fundada em 1887 pelo bispo de Piacenza, João Batista Scalabrini, para cuidar dos órfãos filhos de imigrantes italianos e africanos que viviam em São Paulo.
Madre Assunta viveu no Brasil por mais de cinquenta anos. Faleceu em 1º de julho de 1948, no orfanato na Vila Prudente (SP), onde foram enterrados seus restos mortais.  A madre Assunta passou os últimos meses de sua vida em uma cadeira de rodas, mas sempre atenta em servir o próximo.
O milagre
Em 1994, Heráclides Teixeira Filho foi diagnosticado com morte cerebral, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS). Após a família pedir a intercessão de Madre Assunto, o paciente recobrou os sentidos e ficou curado sem sequelas. No dia 19 de dezembro de 2011 aconteceu a promulgação do Decreto das Virtudes Heroicas de Madre Assunta Marchetti, reconhecidas pelo papa Bento XVI. O milagre atribuído à venerável Madre Assunta foi reconhecido no dia 09 de fevereiro de 2012 pela equipe de médicos da Congregação da Causa dos Santos do Vaticano.
Fonte: CNBB

Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: “Testemunho da verdade”


VATICANO, 17 Jan. 14 / 01:47 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ontem foi divulgada a mensagem que o Papa Francisco enviou aos bispos, sacerdotes, consagrados e fiéis de todo o mundo, pelo 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que acontecerá no próximo dia 11 de maio, sob o tema: “Vocações, testemunho da verdade”.


A seguir a íntegra da mensagem divulgada pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé:

Amados irmãos e irmãs!

1. Narra o Evangelho que «Jesus percorria as cidades e as aldeias (...). Contemplando a multidão, encheu-Se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe”».

Estas palavras causam-nos surpresa, porque todos sabemos que, primeiro, é preciso lavrar, semear e cultivar, para depois, no tempo devido, se poder ceifar uma messe grande. Jesus, ao invés, afirma que «a messe é grande». Quem trabalhou para que houvesse tal resultado? A resposta é uma só: Deus. Evidentemente, o campo de que fala Jesus é a humanidade, somos nós. E a ação eficaz, que é causa de «muito fruto», deve-se à graça de Deus, à comunhão com Ele.

Assim a oração, que Jesus pede à Igreja, relaciona-se com o pedido de aumentar o número daqueles que estão ao serviço do seu Reino. São Paulo, que foi um destes «colaboradores de Deus», trabalhou incansavelmente pela causa do Evangelho e da Igreja. Com a consciência de quem experimentou, pessoalmente, como a vontade salvífica de Deus é imperscrutável e como a iniciativa da graça está na origem de toda a vocação, o Apóstolo recorda aos cristãos de Corinto: «Vós sois o seu [de Deus] terreno de cultivo».

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela