sábado, 31 de agosto de 2013

VI Congresso Estadual para Comunidades Novas do RN


Com o apoio da Diocese de Caicó, das Paróquias Imaculada Conceição e de Santana, da cidade de Currais Novos-RN, e da Coordenação das Comunidades Novas do RN, será realizado o VI CONGRESSO ESTADUAL DAS COMUNIDADES NOVAS, nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013, sediado na Cidade de Currais Novos. O Congresso está sob a responsabilidade da Comunidade Católica de Casais Aliança Com Cristo, em comunhão com as demais comunidades com casa de missão atuando na cidade (Nova Aliança, Discípulos da Mãe de Deus e Shalom). As inscrições estarão abertas até 15 de setembro.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Quem já se converteu?


Aprendi que nossa conversão nada mais é do que um exercício contínuo de "contrariar a carne"; carne no sentido bíblico, isto é, o orgulho, a gula, a malícia, o egoísmo, a vaidade...

Por isso, sei que minha conversão não é somente fruto da ação de Deus em mim, é também o fruto de minha adesão concreta às coisas divinas e um afastar-se também concretamente das coisas do mal. É uma ação conjunta, pois existe a parte de Deus, que é imensa, e a minha, pequenina, mas necessária.

Qual a sua parte hoje? 

Com carinho e orações,

Dom Jaime é cidadão Nisiaflorestense a partir de hoje

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, é o mais novo Cidadão de Nísia Floresta, a partir de hoje, 29 de agosto de 2013. O título de Cidadão Nisiaflorestense foi entregue às 10h30 horas, em sessão Solene, na Câmara Municipal de Nísia Floresta. A comenda foi entregue pelo Presidente do Legislativo, vereador Jorge Januário. Ele e o vereador Eugênio Gondim foram os autores da proposta da comenda.

Discursando na ocasião, Dom Jaime agradeceu aos vereadores, lembrou os 180 anos de criação da paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, e afirmou: “A história da cidade de Nísia Floresta e da Paróquia se confundem, pela importância histórica que têm para a Arquidiocese de Natal”. Ele lembrou a importância da mulher Nísia Floresta, que projetou a cidade e o Estado para o mundo. Citou, também, Yayá Paiva, e outras mulheres, pela vivência da fé cristã.

Dom Jaime também relembrou que Nísia Floresta foi o berço da Campanha da Fraternidade, que projetou a Igreja e a cidade para o Brasil e o Mundo, a partir das ações do Movimento de Natal. “Nísia Floresta também foi a primeira paróquia do mundo confiada a uma Comunidade de Religiosas, mesmo antes do Concílio Vaticano II”. Lembrou, ainda, as referências históricas da Igreja do Nordeste que, a partir de um encontro dos Bispos, sob a coordenação de Dom Hélder Câmara, levou o governo federal a baixar 26 decretos com políticas em favor do Nordeste. No final do discurso, disse que se sentia feliz pelo título, que lhe foi concedido pela relevância do contexto sócio-eclesial que o cargo confere.

Na sessão, também usaram da palavra os autores da proposta do título, Vereadores Eugênio Gondim, em primeiro lugar, e o presidente da Câmara, Jorge Januário, enaltecendo a figura do agraciado. No final, o vereador Eugênio Gondim fez um pedido a Dom Jaime: anexar aos cuidados da paróquia de Nísia Floresta as capelas São Francisco, Apóstolo São Paulo e Nossa Senhora da Assunção, hoje sob os cuidados pastorais da paróquia de Parnamirim. Dom Jaime recebeu o requerimento e disse que verá a proposta com os assessores e, só depois, tomará uma decisão.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Monsenhor Armando celebra mais de meio século de paroquiato

O pároco de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha-RN, Mons. Armando Paiva, completará 84 anos no dia 6 de dezembro deste ano e 58 anos de ordenação sacerdotal, no dia 8 do mesmo mês. Outra data significativa na vida desse Padre octogenário é 5 de setembro, quando vai comemorar 55 anos de pároco de Goianinha. Poucos dias antes de comemorar mais de meio século à frente da Paróquia, o Monsenhor Armando reside na Casa Paroquial com uma de suas irmãs, Cícera Paiva. "Estou morando com ele há 25 anos", informa Cícera.

Depois de ordenado, em 1955, o primeiro trabalho como Padre foi substituir o Mons. Luiz Wanderley, na paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, no Tirol, em Natal. "Ali eu só passei um mês, substituindo o Mons. Wanderley, que estava de férias. Depois, Dom Marcolino Dantas me chamou e disse que eu ia para Nísia Floresta e Arez. Tomei posse no dia 3 de fevereiro de 1956", relembra o Mons. Armando.

Hoje, além da Matriz, a paróquia ainda tem mais de 40 capelas, que recebem a assistência do Monsenhor. Quando ainda estava com Arez, ele tomava conta de 54 Igrejas, envolvendo as duas sedes e as capelas.
Ser padre hoje
Para o Monsenhor Armando, é mais fácil ser padre nos dias de hoje, do que na época em que se ordenou. "É mais fácil, porque as paróquias são pequenas. No meu tempo, as paróquias eram grandes e havia poucos padres. Hoje, tudo é mais fácil: há mais estrutura, o povo é mais evoluído, mais educado e tem mais estudo", comenta.

Ele afirma que é um padre feliz e realizado e que muitas coisas boas aconteceram na vida, nesses 55 anos de vigário de Goianinha. Mons. Armando recorda que, na época em que foi para Goianinha, o poder público fazia pouca coisa. A Igreja é que trabalhava muito. "Dom Eugênio sabia de um problema que passei aqui e me ofereceu oportunidade para ir para outro lugar e até estudar fora do País. Mas eu disse que queria ficar aqui", recorda.

Segundo afirma, se sente realizado também como vigário. Em Goianinha, acompanhou várias gerações. "Eu me sinto realizado, como sacerdote. Problemas, tivemos muitos, mas superamos", afirma. Ele afirma que nunca pensou em ser outra coisa, que não fosse Padre. No começo, queria ser frade. Meu pai não deixou. E fui ser Padre", diz.

O desejo de Monsenhor Armando é permanecer como vigário até o fim da vida. "O Bispo me disse que vai mandar o Pe. Cláudio Carvalho para me ajudar. Mas eu comecei como vigário e quero terminar como vigário", diz. Nesses 55 anos de pároco de Goianinha, já fez mais de 60 mil batizados.

Nesse período, o Monsenhor Armando afirma que conseguiu encaminhar para o Seminário vários jovens, que depois se ordenaram Padres. Entre eles estão o Pe. Cláudio Carvalho, Pe. João Batista de Lima e outros.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Pastoral da Criança celebra 30 anos de atuação no Brasil

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10,10). Esse é o lema da Pastoral da Criança que, em 2013, completa 30 anos de atuação no Brasil. Na Arquidiocese de Natal, essa pastoral existe há 22 anos, e atende, por mês, a aproximadamente 10 mil crianças de zero a 06 anos de idade. 
Para comemorar os 30 anos da pastoral, a Arquidiocese de Natal preparou  um momento de encontro com líderes, agentes e coordenadores paroquiais, que vai acontecer no dia 31 de agosto, sábado próximo. A atividade vai ser realizada no Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, em Natal, a partir das 8h, com acolhimento das equipes, momento de oração, lanche partilhado e missa, às 10h, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Além disso, o evento vai contar com uma palestra, sobre a vocação do líder, com assessoria do advogado Vital Bezerra, ex-coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança. O encontro vai encerrar com almoço de confraternização.
O que é
Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem o trabalho baseado na solidariedade e partilha, fundada em 1983, pela médica sanitarista, Zilda Arns Neumann, no município de Florestópolis (PR).

O objetivo da pastoral é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, a partir da concepção até 06 anos de idade, no contexto familiar e comunitário, com ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizada por mais de 228 mil voluntários capacitados, em todo o Brasil. Hoje, a Pastoral da Criança está presente em todo o Brasil e em mais 21 países. O grupo alicerça a atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas.

As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, com foco na capacitação das famílias para os cuidados com a criança. O processo do trabalho é mensurado pelos indicadores de saúde e educação.

Fonte: Arquidiocesedenatal

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Comunidade da Lagoa Queimada encerra as festividades do seu padroeiro com festa



A comunidade da Lagoa Queimada, município de Passa e Fica/RN encerrou ontem (29) as festividades de seu padroeiro, São João Batista, com uma missa celebrada pelo pe. Iranildo Augusto. Onde contou com participação dos fiéis da Matriz, dos bairros Santa Luzia e São Pedro como convidados e afilhados. Após a missa ocorreu um festival de prêmios e quermesse.











quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O 7º Zonal da Arquidiocese de Natal tem novo articulador


O 7º Zonal da Arquidiocese de Natal tem novo articulador. É o Pe. Ivanilson Alexandrino, responsável pela Área Pastoral Nossa Senhora de Nazaré, formada pelos municípios de Parazinho e Pedra Grande. A escolha foi feita durante o encontrão do Povo de Deus, realizado no domingo, 25 de setembro, em Taipu.

O articulador tem a missão de zelar pela comunhão no zonal e entre as paróquias. O zonal é formado pelas paróquias de Ceará-Mirim, João Câmara, Maxaranguape, Pureza, são Bento do Norte, são Miguel do Gostoso, Taipu e Touros, além das Áreas Pastorais de Parazinho e Rio do Fogo.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Natal sedia Nordestão de Presbíteros

Padres das arquidioceses e dioceses de todos os estados da Região Nordeste participam do 12º Nordestão de Presbíteros. O evento teve início na noite de ontem, segunda-feira, e se estende até quinta-feira próxima, na Escola de Governo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, situada no bairro de Lagoa Nova, em Natal (RN).

A programação desta terça-feira, 27, teve início com a celebração eucarística, às 8 horas, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Em seguida, ele proferiu uma palestra sobre o tema "O padre do Pós-Concílio e a realidade eclesial de hoje". Durante o encontro, serão proferidas várias conferências. O tema geral do Nordestão é "O Vaticano 2 e o Presbítero do Nordeste, testemunho de fé, esperança e caridade". O assessor é Frei Aluísio Fragoso, de Recife (PE).

O último dia do evento, quinta-feira, será dedicado a uma visita aos lugares de martírio, na Arquidiocese de Natal. No início da manhã, os padres visitarão ao Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. De lá, a caravana segue para a Comunidade de Cunhaú, em Canguaretama, para conhecer a capela de Nossa Senhora das Candeias, local onde aconteceu o martírio, de 16 de julho de 1645. O evento será encerrado com o almoço, no dia 29, na Praia de Barra do Cunhaú.
O Nordestão de Presbíteros é um evento que acontece a cada dois anos. O 11º encontro foi realizado no Piauí, no ano de 2011.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Irmão André será enviado para a congregação Nossa Senhora de Belém no RJ


O Irmão André da Santa Cruz viajará, sábado, 31 de agosto, para o Rio de Janeiro, onde ingressará na Congregação de Nossa Senhora de Belém – ramo masculino, criado recentemente. No último dia 25, às 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, foi celebrada missa, na qual houve o envio do Irmão André para a Congregação. A celebração foi presidida pelo Padre Marcelo Cezarino.

Fonte: Arquidiocesedental

Mensagem do dia: A dor do outro


Um dia desses, eu estava prestes a reclamar de minhas dores e perseguições, quando a Divina Providência me presenteou com o saber do sofrimento de alguém muito próximo, fato que eu nem imaginava. Foi o remédio de que eu precisava. 

Arrependido, compreendi que o egoísmo é capaz de deixar o mundo ao nosso redor nos encher de autopiedade, sentimento que nos impede de ver a dor do outro. Espero que não aconteça isso com você!

Reze por mim!

Com carinho e orações, 

Igreja e Governo debatem Projetos de Irrigação e da Barragem Oiticicas


A situação das famílias atingidas pela construção da barragem Oiticicas, no município de Jucurutu, na Região do Seridó, e pelo Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi a pauta da audiência da Igreja com a Governadora Rosalba Ciarlini e assessores, na tarde de ontem, 26 de agosto, na Governadoria. Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal; Pe. Flávio Augusto, que representou Dom Mariano Manzana, da Diocese de Mossoró; e Pe. Ivanoff Pereira, Administrador Diocesano da Diocese de Caicó, além do Diác. Francisco Teixeira, assessor Jurídico da Arquidiocese de Natal, expuseram à governadora e à equipe de assessores a preocupação com o desenvolvimento dos dois projetos.

“Não estamos contra a construção da Barragem. O que nos preocupa, por causa de outras experiências, é possíveis conflitos com os que serão atingidos pelas obras. Um processo que deveria ver a situação social e não olha para o povo, provoca desgastes que poderiam ser evitados se houvesse mais atenção por parte dos gestores”, disse Dom Jaime. Ele defendeu diálogo com as famílias atingidas pelos dois projetos e disposição para ouvir o que eles reivindicam. A governadora disse que tem a mesma preocupação. “Penso que poderemos levar as pessoas atingidas pela barragem para um lugar em que elas sejam beneficiadas com a obra”, disse Rosalba.

A Igreja entregou à governadora uma carta dos que representam a população atingida pela barragem, contendo as propostas e reivindicações. Entre as propostas, estão a discussão sobre o reassentamento, as dívidas dos agricultores da área, indenizações e diálogo. “Tanto em relação à barragem quanto em relação ao projeto da Chapada do Apodi, nossa preocupação é no sentido de que haja justiça para com as pessoas”, reforçou o Pe. Flávio Augusto, da Diocese de Mossoró.

A governadora assegurou que haverá diálogo e apresentou a equipe encarregada de gerir o Projeto da Barragem. A partir de dois de setembro, a empresa KL Engenharia, responsável pelo supervisionamento da obra, montará um escritório em Barra de Santana para iniciar o cadastro das famílias e das terras atingidas pela Barragem. No final, Dom Jaime apelou ao governo no sentido de aproveitar a organização popular que já existe para ouvir as diversas instâncias da população atingida.

No próximo dia 4 de setembro, os representantes da Igreja irão a Barra de Santana, comunidade de cerca de 700 famílias a ser coberta pelas águas da Barragem Oiticicas, e à Chapada do Apodi, onde será implantado o Projeto de Irrigação do DNOSC. O objetivo é manter contato com a população e assegurar que a Igreja está atenta para evitar injustiças na execução dos dois projetos.

Fonte: Arquidiocedenatal

O novo pároco da Paróquia do Beato André de Soveral

O novo pároco da Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, Padre Abelardo Freitas Neto, vem realizando reuniões com coordenadores e agentes de pastorais, movimentos e serviços. O objetivo é conhecer o trabalho realizado por cada segmento, na Paróquia.
As reuniões tiveram início dia 23 de agosto, com os coordenadores paroquiais de pastorais. No próximo dia 3, Padre Abelardo se reunirá com coordenadores e agentes pastorais que atuam na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus, no Parque das Orquídeas. No dia 4, será a vez da comunidade Virgem dos Pobres, em Emaús, e, no dia 6, a reunião será com os coordenadores e agentes do Parque Industrial.

Fonte: Arquidipocesesdenatal

Casais de Nova Cruz/RN que participaram do 21º ECC são apresentados ao paroquianos


A paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, apresentou aos paroquianos os casais que fizeram o 21º ECC - O Encontro de Casas com Cristo. A apresentação aconteceu no último domingo, dia 25, na Igreja Matriz, na missa das 19 horas. O ECC aconteceu no período de 16 a 18 de agosto, com mais de 30 casais.

Fonte: Arquidiocesdenatal

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Comunidade de Lagoa Queimada dá inicio as festividades do seu padroeiro


São João Batista Santo Padroeiro da comunidade

Padre Iranildo Augusto

A comunidade de Lagoa Queimada deu início ontem (26) as festividades do seu padroeiro, São João Batista, com uma grande carreata que saiu da igreja do Fernando da Pista até a comunidade. Houve a missa de abertura celebrada pelo padre Iranildo Augusto e que contou com a participação da comunidade local e do Fernando da Pista/RN. Depois da missa,  teve quermesse e um sorteio de brindes.




Fotos: Cedidas pela comunidade

A comunidade de Lajes Pintadas se prepara para celebrar a festa do padroeiro


A comunidade de Lajes Pintadas começa a se preparar para celebrar a festa do padroeiro, São Francisco de Assis. No próximo dia 4 de setembro, ao meio-dia, será celebrada a missa do cordão de São Francisco, quando será feito o envio dos peregrinos com as imagens dos padroeiros. A peregrinação pelas residências dos fiéis segue até o dia 25 de setembro. Nesse dia, terá início o novenário, na Igreja de São Francisco, se estendendo até 4 de outubro.

Ainda, em Lajes Pintadas, no próximo domingo, primeiro de setembro, acontece celebração em ação 18 anos de atuação do Movimento da Mãe Peregrina, na comunidade.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: Vamos hoje viver na verdade?


A verdade contém em si a força de nos transformar e fazer de nós homens e mulheres novos e fortes. Quanto mais vivemos na verdade, tanto mais somos impelidos a superar os desafios propostos pela vida.
A verdade tem um nome: Jesus, e por Ele somos libertos, mesmo que, às vezes, doa.
Peçamos ao Senhor a graça de hoje colocarmos toda a nossa vida sob Sua luz, para que vejamos todas as coisas como, de fato, elas são.
Vamos hoje viver na verdade?
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Jesus, eu confio em Vós!

Pastoral da Criança orienta famílias sobre como cuidar melhor de um bebê

A Pastoral da Criança, em seu novo site, apresenta semanalmente esclarecimentos sobre a vida da gestante, do bebê e da criança. Questões como vacinação, leite materno e a primeira dose de antibiótico são exemplos de assuntos disponibilizados no portal da Pastoral, por meio de sugestões, entrevistas feitas com a finalidade de orientar e garantir mais saúde e qualidade de vida para a mãe e a criança. Trata-se também de um espaço de interação e troca de experiências.

Nesta semana, o tema em foco é o primeiro mês de vida de um bebê. Sobre este assunto, a enfermeira da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin, explica a respeito do desenvolvimento e dos cuidados que se deve ter nos primeiros dias de vida de uma criança, dá dicas de como deve ser a alimentação, higiene, vacinação, por exemplo. “Os cuidados com o bebê no primeiro mês de vida são muito importantes. Infelizmente, metade das mortes de bebês, que ocorre no primeiro ano de vida, acontece no primeiro mês. Por isso, garantir os cuidados com a saúde, a alimentação, a higiene e a prevenção de doenças, ao lado do conforto e do carinho, com certeza ajuda muito a evitar tantas perdas”, afirma Regina.

Para ajudar nesta orientação, a Pastoral da Criança também produziu o programa Viva a Vida. Os áudios estão disponíveis no site para download. Informações: www. pastoraldacrianca.org.br
Fonte: CNBB

Frente à perseguição nos seus países por serem católicos 45 jovens da JMJ Rio 2013 pedem refúgio no Brasil


RIO DE JANEIRO, 26 Ago. 13 / 02:00 pm (ACI/EWTN Noticias).- Cinco peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, presidida pelo Papa Francisco, pediram às autoridades do Brasil que sejam considerados como "refugiados", confirmou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Os jovens chegados do Paquistão, Serra Leoa e República Democrática do Congo elevaram esta solicitude alegando que em seus países sofrem "perseguição" e "ameaças" por professar a fé católica.
Segundo ACNUR, a arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu 40 solicitações para intermediar nos processos de refúgio e a arquidiocese de São Paulo outras cinco.
Os pedidos deverão ser analisados agora pelo Comitê Nacional de Refugiados (CONARE), organismo dependente do Ministério de Justiça do Brasil.
Os jovens são "assistidos, alojados e alimentados" de forma provisória por voluntários católicos e autoridades municipais.


Francisco volta a surpreender e responde a carta de um jovem italiano com uma ligação telefônica

ROMA, 26 Ago. 13 / 03:06 pm (ACI/EWTN Noticias).- Stefano Cabizza tem 19 anos de idade e ainda está maravilhado. Faz uns dias recebeu uma ligação do Papa Francisco, que telefonou para ele como resposta a uma carta que recebeu do jovem.
O Papa Francisco telefonou no dia 22 de agosto por volta das 17h e conseguiu falar depois da segunda tentativa. Ambos conversaram por oito minutos nos que "riram e brincaram", conforme assegura o jovem.
"Também me pediu que eu reze muito a São Estevão (de quem leva o nome Stefano) e também por ele. Abençoou-me e senti crescer em mim uma grande força", acrescentou.
Faz poucos dias Stefano se encontrava de peregrinação junto com a suafamília em Roma e foi até o povoado de Castel Gandolfo -a 25 quilômetros da cidade-, para assistir à Missa que o Pontífice celebrou em 15 de agosto pela festa da Assunção da Virgem.
Stefano escreveu uma carta para o Papa e conseguiu que através de um Cardeal –que desconhece o nome-, chegasse até o Pontífice. A resposta veio por telefone.
"Eu quis compartilhar esta experiência maravilhosa simplesmente para mostrar este grande gesto de humildade e proximidade que o Papa Francisco tem conosco os fiéis", concluiu Stefano.
O jovem estudante de Engenharia Informática, apaixonado por futebol, recordará como um dos melhores momentos de sua vida sua conversa com o Papa.
Esta não é a primeira vez que o Pontífice surpreende os fiéis que demonstram o seu carinho. Recentemente, uma mulher que cumpre prisão no Serviço Penitenciário Portenho (Argentina), conhecida agora apenas como Gaby C., recebeu uma emotiva carta do Santo Padre, agradecendo-lhe por umas hóstias que ela mesma fabricou e mandou da prisão para o vaticano.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mensagem do dia: Nada nos pertence!


Fique atento para que você não pertença a nada nem a ninguém, somente a Deus! Quando nos prendemos a algo ou a alguém de forma obsessiva, quando estes nos são tirados, a dor que sentimos é sinal de que não somos livres e inteiros. 

Assim como você não pode "ser" as coisas que você faz! Somos quem somos, não o que fazemos. Portanto, se lhe tirarem os afazeres, alegre-se com o que você é. Basta!

Com carinho e orações, 

Papa Francisco promove conferência no Vaticano sobre uma grande chaga social - o tráfico e a exploração de seres humanos


Atendendo a um expresso desejo do Papa Francisco, a Pontifícia Academia das Ciências e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, juntamente com a FIAMC (Federação Mundial das Associações Médicas Católicas), organizam para os dias 2 e 3 de novembro próximo um grupo de trabalho preparatório para analisar o tráfico e a exploração de seres humanos e as formas de escravidão moderna e estabelecer um diagnóstico real da situação e propôr um plano de ação para combatê-los.

Hoje em dia – explica o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo – "as ciências naturais podem oferecer novos instrumentos a serem utilizados contra essa nova forma de escravidão, como por exemplo o registo digital para comparar o DNA das crianças desaparecidas não identificadas com o dos seus familiares que tenham denunciado o seu desaparecimento."


O Concílio Vaticano II já afirmava que "a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e de jovens, ou ainda as desumanas condições de trabalho, com as quais os trabalhadores são tratados como simples instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis" são "vergonhosas", "prejudicam a civilização humana, desonram aqueles que assim se comportam" e "ofendem grandemente a honra do Criador".

O tráfico internacional de cariz sexual não se limita às zonas pobres e subdesenvolvidas, mas estende-se virtualmente a todas as regiões do mundo. É nesses países que os traficantes conseguem com maior facilidade recrutar as vítimas. As regiões da maior parte das vítimas da exploração sexual são as ex-repúblicas soviéticas, a Ásia e a América Latina.


"De facto" - diz ainda - "devemos estar gratos ao Papa Francisco por ter identificado um dos mais importantes dramas sociais do nosso tempo e por ter depositado confiança nas nossas instituições católicas pedindo-nos que organizássemos este grupo de trabalho." (RS)


Assessora da CNBB recebe medalha no dia Mundial Humanitário

Nas comemorações do Dia Mundial Humanitário, em 19 de agosto, o governo brasileiro realizou a entrega da “Medalha Sérgio Vieira de Melo”. Trata-se de um reconhecimento para pessoas que atuam na promoção da causa humanitária e da paz. A Ir. Rosita Milesi, coordenadora do setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, foi uma das homenageadas.
A cerimônia de entrega foi realizada no Rio de Janeiro. Na ocasião, a subsecretária-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, cumprimentou Ir. Rosita, agradecendo por sua dedicação à causa humanitária dos refugiados, imigrantes e direitos humanos. “Nossa fé se renova e a vontade de seguir atuando incansavelmente se fortalece na certeza de que Deus caminha com seu povo e servi-lo é cumprir o mandato do Senhor que quer ver todas as pessoas com vida plena, respeitadas em sua dignidade humana”, disse a religiosa na ocasião.
Ir. Rosita é a responsável pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos, que é parceiro do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e do Comitê Nacional para Refugiados na atenção, assistência humanitária e integração de Migrantes e Refugiados no Brasil. O Instituto dedica-se a esta causa e colabora com organizações governamentais e não governamentais na reflexão em torno destes temas, na implementação de políticas públicas e na inclusão e inserção social desta população que busca proteção, segurança, uma simples oportunidade de trabalhar e sustentar sua família, ter um lar, uma pátria que as acolha em condições dignas.
Medalha Sérgio Vieira de Melo
No dia 19 de agosto de 2003, um atentado à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou 22 pessoas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e então chefe da representação da ONU no Iraque. Sérgio dedicou sua vida ao trabalho em prol de uma solução para as situações de genocídio, êxodos e todo tipo de conflitos, em missões humanitárias e de paz em muitos países (entre eles, Paquistão, Bangladesh, Sudão, Cipros, Moçambique, Timor Leste, Peru). Enviado ao Iraque com uma equipe de especialistas, a missão de Sérgio consistia em desenvolver e planejar a forma de reconstruir o país e devolver a soberania ao povo, conseguindo apenas em parte realizar sua missão, devido à morte prematura ocorrida no ataque à sede das ONU naquele país.
A Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua sessão plenária de 11 de dezembro de 2008, designou 19 de agosto o Dia Mundial Humanitário para homenagear todos os trabalhadores humanitários e quem atua na promoção da causa humanitária e da paz. O governo brasileiro, recordando o legado de Sérgio Vieira de Mello, instituiu a medalha com o objetivo de ressaltar e reconhecer a importância do trabalho humanitário.
Neste ano de 2013, o Ministério das Relações Exteriores, resposável pela comenda, homenageou 9 pessoas e 2 entidades. Além da Ir. Rosita, também foi realizada entregue uma medalha post mortem à fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso, Dra. Zilda Arns Neumann.

Fonte: CNBB

domingo, 25 de agosto de 2013

Encontro de formação para a Pastoral da Catequese




Ontem (24) o Setor II da Paróquia de Passa e Fica/RN realizou mais um encontro de formação para a Pastoral da Catequese de toda a Paróquia na comunidade do Fernando da Pista/RN. O encontro foi ministrado pelo padre Iranildo Augusto que abordou o tema a missão da Catequese. Ainda houve momentos para os catequistas socializarem as suas experiencias no trabalho catequético e proporem algumas metodologias que ajudam a desenvolver um bom trabalho. 












Mensagem do dia: Não consigo perdoar! O que eu faço agora?

Enquanto não compreendermos que o perdão é uma decisão que parte da nossa razão convertida, estaremos sujeitos às más lembranças, sentimentos feridos e traumas, os quais, além de nos trazer grande sofrimento, atrasam a nossa conversão e nos impedem de perdoar!

Perdoa quem se decide por Cristo! É, na verdade, a decisão mais justa que devemos tomar, um direito de todos. Negar perdão é negar Cristo!

Com carinho e orações, 

Arcebispo recebe título de cidadão nisiaflorestense


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, receberá o título de cidadão nisiaflorestenese, no próximo dia 29, às 10 horas, na Câmara Municipal de Nísia Floresta. A proposição é do vereador Eugênio Gondim. Na ocasião, o título de cidadão nisiaflorestense também será entregue ao ex-administrador paroquial, Padre Fábio Pinheiro.

Neste mesmo dia, às 19 horas, na Igreja Matriz, Dom Jaime presidirá missa em ação de graças pelos 180 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta.

Fonte: Arquidiocesedenatal

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Paróquia celebra missa em memória de Dom Alair

A Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal, celebra missa em memória de Dom Alair Vilar Fernandes de Melo, nesta terça-feira, 20, às 17h30, na Igreja Matriz. A celebração será presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Nesta data, serão completados 14 anos de falecimento de Dom Alair, que foi Arcebispo da
Arquidiocese de Natal, de 1988 a 1993. O corpo dele foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Mensagem do dia: De onde vem minha solidão?

Não tenha medo de se fazer essa pergunta. No fundo de nossos poços, existem as respostas mais essenciais de nossas vidas.

O vazio, causado pela solidão, tem sua causa, e quem quer crescer precisa ter a coragem de se perguntar o que faltou.

Há pessoas que reprimem a solidão fumando, bebendo, enchendo a vida de futilidades ou mentiras. Outras buscam tratamento pedindo ajuda, buscando a Deus e aprendendo a dialogar com os lugares vazios de sua história, iluminadas pela verdade, pela oração e por meio de verdadeiros relacionamentos.

Você já escolheu seu caminho?

Com carinho e orações,

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela