quarta-feira, 18 de julho de 2012

3º Congresso Missionário Nacional em números

A Igreja reuniu em Palmas-TO, mais de 600 pessoas representantes dos 17 Regionais da CNBB, organismos e institutos missionários, grupos de animação missionária entre eles Infância, Adolescência e Juventude Missionária, leigos, ministros ordenados e a vida religiosa consagrada.
Ao todo se somaram mais de 600, dos quais 25 bispos, 12 diáconos, 319 leigos/as, 152 presbíteros, 98 religiosas/os, e 31 seminaristas.
Para a hospedagem, a arquidiocese de Palmas contou com a ajuda de 282 famílias, 23 paróquias, o Centro Marista de Juventude, o Pensionato Vicenta Maria, a Comunidade Sementes do Verbo e o hotel Lago de Palmas. Cerca de 200 pessoas estavam diretamente envolvidas nas 12 equipes para os serviços de transporte, infraestrutura, liturgia, animação, o bem-estar/saúde, alimentação, credenciamento, acolhida, segurança limpeza e supervisão.
A Igreja se alegra com a resposta positiva de todos, pois o êxito deste evento como a caminhada missionária se dá graças ao dinamismo missionário de cada um/a.
Envio encerra atividades do 3º Congresso Missionário Nacional
As atividades do 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN), iniciadas na quinta-feira, 12, foram encerradas neste domingo, 15, com uma celebração Eucarística de envio com participação dos fiéis paroquianos, envolvendo as famílias de Palmas que abriram suas portas para acolher os congressistas em mais de 23 paróquias e em algumas casas religiosas. 12 equipes de serviço contaram com a ajuda de 200 voluntários. A generosidade foi expressa em um dos banners afixados nos pilares da quadra do colégio: "Igreja que acolhe ama, forma e envia em Missão".
Realizado no Colégio Marista, o Congresso foi estruturado em torno do Caminho, do Encontro, da Partilha, e do Compromisso. A programação envolveu os mais de 600 participantes, desafiados por reflexões, testemunhos e partilhas sobre a Missão num mundo secularizado e pluricultural.
A missa de envio foi presidida por dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas e presidente de honra do 3º CMN, que se mostrou satisfeito com a condução dos trabalhos. Concelebraram 25 bispos, 10 diáconos e uma centena de sacerdotes.
Coube a dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário-geral da CNBB, proferir a homilia. "No Evangelho ouvimos que Jesus escolheu os 12 e começou a enviá-los dois a dois. Nos 12 alicerces estamos incluídos, nós e toda a Igreja", destacou dom Leonardo. "Jesus começou a chamar e enviar, dois a dois e isso se perpetua nos séculos. É como se Ele desejasse dizer que a Igreja só tem razão de existir porque é uma Igreja anunciadora, uma Igreja da Palavra, uma Igreja capaz de ir testemunhar dois a dois", disse.
O bispo destacou seu desejo de que todos saíssem do Congresso renovados pelo envio de Jesus. "Que Ele nos envie sempre de novo porque fazemos parte deste povo. Como afirma Paulo aos Efésios, temos de anunciar primeiro a grandeza de sermos filhos e filhas de Deus". Afirmou ainda que devemos ser anunciadores da esperança. "Nós temos a esperança. Vivemos a força do Reino de Deus. Sabemos que Ele está no meio de nós e que fazemos parte como anunciadores do Reino, mas estamos igualmente na expectativa, na firme esperança de que o Reino um dia se realizará completamente". Somos enviados para as diversas realidades, "para os palácios, as ‘cachoeiras' da corrupção, onde nós devemos ter a ousadia de mostrar a grandeza do Reino de Deus", alertou o bispo.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela