segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Consagrados da Canção Nova renovam seu compromisso

Um momento de alegria, fé e renovação. Assim os missionários da Comunidade Canção Nova, consagrados de vida e aliança, renovaram seu compromisso neste sábado, 2, dia em que a Igreja celebra  o Dia Mundial da Vida Consagrada. A Santa Missa foi presidida pelo bispo da diocese de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos. 

Reunidos no Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP), os missionários renovaram seu compromisso com Deus e a Igreja. Antes da homilia, puderam ouvir uma breve palavra do fundador da Comunidade, Monsenhor Jonas Abib. 

Ele recordou que, na época de sua ordenação sacerdotal, estava doente e nem sabia se ia conseguir se ordenar. Então, ele se deparou com uma passagem do Evangelho segundo São Mateus (Mt 16, 15): “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Neste momento, ele se viu ajoelhado e entregou sua vida a Deus.

Na homilia, referindo-se à Primeira Leitura (Mal 3,1-4), Dom Beni lembrou que na época do profeta Malaquias, o povo começou a ser tomado pelo que hoje se chama secularismo, estava esquecendo-se de Deus. Mas o profeta, segundo disse o bispo, convidava o povo a olhar sempre para frente e anunciava a vinda do Messias. 

Segundo Dom Beni, esse gesto de anunciar, de comunicar a Boa Nova constitui de fato o que é a evangelização. “Comunicar aos outros essa experiência do encontro com Cristo e proclamar que Ele é o Messias, o Salvador da humanidade”, disse.

O bispo enfatizou ainda que é importante lembrar que a Igreja e os fiéis são a voz de Cristo no mundo, mas essa voz não se manifesta somente com a boca, e sim com o testemunho de vida. “O testemunho é a linguagem universal”, destacou.

E ao renovarem seu compromisso, Dom Beni lembrou que os consagrados da Canção Nova estão afirmando que anunciam a Palavra antes de tudo com o testemunho. Eles mostram que a coisa mais importante que fizeram em suas vidas foi colocar-se a serviço da Igreja. 

Após a homilia, os consagrados participaram do ato de renovação do compromisso. Ana Luiza Matos Lopes está na Comunidade Canção Nova há cerca de seis anos. Ela contou que, a partir da vivência com a Comunidade, pôde redescobrir a si mesma. 

“Com esse contato com a Canção Nova eu me redescobri como pessoa, eu pude colocar as virtudes e os dons que Deus me deu a serviço do outro. Também tem essa vivência em comunidade, que pra mim era o mais importante. O meu chamado vem desse viver em comunidade, partilhar tudo, ter tudo em comum, dividir os dons, as virtudes, tudo isso colocar em comum. A essência do meu chamado parte dessa realidade”.

Sobre o significado dessa renovação de compromisso, que se realiza a cada ano, ela disse que é um dia muito especial, porque o fundador, Monsenhor Jonas, renova o seu “sim” a cada ano e ela também sente a necessidade de fazer o mesmo. 

“Eu também preciso viver essa realidade de que eu preciso renovar, olhar para dentro de mim e ver o que eu preciso melhorar, o que eu preciso colocar mais a serviço, o que eu preciso renovar em toda a minha vida. A partir dele (monsenhor Jonas), que renova o ‘sim’ dele, eu também preciso renovar o meu”. 

Fonte: http://noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela