quarta-feira, 1 de maio de 2013

feliz dia do trabalhador (a)

Caro amigo (a) festejamos hoje o Dia do Trabalho, e, nós católicos, fazemos memória de São José Operário, o Pai Adotivo de Jesus e Esposa da Virgem Maria.

Gostaria de parabenizar todos os trabalhadores, que lutam para pôr o pão de cada dia na sua mesa.

Todo trabalho é digno, traz o progresso para a sociedade, entretanto, nem todos os trabalhadores, exercem sua função com dignidade, são respeitados, vistos como pessoas, pois existe a exploração do homem e da mulher como se fossem objetos nas mãos de quem tem poder. Existe uma verdadeira escravidão, nos dias atuais, que faz o homem e a mulher viverem de maneira desumana para podere sobreviver.

Quantos não possuem carteira assinada? Sendo esse um direito assegurado por lei? Quantos trabalham como escravos sem receberem o salário mínimo? E com uma jornada de trabalho de mais de 8 horas? Isso para não falar de tantos outros direitos do trabalhador. 

Quantos, infelizmente, para não serem expulsos daquele ambiente de trabalho se submetem ao sofrimento físico, psicológico, sendo humilhados?

O Beato João Paulo II já escreveu: “Se o trabalho — nos diversos sentidos da palavra — é uma obrigação, isto é um dever, ele é ao mesmo tempo fonte também de direitos para o trabalhador. Tais direitos hão-de ser examinados no vasto contexto do conjunto dos direitos do homem, direitos que lhe são conaturais, tendo sido muitos deles proclamados pelas várias instituições internacionais e estão a ser cada vez mais garantidos pelos diversos Estados para os respectivos cidadãos”. (Carta Encíclia Laborem Exercens D Sumo Pontífice João Paulo II).

Já em 14 de setembro de 1981, quando foi escrita essa Carta Encíclica, a Igreja demonstra a sua preocupação com a dignidade da Pessoa Humana e com seus direitos em relação ao Trabalho.

Resta-nos sermos profetas para denunciar as injustiças que são cometidas constantemente no mundo do trabalho, para que sejamos tratados como verdadeiramente somos, Filhos e Filhas de Deus Pai, e não como coisa ou objeto nas mãos de quem quer que seja.

Que São José Operário, homem trabalhador, e, que exerceu sua função com dignidade, possa interceder por todos os trabalhadores.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela