sábado, 15 de junho de 2013

Observatório Social cria grupo de estudos do RN


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, reuniu representantes do Setor Social da Arquidiocese de Natal e o coordenador do Observatório Social do Nordeste – OBSERN, Roberto Jéfferson Normando, na quinta-feira, 13 de junho, às 15h30, no gabinete episcopal. O objetivo foi criar o Grupo de Estudos do OBSERNE no Rio Grande do Norte. O grupo é formado por representantes das instituiçções que atuam no Setor Social: Serviço de Assistência Rural - SAR; Serviço de Assistência Rural - SAUR; Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - SEAPAC, e outros atores sociais.

A reunião contou com a presença dos diáconos Francisco Adilson e Márcio Andrade, assessores do Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais, e representantes do Setor Social da Arquidiocese de Natal: Kilza Gomes, de Caritas Arquidiocesana; Marlúzia Pessoa, da Pastoral da Criança; Sônia Maria da Silva, do Serviço de Assistência Rural (SAR) e Ana Rego, do Serviço de Ação Urbana (SAUR). O Arcebispo de Natal, Dom Jaime, preside o Observatório.

A ideia de criar o OBSERNE surgiu a partir de um encontro dos Bispos do Regional, em 2005, para comemorar os 50 anos da primeira reunião dos bispos. Em 2011, durante um seminário sobre o Nordeste, foi feito o lançamento do Observatório. "Na reunião de hoje, nós estruturamos a comissão que vai organizar o Grupo de Estudos do Observatório, no Rio Grande do Norte. A missão do grupo, neste primeiro momento, é estruturar-se e buscar parcerias com as universidades e outras instâncias da sociedade", esclareceu o Coordenador do Observatório, Roberto.

Segundo ele, o foco do trabalho do Observatório é o desenvolvimento da região Nordeste. O objetivo geral é "contribuir para melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil e do Nordeste, especialmente, a vulnerabilidade, a pobreza e a exclusão social, suas causas e manifestações, visando a construção de um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e justiça social".

Visando atingir o objetivo, o OBSERNE propõe a "realização de pesquisas e estudos sobre a oferta de políticas públicas frente às demandas; desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos de convivência com o semiárido; promover a formação e capacitação de parceiros; e produzir diagnósticos e propostas e exercer o controle social de políticas públicas".

Fonte: Arquidiocesedenatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela