terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CNBB participa de debate sobre Código Florestal no Fórum Social Temático


O cuidado com as florestas significa o cuidado com toda a humanidade e as gerações futuras. Este foi o ponto de partida da participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB no debate sobre o Código Florestal, promovido durante o Fórum Social Mundial Temático, em Porto Alegre.
A sessão, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 26 de janeiro, contou com a presença de representantes de organizações como o Greenpeace, a WWF e Via Campesina. Também participaram o deputado federal Ivan Valente, do PSOL/SP, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. A CNBB foi representada pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, padre Ari Antônio dos Reis.
“O cuidado com o nosso espaço de vida tem sido uma preocupação constante da Igreja”, afirmou padre Ari, dizendo que tal posicionamento é presente nas ações pastorais e no diálogo com os grupos e entidades que tem a mesma preocupação. Ele recordou ainda ocasiões em que a Campanha da Fraternidade tratou especificamente do cuidado com o planeta, em 1979, 2004, 2007 e 2011. “Todos estes temas de reflexão encontraram espaço de diálogo na sociedade e geraram iniciativas significativas voltadas ao cuidado do nosso espaço de vida”, reforçou o assessor.
A CNBB acompanha com interesse os debates sobre o Código Florestal, e conclama para que os envolvidos promovam um debate fundado na ética e no desejo de construir um texto afeito às reais necessidades de cuidado das florestas brasileiras. “Insistimos que haja equilíbrio entre justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas e de defender os grupos que sabem produzir em interação e respeito com a natureza”, afirmou Ari.
Durante a sua exposição, Padre Ari parabenizou a iniciativa das diferentes entidades da sociedade civil que se esforçam no diálogo na perspectiva de um caminho comum. “Fazemos uma experiência profunda de exercício da democracia. Certamente sairemos enriquecidos deste processo”.
A CNBB participou deste debate na condição de membro do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, do qual participam também outras 163 organizações da sociedade civil.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela