sábado, 28 de abril de 2012

Dom Jaime falará para a imprensa sobre Assembleia dos Bispos

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, chegou à capital potiguar, na noite desta quinta-feira, 26, depois de ter participado da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), no período de 18 a 26 de abril.
Com a intenção de falar sobre os assuntos em destaque na Assembleia, Dom Jaime receberá a imprensa, na próxima segunda-feira, dia 30, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. Na ocasião, ele destacará:
- O significado das 50 assembleias realizadas pelo episcopado brasileiro, ao longo desse meio século (Anualmente, todos os bispos do Brasil se reúnem em Assembleia, para tratarem de assuntos de interesse da Igreja Católica e da sociedade);
- Os 60 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB;
- 50 anos do Concílio Vaticano II (O Concílio do Vaticano II é considerado o mais importante fato da história recente da Igreja e os bispos brasileiros participaram ativamente dos trabalhos, tanto que as assembleias gerais da CNBB de 1964 e 1965 foram realizadas em Roma por esta mesma razão. Dez dos bispos brasileiros que participaram do Concílio ainda estão vivos, entre eles o norte riograndense, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio Sales ).
- Notas emitidas pelos bispos, durante a 50ª Assembleia:
1) Nota sobre os povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. Diz trecho da nota: “Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 50ª Assembleia Geral, reafirmamos nosso compromisso com os povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais populações tradicionais, pelo fortalecimento de suas identidades e organizações próprias, na defesa dos seus territórios, na educação intercultural bilingue dos povos indígenas e na defesa de seus direitos...”
2) Nota sobre a reforma do Código Penal: “A revisão do Código, em conformidade com as conquistas asseguradas pela Constituição Federal de 1988, requer amplo diálogo com a sociedade, portanto a legislação se torna mais consistente quando conta com efetiva participação de representantes dos diversos segmentos sociais em sua elaboração”, destacam os bispos.
3) Nota sobre as eleições municipais: No encerramento da 50ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou uma mensagem de orientação a todos os fiéis para orientá-los no exercício da cidadania nas próximas eleições municipais .
A 50ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), contou com a participação de 335 bispos.

Fonte: Arquidiocesdenatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela