sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Primeira turma da Escola de Comunicação conclui curso

Os quase 40 alunos do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal – ECAN, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, concluem as atividades, neste final de semana. No sábado, 15, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta, Natal, cada aluno apresentará um projeto, que deverá ser posto em prática, em suas respectivas paróquias. No domingo, 16, às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, subsolo da Catedral Metropolitana, a turma participará da missa em ação de graças pela conclusão do Curso. A celebração será presidida pelo assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a missa, acontecerá um momento de confraternização entre os alunos e convidados.
Um sonho concretizado
Um sonho de um, de uns, dos coordenadores paroquiais e agentes da Pascom se tornou realidade, com a criação da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal. "Há tempo tínhamos o sonho de organizar um curso de comunicação, na área pastoral, para contribuir na formação dos agentes da Pascom. Conhecíamos experiências exitosas de Escola de Comunicação da Diocese de Joinvile (SC) e da Arquidiocese de Salvador (BA). Até que, em novembro de 2010, o coordenador da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Salvador, Padre Manoel Filho, esteve em Natal e apresentou a experiência da Pascom daquela Arquidiocese baiana. Como era o encontro arquidiocesano de avaliação 2010 e planejamento para 2011, ficou acertado que, em 2011, uma comissão organizaria o projeto para a Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal", relata Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana da Pascom.
Durante todo o ano de 2011, uma equipe organizou o projeto da ECAN. De março a dezembro deste ano de 2012, a ECAN, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, realiza o primeiro Curso de Comunicação para a Pastoral, com a participação de quase 40 alunos, entre agentes da Pascom e de outras pastorais.
A concretização do sonho, porém, não é só da equipe de coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação. É dos alunos também. "Não tenho sabedoria para dizer tudo o que a Escola representa para mim, mas posso afirmar que realizei um sonho antigo: fazer um curso na área de comunicação, e o sonho ficou mais bonito porque tem o nome de 'Curso de Comunicação para a Pastoral'. A Escola soube ensinar todos os conteúdos com muita qualidade, aplicando técnicas modernas, demonstrando a missão do comunicador da Igreja, nos dias atuais: preparar-se", diz a aluna Maria Dona, da Área Pastoral de Nossa Senhora do Carmo, em Parnamirim.

Nas palavras de quem vivencia
Uma Escola para formar agentes para melhorar a comunicação na Igreja, seja através da Pascom ou de outras pastorais. Este é o objetivo da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal – ECAN, inaugurada no início de 2012. Nas palavras do aluno Hernando Paredes, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal, o pilar central da ECAN consiste em "evangelizar através de uma comunicação mais humana e mais eficiente para melhor servir e promover a vida".
A aluna Anna Paula, de João Câmara, ressalta o que aprendeu nas aulas, desde fazer uma fotografia, trabalhar em equipe, até interagir com a comunidade à qual pertence. "Irei repassar o que aprendi para meus colegas de pastorais", afirma.
"Na Escola de Comunicação, tem-se a oportunidade de aprender e aperfeiçoar-se sobre escrever em linguagem jornalística, fotografar, falar no rádio, fazer assessoria de comunicação e promoção de eventos religiosos e utilizar as mídias sociais enfocando a palavra de Jesus Cristo. Noutras palavras: comunicar o amor de Deus, em harmonia com a liturgia da Igreja Católica", diz Luiz Gonzaga, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, Natal, fazendo uma síntese da grade curricular da ECAN.
Para o Padre Elielson Cassimiro, participar da ECAN foi motivo de enriquecimento. "Certamente, participar da ECAN, mesmo que de forma mínima, como no meu caso, foi ocasião de renovação e enriquecimento. A troca de experiências e de conhecimento, o entusiasmo e o nível de comprometimento da maioria dos alunos com a comunicação na Igreja, sem dúvida nenhuma, são estímulo para a missão no tempo presente, que exige de nós maior dinamicidade e estratégias de comunicação", destaca o Padre Elielson, professor da disciplina de Comunicação na Liturgia.
Turma 2013
As matrículas para a segunda turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela ECAN, serão abertas dia primeiro de fevereiro de 2013, na sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral. No ato da matrícula são necessárias uma cópia de certificado de conclusão do Ensino Médio ou do terceiro grau; uma cópia do RG e do CPF e duas fotos 3X4. A taxa de matrícula, assim como valor da mensalidade, é R$ 25,00. Serão oferecidas 40 vagas.
As aulas acontecerão uma vez por mês, em um final de semana, no período de março a dezembro do próximo ano. Durante o Curso, os alunos terão aulas de Pastoral da Comunicação, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Marketing, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Rádio, Expressão Oral e Escrita, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Comunicação Pessoal e Grupal, e Comunicação na Liturgia.
Durante o curso, cada aluno deverá elaborar um projeto, na área de comunicação, para ser executado na comunidade em que está inserido. O projeto será apresentado, por cada aluno, no final do curso.
O certificado de conclusão do Curso de Comunicação para a Pastoral é emitido pela Faculdade Dom Heitor Sales com o valor de 'extensão universitária'.
"Todo agente da Pastoral da Comunicação deveria participar deste curso. Agentes de outras pastorais tirarão grande proveito dele também. É nossa obrigação nos preparar e buscar melhores e mais efetivos meios para comunicar e cumprir nossa missão de cristão: evangelizar", reforça o aluno da turma 2012, Hernando Paredes.

Fonte: Arquidiocesedenatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela