terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Papa Bento XVI envia mensagem de solidariedade pela morte do Cardeal Foley


O Papa Bento XVI enviou, na manhã desta segunda-feira, uma mensagem em virtude da morte, no domingo, do Cardeal John Patrick Foley, Grão-Mestre Emérito da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
No texto, em inglês, Bento XVI enaltece o trabalho de Cardeal Foley na Arquidiocese de Filadélfia, nos Estados Unidos, assim como o distinto papel ocupado por Cardeal Foley como Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e, mais recentemente, os esforços de Cardeal Foley em prol das comunidades cristãs na Terra Santa. No final do telegrama, o Papa reza para que o compromisso de Cardeal Foley de que a Igreja estivesse presente nos meios de comunicação inspire outros a seguir esse apostolado de proclamação do Evangelho e progresso da nova evangelização.

O Cardeal John Patrick Foley faleceu na manhã do domingo, 11 de dezembro, em Filadélfia, EUA, aos 76 anos. Há algum tempo, já doente de leucemia, retornou à sua diocese de origem, onde residia em uma casa do clero para idosos. Ordenado sacerdote em 1962, foi chamado a Roma por João Paulo II em 1984 para ser Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, do Centro Televisivo Vaticano e da Filmoteca Vaticana. Em 2007, Bento XVI o fez cardeal, nomeando-o Grão-mestre da Ordem equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém. Deixou este cargo em 2010, ao adoecer.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, fez à Radio Vaticano um retrato deste ‘servidor da comunicação’: “Estou muito tocado pessoalmente, mas ao mesmo tempo, em paz. Sua morte não é inesperada. Retornou a seu país porque sabia que esta seria a última etapa de sua vida. O Cardeal Foley era muito conhecido e admirado por sua gentileza e espiritualidade”

A respeito do papel que o cardeal desempenhou no mundo das comunicações na Igreja do pós-Concílio Vaticano II, Pe. Lombardi assim o descreve: “Dom John Foley foi por muito tempo Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, e, portanto, teve um papel específico no âmbito da Cúria romana e na Igreja universal: a atenção competente para entender e explicar como funciona o mundo das comunicações sociais a todos os seus membros. Ele era muito preparado também do ponto de vista pessoal, pois desde os tempos de jovem sacerdote, se encarregou das publicações e dos meios de comunicação de sua diocese”.

“Com sua competência, ele participou de inúmeros encontros e esteve em várias conferências episcopais, congressos, lugares onde o mundo da comunicação se encontrava e refletia, levando uma palavra de cordialidade e de orientação por parte da Igreja. Ele se sentia colega e amigo de todos os que trabalhavam neste campo. Somos muito ligados e gratos a ele”.

“Tenho aqui na minha frente uma carta que me enviou há poucos dias, agradecendo por ter-lhe enviado os dois volumes da História da Rádio Vaticana, que acabamos de publicar. Ele encorajava nosso trabalho, de todo coração”.

FONTE: BLOGCNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela