terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Santo do Dia: Santa Valburga

Quem foi Santa Valbúrga? Valburga, em grego Eucheria, que significa “graciosa nasceu em Wessex, Inglaterra. Seu pai se chamava Ricardo, possuía um castelo em Dorsetshire; sua mãe era Viana, era piedosa e mãe extremosa. Ambos são venerados como santos pela Igreja. O casal teve três filhos: Vilibaldo, Vinibaldo e Valburga.

Valburga foi abadessa nascida seus irmãos Vilibaldo e Vinebaldo também são santos. Acredita-se que ela tenha vivido entre 730 e 780. Sua vida religiosa começou como freiras em Wimbornem e mais tarde juntou-se à missão de São Bonifário de Crediton, na Alemanha. 

Quando seu irmão Vinebaldo morreu, por volta do ano 761, ela passou a exercer o cargo que antigamente pertencia ao seu irmão, o chefe do mosteiro misto de Heidenhein, onde viveu até falecer. Seu túmulo durante muitos anos foi local de peregrinação, pois acreditava-se que ele expelia um óleo milagroso capaz de curar as mais diferentes doenças. Apesar de ser monja, transformou-se em missionária de todo centro da Europa. Ela revelou-nos, pelos seus escritos, o que significa a peregrinação humana. Foi uma Santa que soube andar, falar, escrever e permanecer no coração dos homens. Viveu no século VIII. Santa Valburga ganhou grande notoriedade na Europa. Todas as noites do dia 1º de maio, os alemães comemoram a Noite de Santa Valburga. A data escolhida é a mesma em que seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Eixhstatt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela