sábado, 29 de novembro de 2014

Romaria da Penha, na Paraíba, completa 251 anos

Tendo como ponto alto a Romaria da Penha, a festa de Nossa Senhora da Penha da arquidiocese da Paraíba teve início no dia 26 de novembro e segue até amanhã, 30.
A Romaria acontece há 251 anos. A caminhada de 14 quilômetros começará às 22h de hoje, 29, em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro de João Pessoa, até a Capela de Nossa Senhora da Penha, na praia da Penha. A previsão é que os romeiros cheguem ao santuário às 5h de domingo, dia 30, onde participam de uma celebração campal presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto.
O lema desta edição é “Maria, servidora de Deus e da humanidade, ensina-nos a praticar a Política do Senhor: Vida e liberdade para todos!”. Mais uma vez, está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, que em 2014 tratou sobre “Fraternidade e o tráfico humano”.
Como 2014 foi ainda um ano de eleições no país, o pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da qual faz parte o Santuário Nossa Senhora da Penha, Luiz Antônio de Oliveira, explica que o lema desta edição contempla também a política.
História
Em 1763, o português Sílvio Siqueira comandava uma embarcação que saíra em direção à Europa, mas enfrentou forte tormenta no litoral paraibano. Em um momento de aflição, ele reuniu a tripulação para pedir proteção à Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos desembarcaram em segurança na então praia de Aratú, hoje chamada de praia da Penha. Atualmente, a capela já foi ampliada e ao lado foi construída a igreja de Nossa Senhora da Penha.
Com informações da arquidiocese da Paraíba (PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa Padroeira

Nossa Padroeira

Interior da Nossa Capela

Interior da Nossa Capela